Futura injecao eletronica
-
ta aí pra quem ainda visita o tópico.
marcando as referencias: os riscos foram feitos na capa, usando os proprios dentes da polia como referencia. cada dente equivale a 6 graus. foram marcados os angulos 0, 12, 24, 36, 48. nesta foto, nao da pra ver a marcação da polia, mas ela esta no dente alinhado com a marca fixa 0, que é o primeiro risco, na direita.
http://i15.photobucket.com/albums/a389/rvi…or/dsc03697.jpg
video testando o sistema: fui avançando de 12 até 30 graus. o sistema permite ajustar a cada 0.2 graus.
http://www.youtube.com/watch?v=fkjeam5otiq
muito obrigado ao meu amigo renato ricardo que cedeu a garage, lampada de ponto, câmera e muita paciência
abraço
-
mais video
-
show demais lost cada vez melhor
curva de avanço principal por rpm, map, tpsó qual? (ou quais?) dá uma explicada pra nós nessa parte please
abraços e parabéns de novo
opa, falae amigo
o mapa principal é por rpm x map, assim como o tempo de injecao. entao existem curvas de correcao por posicao do tps, movimento do tps, temp da agua e temp do ar. nada impede de ter mais, por exemplo pelo pirometro.
nesse video, o mapa ali do lado direito, é da ignicao
http://www.youtube.com/watch?v=4xpob_0qv0i…feature=related
ele funciona exatamente igual ao mapa de tempo de injecao. repare que quanto mais pra baixo no mapa, mais avancado o ponto (mais alto esta o plano).
quanto mais embaixo, menor o valor do map, o que significa menos carga ou menos ar entrando no motor, entao, mais avancado o ponto. tambem quanto mais pra direita, mais alto. pra direita é a rotacao, entao quanto mais rotacao, mais avancado. o sistema pode criar um plano pra vc basta vc selecionar uma area e indica o avanco em cada uma das pontas dessa area.
ex, poderia selecionar 800rpm x 0map até 6000 rpm x 1,8 map (aprox 0.8 de turbo)
entao teria 4 valores pra informar, que seriam referentes as 4 pontas ou:
800 rpm x 0 map = 15 graus
800 rpm x 1,8 map = 0 grau
6000 rpm x 0 map = 40 graus
6000 rpm x 1,8 map = 9 graus
com isso o sistema cria o mapa plano. entao vc poderia ir ajustando a partir dai. um mapa criado assim é um mapa plano e provavelmente vai funcionar muito bem logo de cara, desde que o ponto nos extremos funcione bem.
espero algum comentario sobre isso hein
abraco
-
lost… nas próximas 10 vidas seguintes, quero adquirir 10% do seu conhecimento... hahahaha
cara, mandou bem a vera.
imagina azulão de fuelbox efi... fase aspro um ponto... fase turbo outro ponto...
show de bola, meu velho. parabéns.
-
muito obrigado ao meu amigo renato ricardo que cedeu a garage, lampada de ponto, câmera e muita paciência
tamos ahe pra isso
-
lost… nas próximas 10 vidas seguintes, quero adquirir 10% do seu conhecimento... hahahaha
cara, mandou bem a vera.
imagina azulão de fuelbox efi... fase aspro um ponto... fase turbo outro ponto...
show de bola, meu velho. parabéns.
q isso kra, nada a ver o lance do conhecimento… se vc acha que conhece pouco, va atras de aprender mais. aprender é uma coisa que se treina, quando vc aprende a aprender, as coisas andam até que rapido. mas a maioria da nocao que eu tenho de mecanica, aprendi quando era mais novo. com 13 anos eu desmontava e montava a minha mobilete inteira, inclusive o motor. afinava as palhetas soprando, abria as janelas dos pistoes, testava varios pontos e sentia os props e contras tanto do ponto mais adiantado quanto mais atrasado. depois, com 16, foi o fusca do meu irmao, depois tive o meu proprio, depois foram os gols do meu irmao, agora o palio... assim vai... só tem que meter a mao, quanto mais contato melhor.
a parte de sistema, trabalho com isso faz mais de 10 anos. a eletronica é simples pois o sistema é digital. o grande lance que ta me permitindo fazer isso é conhecer dos 3, acho que ai que esta o diferencial. bora trabalhar no azulao quando tiver fuelbox pra colocar nele
tamos ahe pra isso
é nois mano agora vc tem que montar o 147 mano… bora botar a polia dentada la pra gente fazer o bixin deitá o cabelo na injecao eletronica
só vai dar o 147 no dina com notebook no colo tirando caldo do motor
-
troquei o modelo do processador do modulo principal. agora a fuelbox vai receber mais 4 leituras que são: pressao de oleo, temperatura de oleo, pressao de combustivel e barometro
até entao, o barometro era calculado usando o proprio sensor map ligado ao coletor, ou seja, pra se calibrar o barometro, era necessario estar com o motor parado, e depois de ligado o motor, o barometro nao era mais atualizado (é feito assim na maioria dos modulos suplementares)
com isso, ao descer a serra, a referencia fica errada. como a fuelbox trabalha por pressao absoluta, isso nao chegava a ser problema (é mais problema em sistemas que trabalham por pressao diferencial, resumindo, sistemas que mostram valores negativos quando em marcha lenta e positivos ao entrar turbina)
dessa maneira, ao descer serra, é necessario desligar e ligar o motor novamente pra acertar a referencia de pressao atmosferica. com a adicao do sensor map dedicado ao barometro, isso nao será mais necessario, e a referencia estará sempre atualizada.
todos os dados saem no datalog.
resumo dos dados disponiveis na fuelbox:
map
rpm
temp do ar na admissao
temp da agua
lambda narrow ou wide (ou uma ou outra)
pirometro ( temperatura dos gases de escape)
tensao da bateria
temp do oleo
pressao do oleo
pressao do combustivel
pressao atmosferica (barometro)
sensor de batida de pino - ks (essa informacao será coletada pelo modulo de ignicao, nao diretamente pelo modulo principal, sendo assim só estará disponivel em configuração que conte com o modulo de ignicao)
-
fuelbox tocando um motor de opala 4cc pra uso em barco
o motor ta meio zoado, acho que ta com valvula com assentamento zoado, fica estourando em marcha lenta.
pipocos na reducao sao porque o escape é curtinho e essa montagem nao tem sensor de posicao de borboleta, logo, nao tem cut-off.
-
mais um videozinho…
-
modulo de controle de injetores para até 3 canais ja em circuito impresso em testes.
cada modulo desse controla até 3 canais, e varios podem ser utilizados em conjunto para controlar um numero praticamente indeterminado de injetores seguencialmente.
as configuracoes mais praticas seriam, para motores de 4 ou 6 cilindros, 1 modulo para controlar os 4 ou 6 injetores semi-sequencialmente, ou 2 modulos para controla-los sequencialmente. 2 modulos podem tambem controlar 2 bancadas, um modulo controla a primeira bancada semi-sequencialmente, e o segundo modulo controla a segunda bancada semi-sequencialmente. todas as configuracoes sao feitas por software, na interface grafica. nao sao utilizados jumpers nem switches.
cada modulo pode trabalhar com um tipo de injetores, ou seja, na configuracao com 2 bancada, podem ser usados injetores de alta impedancia na primeira bancada, e de baixa impedancia na segunda.
http://i15.photobucket.com/albums/a389/rvi…30052008002.jpg
proxima etapa será o modulo principal.
um abraço
-
hoje montei a outra placa de circuito impresso de modulo de controle de bicos injetores (foram feitas 2)
desenvolvi mais do sistema de comunicacao. conectei as 2 placas externas em conjunto com a que ja tinha internamente na placa de prototipo, somando 9 canais pra acionamento independente dos bicos.
o novo protocolo permite configurar cada canal individualmente, a qual pulso será referente na sequencia. assim, configurei 8 canais, e eles pulsaram sequencialmente, individualmente.
tambem inclui no protocolo, pra que se possa indicar pra cada modulo, a qual bancada se refere. o sistema controla 2 bancadas, ou seja, existe o mapa de tempo de injecao individualmente pra cada bancada. agora pode ser indicado por modulo, a qual bancada corresponde, ou seja, se forem usados 6 modulos, será possivel acionar 16 bicos individualmente, e fazer uma configuracao de 2 bancadas em um motor v8, totalmente sequencial. tambem, pode-se usar 4 modulos pra trabalhar no v8 semi-sequencialmente.
o intuito é que a fuelbox seja uma plataforma de solucoes pra preparação, e não mais um pulsador de bicos.
até semana que vem espero ter a palca de circuito impresso do modulo principal ja feita em industria assim como foi feito com o modulo de controle de bicos injetores. entao montarei o primeiro conjunto ja finalizado inclusive na caixa final.
abraco
-
show…
depois poste fotos do produto...
-
hoje terminei de desenvolver os parametros da segunda bancada e incluí na interface os mapas da segunda bancada.
testei pela primeira vez configurar um dos modulos pra trabalhar na segunda bancada. configurei ele como sendo de 1 canal apenas, pra usar como suplementar, ajustei pra pulsar apenas 1 canal na segunda bancada, tempo de abertura de 0.70ms, peek and hold em 1/4 da corrente, tempo de pico de 1ms. assim, a frequencia de acionamento do bico na segunda bancada é o dobro da frequencia dos 4 bicos acionados semi-sequencialmente na primeira bancada. tudo funcionou perfeitamente.
a segunda bancada tambem respeita os parametros de corte de giro por corte de alimentacao e cut-off.
sao aplicadas na segunda bancada as correcoes por temperatura do ar, da agua, fator geral manual e closed loop pela sonda narrow ou wide.
apenas as correcoes por variacao do map e variacao do tps não sao aplicadas na segunda bancada pois se referem a dirigibilisade em baixa rotacao.
as seguintes configuracoes sao individuas para as 2 bancadas
total de pulsos na sequencia (por exemplo 2 se forem 4 bicos pulsados semi-sequencialmente)
tempo morto
peek and hold ativo ou nao
tempo de pico caso peek and hold ativo
divisao de pulsos
sequencial ou simultaneo (caso simultaneo, o parametro de total de pulsos nao tem utilidade)
assim se consegue colocar a segunda bancada tanto como sendo mais 4 bicos, quanto sendo 1, 2 ou 3 suplementares acionados sequencialmente.
-
ontem terminei de desenvolver os parametros da segunda bancada e incluí na interface os mapas da segunda bancada.
testei pela primeira vez configurar um dos modulos pra trabalhar na segunda bancada. configurei ele como sendo de 1 canal apenas, pra usar como suplementar, ajustei pra pulsar apenas 1 canal na segunda bancada, tempo de abertura de 0.70ms, peek and hold em 1/4 da corrente, tempo de pico de 1ms. assim, a frequencia de acionamento do bico na segunda bancada é o dobro da frequencia dos 4 bicos acionados semi-sequencialmente na primeira bancada. tudo funcionou perfeitamente.
a segunda bancada tambem respeita os parametros de corte de giro por corte de alimentacao e cut-off.
sao aplicadas na segunda bancada as correcoes por temperatura do ar, da agua, fator geral manual e closed loop pela sonda narrow ou wide.
apenas as correcoes por variacao do map e variacao do tps não sao aplicadas na segunda bancada pois se referem a dirigibilisade em baixa rotacao.
as seguintes configuracoes sao individuas para as 2 bancadas
total de pulsos na sequencia (por exemplo 2 se forem 4 bicos pulsados semi-sequencialmente)
tempo morto
peek and hold ativo ou nao
tempo de pico caso peak and hold ativo
divisao de pulsos
sequencial ou simultaneo (caso simultaneo, o parametro de total de pulsos nao tem utilidade)
assim se consegue colocar a segunda bancada tanto como sendo mais 4 bicos, quanto sendo 1, 2 ou 3 suplementares acionados sequencialmente.
-
não recebi mais avisos sobre os post´s
se precisar da garagem pra novos testes dá um berro ahe