Mini-motor a combust
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seguindo essa ideia o alcool injetado por um suplementar na pressurizacao ajuda a resfriar o ar e misturar bem o alcool….
[snapback]564639[/snapback]
pra vc ver como não precisa reinventar a roda, e os segredos são muito mais simples do que se prega por aí…
[snapback]564686[/snapback]
descobriram ?
verdade ?
qualeh a proxima invencao deles, intercooler? icecooler?
[snapback]565475[/snapback]
…uma pequena quantidade de etanol é injetada diretamente na c?mara de combust?o, onde o álcool se vaporiza rapidamente
nao tem absolutamente nada haver com usar alcool como combustive mto menos jogar na pressurização…
o mit não brinca em servião hehehehe
abraço
martin
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seguindo essa ideia o alcool injetado por um suplementar na pressurizacao ajuda a resfriar o ar e misturar bem o alcool….
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pra vc ver como não precisa reinventar a roda, e os segredos são muito mais simples do que se prega por aí…
[snapback]564686[/snapback]
descobriram ?
verdade ?
qualeh a proxima invencao deles, intercooler? icecooler?
[snapback]565475[/snapback]
…uma pequena quantidade de etanol é injetada diretamente na c?mara de combust?o, onde o álcool se vaporiza rapidamente
nao tem absolutamente nada haver com usar alcool como combustive mto menos jogar na pressurização…
trata-se de inejtar alcool diretamente dentro da camara, tipo fsi da vw, e somente no momento necessario.
o mit não brinca em servião hehehehe
abraço
martin
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sistema semelhante ja era usado nos aviões da 2? guerra, injetando água.
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mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais port?ncia.
durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:
oh + h = h2o
h2o + o = h2o2
h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio
essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.
agora com a injeção de água ocorre a reação:
co + oh = co2 + h
h + oh = h20
h2o + o = h2o2
h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio
nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.
e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2
ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.
? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:
fonte glassman - combustion third edition
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em potência máxima pode ocorrer pré-ignição se houver algum ponto quente dentro da c?mara de combust?o. a não ser que vc encharque de álcool até apagar, não vai adiantar em nada. se for detonação, também não adianta, pois o etanol, metanol, todos os combust?veis tem um limite, e francamente, a maioria já sabe qual ?. mesmo sem nunca ter pisado no mit….
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nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.
só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.
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injeção de água na camara de motores de alto rendimento é algo que existe desde a segunda guerra . e grande parte do rendimento térmico maior do motor a alcool é de responsabilidade da porcentagem de água existente nele que resfria e ocupa lugar na camara com seus vapores .
abraços .
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injeção de água era só pra evitar a detonação em motor de aviação de alto rendimento . não tinha nenhum fim de potencia , apenas um meio para alcan??-la .
por outro lado , os vapores também ocupam lá o seu espacinho e desde que uma temperatura suficientemente alta seja mantida … tudo tem seus limites .
abraços .
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mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais potência.
durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:
oh + h = h2o
h2o + o = h2o2
h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio
essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.
agora com a injeção de água ocorre a reação:
co + oh = co2 + h
h + oh = h20
h2o + o = h2o2
h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio
nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.
e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2
ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.
? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:
fonte glassman - combustion third edition
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- nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.
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motor de avião da 2a guerra normalmente tem 18 cilindros, desloca entre 15 e 30 litros de capacidade e vira só até 1800 rpm.
complicado comparar c/ motor automotivo…
[snapback]565745[/snapback]
a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.
ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.
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pensando por outro lado, a agua entrando liquida no cilindro e se evaporando no momento da compressão, ela poderia aumentar a taxa dinamica nao?
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a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.
ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.
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o problema era o seguinte…
qdo os avioes mergulhavam pra jogar bombas (de forma a fazer uma parabola e liberar a bomba no ponto mais baixo dela, dando assim uma força extra e maior precisão no alvo), na hora de subir o motor nao tinha força o bastante pra fazer a manobra rapidamente, e a aeronave virava presa facil de artilharia anti-aerea.
primeiro tentaram injetar oxigenio (o2) nas camaras de combustao, de forma a poder queimar mais combustivel e gerar mais potencia. otima ideia, na teoria - por que na pratica a temperatura ia pra casa do caralho e derretia os pistoes, valvulas e até bloco.
depois tentaram injetar agua com oxigenio ou só agua, pra baixar a temperatura de alguma forma. conseguiram exito parcial. inclusive, existe pra vender nos states kit s automotivos pra injetar agua na camara de combustao. como o streit disse, não é um meio pra aumentar a potencia, e sim pra mante-la alta.
a coisa só ficou legal quando descobriram que o ?xido nitroso (n2o), ao entrar na camara se decompunha em no e o (2 n2o ---> 2n2 + o2). o oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando. ai baixava a temperatura. é mais ou menos assim que funciona o nitro...
abraço
martin
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- nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.
só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.
realmente, nunca a água vai vai formar h2o2 em temperaturas abaixo de 5000k. e abaixo dessa temperatura ocorre o radical hoo se associando com h e gerando o h2o2 q volta para se associar ao co
estou falando de uma reação incompleta q ocorre na combustão q gera co, ele pode ser reduzido para co2 liberando mais energia.
só demonstrei de forma simplificada do assunto, só espero q esse artigo da naca de pra botar f? .
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oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando
este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.
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este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.
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sim, essa rea?ao consome energia e calor .. delta h positivo
e o objetivo é justamente esse - na medida em q o oxigenio possiblita queimar mais combustivel, o nitrogenio (indiretamente) baixa a temperatura da camara pra nao fazer rombos na cabeça dos pistoes