Turbina por correia - compressores paxton.
-
pessoal, acho que alguns já devem conhecer os compressores paxton do tipo:
quem quiser saber mais:
seria uma turbina acionada por correia, ao inves de ser acionada pelos gases do escape.
estava pensando aqui com um amigo, como deve ser um esquema desses, e será que não rolava uma c?pia-gambiatron-adaptatiton?
uma turbina pressurizando chega a 150 - 250 mil rpm certo?
como seria esse esquema de transmissão pra transformar o giro do vira (que dificilmente passa de 7k) em 200 k?
*reparem que nesses compressores paxton, a polia fica fora de centro, dando a entender que não é ligada diretamente ao eixo da turbina, havendo uma espocie de transmissão para aumetar a rotação…
exemplificando; a utilização de uma polia de 20cm de diametro no vira e uma de 5cm direto no eixo da turbina (proporção de 4:1), faria a turbina girar a 28.000rpm (o que é uma rpm baixa pra gerar pressão) com o motor a 7.000 rpm certo?
a sa?da seria fazer uma outra transmissão com polias, a fim de multiplicar a proporção, mas como seria? e como cabe isso nesse espacinho dos paxton?
e aí?
-
simples…. ela usa uma caixa de reducao.....
onde a carga colocada na polia dela se transformaria em altas rpms devido a caixa de reducao....
ex. entra 1rpm e atravez de engrenagens de reducao seriam multiplicados a 15rpm....
assim vc teria uma caixa com reducao de 1:15.... ou 15:1...
vai das engrenagens que ela possui dentro da caixa....
acho que isso daria em uma pressao aumentando conforme o giro, e nao uma pressao estabilizada a partir de uma certa rpm....
-
certo, era isso mesmo que eu imaginava…
esses compressores devem ser roletados ou algo assim também, pq não to vendo entrada de oleo ali...
alguém saberia dizer, para fins de calculos, qual a rotação média que uma turbina está quando começa pressurizar e quando está pressurizando?
-
tem um user atomic daquele outro forum que ta desenvolvendo um compressor nos moldes do paxton.
aqui tem uns videos dele fazendo testes num chevas 1.4
uma pena, tinha mais videos dele so que perdi na ultima formatacao do hd.
abracos
wagner luis
-
depende como é a construcao interna ele nao precisa chegar na casa dos 200k giros pra ter a pressao
-
faz tempo q nao vejo noticias desse compressor dele….
como anda? é esse q esta em teste?
-
já tinha visto esse projeto do atomic, mas tinha esquecido…
realmente seria algo parecido que eu estava pensando...
ele está utilizando um rotor frio grande, pois segundo ele precisa girar menos para pressurizar (algo em torno de 90k rpm). parece que quanto mais próximo de 90? de angulação das pos, menos rpm pra gerar pressão também.
ele estava testando alguns rolamentos de esfera cer?mica, que suportam algo como 800?c e 100.000 rpm, mas não sei como ficou o definitivo, se está trabalhando em banho de oleo ou não...
o projeto ainda não está pronto para ser comercializado, mas está perto, segundo ele, parece que essa semana será definido o preão que ir? custar.
-
não existira a possibilidade de ligar a ponta de eixo dessa caixa de redução (do compressor da paxton) em um motor eletrico ?
-
não existira a possibilidade de ligar a ponta de eixo dessa caixa de redução (do compressor da paxton) em um motor eletrico ?
[snapback]562545[/snapback]
boa pergunta
vi uma vez uma foto de uma caixa fria ligada direto a um motor eletrico… pequeno ate.... mas nao sei se funciona.. pois vc precisa de potencia pra comprimir ne...
-
poderia sim… mas em motores eletricos a rota?ao é inversamente proporcional a potencia, isto é quanto maior a rota?ao que nesse caso é necessaria menor é a potencia que nesse caso tambem é necessaria... resumindo um motor eletrico de alta rota?ao para gira-la teria que ser maior para ter potencia suficiente ... e por ai vai
-
pessoal, acho que alguns já devem conhecer os compressores paxton do tipo:
quem quiser saber mais:
seria uma turbina acionada por correia, ao inves de ser acionada pelos gases do escape.
estava pensando aqui com um amigo, como deve ser um esquema desses, e será que não rolava uma c?pia-gambiatron-adaptatiton?
uma turbina pressurizando chega a 150 - 250 mil rpm certo?
como seria esse esquema de transmissão pra transformar o giro do vira (que dificilmente passa de 7k) em 200 k?
*reparem que nesses compressores paxton, a polia fica fora de centro, dando a entender que não é ligada diretamente ao eixo da turbina, havendo uma espocie de transmissão para aumetar a rotação…
exemplificando; a utilização de uma polia de 20cm de diametro no vira e uma de 5cm direto no eixo da turbina (proporção de 4:1), faria a turbina girar a 28.000rpm (o que é uma rpm baixa pra gerar pressão) com o motor a 7.000 rpm certo?
a sa?da seria fazer uma outra transmissão com polias, a fim de multiplicar a proporção, mas como seria? e como cabe isso nesse espacinho dos paxton?
e aí?
[snapback]562111[/snapback]
cara, é mto, mas mto dificil um conjunto de engrenagens chegar a virar 200k rpm. é mta coisa, o atrito é absurdo, a dissipa?ao de calor gigante… eu nunca vi engrenagem que trabalha constantemente nesse regime.
as turbinas automotivas só vao até esse giro por que as peças sao pequenas e o sistema rotante é apenas um eixo c/ um rotor em cada ponta, que flutua em cima de um filme de oleo.
os compressores paxton tem sim uma caixa de redução, claro, mas a maior parte nao passa de 20 mil rpm no rotor...
o passo do rotor do compressor é mto maior do que o de uma turbina aciona pelos gases de escape. gera a mesma pressão, empurra a mesma quantidade de ar, mas gira bem mais devagar.
abraço..
martin
-
poderia sim… mas em motores eletricos a rota?ao é inversamente proporcional a potencia, isto é quanto maior a rota?ao que nesse caso é necessaria menor é a potencia que nesse caso tambem é necessaria... resumindo um motor eletrico de alta rota?ao para gira-la teria que ser maior para ter potencia suficiente ... e por ai vai
[snapback]562548[/snapback]
pra isso que existe a caixa de redução …...
talvez a redução dessa paxton não seja o suficiente, mas se tiver uma redução ainda maior daria para aproveitar o motor eletrico em sua efici?ncia máxima.
-
eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…
quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.
tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas
-
eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…
quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.
tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas
[snapback]562578[/snapback]
eu também acho possível porém a construção da turbina (carca?a, angulo de pos, etc, etc) devem ser diferentes e contru?das para essa aplicação.
-