Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Preciso dimensionar o turbo do meu carro

Preciso dimensionar o turbo do meu carro

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
35 Posts 17 Posters 4.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    Raptor2k5
    escreveu em última edição por

acho que nao vale a pena pegar uma turba tao pequena, pegue uma que encha um pouco dps, mas que tenha boa eficiencia em alta e médias rotações…

1 Resposta Última resposta
      * Caroline Stella *

agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm?

[snapback]564386[/snapback]

o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

• D Offline
        D Offline
        DuKa

o problema do fusca é a distancia dos dutos do cabecote ate a turbina… vc perde muito calor nesse espaco...

recomendo tubos de inox de no minimo 3mm de parede e muita termotape...

ja de turbina, eu iria de k24 com caixa quente a testar...

o fusca de pista da dnt usa uma hx40 se nao me engano....

• F Offline
          F Offline
          FabioRR

opa … tudo bem ?

vamos por partes:

1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

[]?s

fabio

• F Offline
            F Offline
            Fusca95

opa … tudo bem ?

vamos por partes:

1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

[]?s

fabio

[snapback]564427[/snapback]

1 - fabio, pode ficar tranquilo sobre a cilindrada do motor, estamos bastante acostumados a executar essa configuração aqui. mesmo que ele naum pegue a 1800, que venha a 2300~2500, ainda estará de bom tamanho.

2 - sempre utilizo viras da scat ou cb, nesse caso cb 4340. sempre com bielas gringas tb.

3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.

4 - pontas de eixo, reforão nas suspensão, travas e outros afins saum defaut.

vou procurar saber mais sobre hx40

• F Offline
              F Offline
              Fusca95

ontem pesquisei no site da garret e percebi que a gt30r ou gt 28rs encaixariam perfeitamente no que quero, mas…. existem variações de trim nela que naum consigo compreender. preciso de ajuda dos universitarios..hhehehe.

• F Offline
                F Offline
                Fiasa Power

1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

abraão .

• F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power

se bem que nesse caso , as vibrações serão um problema mais prejudicial do que o calor em só . balanceamento e acerto perfeito são as palavras-chave .

de resto , eu não entendo bulhufas de turbinas .

abraão .

• F Offline
                    F Offline
                    fusca84

3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.[snapback]564440[/snapback]

eu virava 7200 rpm com tcs-20 andando com 0.6 bar de pressao

com 1,3 bar virava os mesmo 7200 rpm.

[]s

• F Offline
                      F Offline
                      Fusca95

1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

abraão .

[snapback]564483[/snapback]

fiasa power, qdo vc diz que 300cv modesto tah me tirando ou elogiando..hahahhahhah. porque muita gente monta motores e consegue valores ultra-maiores e eu acho que esse valor eh bem condizente, pois um 2.3 rendendo aspirado 60cv/l + 1,2kg de pressão chega nesses 300cv. num acha?

e outra, se a pot. maxima vier em torno de 6000 rpm tb pode ser um outro fator de confiabilidade, o fato de ter que rodar uma ou outra vez a 6500 eh para arredondar o escalonamento…...hehehhe..

abraços

• F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power

eu to elogiando , mas achando um valor alt?ssimo para ser considerado modesto . quero dizer que hoje virou meio carne de vaca fala em 300 , 400 , 500 cv e por aí vai .

com esse comando e turbo empurrando a tendencia vai ser virar bem mais que isso , terá que ser limitado via ignição .

abraão .

• F Offline
                          F Offline
                          Fiasa Power

não será nenhum primor em termos de suavidade de funcionamento … da? a necessidade dos respectivos balanceamentos .

abraão .

• Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto

agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

[snapback]564386[/snapback]

o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

[snapback]564405[/snapback]

e tanto é isso q a própria central trata de abaixar a pressão de turbo é medida q a rpm sobe (depois de certo patamar de rpm)…

a idéia era fazer um carro turbo q parecesse um motor com cilindrada maior em baixa, do jeito q os ianques gostam...

da? pra isso o carro morre em alta e isso é bem nétido, ainda mais pq o sistema esquenta demais e o rendimento fica piorado...

• Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto

e eu não acredito q vc ache um turbocompressor pra conciliar pegada em 1800 rpm, rendimento decente em 6700 rpm, pressão em 1,2 bar e 300 cv em um motor grande com válvulas pequenas…nesse caso aí não tem mist?rio....ou vc tem pegada em rpm muito baixa e mata o carro de alta, ou vc tem uma turbina boa de alta, mas q com certeza não vai entrar em 1800 rpm...

e veja direito antes esse negócio de gt30 e gt28-rs ...a garrett tem 3 turbocompressores com a identificação gt2871-xx que possuem part numbers e configuração de rotor (eixo pras 3 é igual), caixa fria e quente diferentes

de gt28 tem (retirado do catélogo 2005):

gt2854r 471171-9

gt2860rs 739548-1

gt2860r 707160-5

gt2860r 707160-7

gt2871r 472560-15

gt2871r 743347-1

gt2871r 743347-2

gt2876r 705330-1

gt2876r 705330-2

de gt30:

gt3071r 700382-3

gt3071r 700382-20

gt3076r 700382-12

dependendo de qual vc tinha visto, ou vai ficar grande demais, ou pequena demais pra se aplicar ao seu motor...

essa gt2871 eu achei fera: eixo 53,8mm, rotor variando de 49,2mm; 51,2mm; 53,1mm, fora as variações de caixa quente e fria (tem as de série e algumas opcionais)...

• F Offline
                                F Offline
                                Fusca95

tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?

• F Offline
                                  F Offline
                                  Fiasa Power

nesse caso eu priorizaria o desempenho em alta , já que são 2300 cm3 de aspiração natural … já é um monstrinho por natureza .

abraços .

• Q Offline
                                    Q Offline
                                    quarteto

tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?

[snapback]564593[/snapback]

a? esque?a turbina vindo em 1800 rpm ou 2500 rpm, ainda mais com o tamanho dos tubos de um coletor de escape pra turbo em fusca…perde-se muita energia ali (dá pra contornar esse problema)...ali?s, esse turbo vai entrar é bem tarde, de repente vai até ficar ruim pro q vc quer, já q seu cabeçote não vai ter fluxo excepcional (a? tendo como par?metro um 16v retrabalhado e refrigerado a água, aonde nego usa eixo desse tamanho :todoido: ) e girando até mais q seu motor...

eu tá achando eixo 62mm exagerado, ainda mais se for em turbina que não seja roletada...

se eu falei besteira aí me corrijam...

• F Offline
                                      F Offline
                                      Fusca95

mas as k-27 naum saum roletadasó alguem sabe as especificações dessa mo?a?

• R Offline
                                        R Offline
                                        rocmtfk

pra que diabos pressulizar praticamente em lenta (ta ta exagerei… :todoido: ) se o motor já começa sendo um bicho papoo? :d eu sei que cada um tem uma visão e respeito, logico.. mas creio que a fase aspro da conta do recado.

• Q Offline
                                          Q Offline
                                          quarteto

nenhuma kkk é roletada…

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0