Motor civic aberto… b16a stdá bull shit
-
boas…
como algumas pessoas já sabem, ou por terem visitado a grt ou por comentários, eu encostei o chivico pra abrir motor e solucionar meu probleminha b?sico de super aquecimento...
bom... historinha.
eu comprei o vti em meados de 2002... mo? o carro todo neste meio tempo... e agora chegou a vez de considerar o motor (que, nos meus conceitos, deveriam vir antes da cor azul afrescalhada, rodas, lip e capo de carbono...)
na época eu passei o carro no dino, e veio 157cv (aprox) no motor... ?temo pra um carro de 10 anos de uso o qual eu não sabia a condição geral do motor...
a? começa a desgra?a.
aproximadamente 2 anos atrás eu sofri com um estouro de mangueira de arrefecimento, a qual passa ao redor do filtro de óleo, e que geralmente vai pro saco nos b16 da vida... e causa muita dor de cabeça pq saum um boga pra arrumar devido a localização.
a temperatura do carro, na ocasi?o, ultrapassou o limite do vermelho, porém o carro não apresentou nenhuma perda de rendimento.
resolvi o problema da mangueirinha e cerca de um ano depois, o carro rendeu 163cv no dina... ?temo, porém eu tava com triboil e podium no tanque, iridium, contra gasolina comum da primeira.
dae veio a desgra?a do acidente que deixou a estática do meu carro do jeito que vcs conhecem...
e o comeão dos problemas...
a mangueirinha estourou por outras duas vezes...
o carro ferveu por mais 2 vezes...
e eu abusei da resist?ncia do motor rodando todo dia, mesmo sabendo que um provóvel problema de junta estava iminente e que o carro me deixaria na mão.
medi carro no dino denovo cerca de 1 ano atrás... e pimba... tava lá o problema maior... 152cv no motor... mas convertido a alcool só no chip...
fui pra arrancada em arthur nogueira... o carro aqueceu um bocado na ida...
na volta ferveu pacas...
e o problema de sumir água do radiador que eu botava fã de que seria só a tampinha do radiador recondicionado vagabundo que eu comprei, resolveria...
comprei a bendita tampa original honda...
fiz tudo que podia fazer pra num ter que fikar sem carro no fim de ano...
num rolou... me extressei (quando eu num faão isso?)
era eu abrir o vtec e esticar uma marcha.. e puf.... tome o ponteiro subir perigosamente até o vermelho.. e despencar depois...
ou mesmo andando feito tioz?o, o motor super aquecia... e ?bvio, eu num tinha saco pra esperar o motor esfriar.. e tome água fria da torneira, cheia de cloro, cheia de nhaca pra dentro do bloco do motor...
o resultado vcs podem ver pelas fotos...
enfim... encostei o carro semana retrasada... motor literalmente arrancado... e vamo ae...
eu pretendia instalar block guard, miolo forjado e o caralho a 4 pra poder instalar um kit turbo ano que vem...
como todo bom moão eu sonhei em abrir um motor std com tudo bonitinho de fábrica...
mas quebrei a cara pra variar...
bom... vamo aos explicativos:
primeira foto do canto superior e inferior esquerdo.
o motor já foi aberto... apesar de manter as medidas originais das bronzinas e pistões... creio (?bvio) que as valvulas foram trocadas ( ao menos duas de admissão, conforme podemos ver no conjunto do primeiro pistão... elas saum flat enquanto todas as outras, c?ncavas...)
a partir disso descobri que (segundo meu mecânico) o carro tava com uns 15kg de torque em cada parafuso, por mais exagerado que este torque todo fosse... coisa absurda, e meus arp taum até com estrias... chegaram na iminúnica de estourar, mas graças a deus, naum o fizeram no bloco...
dae vem as sacanagenszinhas:
se vcs repararem na tampa do cabeçote, h? um risco dourado logo ao lado do duto de óleo do comando...
a coisa toda tava taum apertada, que o comando literalmente, comeu parte do local onde o comando foi assentado...
nada que comprometa o funcionamento... mas pra quem tava esperando um motor original... bom... não preciso dizer que fikei no mínimo, frustrado.
a oil pan (carter) tem mais água do que qq outra coisa...
de alguma maneira fantástica a água pulava pro óleo, e com isso, fez meu carro fikar com mais de 7 litros de l?quido de arrefecimento e ainda não sei como diabos o motor naum travou por conta disso.... (? o balde que tem ali no meio)
se olhar bem a oil pan, toda akela gosma branca ali... é pura água com resquêcios de óleo... fikou uma pasta absurda...
o meu pescador de óleo tá amassado, devido as ruas maravilhosas da cidade...
as juntas de onde foi mechido (cabeçote, etc) tavam tudo com cola de vedação... servicinho porco...
o alternador foi trocado...
as juntas e bronzinas saum originais honda, medida std...
os pistões tbm saum std... bielas... tudo... pr3 com pistões p30.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
segunda foto…
close do defletor de óleo do vira...
detalhe dos pistões...
detalhe do motor no ch?o, e reparem como era o escorrer do óleo.. só no primeiro e segundo pistões.... <_<
o escapamento tava com a junta zuada, devido a faixa preta de carbonização no quarto e terceiro pistão.
e o que tá ferrando todo o meu projeto:
as camisas...
bom... com o super aquecimento, e o uso cont?nuo de água fria... os cantos externos das camisas literalmente serrilharam...
creio que com a dilatação e o choque termico que as mesmas recebiam, acarretou todo este monte de mierda que vcs podem ver se forçarem no zoom...
bom... é isso...
num dá pra montar nem aspro, nem turbo.... nada...
qq coisa um pouco mais forte al? vai fazer a camiza do primeiro e quarto pistão cuspir material pra dentro do duto de água...
entaum é isso...
vou ver como que seria feito um eskema de closed deck...
ainda naum estudei nada sobre isso... =/ mas vou ver se ao menos, até final do mês que vem, meu carro volta pras ruas...
o cabeçote ainda num foi pra retífica... e a contar pelas valvulas ali... bom... no mínimo um passe ele já deve ter ganho... =/
?.... acho que jah era meus bons planos de turbinar até dezembro do ano que vem...
seal
-
ah ?…
tem tbm um trampo que foi feito na base do telesc?pio da suspensão... que foi soldado e reforçado...
não tenho fotos da zica trincada... mas vou tirar fotos do trampo feito...
perdão por no in?cio do texto parecer meio confuso... criei este tópico em um fórum específico da marca do meu carro....
grt é uma empresa especializada em pintura, que tem contato com um bom mecânico... encostei lá pra arrumar a zica da suspensão que surgiu depois da batida e pra arrumar uma pancada que eu tinha na porta...
=/
juntou tudo, abri motor, e vamos ver o que dá pra fazer...
alguém entende de bloco com camisas flutuantes?
to pensando seriamente em troca-las...
-
na epoca q eu tinha o honda eu ia trazer camisas forjadas…....
se você tiver disposto a investir......talvez seja o momento
vai precisar de alguem que faça uma usinagem interna no seu bloco....
-
eu conheão o overrr, o nome dele é bruno nogueira… gente fin?ssima.
realmente o melhor negócio é falar com o pessoal da romaq.
não por conhecer o trampo dos caras... mas por ser a única empresa nacional conceituada no assunto.
o jogo de 4 camisas gringo sai por ae seus 600 dolares.... 600 + transporte + imposto? chuta ae f??????cil seus 4000 reais... 4 pra dizer que sou otimista...
mais instalação que tá pesquisando ainda e etc... bom... vão mais uns 2000 reais pra ser otimista tbm...
6 conto eu já acho um disparate num motor de um carro que vale 13...
?.... fikei sem sa?da... =/
...
saco...
vou continuar pesquisando... qq novidade posto aki tbm...
valeu galera.
-
não consegue achar um motor desse em desmanche?
-
po cara, vc tah achando caro torrar 6 mil no motor de um carro que vale 13 mil, mas vc esmerilhou ele e sempre que os problemas foram aparecendo vc resolvia com o jeitinho brasileiro … é obvio que um dia seu motor ia mesmo abrir o bico, e quando isso acontece as peças são caras mesmo (a nao ser q vc tenha um fiat fiasa, gm ohc ou vw ap)... vc tem eh que erguer os bra?os pro ceu e agradecer a deus de nao ter ferrado de vez o seu bloco
-
realmente você moeu o carro hahahaha agora vem a bica…..
-
? obvio que um dia seu motor ia mesmo abrir o bico, e quando isso acontece as peças são caras mesmo (a nao ser q vc tenha um fiat fiasa, gm ohc ou vw ap)… vc tem eh que erguer os bra?os pro ceu e agradecer a deus de nao ter ferrado de vez o seu bloco
[snapback]571613[/snapback]
s/ mais, falou e disse
tb tenho carro c/ motor caro e merece cuidado redobrado c/ óleo e sinais de problema (onde h? fuma?a, h? fogo )
seal, tome sim como sendo um puxão de orelha (mas não se chateie, ok?) como filho de dono de oficina eu te digo que foi muuuuita burrice andar com o carro dando problema (mesmo vc sabendo dos riscos) sorte que não deu nada mais sório.
ah sim, se quer uma sugestáo, procure uma passagem dessas de 800 dálar pra miami e faça a festa por lá com as peças… na alfandega seja honesto c/ o fiscal que sempre rola uma liberada (s/ propina mesmo ), diga que é pra montar carro pra andar em pista fechada e tal e não chute um valor muito baixo das coisas ... eu já trouxe peça grande e cara na mala assim (nota c/ valor rebaixado tb ajuda).
abraços e boa sorte
-
seal, agora é tentar consertar sem pressa e fazer direito…mas do jeito q vc tava andando, com óleo contaminado e o kct e ainda deu uns acelerões em artur nogueira o seu motor até q tá bom
-
po cara, vc tah achando caro torrar 6 mil no motor de um carro que vale 13 mil, mas vc esmerilhou ele e sempre que os problemas foram aparecendo vc resolvia com o jeitinho brasileiro … é obvio que um dia seu motor ia mesmo abrir o bico, e quando isso acontece as peças são caras mesmo (a nao ser q vc tenha um fiat fiasa, gm ohc ou vw ap)... vc tem eh que erguer os bra?os pro ceu e agradecer a deus de nao ter ferrado de vez o seu bloco
[snapback]571613[/snapback]
me recuso a te dizer o que já gastei em jeitinho brasileiro na concession?ria…
me recuso a ler um treco desses e fikar kieto... hehehe
eu esmerilhava pq carro é feito pra ser usado.
não arrumei nada nas coxa... comprava tudo sabendo do que precisava e desconfiei de peças que não tinham nada haver...
ou por falta de conhecimento, ou por falta de itens melhores, sempre instalei o que precisava e mantinha a manutenção em dia...
deu problema?
abusei indo pra arthur nogueira? sim...
mas se eu não soubesse de que o motor aguentaria, eu não iria...
e tinha plena consci?ncia de que na semana seguinte eu iria encostar o carro...
se ferrasse algo... eu jah teria por onde arrumar...
por falta de conhecimento técnico não sabia o que poderia acontecer com as camisas...
se é que aconteceu comigo.. eu chutei que eu tenha causado tal dano...
mas vê saber se o antigo dono num levou as benditas pro limite?
bom... sei lá...
agora é como tá disse... erguer as mãos pro c?u e acenar pro grandão que eu tá vivo, grato e com saúde e disposição pra encarar o que for preciso...
ed?
concertar sem pressa???? tá doido??? hueahueahuehe eu tá me roendo em casa todo dia por não ter minhas rodas... arg huehueahuahuea
hondaterapia é uma verdade muito funcional... xd
acelerar depois do expedi?nte é uma terapia maravilhosa xd xd xd xd
-
haha diz ae a grana que vai, não vai compensar tudo o que você se divertiu com ele? e acredito que depois de arrumado vc não vai passar pra frente…
o carro do meu velho chegou nos 250mil km e agora baixa um litro de oleo (fuma bem de leve no aquecimento) mas tudo que for trocar vai ser mazda oem, nada de pistão de ap, não vai ser barato... mas é o carro perfeito do meu pai.
teu vti não é seu carro perfeito?
-
haha diz ae a grana que vai, não vai compensar tudo o que você se divertiu com ele? e acredito que depois de arrumado vc não vai passar pra frente…
o carro do meu velho chegou nos 250mil km e agora baixa um litro de oleo (fuma bem de leve no aquecimento) mas tudo que for trocar vai ser mazda oem, nada de pistão de ap, não vai ser barato... mas é o carro perfeito do meu pai.
teu vti não é seu carro perfeito?
[snapback]571856[/snapback]
realmente… eu já troquei alian?as com o meu carro a muito tempo...
eu realmente não sabia o que tinha nas mãos quando o comprei... fazia manutenção mínima e vamo ae... depois de um tempo a coisa foi apresentando defeitos a cada batida que eu dava no carro... num tem tanque de guerra que aguente um cumpim de aão feito eu...
tomei tento... mas continuo usando o carro da maneira que eu bem entendo... .hehehe
e vender eu num vou... fato...
e como vc disse... perfeito, pra mim, num ?... mas é o meu carro... e ele é o melhor do meu mundo... assim como o teu é o melhor do teu e assim por diante...
feliz ou infelizmente é o que eu posso ter...
e como eu as vezes costumo brincar.... se eu fosse esperto... compraria um quadrado e injetaria grana nele até o limite do bom senso... hehehehe... aí sim... eu seria feliz... pena que sou dakeles babaquara que ama o carro...
por acaso é vc q aparece arrancando c/ o corsa do presa lá em an ?
[snapback]571859[/snapback]
aparece ??
eu num vi foto nenhuma…
nem minha classificação geral...
ainda naum aprovaram meu cadastro no fórum de an..
-
por acaso é vc q aparece arrancando c/ o corsa do presa lá em an ?
[snapback]571859[/snapback]
o civic do seal é um azul calcinha, se vê de longe
seal, virou tempo bom lá, 4o na categoria original
http://www.arrancadasp.com.br/puxadasnet/c…ento=3&carpi=77
os caras não marcaram errado não?