O sttd-b já funcionou,maaas…tá falhando cilindro
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seguinte galera:
o golzim sttd-b (da minha assinatura) funcionou essa semana mas tá com problema de apagar vela (encharca de óleo) no 3? e 4? cilindro.
os pistões powerb?sta que montei são aqueles modelos de pino deslocado em que a tampa do pino do pistão faz parte da canaleta dos anéis…........ e os pistões estavam um pouco deformados (com medidas um pouco maiores que a original de 83,5mm) então montei cada um com um corte diferente no cilindro para ficarem todos com a mesma folga. (cada pistão com sua folga de 0.14mm)
os cilindros que ficaram maiores (84,06mm) foram justamente o 3? e o 4?......... onde tá encharcando as velas............
então: o primeiro e segundo anel foram usados do tempra (84mm) e feitos entrepontas. o 3? (raspador de oleo) foi usado de ap mesmo, medida 83,5mm.
o cabeçote já foi re-re-re revisado e tá tudo ok.........retentores, guias válvulas..........tudo ok e sem vazamentos, a não ser que seja alguma trinca interna secreta............
então eu tava aqui pensando se devido aos aneis de óleo de ap serem projetados para exatos 83,50mm e estarem montados em pistões que usam bastante folga no cilindro (acima de 84mm) poderia estar fazendo eles trabalharem com folga excessiva ao ponto de deixar subir óleo pelos outros 2 aneis até chegar (e apagar) a vela ??????????? será ? ? ? ?
alguém já passou por situação parecida ???
pior é que vai ter arrancada este final de semana e tá sem ?nimo de desmontar o motor todo de novo…..............somos só eu e meu colega dono do carro e já faz uma semana que nés não dormimos direito................
abraão galera........
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se o cabeçote foi todinho revisado e é foi encontrado nenhum problema nele, muito provavelmente o problema está na folga excessiva dos anéis….
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putz cara parece q eh folga excessiva dos aneis…. o bloco foi brunido direitinho?
pq vc não usou todos os aneis com medidas exatas para seus pistões?
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thiago vou dar uma dica para você pois aconteceu a messssma coisa comigo utilizando os powerbosta.
primeira coisa que você tem q fazer, é desmontar e medir perfeitamente se a folga confere com oque você pediu, pois pedi 10 décimos de folga para meu motor, montei e os pistões batim demasiadamente: resultado me abriram o bloco com 30 décimos de folga ou melhor férias
comprei outro bloco, mandei para outra retífica, medi tudo perfeitamente, refiz todos os ajustes de entrepontas de anéis ( pistão 85mm usando anéis de monza 85,3mm ) desde os anéis de compressão até os anéis de ol?o, e uma coisa que observei foi o seguinte que pode ser seu caso também
aquele an?l estriado de óleo era mais alto doque a cavidade onde ele fica, então tive que tornear pouquêssima coisa nos pistões para que este an?l ficase perfeitamente assentado.
após esses mínimos detalhes montei meu carro e funcionamos perfeitamente atentos aos mínimos detalhes e tudo funcionou perfeitamente
o motor não fuma nada nada nada, apenas bate saia um pouco pois estou utilizando 15 de folga com as merdas dos pistões power lixo.
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no a3 do meu irmão acontecia isso com pistão iapel….voltou a parte de baixo pra retífica e resolveu...
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sabe o que foi feito ???
se o cabeçote foi todinho revisado e é foi encontrado nenhum problema nele, muito provavelmente o problema está na folga excessiva dos anéis….
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e então….......fazemos o quê agora ???
muito dificil esse oleo ta vindo de cima e apago vela não?
deve ser excesso de folga mesmo…. oleo vindo de baixo...
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mas vc acha que é por causa de qual anel…...ou de todos mesmo ???
putz cara parece q eh folga excessiva dos aneis…. o bloco foi brunido direitinho?
pq vc não usou todos os aneis com medidas exatas para seus pistões?
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o bloco foi brunido direitim-direitim…...
quanto aos aneis, foram feitos individualmente pra cada pistão, menos os raspadores de óleo (3? anel) que ficaram originais do ap 83,5mm mesmo.....
sugestão ???
vc poderia tentar fazer um teste de vazamento. aquele que precisa de compressor. empresta os manometro de alguem ai.
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pois é….......não conheão ninguém por aqui que tenha esse teste de estanqueidade..........
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vamos lá, mano
thiago vou dar uma dica para você pois aconteceu a messssma coisa comigo utilizando os powerbosta.
primeira coisa que você tem q fazer, é desmontar e medir perfeitamente se a folga confere com oque você pediu, pois pedi 10 décimos de folga para meu motor, montei e os pistões batim demasiadamente: resultado me abriram o bloco com 30 décimos de folga ou melhor férias
pois é…...eu peguei o relógio comparador mas só medá a ovalização............. quando desmontar agora eu confiro tudo...
comprei outro bloco, mandei para outra retífica, medi tudo perfeitamente, refiz todos os ajustes de entrepontas de anéis
usou quanto de folga nas entrepontas ?
( pistão 85mm usando anéis de monza 85,3mm ) desde os anéis de compressão até os anéis de ol?o, e uma coisa que observei foi o seguinte que pode ser seu caso também
vc usou todos os anéis do monza (85,30mm) e retrabalhou até as entrepontas dos raspadores de óleo….......? isso ????
aquele an?l estriado de óleo era mais alto doque a cavidade onde ele fica, então tive que tornear pouquêssima coisa nos pistões para que este an?l ficase perfeitamente assentado.
o anel de óleo do monza era mais largo (grosso) do que a canaleta e você teve que abr?-la um pouco…..? isso ??? ou vc fez foi aumentar a profundidade da canaleta ??? (acho que não, né ? ?)
após esses mínimos detalhes montei meu carro e funcionamos perfeitamente atentos aos mínimos detalhes e tudo funcionou perfeitamente
pois é, confiei em retifica e em algumas informações de uns mexúnicos e deu nisso aí…........
o motor não fuma nada nada nada, apenas bate saia um pouco pois estou utilizando 15 de folga com as merdas dos pistões power lixo.
**a proposito: me confirma se eu montei certo a posição dos powerb?sta. como eles não tem seta => indicando posição de montagem ….......(e nem sei se tem realmente) me orientei pelo nome powertech escrito em baixo do pistão.
depois de montados, se vc abrir o capo e olhar de frente, daria pra ler o nome powertech (se vc tiver visão de raio-x...hehehe) pois os h dos nomes powertech ficam todos do lado do distribuidor. é assim mesmo, tem lado, não tem, etc…. ???
os pisões tão batendo tanta saia que parece que vai quebrar......**.
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abraço
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se realmente for folga demasiada no cilindro….ou encamisa
ou então compra outro bloco e abre na medida certa...
ou então na pior das hipoteses pistões e anéis novos, sobremedida.....ai a coisa já fica mais cara....
abraço.
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se realmente for folga demasiada no cilindro….ou encamisa
ou então compra outro bloco e abre na medida certa...
ou então na pior das hipoteses pistões e anéis novos, sobremedida.....ai a coisa já fica mais cara....
abraço.
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mas até que ponto uma folga é demasiada já que usamos aneis ( 1? e 2?) sobre-medida pra compensar essa folga extra ???
não seria o caso de se usar o 3? anel (de oleo) sobre-medida (maior) também ???
ou se tem um limite de folga onde isso já não vai adiantar mais ???
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mas até que ponto uma folga é demasiada já que usamos aneis ( 1? e 2?) sobre-medida pra compensar essa folga extra ???
não seria o caso de se usar o 3? anel (de oleo) sobre-medida (maior) também ???
ou se tem um limite de folga onde isso já não vai adiantar mais ???
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thiago, qual a profundidade da canaleta dos aneis de compressao é pq se for muito diferente o anel entra devido a compressao… vc mede a compressao e tá ok, mas po dentro a pressao eh tanta que se a profundidade da canaleta for muita em relacao a profundidade dos aneis propriamente ditos, ele fecha sozinho e entra... deixando vazar um pouco... talvez com o entrepontas reduzido ele segure, o anel encostaria e nao diminuiria...
sei nao... ja ta comecando a ficar fora dos meus conhecimentos de mexanico de quintal...
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mas até que ponto uma folga é demasiada já que usamos aneis ( 1? e 2?) sobre-medida pra compensar essa folga extra ???
não seria o caso de se usar o 3? anel (de oleo) sobre-medida (maior) também ???
ou se tem um limite de folga onde isso já não vai adiantar mais ???
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seria uma alternativa vc usar o 3? anel sobre medida tb..
thiago, qual a profundidade da canaleta dos aneis de compressao é pq se for muito diferente o anel entra devido a compressao… vc mede a compressao e tá ok, mas po dentro a pressao eh tanta que se a profundidade da canaleta for muita em relacao a profundidade dos aneis propriamente ditos, ele fecha sozinho e entra... deixando vazar um pouco... talvez com o entrepontas reduzido ele segure, o anel encostaria e nao diminuiria...
sei nao... ja ta comecando a ficar fora dos meus conhecimentos de mexanico de quintal...
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isso que o fahrell falou tb é vêlido, mas acho que mesmo fazendo o entre pontas é vai solucionar o problema…mesmo as pontas se fechando um pouco mais, a pressão pode passar por tras dos anéis.
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thiago, qual a profundidade da canaleta dos aneis de compressao é pq se for muito diferente o anel entra devido a compressao… vc mede a compressao e tá ok, mas po dentro a pressao eh tanta que se a profundidade da canaleta for muita em relacao a profundidade dos aneis propriamente ditos, ele fecha sozinho e entra... deixando vazar um pouco... talvez com o entrepontas reduzido ele segure, o anel encostaria e nao diminuiria...
sei nao... ja ta comecando a ficar fora dos meus conhecimentos de mexanico de quintal...
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valeu fahr?lo, mas acho que os entrepontas tão ok….
deve ser problema no 3? anel mesmo...........
seria uma alternativa vc usar o 3? anel sobre medida tb..
isso que o fahrell falou tb é vêlido, mas acho que mesmo fazendo o entre pontas é vai solucionar o problema…mesmo as pontas se fechando um pouco mais, a pressão pode passar por tras dos anéis.
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isso que eu acho que tá acontecendo….......
vou montat com os aneis de oleo do tempra pra ver o que rola.......
abraços.
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se não forem as folgas erradas/erro na retifica… eu aposto as fichas em diferenca de medida entre os aneis e a profundidade da canaleta... já vê acontecer com pistao zero, anel zero e bloco na medida... de um eclipse...
montado, media compressao, perfeito... tuchava o pe, fumaceira...
parava, media compressao, perfeito...
desmontou o motor e montou... mesma coisa...
a? na 3.a desmontada o cara da retifica cismou e mudou os pistoes por outros zero, conferindo o modelo certinho... os pistoes antigos estavam errados, as canaletas eram mais fundas ... pronto... mesmos aneis, mesmo bloco, mesmo carro... compressao identica... cabou a fuma?a...
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se não forem as folgas erradas/erro na retifica… eu aposto as fichas em diferenca de medida entre os aneis e a profundidade da canaleta... já vê acontecer com pistao zero, anel zero e bloco na medida... de um eclipse...
montado, media compressao, perfeito... tuchava o pe, fumaceira...
parava, media compressao, perfeito...
desmontou o motor e montou... mesma coisa...
a? na 3.a desmontada o cara da retifica cismou e mudou os pistoes por outros zero, conferindo o modelo certinho... os pistoes antigos estavam errados, as canaletas eram mais fundas ... pronto... mesmos aneis, mesmo bloco, mesmo carro... compressao identica... cabou a fuma?a...
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deus me livre duma dessas…..........
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poxa thiago, ainda num conseguiu?