Sonda caindo a 0 volts
-
t?, mas alguém sabe pq a sonda cai deste jeito ?
não é repentino, é gradativo. e não está relacionado com a pressão em si do turbo ( tipo, aumenta 0,1bar cai 2 leds. ).
o que ocorre é que logo após a turbina encher os 0,9bar, o hall cai.
[snapback]556187[/snapback]
apesar dos seus bicos estarem abertos voce trabalha com uma pressao inicial que alimenta seu carro perfeitamente na fase aspro, quando a turbina sobra 0,1 bar já equivale a um aumento grande aumento, a injeção original nao consegue suprir essa falta e apenas essa pressao nao é suficiente para fazer seu dosador levantar a pressao de comb.
ai da a falta, e logo depois o dosador ja vem compensando na pressao, pod eolhar seu manometro de comb, a luz vermelha so apaga quando ele sobe.
no meu caso nao ocorre isso pq uso suplementar e ele entra com 0,1 bar.
se voce usasse uma injeção remapeada com map positivo e tabalhasse com pressao de comb 1:1 isso nao aconteceria.
-
minha teoria é a seguinte:
ponto atrasado rouba potencia, se a energia não foi aproveitada transformando-se em energia cin?tica ( movimentando o vira ) pra algum lugar vai…
[snapback]556215[/snapback]
porem tem que considerar que quando ela explode dentro do cilindro ela esta comprimida, quando envonve pressao muda tudo.
pega uma chama de fogao, voce vai ter uma certa temperatura, agora pega esse mesmo volume de gas e concentra numa saida pequena, vira um massarico com uma temp muito superior ao fogao, e voce esta utilizando o mesmo volume de gas, porem um queima sem pressao e o outro com pressao.
em cima da chama de um fogao voce vai conseguir passar a mao em cima, agora quero ver passar a mao na frente do massarico.
eu nao estou duvidando que a temperatura suba, so quero uma tese que tenha fundamento logico.
-
apesar dos seus bicos estarem abertos voce trabalha com uma pressao inicial que alimenta seu carro perfeitamente na fase aspro, quando a turbina sobra 0,1 bar já equivale a um aumento grande aumento, a injeção original nao consegue suprir essa falta e apenas essa pressao nao é suficiente para fazer seu dosador levantar a pressao de comb.
ai da a falta, e logo depois o dosador ja vem compensando na pressao, pod eolhar seu manometro de comb, a luz vermelha so apaga quando ele sobe.
no meu caso nao ocorre isso pq uso suplementar e ele entra com 0,1 bar.
se voce usasse uma injeção remapeada com map positivo e tabalhasse com pressao de comb 1:1 isso nao aconteceria.
[snapback]556234[/snapback]
pois é zaza… o que eu não me conformo, é o seguinte: o hall só começa a cair, logo após chegar nos 0,9bar.
enquanto isso, o hall sobe de cerca de 820mv até 960mv. experimentei uar 6,0bar de combustável, e o hall acusou 1.100mv, mas logo depois de chegar nos 0,9bar, caiu.
o que eu acho estranho é primeiro o hall acusar mistura rica, e depois mistura pobre.
logo quando começa a subir pressão, o pir?metro cai de temperatura, depois que o hall acusa mistura pobre, o pir?metro sobe...
isso que eu acho muito esquisito
se fosse só falta, nem acusaria mistura boa / rica. sei lá viu...
-
minha teoria é a seguinte:
ponto atrasado rouba potencia, se a energia não foi aproveitada transformando-se em energia cin?tica ( movimentando o vira ) pra algum lugar vai…
[snapback]556215[/snapback]
chegou na questão que eu ia postar… energia jogada fora, no caso é combustável indo pro escape e queimando l
-
não era pra ser o contrário ??
ponto atrasado, cerca de 25? -> temp. dos gases menor
ponto adiantado, cerca de 30~32? -> temp. dos gases maior
[snapback]556230[/snapback]
supondo o seguinte, o motor tem seu melhor rendimento com confiabilidade com 30 graus de ponto final.
a? colocamos 35 de ponto final, o motor rende mais, não chega a grilar, porém a temperatura dos gases aumenta mais por que a c?mara de combustão está muito quente, a cabeça do pistão esquenta muito o que faz esquentar os gases expelidos. provavelmente o motor terá canaletas quebradas.
a? no mesmo motor coloca-se 25 de ponto final, o motor rende quase a mesma coisa, perde, digamos, 10% de potência (situação hipot?tica, ok?), essa energia jogada fora vai pro escape em forma de combustável, se incendeia no escape e gera calor. esse calor formado no escape não vem da c?mara de combustão quente, mas sim do combustável queimando no próprio escape.
essa é minha teoria.
-
essa pressao final de combustivel em 6, nao esta sendo muito superior ao q os bicos conseguem trabalhar redondo? nao tem uma pressao maxima em cima dos bicos pro trabalho perto do correto? apos isso nao comeca a deteriorar o leque de pulverizacao e outras coisas?
-
ponto atrasado mostra mistura pobre tb… e esquenta mais o espe tb...
[snapback]556310[/snapback]
já cheguei a pensar que é o maf dando fundo de escala… mas confesso que estou meio perdido.
já cheguei a andar com o maf desplugado, e o efeito é idêntico, com e sem maf.
isso diz alguma coisa ??
-
olha, tem carro que vc tira ponto e ganha potência (já comentei isso uma vez), se vc pesquisar vai ver que existe um valor máximo de ponto (que depende de cada motor)… tava conversando isso com um colega que trabalhou nesse campo em fabrica...existem motores que vc avan?a mais o ponto e ele até perde potência antes de grilar, tem motores que grila qdo vc avan?a demais...mas é tudo muito sutil, coisa de 2 ou 3? de avanço.
na fabrica o acerto de ponto é feito apenas por temperatura de escape, o fabricante do motor estipula um valor limite de escape e quem acerta respeita isso tbm respeitando uma correlação de consumo e emissão (mesmo que não esteja em lei não é inteligente ganhar digamos 5% de potência mas a custo de consumo 20% maior, ou emissão estratosf?rica)... usando um sistema de knock sensor consegue-se saber se está no limiar de ponto ou não... geralmente os sistemas mais antigos ficam uns 2 ou 3? antes, e os mais modernos entre 1 e 2? depois (ou seja pra aquela relação de ar-combustável original está no limite...mas como gente sabe que mais combustável diminui a tend?ncia a detonação a coisa muda de figura qdo se briga por uns cvzinhos a mais).
pazzotto, como te disse a um tempão num tópico, o que vc tem de bico não alimenta em teoria nem 0,5bar... então faz o contrário, em vez de aumentar o combustável, diminua a pressão...se alimentar com 0,4bar (tira a valvula) é sinal de que tá pobre mesmo... e até acho que esteja...
-
não deu tempo de editar…
o valor de ponto muda com o combustável, então se vc tem uma central pra carro aspro e com taxa adequada ao combustável original (leia gasolina) ao mudar pra alcool e ainda usar superalimentação (turbo) esse valor de ponto já não é vêlido...
-
pazzotto, como te disse a um tempão num tópico, o que vc tem de bico não alimenta em teoria nem 0,5bar… então faz o contrário, em vez de aumentar o combustável, diminua a pressão...se alimentar com 0,4bar (tira a valvula) é sinal de que tá pobre mesmo... e até acho que esteja...
[snapback]556389[/snapback]
junior, vc sabe que te conheão virtualmente e te respeito h? tempos.
agradeão a sua ajuda e o seu comentário.
só tenho um problema: como eu consigo diminuir a pressão de turbo ??
desculpe pela pergunta idiota, mas eu não vejo como diminuir a pressão do turbo.
ah, detalhe: a minha waste gate é externa.
se eu afrouxo o parafuso, creio que eu estarei apenas variando a limitação da membrana, mas creio que o parafuso já esteja solto o suficiente.
se eu bloquear a tomada de ar, estarei é elevando a pressão do turbo, pq assim a membrana não trabalha como deveria.
eu só vejo diminuir a pressão do turbo fazendo mais um furo na válvula para que mais ar entre. é isso ?
valew?s
-
tira todo o parafuso da wastgate…se mesmo assim vier mais do que os 0,5 que eu chuto que consiga alimentar faz o seguinte... vc tem prioridade ?... tira o parafuso dela tbm (vai ficar espirrando a toda hora) e a mangueira que pressuriza ela (pra que feche qdo tem pressão no coletor e não vaze)
ou então tira a pressuri e anda com ele só aspro ...
se precisar de algo posta ou me manda via mp
-
agora q eu num entendo mais nada…
ontem é noite, dando um rol?, me surgiu uma situação em que tive de dar fuga em uns caras de moto. bem, aí tive de realmente acelerar o golf... foram vêrias esticadas de 1? e 2?, cavalos de pau e os caralhos. bom... depois de toda a confusão, o hall só ficou no vermelho, e não sai mais, nem por decreto. o pir?metro acusa temperaturas de 480 a 500?c, na estrada, chega-se a 580?c, e o hall sempre no vermelho.
agora é tarde, peguei o carro, aumentei a pressão inicial, de 0,8bar p/ 1,2bar ( com vêcuo, em marcha lenta ), e o carro começou a engasgar absurdamente, porém o hall nem se mexia, seeeempre no vermelho, no primeiro led ( o hall nem se mexia na verdade ) e a temperatura do pir?metro em 400~420?c. fui aumentando a pressão inicial de combustável, e é medida que aumentava, o pir?metro ca?a ( chegou a 290?c com 2,0bar inicial de combustável ), e o carro foi cada vez mais piorando, engasgando ( os br br br br br pof tchuf br br br tchuf ) cada vez mais.
e mesmo pisando pré turbina encher, o caro engasgava e não limpava.
vinha 0,5bar de turbo, o hall ia pro verde ( cerca de 650mv ) mas o carro não limpava. detalhe que quando vinha pressão de turbo, a temperatura ca?a, de 480 pré 370?c.
achei tudo isso muito estranho. resolvi voltar a regulagem de antes ( 0,75bar de combustável inicial com vêcuo em marcha lenta ) e o carro ficou bom, porém, o hall sempre no vermelho, nem se mexe...
agora é que eu não entendo mais nada... alooooooco
-
pra mim teus bicos tao muito abertos e pode ser exatamente isso seu problema, eles nao vedam e nem tem leque correto
conforme aumentou a pressao na linha inicialmente, passou a gotejar o combustivel, e afogar, mas nao queimar corretamente….
-
pra mim teus bicos tao muito abertos e pode ser exatamente isso seu problema, eles nao vedam e nem tem leque corretoconforme aumentou a pressao na linha inicialmente, passou a gotejar o combustivel, e afogar, mas nao queimar corretamente….
[snapback]556777[/snapback]
pois é cara, é uma explicação que tem fundamento, porém não no meu caso: foram testados os bicos injetores, mínima, máxima e progressão. o erro do menor pro maior bico foi de 0,15% em todas as situações. e também foi testada estanqueidade.
ou seja, descarto essa hipotese…
-
domingo é noite baixei a pressão de turbo, e desde então tenho andado com o carro com pressão de turbo
em 0,4bar. primeiro, não fiz nada no hpi, o resultado foi o mesmo. depois, aumentei a pressão de combustável,
resultando em 3,0bar de comb. final, o carro começou a engasgar, porém limpava. mas o hall ficou na mesma: caindo
pro vermelho. mesmo com 0,2 de pressão de turbo fazia isso.
da? resolvi aumentar ainda mais a pressão final de combustável. o carro quando tem pressão de turbo nem anda, só engasga…
e o hall mesmo assim, cai pro vermelho.
ontem eu comprei um suporte de bico mono ( r$ 20,00 na crestana ) e diodos zener de 1w e 0,5w, que me custaram r$ 1,00.
como não sabia desse detalhe, peguei os dois. qual eu uso ?
como é mais fácil o diodo, peão a ajuda de vc?s: como é que eu coloco o diodo ( inclusive sua polaridade ) nos fios do maf ?
valew?s
ps: se não der com o diodo, claro q vou colocar um bico mono ali. e só depois de resolver isso, vou aumentar a pressão de
turbo aos poucos.
-
nao é a potencia em w q interessa, seria a voltagem do zener….acho q nao pode ser maior q 4,8v q ai ele limita qnd vier pressao acima do maximo de leitura dele......
pode ser um comeco, apesar q vc deveria estar com esse maf antes da turbina
-
apesar q vc deveria estar com esse maf antes da turbina
[snapback]558054[/snapback]
já está, sempre esteve… e bem antes da turbina... juntinho do filtro de ar...