Motores fiasa
-
se eu não me engano, o premio 89 1.5 usa motor sevel argentino. excelente motor. parece q os de a partir de 92 vinham com fiasa 1.5.
os valores passados dos 1500 aki são os sevel, pq os fiasa sempre tem pistão 76mm, enquanto os pistões dos sevel são maiores.
fussando num site de carros italianos do passado, descobri que, o fiasa, originalmente desenvolvido pela lancia (??? que chique ) tinha uma versão acho q de 1050 ou 1300 cc, não me lembro ao certo agora, que era turbinado, e rendia oitenta e poucos cavalos. tenho quase certeza que era o 1050.
mas é isso.
[]s
-
opa tambem to com planos pra esse motor
fiasa vai dominar o mundo …..heheheheh
nem tanto...........
e tem gente q critica esse motor....
[snapback]229428[/snapback]
quem critica esse motor se baseia somente num motivo: fiat
com certeza o cara nunca viu esse motor bem feito… é um capetinha mesmo.
-
também tem gente q fala mal por quebrar a correia dentada, mas o meu fiat 147 rallye e ano 1980, mesmo ano q nasci e nunca quebrou a correia, se tiver manuten?ao não quebra não, agora tem uns babacas me desculpe a expressão, q não sabem nada e nunca tiveram um motor desse por isso criticam, e muito facil criticar o q não conhece, e fala q só ap presta…pq tem um conhecimento de ouvi falar
-
também tem gente q fala mal por quebrar a correia dentada, mas o meu fiat 147 rallye e ano 1980, mesmo ano q nasci e nunca quebrou a correia, se tiver manuten?ao não quebra não, agora tem uns babacas me desculpe a expressão, q não sabem nada e nunca tiveram um motor desse por isso criticam, e muito facil criticar o q não conhece, e fala q só ap presta…pq tem um conhecimento de ouvi falar
[snapback]229486[/snapback]
antes q me perguntem eu sei q nunca quebrou pois esse carro foi adquirido zero km, pelo meu avṍ
-
eu já quebrei correia de fiat, dum fiasa 1.5. desmontei o cabeçote, troquei todas as válvulas e recalibrei a abertura mediante troca das pastilhas dos tuchos. com as ferramentas certas, não é nada de outro mundo. desmontei, troquei e remontei numa tarde, no quintal de casa.
? um motor valente. a correia foi arrebentar com 83000 km originais. num é tão fraquinha como dizem.
troquei todas as válvulas porque quis, já quie amassar, amassaram 2, uma de admissão e uma de escape, do quarto cilindro. foi remontar e sair andando.
já a minha idéia com o fiasa 1.0 é colocar o comando de válvulas ou do uno 1300cc ou do palio 1500cc, o que for mais alto, já que esse motor gosta mesmo é de girar. aí, é partir pra reconfiguração da injeção.
[]s
-
os fiasa 1.0 tám apenas 54,8mm de curso no virabrequim, snme é o mesmo virabrequim dos antigos fiasa 1050.
um amigo meu me disse (leiam-se: pode ser mentira) que nos anos 70 um conhecido dele corria com um fiat 1050 em provas de turismo e o comando de válvulas tinha a mesma geometria do comando de uma kawasaki kz1000.
como o curso é curto, a velocidade média do pistão é baix?ssima e rotações na casa dos 8000 nem fazem c?cegas nesse motor. esse mesmo amigo disse que o fiat quase batia nos 10.000 rpm, mas como eu mesmo disse, pode ser mentira… mas ele disse que o som era mêsica pra quem gosta de motor girador.
na minha opinião os melhores são os fiasa 1300, se for a álcool, dá pra fazer um verdadeiro aspro ca?ador de aps sem muita dificuldade, aproveitando o baixo peso e boa estabilidade dos fiats. as receitas estão todas prontinhas na argentina.
como o di?metro do pistão é o mesmo para todos os fiasas (76mm), a única variável em cilindrada é mesmo o curso do virabrequim, que no 1.5 passa para 82,5mm. neste caso, o motor fica muito ?spero por causa das bielas curtas, limitando o bom funcionamento em altas rotações. mas funciona bem com turbos de baixa inercia.
entre os principais defeitos do fiasa podemos citar o tensor da correia montado em seu ponto tenso, o que causa sobrecarga na mesma, além de impedir reajustes de tensão, sendo possível ajustar a correia apenas na hora da montagem; e o exagerado consumo de óleo, causado pela ovalização precoce dos cilindros e algumas falhas crúnicas no sistema de vedação.
o fiasa foi projetado pelo engenheiro aeron?utico aurelio lampredi, que começou sua carreira na piaggio (aquela que fabricava lambrettas). projetou alguns motores aeron?uticos para aplicação na ii guerra mundial e logo em seguida foi trabalhar na isotta-fraschini, indo parar na ferrari em 1946, onde projetou o clássico motor v12 de 4500cc que equipava as ferrari 275s a partir de 1950. permaneceu na ferrari até 1955, depois foi trabalhar para a fiat, projetando motores até 1977. durante 9 anos (1973-1982) foi diretor da abarth, a divisão esportiva da fiat.
abraços
-
com carburação, bomba de óleo retrabalhada, comando e molas adequadas já vê 1.3 destes fiasa virando 8.500 configuração de carro de rua…isso em meados de 90... o carro dava sabugão em gol gts e gti
pra um uso mais agressivo (competição) não duvido que vire quase 10.000 o curso é praticamente igual a muita moto de cilindrada maior...hehehehehe.
-
o virabrequim dos 1000 cc ( que na verdade são 996cc) é de curso um pouco menor que o 1050, mas poquinhas coisa meesmo
meu velho montou um fiasa 1300 que o conta giros do cs que ele usava ia até o fim da escala (8000rpm)…
mas vou repetir.... esse motor é de projeto lancia e tinha dele turbinado original
[]s
-
aff.. e fica bom um fiatzinho fu?ado tinha um tipo 1.6 ie (act argentino) carcado de taxa com borboleta maior e 4x1.. nossssssssssaaa, fazia milhagres com o dito cujo… os caras pediam p/ abrir pq achavam q era um 2.0... aliaz, coitado dos tipos 2.0 8v.. dava buracos neles.. tenho uma necessidade de fazer um mille 2005 com motor do palio 1.6 16v mas a alcool que só eu sei.. ia cagar os vw a pau até por dentro dos olhos....hehehe coisa boa
-
unica coisa q dobra mais q uno pra mim é um peugeot 206.. nossa aquilo vem nos trilhos… tu veste o carrinho... mas uno tambem é bom quando vem em tr?s perninhas na esquina de casa.. afff.. vem escorregando a barata... muito andei num q insistia em levantar a patinha, acho q era p/ mijar... hahahahaha
-
o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época
o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores
sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar
-
sera q da pra colocar o vira do 1.3 no 1.0 sem trocar as bielas?
[snapback]229913[/snapback]
não , porque nesse caso o problema é o bloco …
abraços ...
-
tive um uno 1.6 mpi q só me deu alegrias…num tinha gts, xr 3, saveiro 1.8 e o escambau q andava junto...
ker muitas dicas sobre fiaté entra em dois foruns argentinos...os caras são muito receptivos e tiram qq dúvida..mas é bom ter noção de espanhol ok?
-
quando diz ks vc se refere ao que ??? e que ano é o palio ???