Motores fiasa
-
o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época
o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores
sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar
-
sera q da pra colocar o vira do 1.3 no 1.0 sem trocar as bielas?
[snapback]229913[/snapback]
não , porque nesse caso o problema é o bloco …
abraços ...
-
tive um uno 1.6 mpi q só me deu alegrias…num tinha gts, xr 3, saveiro 1.8 e o escambau q andava junto...
ker muitas dicas sobre fiaté entra em dois foruns argentinos...os caras são muito receptivos e tiram qq dúvida..mas é bom ter noção de espanhol ok?
-
quando diz ks vc se refere ao que ??? e que ano é o palio ???
-
só mais uma curiosidade entre fiat/lancia … o fiat uno , na verdade é o lancia 144 ... a fiat precisava de um carro para ser lançado em grande escala e se apropriou desse projeto da lancia ...
-
nisso eu nãoposso te ajudar … deve ser componente de injeção , e de injeção eu não manjo nada ...
-
ks eh o knock sensor. palio 2000, fiasa.
na verdade é pra um uno, que usa motor e ie de palio.
[]s
[snapback]316705[/snapback]
bom , ja disse anteriormente que não sei bulhufas sobre injeção … mas em se tratando de motor fiasa de palio , a injeção deve ser aquela mpi ...
embaixo do coletor de admissão , existe um sensor onde é ligado um pequeno chicote , imagino que seja este o tal ks ... esse ks não seria o sensor de detonação ???
-
sevel é tão bom quanto os fiasa??? digo, em resistencia e facilidade de giro???
tenho um palio 1.3 16v (1.25), totalmente original, anda muuito bem e gira muito. esse motor é evolução dos fiasa, certo?
-
sevel é tão bom quanto os fiasa??? digo, em resistencia e facilidade de giro???
tenho um palio 1.3 16v (1.25), totalmente original, anda muuito bem e gira muito. esse motor é evolução dos fiasa, certo?
[snapback]318008[/snapback]
fire nao eh evolucao do fiasa. fire é um projeto totalmente novo, totalmente diferente de todos os outros. projetado em 97, é um motor relativamente de projeto recente em comparacao com muitos (basta procurar de 97 pra ca, quantos motores novos foram projetados do 0).
-
aproveitando o embalo de estarem falando de motores fiat…to com um palio aq e to querendo é vender para montar um golsinho de fds ( de novo..rsrsrs) mas vendo esse tópico, comecei a imaginar e achar meio engraçado um motor 1.0 da fiat ( por não ter a fama q o ap tem) andar forte lado a lado com os ap s e até mesmo na frente...então começaram a pairar umas idéias estranhas em minha cabeça...do tipo...alguem tem alguma receita para o motor do palio 1.0 ano 99???
só para brincar um pouco com uns ap s aqui da city...rsrsrs
esse motor também dá para virar 8500 rpm s???
eu sei q motor 1.6 16v da fiata turbinando anda bem, mas e este meu q é 8 valvulas??? tem jeito de fazer milagres???? ou é apenas algum dos meus del?rios provocados pelo calor de hjá??rs
-
o 1000 … vira mais que 8500 com certeza ...
mas eu não entendo o porque do engraçado ... é um motor como qualquer outro , tem virtudes e defeitos ... se as virtudes forem real?adas e os defeitos minimizados , pode ser tão forte quanto qualquer outro , claro , de mesma capacidade ... turbinadinho fica bem forte , embora eu goste da ideia de sempre preparar aspiradamente ... infelizmente vc vai encontrar muito cara que nunca mexeu nesse motor dizendo vai quebrar , mas desentendido falando besteira tem emtudo quanto é lugar ... o cara bom , sempre assume o desafio
-
tenho aki alguns sites com curiosidades dos motores fiat, principalmente aqueles criados por um dos g?nios do automóvel: aur?lio lampredi.
http://www.carsfromitaly.com/fiat/index.html -> clica em models e depois em 127 . esse fiat 127 é equivalente ao 147 aqui no brasil. usam o mesmo motor e etc. se quiserem ver tb, mais no final dessa pogina do 127 fala do motorzinho utilizado em rallye… que rendeu 109cv aspro, isso em 1980.
se vc clicar no fiat 128, vai descobrir algumas outras maravilhas do lampredi. e tem o site que eu mais gosto, que é bem interessante:
http://www.mirafiori.com/~courtney/128/his…hat_roared.html
espero que gostem…
obs: tudo em ingl?s...
[]s
-
não é exatamente um sevel , mas é da mesma geração … tanto que na retifica desse motor , muitos usam pistões de sevel 1.6 , pela dificuldade de se achar os originais