Hallmeters - medidores de mistura
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fala galera,
qdo eu comprei meu chevette ele não tinha hallmeter e talz, então eu fiz todo o esquema, soldei uma porca no escape uns 10~15 cm depois da turbina, passei toda a afiação e comprei um hallmeter simples, da beast racing série digital
funcionava perfeitamente até q um dia começou a ler tudo errado, ficou doidão o hallmeter, nesse brincadeira eu achando q era a sonda, troquei etc etc etc, e não era…
tá afim de comprar um hallmeter bom, algo descente com boa visualização, pq realmente pra mim faz falta espetar o po no fundo do acelerador e qdo estou em giro bem alto com pressão alta q estou usando saber se a mistura tá caindo
isso é crucial pra mim pra ter uma noção se está faltando acerto pro carro, embora boa parte vc sinta no po mesmo, no ouvido, no desempenho do carro principalmente em altas rotações e em marchas altas tb q deixam o motor mais solto fazendo inclusive a turbina soprar bem mais forte
não tem nada haver com o assunto mas atualmente meu carro tem dado as seguintes pressões de turbo por marcha
1a - 1,7 bar
2a e 3a - 2,0 bar
4a - 2,2 bar
5a - 2,5 bar
? normal isso tb né?
enfim, oq eu to procurando ?, qual marca de medidor de mistura é boa? qual vcs recomendam??? não to pensando atualmente em investir num wideband, mas futuramente quem sabe
[]s
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e aí dudu, beleza é vamos lá…
tá afim de comprar um hallmeter bom, algo descente com boa visualização, pq realmente pra mim faz falta espetar o po no fundo do acelerador e qdo estou em giro bem alto com pressão alta q estou usando saber se a mistura tá caindo.
eu tenho um da odg, inclusive com pir?metro incluso. eu achei um excelente investimento, pois já tenho como monitorar mistura e temperatura. mas mesmo assim, sugiro um da odg.
não tem nada haver com o assunto mas atualmente meu carro tem dado as seguintes pressões de turbo por marcha
1a - 1,7 bar
2a e 3a - 2,0 bar
4a - 2,2 bar
5a - 2,5 bar
no meu carro acontecia isso tb. eu resolvi da seguinte maneira: na pressurização, o cotovelo da tomada de ar da v. al?vio tava solto, com a rosca espanada. soldei.
no cotovelo da válvula de al?vio, o cotovelo tb tava espanado. troquei e coloquei um veda-rosca. resolvido a pressão se manteve firme em todas as marchas, inclusive até o corte de 5? ( antes a minha pressão de turbo subia de 0,8 pré 1,4bar em 4? e5? ).
intá
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odg eu conheão bem, o problema q eu vi era q só encontrei pra venda via mercadolivre, aqui no rio o revendedor caga pros clientes e tavam pedindo preços absurdos , eu ia inclusive comprar o limitador de giro e desisti por causa disso
o da fueltech é esse aqui né?
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sobre a pressão de turbo, antigamente qdo o carro andava com menos pressão 1.2 bar, todas as marchas enchiam igualmente
[]s
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oq vcs acham do hallmeter da orlan rober???
medidor de mezcla
e desse tal afm-30 não sei nem a marca
esses 2 eu consigo em preços bem em conta, vindo direto da argentina
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tenho um da odg de 3 escalas e ele é otimo. comprei na www.autoshock.com.br da 3? escala a precisão é de 15mv.
agora me explique quando vc nao esta em wot e a mistura fica variando entre pobre e rico é pq? quando esta em wot ela fica lá em rico, mas sem apertar tudo fica variando.
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o meu atual hallmeter virou uma arvore de natal, todos os leds piscam ao mesmo tempo não importa oq aconte?a
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odg eu conheão bem, o problema q eu vi era q só encontrei pra venda via mercadolivre, aqui no rio o revendedor caga pros clientes e tavam pedindo preços absurdos , eu ia inclusive comprar o limitador de giro e desisti por causa disso[snapback]563777[/snapback]
se te interessar, eu tenho um contato que tem preços bem em conta.
qualquer coisa, mp…
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agora me explique quando vc nao esta em wot e a mistura fica variando entre pobre e rico é pq? quando esta em wot ela fica lá em rico, mas sem apertar tudo fica variando.
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quando não está em wot, a ecu está trabalhando em malha fechada ( closed loop ), onde h? correções de ti e ponto por todos os sensores ( incluso a sonda lambda ).
porisso a leitura no hall fica variando sempre.
quando em wot, a ecu trabalha em malha aberta ( open loop ) e não usa alguns sensores como par?metro de ti e ponto. por isso que o hall trava num valor só… geralmente, rico. ( antes de encher a turbina, num injetado claro ).
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quando não está em wot, a ecu está trabalhando em malha fechada ( closed loop ), onde h? correções de ti e ponto por todos os sensores ( incluso a sonda lambda ).
porisso a leitura no hall fica variando sempre.
quando em wot, a ecu trabalha em malha aberta ( open loop ) e não usa alguns sensores como par?metro de ti e ponto. por isso que o hall trava num valor só… geralmente, rico. ( antes de encher a turbina, num injetado claro ).
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vlw
entao esse da odg é show d+. de dia da pra enxergar de boa mas tem qeu prestar atenção, o legal sao as escalas que dependendo do que vc quer pode mudar resolução.
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vlw
entao esse da odg é show d+. de dia da pra enxergar de boa mas tem qeu prestar atenção, o legal sao as escalas que dependendo do que vc quer pode mudar resolução.
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procede
sem falar no alarme do pir?metro, programóvel… aquela luzinha azurr...
eu tou usando agora o hall na escala h-2.
a proposito, vc sabe os valores de cada led, nas 3 escalas ?
eu postei aqui h? algum tempo atrás uma folha de fax escaneada, que recebi da fábrica da odg em minas gerais...
se quiser, dá uma procurada pelo meu nick que vc acha esse tópico... valew?s
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quando não está em wot, a ecu está trabalhando em malha fechada ( closed loop ), onde h? correções de ti e ponto por todos os sensores ( incluso a sonda lambda ).
porisso a leitura no hall fica variando sempre.
quando em wot, a ecu trabalha em malha aberta ( open loop ) e não usa alguns sensores como par?metro de ti e ponto. por isso que o hall trava num valor só… geralmente, rico. ( antes de encher a turbina, num injetado claro ).
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closed loop significa que a central está procurando manter o motor em lambda=1 (valor de sonda narrow entre 150 e 750mv) para menor emissão de poluentes (? só pra isso que serve a sonda narrow, poluentes, consumo é um efeito secund?rio e alias, bem menor).
dessa forma ela corrige apenas e tão somente combustável, ponto continua exatamente o que está mapeado na central
em wot (ou plena potência) a central faz um enriquecimento extra (atravṍs de um mapa secund?rio ou usando outro mapa de combustável) e deixa de usar a sonda como correção. (cabe aqui que algumas centrais aparentemente usam a sonda em plena carga, mas pela literatura não deveriam usar).
outra coisa é que a sonda durante o seu funcionamento normal faz um pequeno mapa de correção por rpm nos pontos onde a correção é sempre feita da mesma forma, isto se chama blm (tem outros nomes dependendo do fabricante) e esta correção se aplica em algumas situações, mas não é levada em conta em plena carga em algumas centrais (em outras até ?, dependendo da estratégia de funcionamento)
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o da digipulse eh mt bom. ja usei, eh melhor q os da cronomac, q tb usei, e o da hiboost.
os dois ultimos q citei são bons, mas tem um certo lag de resposta, e o formato redondo atrapalha um pouco na leitura…
agora o da digipulse eh bem parecido externamente com o da fuelltec q tem foto ali, e a resposta dele eh mt rápida.
quanto a pressão de turbo acho q a sua wg num guenta pressão alte e pede arrego... mas do que vc ta reclamando??? senta a bota e sente a pressão subir, e faz o chevas grita poh hahahaha
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sushi, é isso q tenho feito, falei com o preparador, ele falou pra repensar talvez numa alivio de melhor qualidade, mas q por enqto não era tão problem?tico isso, só pra ficar ligado na pressão de marchas altas pra não extrapolar muito, senão fodeu, eu devo mandar fazer novo coletor pro carro, de cano, pulsativo, pra ganhar nova turbina etc, então não vou me preocupar com isso agora
ahhh, lembrando a questão lá de correção, não tenho isso, meu carro é carburado…. por enqto
[]s
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procede
sem falar no alarme do pir?metro, programóvel… aquela luzinha azurr...
eu tou usando agora o hall na escala h-2.
a proposito, vc sabe os valores de cada led, nas 3 escalas ?
eu postei aqui h? algum tempo atrás uma folha de fax escaneada, que recebi da fábrica da odg em minas gerais...
se quiser, dá uma procurada pelo meu nick que vc acha esse tópico... valew?s
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tenho on manual que veio com o hallmeter que deixo sempre no porta luvas do carro, vc tb pode baixa-lo aki: http://www.odginstruments.com.br/pdfs/man_hall_race.pdf
tem os valores de cada led em cada escala