Futura injecao eletronica
-
exato… até da, mas em carros comuns, vc nao tera como saber a marcha...
se vc calibrar corretamente o raio externo do pneu, nao será otimista nao... será bem preciso...
da pra medir isso com aquele esquema de riscar com giz o pneu e o chao onde ele se alinha com o chao, ai andar com o carro e riscar denovo o chao onde o risco do pneu alinhar denovo, ai eh soh medir a distancia entre os 2 riscos no chao... assim desconta ateh se o pneu ta cheio ou meio vazio
pensei nessa do sensor de velocidade tambem…mas, acredito que ai teriamos aquele velho problema do velocimetro otimista ...
pensei no sinal do rpm, por ser mais exato, ai usaria a conta (exemplo):
pneu: 185/60 r14:
18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm
(* 2 é porque o di?metro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil )
roda aro 14 polegadas:
14 * 2,54 = 35,56 cm
diametro do pneu+roda:
22,2 + 35,56 = 57,76 cm de di?metro
circunfer?ncia do pneu:
57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m
f?rmula :
(circ.do.pneu * rpm * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade
(1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h
só que usando a parafernalia acima, cairia noque voce disse, de não saber em que marcha está..
[snapback]626384[/snapback]
-
oia, hj acho que sai o primeiro prototipo decente. o rr vai me dar uma forca com a tico-tico, furadeira de bancada e etc. vamos esquematizar a montagem, depois de bolar onde serao os furos, onde prende o que, vou montar a placa e finalizar esse primeiro prototipo.
[snapback]626382[/snapback]
? néis
02:19hrs mas tinha q postar
fico zuada as fotos mas melhor que nada eheheh
tá saiiiiiiiiiiiindo
-
boa lost.
e eu quebrando a cabeça…
exato… até da, mas em carros comuns, vc nao tera como saber a marcha...
se vc calibrar corretamente o raio externo do pneu, nao será otimista nao... será bem preciso...
da pra medir isso com aquele esquema de riscar com giz o pneu e o chao onde ele se alinha com o chao, ai andar com o carro e riscar denovo o chao onde o risco do pneu alinhar denovo, ai eh soh medir a distancia entre os 2 riscos no chao... assim desconta ateh se o pneu ta cheio ou meio vazio
[snapback]626388[/snapback]
-
vai precisar medir o motor de passo do coletor mpi então?
-
parabéns lost
to gostando de ver a evolução do projeto, todo dia dou uma olhada nesse topico pra ver se tem algo novo, já tava até desanimado pq fazia algum tempo que não tinha novidades.
-
parabéns lost
to gostando de ver a evolução do projeto, todo dia dou uma olhada nesse topico pra ver se tem algo novo, já tava até desanimado pq fazia algum tempo que não tinha novidades.
[snapback]627064[/snapback]
opa, valeu ae kra
? pq eu me casei em abril, entao me mudei de casa e tal… fiquei sem pc um tempao e por ai vai... mas agora to retomando.
ontem desenvolvi o sistema pra controlar o motor de passo. sera uma caixinha a parte por enquanto que se comunicar? com o modulo principal.
ontem tambem ja soldei algumas pecas na placa. a parte do rel? de funcionamento do modulo ja ta toda montada e funcionando.
com esse rele, o modulo será ligado com um positivo direto da bateria, e um fio de sinal vindo da chave (como o remote dos modulos de som)
assim quando vc ligar a chave, o modulo ligar? instantaneamente, por meio do rele, mas quando voce desligar a chave, o modulo continuar? ligado até que faça as devidas grava?oes na eeprom, se auto-desligando em seguida. esse tempo pra nés parecer? instantaneo, mas sem isso, nao seria possivel gravar os dados antes de desligar.
tambem será possivel incorporar um turbo-timer programavel no modulo, pois vou deixar disponivel uma saida do rele pra ser usada como pos-chave. assim, a ligacao será chave > modulo > chicote que era ligado na chave. desse modo, o modulo controlar? quando desligar o carro.
exibir? na tela uma contagem regressiva para quando o motor for desligado, isso se o timer estiver habilitado.
hj vou buscar minha mesa na minha mae. soldar componentes no colo nao rola...
valeu ae denovo abraco.
-
opa, valeu ae kra
? pq eu me casei em abril, entao me mudei de casa e tal… fiquei sem pc um tempao e por ai vai... mas agora to retomando.
ontem desenvolvi o sistema pra controlar o motor de passo. sera uma caixinha a parte por enquanto que se comunicar? com o modulo principal.
ontem tambem ja soldei algumas pecas na placa. a parte do rel? de funcionamento do modulo ja ta toda montada e funcionando.
com esse rele, o modulo será ligado com um positivo direto da bateria, e um fio de sinal vindo da chave (como o remote dos modulos de som)
assim quando vc ligar a chave, o modulo ligar? instantaneamente, por meio do rele, mas quando voce desligar a chave, o modulo continuar? ligado até que faça as devidas grava?oes na eeprom, se auto-desligando em seguida. esse tempo pra nés parecer? instantaneo, mas sem isso, nao seria possivel gravar os dados antes de desligar.
tambem será possivel incorporar um turbo-timer programavel no modulo, pois vou deixar disponivel uma saida do rele pra ser usada como pos-chave. assim, a ligacao será chave > modulo > chicote que era ligado na chave. desse modo, o modulo controlar? quando desligar o carro.
exibir? na tela uma contagem regressiva para quando o motor for desligado, isso se o timer estiver habilitado.
hj vou buscar minha mesa na minha mae. soldar componentes no colo nao rola...
valeu ae denovo abraco.
[snapback]627121[/snapback]
nao se eskeca de colocar um botao de emergencia pra desligar caso apertem o botao…
tipo...
travamento de acelerador e o cara quizer desligar....
do mesmo jeito q tem nos turbo timers da vida...
-
nao se eskeca de colocar um botao de emergencia pra desligar caso apertem o botao…
tipo...
travamento de acelerador e o cara quizer desligar....
do mesmo jeito q tem nos turbo timers da vida...
[snapback]627178[/snapback]
opa, com certeza… o modulo tem um ok e um cancel
apertanto o ok, ele desligar? na hora.
virando a chave denovo, ele abortar? o shut down e voltara a indicar dados do motor.
mas tambem sugiro instalar uma chave entre o modulo e o rele que fornecera a forca pro carro... assim se der alguma pane no modulo, facilitar? desligar o carro.
-
assim se der alguma pane no modulo[snapback]627191[/snapback]
mas não vai acontecer
-
opa kra ta indo bem ontem consegui montar bastante do novo modulo… devo terminar hj...
o fogo é que eu sempre to colocando mais coisas, alterando outras...
dessa vez, coloquei tambem um esquema pro modulo ler 2 bobinas, e pulsar os 2 pares de bicos sincronizados com essas bobinas, ex, se o pulso vier da bobinas 1, pulsa o par de bicos 1, se vier da bobina 2, pulsa o par de bicos 2... mas ainda tem que ser compativel com distribuidor, entao quando usada com distribuidor, um fio vai na bobina, e o outro, que seria da segunda bobina, vai preso em volta do cabo de velas do 1 cilindro, pra servir como referencia. to tentando fazer assim, de uma maneira que fique compativel tanto com distribuidor + 1 bobina, quanto com 2 bobina (wated spark)... vamo ve no que da...
hj devo terminar de montar o modulo... e agora ele ja tem uma caixa hein
ps: danilo, se precisar do seu livro me de um toque hein kra
abraço
-
opa
legal, hein ? realmente desta parte eletrúnica eu não manjo nada…
e como está o palio?
qto ao livro vai levando, que até agora não estou precisando
[snapback]628172[/snapback]
o palio ta fraquinho… depois da ultima vez que quebrou o motor (derreteu uma valvula de escape) eu to andando com 0.4, 0.5 de pressao... ainda to esperando as velas que o el_rafar tinha importado pra mim, mas depois de tanto tempo, acho que nao vai chegar mais
soh vou mexer na pressao hora que instalar um modulo novo desses pra mim, e trocar as velas
-
opa, quinta to la
o modulo novo ja ta funcionando. ontem gravei o microcontrolador usando o circuito de gravacao onboard (o modulo tera um conector na lateral para gravacao dos 2 microcontroladores sem necessidade de abri-lo).
testei o novo sistema de desligamento controlado pelo proprio modulo, aquele que quando vc desliga a chave, o modulo se mantem ligado, desligando apos a gravacao dos dados na eeprom, ou apos o termino da contagem do timer se estiver habilitada (turbo-timer). funcionou tudo direitinho de primeira
pra esse modulo ir pro carro, faltam os 2 sistemas de entrada de sinal( o sinal de pulso dos bicos e o sinal de fase), circuitos de leitura da sonda, temp do ar, temp da agua, pirometro, circuitos de controle da solenoide da valvula de alivio (controle eletronico de pressao), controle do rele da ventoinha e controle da termostatica eletrica.
mas todos esses sao mais simples. acho que da pra dizer que o modulo esta em 80%. o mais complicado ja foi…