Ponto x rpm x pressao
-
e temperatura? no pirometro (localizado depois da turbina) marca no máximo 580 graus. qual seria o limite?
abraços.
[snapback]551290[/snapback]
u?q, usa os 1100 garus que tu tinha par?metro da picococococococococorsa…ahuahuaha
-
temperatura de pirometro eh mto relativo pois tem influencias de mistura e ponto …
as rpms que voce obtera a potencia maxima depende mto mais do cabeçote e comando do que da turbina q vc usa e ser forjado ou nao .. conheão quem usasse 9mil rpm em carro de rua com um ap 1.9 e o carro tinha faixa de potencia legal entre os 5000 rpm e os 8500...
mas usava um comando que soh limpava depois dos 2300 rpm ...tinha um trabalho grande de cabeçote molas para isso entre outras coisas .. balanceamento do conjunto tem q ser bem feito e mto mais ...
um outro fator q influencia muito eh a sua rela?ao de marchas .. a queda que da em cada troca e voce teria q ver se seria vantajoso o rpm que cairia a proxima marxa em cada limite de rpm estipulado...
existem n fatores ... e isso soh pode ser dito sabendo mais do seu carro ou entao voce testando pela tentativa....
eu no seu caso buscaria um maior rendimento em rota?oes que casassem com o cirquito ... talvez seja melhor mesmo para voce trabalhar bem a curva de ponto entre uns 4500 rpm e 7500 ... com uma pressao legal e fazendo a turbina pegar progressivamente pra nao te dar soco e sair destracionando ...
tao ai meus 10cents .... vao existir milhares de opinioes divergentes neste topico
-
o pirometro no meu carro nao passa de 730c…
bom, como todo carro de prova, a elasticidade conta muito. se for pra vc girar mais, tem que ser sem ter que sacrificar muito torque mais cedo, senao nao vale a pena. se tiver que matar muito o motor em baixa pra ganhar em alta, se tratando de turbo, prefiro abusar mais da pressao, e usar um cambio mais longo.
-
circuito combina com cambio curto para favorecer as retomadas e consequente giro alto para ter velocidade.
segundo um conhecido que prepara carros para endurance, eles usam ponto conservador ( seja lá o que for…), baixa pressão - em torno de 0,8 kg - na maior parte do tempo e booster para 1,2 kg para as emerg?ncias , mas por pouco tempo de cada vez, por questão de durabilidade.
-
o câmbio que tá usando é um do calibra…correto...???
ele não seria meio curto tipo o do gti 16v tb...???
-
limite de pressão pro seu motor é bem alta…se tá todo forjado aguenta muita pauleira...
lost: baixa de carro de circuito começa em 4500 rpm (? sório...antes disso os preparadores de carro de circuito desconsideram), até pq é raro o carro chegar a essa rpm em pista, a não ser qdo entra nos boxes...hehehe
ruiak: justamente por variar com ponto e alimentação q serve pra ser usado como aux?lio pra acertar o motor e dá pra ter idéia de como ele está depois de acertado (se a temperatura fica em x com o carro tinindo, se mudar é pq tem algo errado)...
como é um carro pra circuito, eu acho que vale a pena investir em rpms mais altas (comandos, enquadramento), mas tudo feito de acordo com o escalonamento do câmbio, que, em circuito, faz completamente a diferença...
-
to ligado quarteto. na verdade basta escalonar o cambio pra que em cada troca de marcha, o giro nao saia da faixa de eficiencia… ai é tocar o carro naquela faixa e boa...
quanto a temp do pirometro, é muito confiavel. realmente o carro fica sempre numa faixa. se mudar eh pq tem algo errado. mas use um sensor com haste fina e leve, que aque?a rapido, diminuindo o lag do sensor... o meu eu mandei fazer na resiluz, que inclusive acho que foi o ktulu quem indicou. muito bom o sensor. fininho, tem reacao super rapida, duvido que tenha mais lag que a cabeça do pistao
eu vi o sensor usado pela odg do presa e nao gostei muito nao... baita tarugao...
-
to ligado quarteto. na verdade basta escalonar o cambio pra que em cada troca de marcha, o giro nao saia da faixa de eficiencia… ai é tocar o carro naquela faixa e boa...
quanto a temp do pirometro, é muito confiavel. realmente o carro fica sempre numa faixa. se mudar eh pq tem algo errado. mas use um sensor com haste fina e leve, que aque?a rapido, diminuindo o lag do sensor... o meu eu mandei fazer na resiluz, que inclusive acho que foi o ktulu quem indicou. muito bom o sensor. fininho, tem reacao super rapida, duvido que tenha mais lag que a cabeça do pistao
eu vi o sensor usado pela odg do presa e nao gostei muito nao... baita tarugao...
[snapback]551431[/snapback]
hahahha não fala mal do meu carro vai que ele se ofende e quebra de novo
eu uso o sensor original da odg que vem no pirohall (pirometro + hallmeter).
a temp está muito baixa conversando com um preparador de pista ele disse algo abaixo de 800oc depois da turbina, mas pouco acima de 700oc ele disse ser mais confiavel.
sobre o ponto e comb prefiro nem opinar.
-
quarteto .. entendo q deve ser usado como referencia … eu nao disse que nao .. mas eu soh falo por existirem n fatores que influenciam a temperatura (inclusive restri?ao de turbina e gera?ao de calor no coletor+turbina) que deve ser considerado .. mas nao tomado como unica forma de acerto... e tendo um padrao tipo .. 700 graus ta bom .. ou 800 graus ta bom ..
eu acho que a faixa usada pelo sergio deve ser algo em torno dos 4500 aos 7500 por ai ...
sergio..quem acerta teu carro eh o junior da hs?
vc tem con seguido bons resultados com ele?
conheão carro bem acertado de la como conheão carro q soh enche as paciencias
-
ei presa, eu nao falei mal do seu carro nao ta doido? soh falei que achei o sensor muito tarugao… da pra mandar fazer mais fininho, acho mais confiavel, com menos lag
nao entendo porque a odg, que é a odg, vende o pirometro com um sensor tao pesado e com tanto ferro pra esquentar. tudo bem que ele eh aberto na ponta, mas sei la hein... prefiro mais fininho...
mas a proposito, vc ligou o seu? pq naquele dia nem tava ligado
pena que ainda nao botei atraso de ponto no meu carro, senao daria pra dizer qual a influencia do atraso na temp do escape exatamente... logo eu monto
-
ei presa, eu nao falei mal do seu carro nao ta doido? soh falei que achei o sensor muito tarugao… da pra mandar fazer mais fininho, acho mais confiavel, com menos lag
nao entendo porque a odg, que é a odg, vende o pirometro com um sensor tao pesado e com tanto ferro pra esquentar. tudo bem que ele eh aberto na ponta, mas sei la hein... prefiro mais fininho...
mas a proposito, vc ligou o seu? pq naquele dia nem tava ligado
pena que ainda nao botei atraso de ponto no meu carro, senao daria pra dizer qual a influencia do atraso na temp do escape exatamente... logo eu monto
[snapback]551616[/snapback]
fala rapaiz
imagine eu entendi sua msn e se não tivesse gostado dela, teria mandado uma mp p discutir o assunto, e não teria postado no aberto
e… eu ainda não instalei o pirometro (shame)... mas vai entrar junto do bico extra na semana q vem, rs eu tinha dito isto um mês atrás, certo?