Turbina por correia - compressores paxton.
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não existira a possibilidade de ligar a ponta de eixo dessa caixa de redução (do compressor da paxton) em um motor eletrico ?
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não existira a possibilidade de ligar a ponta de eixo dessa caixa de redução (do compressor da paxton) em um motor eletrico ?
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boa pergunta
vi uma vez uma foto de uma caixa fria ligada direto a um motor eletrico… pequeno ate.... mas nao sei se funciona.. pois vc precisa de potencia pra comprimir ne...
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poderia sim… mas em motores eletricos a rota?ao é inversamente proporcional a potencia, isto é quanto maior a rota?ao que nesse caso é necessaria menor é a potencia que nesse caso tambem é necessaria... resumindo um motor eletrico de alta rota?ao para gira-la teria que ser maior para ter potencia suficiente ... e por ai vai
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pessoal, acho que alguns já devem conhecer os compressores paxton do tipo:
quem quiser saber mais:
seria uma turbina acionada por correia, ao inves de ser acionada pelos gases do escape.
estava pensando aqui com um amigo, como deve ser um esquema desses, e será que não rolava uma c?pia-gambiatron-adaptatiton?
uma turbina pressurizando chega a 150 - 250 mil rpm certo?
como seria esse esquema de transmissão pra transformar o giro do vira (que dificilmente passa de 7k) em 200 k?
*reparem que nesses compressores paxton, a polia fica fora de centro, dando a entender que não é ligada diretamente ao eixo da turbina, havendo uma espocie de transmissão para aumetar a rotação…
exemplificando; a utilização de uma polia de 20cm de diametro no vira e uma de 5cm direto no eixo da turbina (proporção de 4:1), faria a turbina girar a 28.000rpm (o que é uma rpm baixa pra gerar pressão) com o motor a 7.000 rpm certo?
a sa?da seria fazer uma outra transmissão com polias, a fim de multiplicar a proporção, mas como seria? e como cabe isso nesse espacinho dos paxton?
e aí?
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cara, é mto, mas mto dificil um conjunto de engrenagens chegar a virar 200k rpm. é mta coisa, o atrito é absurdo, a dissipa?ao de calor gigante… eu nunca vi engrenagem que trabalha constantemente nesse regime.
as turbinas automotivas só vao até esse giro por que as peças sao pequenas e o sistema rotante é apenas um eixo c/ um rotor em cada ponta, que flutua em cima de um filme de oleo.
os compressores paxton tem sim uma caixa de redução, claro, mas a maior parte nao passa de 20 mil rpm no rotor...
o passo do rotor do compressor é mto maior do que o de uma turbina aciona pelos gases de escape. gera a mesma pressão, empurra a mesma quantidade de ar, mas gira bem mais devagar.
abraço..
martin
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poderia sim… mas em motores eletricos a rota?ao é inversamente proporcional a potencia, isto é quanto maior a rota?ao que nesse caso é necessaria menor é a potencia que nesse caso tambem é necessaria... resumindo um motor eletrico de alta rota?ao para gira-la teria que ser maior para ter potencia suficiente ... e por ai vai
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pra isso que existe a caixa de redução …...
talvez a redução dessa paxton não seja o suficiente, mas se tiver uma redução ainda maior daria para aproveitar o motor eletrico em sua efici?ncia máxima.
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eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…
quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.
tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas
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eu já vê um esquema tocado por motores eletricos, se não me engano era num carro japoneis…
quanto a rotação o negócio é mais baixo mesmo, não atinge 200k não. esse esquema do atomic parece que fica em torno dos 90 k.
tava olhando no site da skf (rolamentos) e eles possuem uma linha de rolamentos com esferas cer?micas para altos giros e temperaturas
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eu também acho possível porém a construção da turbina (carca?a, angulo de pos, etc, etc) devem ser diferentes e contru?das para essa aplicação.
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se tamanho de caracol é problema, a solução pode ser uma de um scania 143h… gigante a turbina hem...
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na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.
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que matéria?
só falam que é bom e que parece motor eletrico, etc.
o resto só falam bem do herrera e falam do audi velho.
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na autopower deste mês tem uma matéria porquinha sobre um compressor deste tipo, que segundo eles é fodastico. ainda não lá a matéria completa, mas se tiver algo de interessante eu posto.
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alguém sabe o custo de um bagulho desses??
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pessoal…
fazer algo girar perto de (ou mais) de 100mil rpm é um absurdo não é um rolamento especial de prateleira que vai servir... sem contar uma redução que suporte este regime.... um correria normal se despeda?a muito antes disto este projeto, para mim, esta fadado a morrer, pois já comeca errado: querer usar um componente de altissimo giro ligado por correia e polias....
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compressor por correia melhor do mundo pra mim é esse aqui.prochargerabs
onde eu encontro um desses compressores por aqui?