Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Variador de avan

Variador de avan

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
26 Posts 9 Posters 1.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    ruiak
    escreveu em última edição por
    #17

    entaaaaaaaaaaaaaaaaaaao foi isso q eu perguntei ali em cima … ele pega o sinal da roda fonica e joga 6 graus ou 9 ou qlq coisa assim em cima ....

    o problema eh q fazendo assim pro gnv nao da nada pois ele eh injetado independentemente dos bicos ..

    agora em carro com inje?ao daria problema na fase de inje?ao .. injetaria a quantidade de graus antes em rela?ao a abertura de valvula ..

    seria como adiantar o sensor de ponto da roda fonica

    pra motor a alcool nao sei se fica bom nao

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      S.Pazzotto
      escreveu em última edição por
      #18

      então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

      se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

      mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #19

        agora a coisa ficou mais clara…pelo menos pra mim, q tinha muitas dúvidas a esse respeito...

        ainda continuo com dúvidas:

        1. ok, ele adianta o ponto para o próximo ciclo, lendo rpm e vendo o buraco de 2 dentes na roda fúnica de 60-2...então, vanos supor o funcionamento de um motor em alguns ciclos pro caso do avanço em 6 graus:

        1o ciclo: central manda x graus de ponto

        2o ciclo: aparelho manda x+6 graus e central manda y graus

        3o ciclo: aparelho manda y+6 graus e central manda z graus

        4o ciclo: aparelho manda z+6 graus e central manda ...

        ? isso?

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          ruiak
          escreveu em última edição por
          #20

          pelo que eu entendi eh mais ou menos isso quarteto .. o variador adianta a quantidade de graus que voce programa … e isto eh lido pela inje?ao atravez do sensor de ponto que a inje?ao le ...

          ou seja .. ele pega o sensor do ponto e adianta x graus .. ai a inje?ao se adianta em x graus em rela?ao a todos os controles que ela faz em cima do motor ...

          na realidade ele eh um variador de sensor ligavel e desligavel ...

          nao vejo mta vantagem em colocar em um carro que nao tenha gnv ... seria a mesma coisa que mexer o sensor da roda fonica...

          eh por isso q ele funciona em qlq tipo de carro com qlq tipo de inje?ao ...

          mas eu sei lah nao creio que seja uma solu?ao pra prepara?ao .. e sim pro gnv soh msm

          sei la .. essa eh a minha opiniao

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #21

            então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

            se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

            mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

            [snapback]549471[/snapback]

            nao é tao pouco nao. o combustivel é injetado no ciclo de explosao, justamente pra evaporar e ficar por ali ateh a admissao. entao ele injeta junto com a faisca, pistao desce, pistao sobe, e entao a admissao abre e o pistao puxa aquele combustivel que ficou ali. entao vc tem o combutivel parado por 2 tempos ou 1 volta do virabrequim. a 6000 rpm, o combustivel fica ali por 10ms é bastante

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #22

              ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

              o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

              exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

              e intercepta o sinal do sensor original.

              na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

              ? mais ou menos isso. hehehehe

              [snapback]548930[/snapback]

              exato. ele modifica a posicao dos dentes faltantes, virtualmente. na verdade os dentes estao la, no mesmo lugar, porem quando chega a vez dos dentes faltantes passarem pelo sensor, o variador continua gerando sinal como se tivesse dentes la, e em outro momento, onde existem dentes, ele gera sinal como se nao existisse. com isso ele muda a posicao dos dentes. é a mesma coisa que vc correr os furos da roda fonica e virar ela pra frente no sentido do giro do motor, pra que os dentes faltantes cheguem mais cedo no sensor do que com relacao ao original. com isso vc desloca a polia com relacao ao virabrequim. nem precisa esquentar com proxima centelha nem nada, basta mudar a posicao dos faltantes.

              como sao 360 graus (nao 365, isso sao os dias do ano :ninja:) divididos por 60, cada dente equivale a 6 graus. pra avancar 3 graus, o variador muda tambem a borda do sinal, ou seja, quando o sinal ta subindo, a saida do variador ta caindo, e quando ta caindo o variador ta subindo… assim vc desloca 3 graus.

              eu fiz o sw dum variador de avanco, mas nao montei o hw. o problema é que quando ele é desligado, vc tem 1 ciclo sem funcionamento no motor, pq ele espera o motor virar pra sincronizar os dentes faltantes. podem reparar que quando vc desliga o motor da um soquinho. quando liga nao pq ele recebe o sinal dos dentes faltantes, e ta copiando isso igualzinho pra injecao, e por exemplo se vc avancou o ponto 6 graus, quando vc liga, ele ja da o sinal dos dentes faltantes 1 dente antes da polia dar o sinal, entao nao tem ciclo nenhum sem explosao...

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #23

                fiz um desenho pra explicar o que eu falei. como é como se vc deslocasse a polia, nem precisa esquentar com proximo ciclo. isso no caso de variador de polia fonica. se existe algum hall eu nao conheco e nao sei como fazem. mas ai sim entraria o lance de jogar a faisca pro proximo ciclo…

                ta ae o desenho. reparem que pra avancar 3 graus, de 6 pra 9, o sinal fica invertido, isso pq a cada sinal de subida, sao 6 graus, como entre um e outro vc tem um sinal de descida, a descida significa 3 graus...

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  AndreMRM
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  existem variadores de avanço q so adiantam o ponto apartir de um certo giro programado pra evitar esse soquinho.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    podia ter de 0 a determinado giro ai servia pra fase aspro do turbo :ninja:

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      existem variadores de avanço q so adiantam o ponto apartir de um certo giro programado pra evitar esse soquinho.

                      [snapback]549755[/snapback]

                      quando vc liga, ele ja da o sinal dos dentes faltantes 1 dente antes da polia dar o sinal, entao nao tem ciclo nenhum sem explosao…

                      na verdade o soquinho acontece quando o variador é desligado. normalmente ele é desligado quando o motor nao esta queimando, quando vc ta sem o peh no acelerador, o giro ta caindo, por isso nao tem o tranco.

                      se tivesse o tranco no momento em que ele é ativado, vc perceberia em qqr rotacao… 1 explosao nao dada é percebida mesmo a 8000 rpm :ninja:

                      1 Resposta Última resposta

                      • Login

                      • Não tem uma conta? Cadastrar

                      • Primeiro post
                        Último post
                      0
                      • Recente
                      • Usuários