Sonda caindo a 0 volts
-
outra coisa q deixa qq pessoa de cabelos brancos é qdo tem vazamento no escapamento antes da sonda. em lenta pode até conseguir uma leitura bonita no halmeter, mas qdo vem pressão mesmo…acaba entrando ar pelo vazamento e alterando a proporção de oxig?nio sob a sonda, e nisso a leitura se torna err?nea, como se tivesse dando falta mesmo vc sentindo o motor não ganhando f?lego.
[snapback]555750[/snapback]
bastante interessante seu comentário carol.
porém, no meu caso, não percebi nenhum barulho anormal.
mesmo assim, vou entrar debaixo do carro numa valeta, e com uma latinha de wd-40 ( ou qualquer outro ) na mão.
pergunta: será q ferra a sonda ?
valew?s carol
-
uma coisa q nao percebi ninguem dizer, nao sera q a sonda apos a turbine esteja suja de oleo, e com isso comprometendo a leitura? alem do acerto?
meu medo em onde por a sonda é esse, se poe antes esquenta demais e prejudica se poe depois da turbina suja de oleo e pode dar zica tmb
[snapback]555933[/snapback]
descarto essa hipotese, pq minha turbina tá zero… além do fato de que eu mesmo inspecionei a turbina, e já tirei a sonda fora.
tá tudo ok...
-
eu cito 2 hipoteses.
quando a sonda esquenta demais ela zera.[snapback]555814[/snapback]
mesmo com o pir?metro ( após a turbina e antes da sonda ) marcando 680 ?c ?
-
me explica pq eu nao entendi.
na minha teoria ponto atrasado tb geraria menos temp. e nao mais como citou nosso amigo.
[snapback]556174[/snapback]
lembrei disso ja ter acontecido comigo, mas a diferença não foi tão grande assim, nem de ponto e nem de temperatura.
a lágica disso (na minha opnião) não é de q esquenta mais o escape pq vai um pouco de combustivel mal queimado pra la. preciso me lembrar como isso (esse ligeiro aumento de temp) acontece.
-
t?, mas alguém sabe pq a sonda cai deste jeito ?
não é repentino, é gradativo. e não está relacionado com a pressão em si do turbo ( tipo, aumenta 0,1bar cai 2 leds. ).
o que ocorre é que logo após a turbina encher os 0,9bar, o hall cai.
-
-
falta…
-
entrada de ar antes da sonda...
-
sonda com defeito...
-
-
minha teoria é a seguinte:
ponto atrasado rouba potencia, se a energia não foi aproveitada transformando-se em energia cin?tica ( movimentando o vira ) pra algum lugar vai…
-
estou falando de ponto de ignição mesmo.
eu usava 8,8 de taxa, intercooler e 1,7bar de pressão. a temperatura de escape tava passando fácil de 700 graus, usando cerca de 25 de ponto final (temperatura de admissão estava na casa de 34 graus)
tirei o atraso de ponto da caixinha hardware, veio cerca de 30~32 graus de ponto final e a temperatura de escape baixou para 600 graus. e alimentando a mesma coisa nas duas configurações, vinha cerca de 940mv de sonda.
mesmo não tendo grilado, achei 30 graus meio alto e dei uma recuada e novamente a temperatura de escape subiu, não lembro quanto, mas subiu.
[snapback]556117[/snapback]
não era pra ser o contrário ??
ponto atrasado, cerca de 25? -> temp. dos gases menor
ponto adiantado, cerca de 30~32? -> temp. dos gases maior
-
t?, mas alguém sabe pq a sonda cai deste jeito ?
não é repentino, é gradativo. e não está relacionado com a pressão em si do turbo ( tipo, aumenta 0,1bar cai 2 leds. ).
o que ocorre é que logo após a turbina encher os 0,9bar, o hall cai.
[snapback]556187[/snapback]
apesar dos seus bicos estarem abertos voce trabalha com uma pressao inicial que alimenta seu carro perfeitamente na fase aspro, quando a turbina sobra 0,1 bar já equivale a um aumento grande aumento, a injeção original nao consegue suprir essa falta e apenas essa pressao nao é suficiente para fazer seu dosador levantar a pressao de comb.
ai da a falta, e logo depois o dosador ja vem compensando na pressao, pod eolhar seu manometro de comb, a luz vermelha so apaga quando ele sobe.
no meu caso nao ocorre isso pq uso suplementar e ele entra com 0,1 bar.
se voce usasse uma injeção remapeada com map positivo e tabalhasse com pressao de comb 1:1 isso nao aconteceria.
-
ponto atrasado rouba potencia, se a energia não foi aproveitada transformando-se em energia cin?tica ( movimentando o vira ) pra algum lugar vai…
[snapback]556215[/snapback]
porem tem que considerar que quando ela explode dentro do cilindro ela esta comprimida, quando envonve pressao muda tudo.
pega uma chama de fogao, voce vai ter uma certa temperatura, agora pega esse mesmo volume de gas e concentra numa saida pequena, vira um massarico com uma temp muito superior ao fogao, e voce esta utilizando o mesmo volume de gas, porem um queima sem pressao e o outro com pressao.
em cima da chama de um fogao voce vai conseguir passar a mao em cima, agora quero ver passar a mao na frente do massarico.
eu nao estou duvidando que a temperatura suba, so quero uma tese que tenha fundamento logico.
-
apesar dos seus bicos estarem abertos voce trabalha com uma pressao inicial que alimenta seu carro perfeitamente na fase aspro, quando a turbina sobra 0,1 bar já equivale a um aumento grande aumento, a injeção original nao consegue suprir essa falta e apenas essa pressao nao é suficiente para fazer seu dosador levantar a pressao de comb.
ai da a falta, e logo depois o dosador ja vem compensando na pressao, pod eolhar seu manometro de comb, a luz vermelha so apaga quando ele sobe.
no meu caso nao ocorre isso pq uso suplementar e ele entra com 0,1 bar.
se voce usasse uma injeção remapeada com map positivo e tabalhasse com pressao de comb 1:1 isso nao aconteceria.
[snapback]556234[/snapback]
pois é zaza… o que eu não me conformo, é o seguinte: o hall só começa a cair, logo após chegar nos 0,9bar.
enquanto isso, o hall sobe de cerca de 820mv até 960mv. experimentei uar 6,0bar de combustável, e o hall acusou 1.100mv, mas logo depois de chegar nos 0,9bar, caiu.
o que eu acho estranho é primeiro o hall acusar mistura rica, e depois mistura pobre.
logo quando começa a subir pressão, o pir?metro cai de temperatura, depois que o hall acusa mistura pobre, o pir?metro sobe...
isso que eu acho muito esquisito
se fosse só falta, nem acusaria mistura boa / rica. sei lá viu...
-
[snapback]556215[/snapback]
chegou na questão que eu ia postar… energia jogada fora, no caso é combustável indo pro escape e queimando l
-
não era pra ser o contrário ??
ponto atrasado, cerca de 25? -> temp. dos gases menor
ponto adiantado, cerca de 30~32? -> temp. dos gases maior
[snapback]556230[/snapback]
supondo o seguinte, o motor tem seu melhor rendimento com confiabilidade com 30 graus de ponto final.
a? colocamos 35 de ponto final, o motor rende mais, não chega a grilar, porém a temperatura dos gases aumenta mais por que a c?mara de combustão está muito quente, a cabeça do pistão esquenta muito o que faz esquentar os gases expelidos. provavelmente o motor terá canaletas quebradas.
a? no mesmo motor coloca-se 25 de ponto final, o motor rende quase a mesma coisa, perde, digamos, 10% de potência (situação hipot?tica, ok?), essa energia jogada fora vai pro escape em forma de combustável, se incendeia no escape e gera calor. esse calor formado no escape não vem da c?mara de combustão quente, mas sim do combustável queimando no próprio escape.
essa é minha teoria.
-
essa pressao final de combustivel em 6, nao esta sendo muito superior ao q os bicos conseguem trabalhar redondo? nao tem uma pressao maxima em cima dos bicos pro trabalho perto do correto? apos isso nao comeca a deteriorar o leque de pulverizacao e outras coisas?
-
ponto atrasado mostra mistura pobre tb… e esquenta mais o espe tb...
[snapback]556310[/snapback]
já cheguei a pensar que é o maf dando fundo de escala… mas confesso que estou meio perdido.
já cheguei a andar com o maf desplugado, e o efeito é idêntico, com e sem maf.
isso diz alguma coisa ??
-
olha, tem carro que vc tira ponto e ganha potência (já comentei isso uma vez), se vc pesquisar vai ver que existe um valor máximo de ponto (que depende de cada motor)… tava conversando isso com um colega que trabalhou nesse campo em fabrica...existem motores que vc avan?a mais o ponto e ele até perde potência antes de grilar, tem motores que grila qdo vc avan?a demais...mas é tudo muito sutil, coisa de 2 ou 3? de avanço.
na fabrica o acerto de ponto é feito apenas por temperatura de escape, o fabricante do motor estipula um valor limite de escape e quem acerta respeita isso tbm respeitando uma correlação de consumo e emissão (mesmo que não esteja em lei não é inteligente ganhar digamos 5% de potência mas a custo de consumo 20% maior, ou emissão estratosf?rica)... usando um sistema de knock sensor consegue-se saber se está no limiar de ponto ou não... geralmente os sistemas mais antigos ficam uns 2 ou 3? antes, e os mais modernos entre 1 e 2? depois (ou seja pra aquela relação de ar-combustável original está no limite...mas como gente sabe que mais combustável diminui a tend?ncia a detonação a coisa muda de figura qdo se briga por uns cvzinhos a mais).
pazzotto, como te disse a um tempão num tópico, o que vc tem de bico não alimenta em teoria nem 0,5bar... então faz o contrário, em vez de aumentar o combustável, diminua a pressão...se alimentar com 0,4bar (tira a valvula) é sinal de que tá pobre mesmo... e até acho que esteja...
-
não deu tempo de editar…
o valor de ponto muda com o combustável, então se vc tem uma central pra carro aspro e com taxa adequada ao combustável original (leia gasolina) ao mudar pra alcool e ainda usar superalimentação (turbo) esse valor de ponto já não é vêlido...
-
pazzotto, como te disse a um tempão num tópico, o que vc tem de bico não alimenta em teoria nem 0,5bar… então faz o contrário, em vez de aumentar o combustável, diminua a pressão...se alimentar com 0,4bar (tira a valvula) é sinal de que tá pobre mesmo... e até acho que esteja...
[snapback]556389[/snapback]
junior, vc sabe que te conheão virtualmente e te respeito h? tempos.
agradeão a sua ajuda e o seu comentário.
só tenho um problema: como eu consigo diminuir a pressão de turbo ??
desculpe pela pergunta idiota, mas eu não vejo como diminuir a pressão do turbo.
ah, detalhe: a minha waste gate é externa.
se eu afrouxo o parafuso, creio que eu estarei apenas variando a limitação da membrana, mas creio que o parafuso já esteja solto o suficiente.
se eu bloquear a tomada de ar, estarei é elevando a pressão do turbo, pq assim a membrana não trabalha como deveria.
eu só vejo diminuir a pressão do turbo fazendo mais um furo na válvula para que mais ar entre. é isso ?
valew?s