Futura injecao eletronica
-
noooossa incrível cara, pqp fiquei sem folego
vai funcionar somente por roda fônica ou também por hall???
-
o gráfico que aparece a direita é o tal do mapa da injeção?
pergunta bem de leigo, porque quando baixa o ponto muda o ronco?
e parabéns pelo trabalho.
exato, o grafico da direita é o mapa. quanto mais alto, mais avançado será a ignição.
pra ajudar a entender os relogios, estou colocando uma foto onde se pode ler todos.
http://i15.photobucket.com/albums/a389/rvi…escomavanco.png
quando abaixa o ponto, o motor trabalha mais pesado se vc reparar no relogio que indica o map (o do meio na fileira de cima) vc vai perceber que o map aumenta quando diminuo o ponto, o que mostra como o motor está mais pesado e exigindo mais ar pra manter a rotacao. (a correcao do ar na marche lenta ainda é feita pela injecao original por meio da borboleta eletrica)
obrigado kra pergunta mais
noooossa incrível cara, pqp fiquei sem folego
vai funcionar somente por roda fônica ou também por hall???
kra, a principio vai funcionar apenas por roda fonica. a roda fonica é um sistema mais preciso e acho que a adaptacao já está facil. como o sistema é modular, nada impede que eu faça um modulo de ignicao pra trabalhar com hall. mas no momento nao da por falta de tempo mesmo. prefiro empenhar os esforcos em integrar a sonda wide com o sistema, o que acha?
pergunta mais ae
abraço
-
sem comentários lost, está ficando sensacional
-
valeu lost
gostei da explicação.
os parâmetros da injeção serão comandados via pc/notebook via porta usb né?
é, mas a porta é serial por enquanto. ser usb nao traria vantagens pois mesmo sendo serial 115k, se usar 10% é muito. como a prioridade do sistema é o funcionamento do motor, o sistema responde ao pc quando pode, entao nao adianta a pressa com uma conexao mais rapida.
outra coisa é que os cabos usb sao curtos, e mesmo usando extensoes, normalmente o tamanho do cabo é bem limitado. ja o serial não e como a ideia é que o modulo fique no cofre e o cabo de comunicacao ja fique passado pra dentro do carro pra conexao da interface lcd propria da fuelbox ou conexao com o notebook. por esses motivos o sistema é serial.
pergunte mais
abraco
-
parabéns lost quero um brinquedo desses logo.
-
ta aí pra quem ainda visita o tópico.
marcando as referencias: os riscos foram feitos na capa, usando os proprios dentes da polia como referencia. cada dente equivale a 6 graus. foram marcados os angulos 0, 12, 24, 36, 48. nesta foto, nao da pra ver a marcação da polia, mas ela esta no dente alinhado com a marca fixa 0, que é o primeiro risco, na direita.
http://i15.photobucket.com/albums/a389/rvi…or/dsc03697.jpg
video testando o sistema: fui avançando de 12 até 30 graus. o sistema permite ajustar a cada 0.2 graus.
http://www.youtube.com/watch?v=fkjeam5otiq
muito obrigado ao meu amigo renato ricardo que cedeu a garage, lampada de ponto, câmera e muita paciência
abraço
-
mais video
-
show demais lost cada vez melhor
curva de avanço principal por rpm, map, tpsó qual? (ou quais?) dá uma explicada pra nós nessa parte please
abraços e parabéns de novo
opa, falae amigo
o mapa principal é por rpm x map, assim como o tempo de injecao. entao existem curvas de correcao por posicao do tps, movimento do tps, temp da agua e temp do ar. nada impede de ter mais, por exemplo pelo pirometro.
nesse video, o mapa ali do lado direito, é da ignicao
http://www.youtube.com/watch?v=4xpob_0qv0i…feature=related
ele funciona exatamente igual ao mapa de tempo de injecao. repare que quanto mais pra baixo no mapa, mais avancado o ponto (mais alto esta o plano).
quanto mais embaixo, menor o valor do map, o que significa menos carga ou menos ar entrando no motor, entao, mais avancado o ponto. tambem quanto mais pra direita, mais alto. pra direita é a rotacao, entao quanto mais rotacao, mais avancado. o sistema pode criar um plano pra vc basta vc selecionar uma area e indica o avanco em cada uma das pontas dessa area.
ex, poderia selecionar 800rpm x 0map até 6000 rpm x 1,8 map (aprox 0.8 de turbo)
entao teria 4 valores pra informar, que seriam referentes as 4 pontas ou:
800 rpm x 0 map = 15 graus
800 rpm x 1,8 map = 0 grau
6000 rpm x 0 map = 40 graus
6000 rpm x 1,8 map = 9 graus
com isso o sistema cria o mapa plano. entao vc poderia ir ajustando a partir dai. um mapa criado assim é um mapa plano e provavelmente vai funcionar muito bem logo de cara, desde que o ponto nos extremos funcione bem.
espero algum comentario sobre isso hein
abraco
-
lost… nas próximas 10 vidas seguintes, quero adquirir 10% do seu conhecimento... hahahaha
cara, mandou bem a vera.
imagina azulão de fuelbox efi... fase aspro um ponto... fase turbo outro ponto...
show de bola, meu velho. parabéns.
-
muito obrigado ao meu amigo renato ricardo que cedeu a garage, lampada de ponto, câmera e muita paciência
tamos ahe pra isso
-
lost… nas próximas 10 vidas seguintes, quero adquirir 10% do seu conhecimento... hahahaha
cara, mandou bem a vera.
imagina azulão de fuelbox efi... fase aspro um ponto... fase turbo outro ponto...
show de bola, meu velho. parabéns.
q isso kra, nada a ver o lance do conhecimento… se vc acha que conhece pouco, va atras de aprender mais. aprender é uma coisa que se treina, quando vc aprende a aprender, as coisas andam até que rapido. mas a maioria da nocao que eu tenho de mecanica, aprendi quando era mais novo. com 13 anos eu desmontava e montava a minha mobilete inteira, inclusive o motor. afinava as palhetas soprando, abria as janelas dos pistoes, testava varios pontos e sentia os props e contras tanto do ponto mais adiantado quanto mais atrasado. depois, com 16, foi o fusca do meu irmao, depois tive o meu proprio, depois foram os gols do meu irmao, agora o palio... assim vai... só tem que meter a mao, quanto mais contato melhor.
a parte de sistema, trabalho com isso faz mais de 10 anos. a eletronica é simples pois o sistema é digital. o grande lance que ta me permitindo fazer isso é conhecer dos 3, acho que ai que esta o diferencial. bora trabalhar no azulao quando tiver fuelbox pra colocar nele
tamos ahe pra isso
é nois mano agora vc tem que montar o 147 mano… bora botar a polia dentada la pra gente fazer o bixin deitá o cabelo na injecao eletronica
só vai dar o 147 no dina com notebook no colo tirando caldo do motor
-
troquei o modelo do processador do modulo principal. agora a fuelbox vai receber mais 4 leituras que são: pressao de oleo, temperatura de oleo, pressao de combustivel e barometro
até entao, o barometro era calculado usando o proprio sensor map ligado ao coletor, ou seja, pra se calibrar o barometro, era necessario estar com o motor parado, e depois de ligado o motor, o barometro nao era mais atualizado (é feito assim na maioria dos modulos suplementares)
com isso, ao descer a serra, a referencia fica errada. como a fuelbox trabalha por pressao absoluta, isso nao chegava a ser problema (é mais problema em sistemas que trabalham por pressao diferencial, resumindo, sistemas que mostram valores negativos quando em marcha lenta e positivos ao entrar turbina)
dessa maneira, ao descer serra, é necessario desligar e ligar o motor novamente pra acertar a referencia de pressao atmosferica. com a adicao do sensor map dedicado ao barometro, isso nao será mais necessario, e a referencia estará sempre atualizada.
todos os dados saem no datalog.
resumo dos dados disponiveis na fuelbox:
map
rpm
temp do ar na admissao
temp da agua
lambda narrow ou wide (ou uma ou outra)
pirometro ( temperatura dos gases de escape)
tensao da bateria
temp do oleo
pressao do oleo
pressao do combustivel
pressao atmosferica (barometro)
sensor de batida de pino - ks (essa informacao será coletada pelo modulo de ignicao, nao diretamente pelo modulo principal, sendo assim só estará disponivel em configuração que conte com o modulo de ignicao)
-
fuelbox tocando um motor de opala 4cc pra uso em barco
o motor ta meio zoado, acho que ta com valvula com assentamento zoado, fica estourando em marcha lenta.
pipocos na reducao sao porque o escape é curtinho e essa montagem nao tem sensor de posicao de borboleta, logo, nao tem cut-off.
-
mais um videozinho…
-
modulo de controle de injetores para até 3 canais ja em circuito impresso em testes.
cada modulo desse controla até 3 canais, e varios podem ser utilizados em conjunto para controlar um numero praticamente indeterminado de injetores seguencialmente.
as configuracoes mais praticas seriam, para motores de 4 ou 6 cilindros, 1 modulo para controlar os 4 ou 6 injetores semi-sequencialmente, ou 2 modulos para controla-los sequencialmente. 2 modulos podem tambem controlar 2 bancadas, um modulo controla a primeira bancada semi-sequencialmente, e o segundo modulo controla a segunda bancada semi-sequencialmente. todas as configuracoes sao feitas por software, na interface grafica. nao sao utilizados jumpers nem switches.
cada modulo pode trabalhar com um tipo de injetores, ou seja, na configuracao com 2 bancada, podem ser usados injetores de alta impedancia na primeira bancada, e de baixa impedancia na segunda.
http://i15.photobucket.com/albums/a389/rvi…30052008002.jpg
proxima etapa será o modulo principal.
um abraço