Chavinha pra desligar o alternador
-
outra pra aliviar tmb seria desligar o ventilador do radiador nas retas, ja vi carro de circuito com esse recurso
-
já vê até nego usando alternador ?co….......agora não sei realmente até que ponto os ganhos dessas invensões não seriam só psicol?gico.................
em carros de circuito ou em aspirados onde já se tirou tudo o que dava...........acho que isso possa te dar 0,000001 cv de potencia que vai se traduzir numa redução de tempo de 0,00000000000000000001 segundo.
e outra: o alternador só pesa se a bateria estiver precisando de carga.............se não (com consumo eletrico baixo) o alternador fica levinho-levinho.
de qualquer forma, nos nossos carros turbo de pista, usamos a maior bateria possivel (geralmente moura 65a com prata) e alternador de 90a com regulador de voltagem alterado para 16 volts .................. pois as bombinhas de combustivel precisam de voltagem e amperagem pra render legal.
abraço.
-
thiago, acho q não seira tão pouco assim. pq se for como vc disse, e considerando q sejam 90a constantes no alternador e 16v (não sei muito de alternador de carro) seriam 1440w ou quase 2cv.
meus 2 cents
[snapback]537583[/snapback]
vc não tá confundindo as coisas ??? ou sou eu ???
primeiro que o consumo não seria de 90a constantes….........já a voltagem fica de 16v a 16,5v constantes.
agora esses 2cv seia a potencia gerada, ou a potencia roubada do motor pelo alternador ???
-
thiago, entao esse lance de maior voltagem, chega na bobina e se resulta em mair voltagem na saida dela e nas velas…..
eu tenho duvidas sobre isso e nao sei se é o certo expor aki q desanda o topico
mas o q seria mais negocio, uma bobina de mi por cil ou um amplificador de faisca mantida a bobina original do carro, levando em conta q esse amplificador de faisca é somente um amplificador de tensao antes da bobina
-
vc não tá confundindo as coisas ??? ou sou eu ???
primeiro que o consumo não seria de 90a constantes….........já a voltagem fica de 16v a 16,5v constantes.
agora esses 2cv seia a potencia gerada, ou a potencia roubada do motor pelo alternador ???
bem, eu nunca fiquei medindo um alternador, por isso disse supondo 90a constantes… mas como a potência fornecida pelo motor, como a consumida pelos seus perifericos (como o alternador), são dinamicas, teriamos esse pico de potência roubada pelo alternador.
isso desconsiderando escorregamentos internos do alternador e da correia dele(portando potência láquida gerada pelo alternador, não a requerida).
semcontrole:
já tive essa ideia, queriamos fazer num formula lá na faculdade numa halltec e6x. mas o maior problema de se fazer um cop foi um maldito senso (home sensor) q ela pedia para fazer o direct fire. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar ).
esse sensor deveria contar as voltas do comando. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar )
agora deixo o topico fluir ****
-
e outra: o alternador só pesa se a bateria estiver precisando de carga…..........se não (com consumo eletrico baixo) o alternador fica levinho-levinho.
nada a ver, a carga imposta ao motor pelo alternador independe do quanto a bateria está consumindo no momento. digamos assim, quem manda na bateria é o alternador, e nao o contrário.
-
achei interesante, por que si simplesmente desligar o fio lá e o alternador continuar girando, hehe, adeus, queima q nem eu fiz com o meu original do gol quando mudei ele de lugar, liguei o carro com ele desligado, queimou e não deu concerto por que ele não tem peças pra reposição. solução foi comprar outro.
[snapback]537474[/snapback]
mas o que quero fazer é isso mesmo, colocar uma chave pra desligar o alternador, quer dizer então que se ele girar desligado queima?? entao posso esquecer a ideia.
-
thiago, entao esse lance de maior voltagem, chega na bobina e se resulta em mair voltagem na saida dela e nas velas…..
eu tenho duvidas sobre isso e nao sei se é o certo expor aki q desanda o topico
mas o q seria mais negocio, uma bobina de mi por cil ou um amplificador de faisca mantida a bobina original do carro, levando em conta q esse amplificador de faisca é somente um amplificador de tensao antes da bobina
[snapback]537597[/snapback]
vó se ajuda seus pensamenos:
- a bobina precisa de um tempo de recarga, ou seja: de um tempo pra ela armar e desarmar. quando vc pega uma bobina de gol mi (por exemplo) e usa em qualquer motor 4 cilindros, fica relativamente tranquilo pra ela armar, desarmar e distribuir a corrente para os 4 cilindros.
se vc coloca essa mesma bobina num motor 6 cilindros, já diminui o tempo que ela tem para recarregar e se testar num motor v8 então…...........a? vc vê que é muito cilindro pra uma bobina só dar conta de armar, desarmar e distribuir a faisca pra todo mundo....................além do que esse efeito vai piorando é medida que que o rpm vai aumentando.
por isso que nos motores modernos já se vê uma bobina para cada cilindro............trabalhando assim com folga na sua capacidade.
- já o amp. de faisca, como vc falou, vai fazer é que a vela produza uma faisca maior e mais forte, ajudando assim naquelas misturas de dificil combust?o, como em motore com alta taxa de compressão e/ou alta pressão de turbo e/ou excesso de combustivel.
tendeu ?????
bem, eu nunca fiquei medindo um alternador, por isso disse supondo 90a constantes… mas como a potência fornecida pelo motor, como a consumida pelos seus perifericos (como o alternador), são dinamicas, teriamos esse pico de potência roubada pelo alternador. isso desconsiderando escorregamentos internos do alternador e da correia dele(portando potência láquida gerada pelo alternador, não a requerida).
semcontrole:
já tive essa ideia, queriamos fazer num formula lá na faculdade numa halltec e6x. mas o maior problema de se fazer um cop foi um maldito senso (home sensor) q ela pedia para fazer o direct fire. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar ).
esse sensor deveria contar as voltas do comando. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar )
agora deixo o topico fluir
[snapback]537641[/snapback]
vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ???????????????
tem certeza ???????????????
nada a ver, a carga imposta ao motor pelo alternador independe do quanto a bateria está consumindo no momento. digamos assim, quem manda na bateria é o alternador, e nao o contrário.
[snapback]537642[/snapback]
e o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???
vc já fez testes práticos nessa situação ???
por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????
já viu isso ??????????
abraço.****
-
vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ???????????????
tem certeza ???????????????
absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.
-
absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.
[snapback]537699[/snapback]
cara…........não tá entendendo:
o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido..............assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????
será que tá me confundindo todo ou é vc ???????
algum engenheiro pra ajudar nés ????????????
abraço.
-
vc acha q o motor entrega a potencia de gra?a? ou me explique como ele gera essa corrente aplique a lei de ohm e pronto. essa é a potencia entregue pelo alternador.
não preciso te dizer q a energia química é transformada em mecânica e o alternador aproveita pela polia para tranforma-la em elétrica. não tem segredo
não existe isso de potencia roubada pelo peso exercido (seja lá o q vc quer dizer com isso).
ps. sou quase engenheiro
não sei tb se estou explicando claramente a idéia, peão uma forcinha pra me entender
-
o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???
nao, o regulador, como o próprio nome diz, apenas regula (limita) a tensao (snme em 14,4 volts) enviada pelo alternador é bateria. ele também nao tem nada a ver com o peso do alternador. a bateria é apenas um acumulador, nao tem como ela exigir mais carga do alternador
vc já fez testes práticos nessa situação ???
por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????
já viu isso ??????????
correto, entao vc consegue entender que, nessa condicao, quem está sentido o peso é o alternador?
-
algum engenheiro pra ajudar nés ????????????
abraço.
[snapback]537713[/snapback]
o italo esta certo. se o alternador esta empurrando 90a com tensao de 16a, isso significa que ele fornece os 1440w ao sistema eletrico do carro, ou quase 2 cvs que o motor entrega ao eixo do alternador.
mas essa é a potencia liquida que sai pelos fios. voce ainda tem que considerar perdas mecanicas no eixo do alternador (atrito de rolamentos e correntes de focault que surgem no nucleo do mesmo) alem de perdas por ventilacao, pois os alternadores tem uma especie de ventilador para ajudar na refrigeracao dos enrolamentos.
[]s
-
o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido…...........assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????
[snapback]537713[/snapback]
tem tudo a ver… ehehhehehehe
qualquer coisa que se movimenta ao custo de uma força consome potência...
ali?s, lembram que é a potência que vai determinar o desempenho do veículo automotor, neh??
-
mas o que quero fazer é isso mesmo, colocar uma chave pra desligar o alternador, quer dizer então que se ele girar desligado queima?? entao posso esquecer a ideia.
[snapback]537687[/snapback]
vou confirmar com un eletrecista hoje a noite si tem alguma forma. talvez desligando o s dios fios, tanto o sinal como o que vai do alternador na bateria pode ser q role.