Futura injecao eletronica
-
coisa basica, se for até uns 500 600cv 4 biquinhos q dao conta podem ser controlador….basico de tudo mesmo o sistema....
-
imagino o tamanho dos bicos pra dar conta de 500 cv, e o tamanho das bombas, pq isso não eh tarefa facil….
-
imagino o tamanho dos bicos pra dar conta de 500 cv, e o tamanho das bombas, pq isso não eh tarefa facil….
[snapback]575682[/snapback]
imagina o preão desses bicos e dessas bombas
eu acho q o sistema já deve ser feito pensando em usar 2 bicos por cilindro (não é gambiarra), pq não é todo mundo q vai turbinar e colocar 1 jogo de bicos importados ford racing de cara…isso pode e vai limitar o range de uso da ie...
-
de certa forma ja esta certo em planejar algo buto
-
[snapback]575682[/snapback]
160lbs por bico, alimenta teoricamente por volta de 600 cv alcool.
imagina o preão desses bicos e dessas bombas
eu acho q o sistema já deve ser feito pensando em usar 2 bicos por cilindro (não é gambiarra), pq não é todo mundo q vai turbinar e colocar 1 jogo de bicos importados ford racing de cara…isso pode e vai limitar o range de uso da ie...
[snapback]575710[/snapback]
nao eh todo mundo que vai colocar bicos fordracing, soh os que forem pra uma potencia mais alta. o preco deles eh 300 reais cada. quanto sai pra por 8 bicosó vc colocaria 8 bicos de alta impedancia(sao um pouco mais baratos)? pra performance de verdade eu nao usaria bicos de alta nao… entao talvez saia mais barato por 4 bicos de 160lbs do que 8 de 80, 90 lbs entende?
mas pensando nisso, tive uma ideia pra ser possivel parametrizar a corrente dos bicos, tanto de pico quanto pra segurar aberto. assim vc poderia colcoar 2 flautas e pulsar junto 2 bicos em cada cilindro (nao abrir a primeira flauta depois a segunda)
a ideia de nao trabalhar com suplementares vai possibilitar mostrar o consumo em tempo real no modulo. se colocar suplementar, nao da pra mostrar o consumo...
vou testar o esquema de controlar a corrente por sw, assim elimino os cis da placa. menos peça, equipamento menor
nao deixem de comentar, pois eu to trabalhando no negocio, e se for pensar bem, sempre será possivel melhora-lo.
sem controle, nao entendi seu penultimo post... vc ta dizendo que eh dificil os 4 bicos que deem conta dos 500, 600 cvó
valeu ae galera nao sumam nao
-
so comentei q realmente o sistema é muito basico, controlando simples biquinhos pequenos q alimentam miseros 500 ~ 600cv, uma coisa tao simples, normal, comum de ver por ai…..
seu projeto ta descambando pra pista ja hein....
-
lost…8 bicos saem pelo preão de 2 ou 3 ford racing...
e não pense só em quem vai partir pra ignor?ncia e partir pra 500 cv....pense em vai mais devagar e pretende montar o carro com menos potência...pq pra essa galera 4 bicos ford racing é um gasto desnecessário, já q todo o potencial dos bicos não serão usados
e pq não daria pra medir consumo instant?neo com 2 bancadas, a 2a entrando depoisó de repente dá sim
-
olha lost seria mt legal o usuario poder escolher entre usar 4 ou 5, 6, 8 etc bicos… daria mais mobilidade e o custo disso seria mais barato, pq pra quem quer um turbo mortadela pode começar com apenas 5 bicos baratinhos... e se um dia ele quiser fazer um monstrinho troca esses bicos...
até pra aspro seria legal poder colocar 2 bicos por cilindro, gerando mais potencia... algumas montadoras fazem isso... 1 bico na cara do cabeçote, e um outro mais afastado gerando mais potencia...
pensa como seria alem de tudo um diferencial isso....
-
so comentei q realmente o sistema é muito basico, controlando simples biquinhos pequenos q alimentam miseros 500 ~ 600cv, uma coisa tao simples, normal, comum de ver por ai…..
seu projeto ta descambando pra pista ja hein....
[snapback]575921[/snapback]
tb nao eh assim. a ideia eh que com 4 bicos desses, é possivel alimentar essa potencia. citei esses bicos pq sao os de maior vazao e que suportam trabalhar em baixa por nao serem arrombados.
lost…8 bicos saem pelo preão de 2 ou 3 ford racing...
e não pense só em quem vai partir pra ignor?ncia e partir pra 500 cv....pense em vai mais devagar e pretende montar o carro com menos potência...pq pra essa galera 4 bicos ford racing é um gasto desnecessário, já q todo o potencial dos bicos não serão usados
e pq não daria pra medir consumo instant?neo com 2 bancadas, a 2a entrando depoisó de repente dá sim
[snapback]575922[/snapback]
tem certeza? mas 8 bicos de 13 ohmsó tb existem os multiponto de 3 ohms que podem ser abertos pra uns 90, 120lbs. assim com 4 vc alimenta seus 300, 400 cv.
resumindo, segundo o que eu projetei ateh agora, vc pode fazer o que quiser, contando com por exemplo 4 canais (pode montar 4 pares=8bicos) mas ele nao vai abrir uma bancada depois a outra. pra isso eu teria que mudar todo o projeto. mais pra frente da pra fazer, essa eh a vantagem de ter todo o projeto proprio. tecnicamente nao h? limites. mas preciso dum ponto de partida.
com o sistema que eu desenvolvi ateh agora, nao da pra usar 2 bancadas entrando uma depois a outra… se vc colocar um suplementar, ai ele nao vai medir o consumo. ele soh mede dos bicos ligados diretamente nele.
olha lost seria mt legal o usuario poder escolher entre usar 4 ou 5, 6, 8 etc bicos… daria mais mobilidade e o custo disso seria mais barato, pq pra quem quer um turbo mortadela pode começar com apenas 5 bicos baratinhos... e se um dia ele quiser fazer um monstrinho troca esses bicos...
até pra aspro seria legal poder colocar 2 bicos por cilindro, gerando mais potencia... algumas montadoras fazem isso... 1 bico na cara do cabeçote, e um outro mais afastado gerando mais potencia...
pensa como seria alem de tudo um diferencial isso....
[snapback]576382[/snapback]
kra, esse equipamento nao vai trabalhar com suplementar. entao em um motor 4 cilindros, nao daria pra por 5 bicos. o que vc pode fazer eh colocar 4 bicos baratos, porem de 3 ohms, abertos, com vazao pra alimentar a potencia que vc prentende atingir.
claro, se quiser por 2 flautas, e acionar os 2 bicos do mesmo cilindro junto, sem problema. vc taria fazendo um bico com o dobro de vazao… o que nao vai dar por enquanto eh pra acionar uma bancada e a outra na sequencia...
o negocio de controlar a corrente ta dando certo...
-
galera, o esquema de detectar a corrente usada pra abrir o bico e usar 1/4 dessa corrente pra mante-lo aberto até deu certo. soh que a logica era detectar um ciclo que nao atingiu a corrente de pico, e entao setar a corrente de pico como sendo a corrente que estava no momento de fechar o bico. soh que sei la porque, as vezes essa corrente ficava mais baixa que deveria, e a estrategia do programa nao detectava denovo depois.
pra nao perder tempo com isso agora, e deixar isso que seria um negocio acho que até inedito mais pra frente, acabei fazendo o controle por largura de pulso, igual na megasquirt, assim vc configura tudo do jeito que quiser.
vao entrar 2 parametros novos, um é por quantos ms deve mandar corrente total pros bicos, e o outro, é quantos % mandar pra segurar o bico aberto.
essa configuracao de quanto tempo mandar corrente total vou fazer separado do tempo morto do bico. no modulo que fiz pro meu carro (que roda no carro e tal), esse tempo de corrente maxima e o tempo morto sao a mesma configuracao. vc configura o tempo morto, e ele vai mandar corrente maxima nesse tempo, imaginando que apos isso o bico esta aberto, entao passa pros x% pra segurar aberto. mas isso me deu a impressao de fazer o bico levar um pouquinho mais de tempo pra abrir, e nao deveria ser assim. entao vou separar as configs, assim a gente poe pra mandar corrente maxima ateh um pouco depois do bico ja estar aberto, depois baixa a corrente.
nesse esquema, nao importa quantos bicos tem no mesmo canal. se vc colocar 2 bicos por exemplo, ele vai mandar 8a pra abrir, e se vc configurar com 25% pra segurar aberto, vai mandar 2a. se tiver 1 bico soh, vai ser tudo a metade certinho. isso pq controlando por largura de pulso, vc fornece x% do que seria consumido, nao importa quanto seja.
bom, eh isso ae. serao 2 resistores gigantes de 10w e 2 ci de 8 pinos que vao cair fora da placa, assim ela fica menor, mais barata e mais facil de montar . e ainda vc ganha mais 2 controle2 pra brincar de regular.
bico dando um pulso de 10ms, 1ms com corrente no maximo, e 30% pra segurar o bico aberto. a parte toda verde eh onde ele ta baixando a corrente.
zoom da parte verde. da pra perceber que fica 30% do tempo ligado e o resto desligado em cada ciclo. estava configurado em 30%, mas pode ser configurado de 0 a 100%, de 5 em 5%.
-
falae kra… por enquanto sem mais novidade.
vou montar 5 iguais, prontas pra adaptar o modulo de faisca por roda fonica (ainda nao ta testado). mas vou devagar, pq vai uma grana pra testar as coisas...
bem que eu queria por em escala. intenção eu tenho. mas por enquanto isso ta meio longe. mas pode deixar que qualquer novidade eu posto aqui valeu pelo interesse no projeto ae kra...
-
to todo dia no msn… vc que nao aparece...
no momento to trabalhando pra colocar um modulo de eeprom. a eeprom interna do processador tem 256 bytes... ja ta quase toda ocupada com o mapa de injecao+outros parametros. colocando a eeprom externa, o mapa de injecao e ponto poderão ter mais pontos, nao só 12x12 como ta hj.
e vamo que vamo...
-
pessoal, os trabalhos continuam. alem de continuar com o desenvolvimento de partes isoladas do modulo, tb tava estudando o controle de corrente por software.
infelizmente voltei atras… o modulo continuar usando um driver de p&h mesmo assim como usei no barco... nao vai ter a corrente regulavel por software nao.
com o driver, a corrente pra manter o bico aberto é completamente estavel em 1a. com pwm, existe um liga/desliga, soh que a frequencia que consegui atingir por software é muito baixa, e tiraria toda a precisao do sistema, que é enorme, e é o grande diferencial. enquanto nao mudar de familia de microcontroladores, pra uma familia que possua pwm por hardware, pra poder trabalhar com uma frequencia muito alta e manter a precisao do tempo de injecao, só vou trabalhar com o driver.
por enquanto o modulo vai ter que sair ja com as 4 portas, pra que se possa ligar os 4 bicos baixa impedancia, ou 8 bicos de alta. mais uma vez garantindo a qualidade total, visando uma marcha lenta perfeita.
acho que vcs vao intender quando verem o modulo funcionando em um carro, trabalhando com injecao sequencial total.
em paralelo to buscando incentivo ao desenvolvimento com marcas famosas de preparação aqui de sp. tenho até agora 2 carros esperando pra usar o modulo na arrancada.
bom, é isso ae. devagar e sempre.
abraço.
-
ja tem onde aplicar o modulo, ai, vamos q vamos….
onde demonstrar nao é a falta de lugar....
-
lost, sabe aquela ie q eu passei o link aqui? mbe…
ela tem nada mais nada menos q 11 mapas somente pra marcha lenta
ah sim...uma parada q vc deveria fazer...partida a frio os bicos darem uma bela pulsada antes de virar a chave, e assim q pegar, segurar a rpm em 1500 rpm por 1 minuto mais ou menos....ajuda o carro a pegar logo e esquentar tb