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Variador de avan

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  • S Offline
    S Offline
    S.Pazzotto
    escreveu em última edição por
    #12

    excelente pergunta dudu não me atentei a este detalhe …

    vou procurar me informar, alguém aí sabe ??

    mas tb dudu, tamos falando de adaptação, ok? algo próximo de um comportamento 100% original, mas nunca 100%, pois não somos fábrica... hehehehehehehe. não sei se me fiz entender direito...

    abraão

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    • M Offline
      M Offline
      marcioap
      escreveu em última edição por
      #13

      mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

      si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

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      • D Offline
        D Offline
        DuDu_Civic
        escreveu em última edição por
        #14

        mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

        si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

        [snapback]548923[/snapback]

        snme ele realmente avan?a pra próxima centelha

        deve ser por isso q ele só é ativado com motor acima de 2000 rpm

        ? como se ele pegasse a centelha é 30 graus e adiantasse 369 graus = 399 graus = 39 graus na proxima centelha

        ser???? :ninja:

        fiquei encucado

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        • D Offline
          D Offline
          DuDu_Civic
          escreveu em última edição por
          #15

          não funcionou aiuhaihiahiuhaihiuaiuhaiha

          ? como se ele segurasse o ponto em 351 graus, atrasasse o ponto 351 graus

          30 - 351 = -321

          ou seja, 39 graus na proxima centelha, acho q melhorou

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            S.Pazzotto
            escreveu em última edição por
            #16

            ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

            o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

            exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

            e intercepta o sinal do sensor original.

            na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

            ? mais ou menos isso. hehehehe

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            • R Offline
              R Offline
              ruiak
              escreveu em última edição por
              #17

              entaaaaaaaaaaaaaaaaaaao foi isso q eu perguntei ali em cima … ele pega o sinal da roda fonica e joga 6 graus ou 9 ou qlq coisa assim em cima ....

              o problema eh q fazendo assim pro gnv nao da nada pois ele eh injetado independentemente dos bicos ..

              agora em carro com inje?ao daria problema na fase de inje?ao .. injetaria a quantidade de graus antes em rela?ao a abertura de valvula ..

              seria como adiantar o sensor de ponto da roda fonica

              pra motor a alcool nao sei se fica bom nao

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                S.Pazzotto
                escreveu em última edição por
                #18

                então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

                se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

                mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  agora a coisa ficou mais clara…pelo menos pra mim, q tinha muitas dúvidas a esse respeito...

                  ainda continuo com dúvidas:

                  1. ok, ele adianta o ponto para o próximo ciclo, lendo rpm e vendo o buraco de 2 dentes na roda fúnica de 60-2...então, vanos supor o funcionamento de um motor em alguns ciclos pro caso do avanço em 6 graus:

                  1o ciclo: central manda x graus de ponto

                  2o ciclo: aparelho manda x+6 graus e central manda y graus

                  3o ciclo: aparelho manda y+6 graus e central manda z graus

                  4o ciclo: aparelho manda z+6 graus e central manda ...

                  ? isso?

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    ruiak
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    pelo que eu entendi eh mais ou menos isso quarteto .. o variador adianta a quantidade de graus que voce programa … e isto eh lido pela inje?ao atravez do sensor de ponto que a inje?ao le ...

                    ou seja .. ele pega o sensor do ponto e adianta x graus .. ai a inje?ao se adianta em x graus em rela?ao a todos os controles que ela faz em cima do motor ...

                    na realidade ele eh um variador de sensor ligavel e desligavel ...

                    nao vejo mta vantagem em colocar em um carro que nao tenha gnv ... seria a mesma coisa que mexer o sensor da roda fonica...

                    eh por isso q ele funciona em qlq tipo de carro com qlq tipo de inje?ao ...

                    mas eu sei lah nao creio que seja uma solu?ao pra prepara?ao .. e sim pro gnv soh msm

                    sei la .. essa eh a minha opiniao

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

                      se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

                      mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

                      [snapback]549471[/snapback]

                      nao é tao pouco nao. o combustivel é injetado no ciclo de explosao, justamente pra evaporar e ficar por ali ateh a admissao. entao ele injeta junto com a faisca, pistao desce, pistao sobe, e entao a admissao abre e o pistao puxa aquele combustivel que ficou ali. entao vc tem o combutivel parado por 2 tempos ou 1 volta do virabrequim. a 6000 rpm, o combustivel fica ali por 10ms é bastante

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lost
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

                        o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

                        exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

                        e intercepta o sinal do sensor original.

                        na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

                        ? mais ou menos isso. hehehehe

                        [snapback]548930[/snapback]

                        exato. ele modifica a posicao dos dentes faltantes, virtualmente. na verdade os dentes estao la, no mesmo lugar, porem quando chega a vez dos dentes faltantes passarem pelo sensor, o variador continua gerando sinal como se tivesse dentes la, e em outro momento, onde existem dentes, ele gera sinal como se nao existisse. com isso ele muda a posicao dos dentes. é a mesma coisa que vc correr os furos da roda fonica e virar ela pra frente no sentido do giro do motor, pra que os dentes faltantes cheguem mais cedo no sensor do que com relacao ao original. com isso vc desloca a polia com relacao ao virabrequim. nem precisa esquentar com proxima centelha nem nada, basta mudar a posicao dos faltantes.

                        como sao 360 graus (nao 365, isso sao os dias do ano :ninja:) divididos por 60, cada dente equivale a 6 graus. pra avancar 3 graus, o variador muda tambem a borda do sinal, ou seja, quando o sinal ta subindo, a saida do variador ta caindo, e quando ta caindo o variador ta subindo… assim vc desloca 3 graus.

                        eu fiz o sw dum variador de avanco, mas nao montei o hw. o problema é que quando ele é desligado, vc tem 1 ciclo sem funcionamento no motor, pq ele espera o motor virar pra sincronizar os dentes faltantes. podem reparar que quando vc desliga o motor da um soquinho. quando liga nao pq ele recebe o sinal dos dentes faltantes, e ta copiando isso igualzinho pra injecao, e por exemplo se vc avancou o ponto 6 graus, quando vc liga, ele ja da o sinal dos dentes faltantes 1 dente antes da polia dar o sinal, entao nao tem ciclo nenhum sem explosao...

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          fiz um desenho pra explicar o que eu falei. como é como se vc deslocasse a polia, nem precisa esquentar com proximo ciclo. isso no caso de variador de polia fonica. se existe algum hall eu nao conheco e nao sei como fazem. mas ai sim entraria o lance de jogar a faisca pro proximo ciclo…

                          ta ae o desenho. reparem que pra avancar 3 graus, de 6 pra 9, o sinal fica invertido, isso pq a cada sinal de subida, sao 6 graus, como entre um e outro vc tem um sinal de descida, a descida significa 3 graus...

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            AndreMRM
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            existem variadores de avanço q so adiantam o ponto apartir de um certo giro programado pra evitar esse soquinho.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              podia ter de 0 a determinado giro ai servia pra fase aspro do turbo :ninja:

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lost
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                existem variadores de avanço q so adiantam o ponto apartir de um certo giro programado pra evitar esse soquinho.

                                [snapback]549755[/snapback]

                                quando vc liga, ele ja da o sinal dos dentes faltantes 1 dente antes da polia dar o sinal, entao nao tem ciclo nenhum sem explosao…

                                na verdade o soquinho acontece quando o variador é desligado. normalmente ele é desligado quando o motor nao esta queimando, quando vc ta sem o peh no acelerador, o giro ta caindo, por isso nao tem o tranco.

                                se tivesse o tranco no momento em que ele é ativado, vc perceberia em qqr rotacao… 1 explosao nao dada é percebida mesmo a 8000 rpm :ninja:

                                1 Resposta Última resposta

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