Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Ponto e avanço

Ponto e avanço

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
45 Posts 15 Posters 7.3k Visualizações 1 Watching
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Responder
  • Responder como tópico
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • L Offline
    L Offline
    Le
    escreveu em última edição por

mo?ada eh o seguinte:

sempre ouão falar em ponto e avanço centrifugo em carro turbo, mas nao sei no que influencia.

tem algum topico didatico pra aprender sobre estes conceitos ???

como se faz ????? e

pergunta:

como deve ser num ap 1.8, tucho hidraulico, gasolina e com carburador 2e ??????????????????????

1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      Adriano Sushi

de olho nisso tb…

ponto de ignição eh um dos misterios q poucos revelam infelizmente...

• D Offline
        D Offline
        DuDu_Civic

cara, ponto de avanço é muito relativo, vc não pode chegar e falar, bota esse ponto aqui e ali, cada carro é um carro, cada caso, cada tocada, tem q ser bom é de orelha pra acertar o ponto do carro, e lágico ir começando pelo basico

avanço centrífugo é pela rotação do motor, qto mais rotação mais avanço, e tem o avanço é vêcuo, nos casos onde se precisa de mais ponto em baixas rotações avan?ando rapidamente no toque do pedal

em preparação ja vi de tudo, ponto travado oq é um erro grande pq ou vai estar com o ponto muito alto em baixa, ou muito baixo em alta, ou os dois, tem gente q tira o avanço a vêcuo, e deixa só o centrifugo e acaba matando a fase aspro do carro, geralmente isso é pra carro turbo, pq teme-se o avanço a vêcuo dá muito ponto com a pressão positiva da turbina, mas como ta no meu carro, nao sei como funciona, tem um esqueminha pra q o avanço a vacuo funcione na fase aspro, e na fase turbo volte só com o ponto do avanço centrifugo, logicamente q no distribuidor ainda tem um trabalho pra limitar o avanço final

acerto de ponto e mistura é o segredo vital da preparação, pra mim é o principal, mas não é o meu forte, portanto se falei alguma besteira, o pessoal q é mais fren?tico do q eu nisso, me corrijam por favor, estamos aqui pra aprender sempre…

[]s

• S Offline
          S Offline
          SemControle

to de olho pq ainda nao tenho controlador de bico, posso pegar um de bico e ponto, mas ta tudo voltado pro his….

aprendendo aki....

• R Offline
            R Offline
            Rix

pelo que sei, o avanço influencia na temperatura da queima na c?mara de combust?o. se essa temperatura aumenta muito, ocorre pré-detonação.

se ocorre pré-detonação, quebra.

acho que deve ser algo assim, te?ricamente simples, mas na hora de fazer, se não conhecer e não ouvir muito bem, os danos podem ser irrevers?veis…

[]s

• S Offline
              S Offline
              Steve McQueen

mais um curioso

• F Offline
                F Offline
                Fabio Lima

ponto geralmente é definido levando em conta variaveis como a pressão do cilindro ( e nao a taxa, pq só mudando o enquadramento já pode mudar o ponto ), homogenidade da mistura, ponto criticos de queima tardia que podem se transformar em detonação, tamanho da camara, tipo de construção do motor ( motores q precisam de mais tempo pra queimar, com vela em posição ruim precisa de mais ponto ), temperatura que os gases entram na camara, o quanto aguenta de compressão o combustivel… ixi, vai longe hem...

o distrbuidor do meu carro eu uso avanço a vacuo nele e o avanço nao avan?a e nem volta sob pressão. devem existir varios modelos, já ouvi falar q alguns voltam, o meu nao volta.

infelismente como no momento estou aprendendo ( andando com turbo na gasolina.... sim já me chamaram de lunatico rsrsr )estou rodando com ponto conservador, travado em 15? e adiantando apenas pelo avanço a vacuo, sendo q já testei e em certas condições vai pra 23? o ponto. em alto rpm, nao sei pq, uma vez q tá travadissimo o ponto, mas ele volta pra 14... 13.5... isso com avanço desconectado.

mas deixo claro aki que meu caso é em particular, nao tou dando ideia de ninguem rodar com ponto travado e sim uso assim pelo fato de andar queimando gasolina, sem ic, com 9,1 de taxa e empurrando 0,7 de pressao.

na epoca q andava a alcool com 0,7, usava 20 graus inicial, 26? final e mais os 8 graus do avanço a vacuo.

ps: carol é :lol: nessa parte.

• L Offline
                  L Offline
                  LeonardoZ

carol é cade voce…

• S Offline
                    S Offline
                    SemControle

poxa fabio, taxa até q alta, bastante pressao 0,7 e usa ponto avancado, eu pensei q nesse caso estaria até atrasado…..

queria eu montar o meu com 0,7 q ia ficar na gasolina mesmo :lol:

• F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima

nao é tao avan?ado assim nao. 15? é o ponto inicial original de alguns ap 1.8 carburados.

• Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto

o f?bio já deu uma boa adiantada de como funciona a coisa…

a mistura no cilindro gasta um tempo para queimar completamente...alguns graus de volta no virabrequim...por isso é que a fa?sca disparada pela vela se dá a alguns graus antes do ponto morto superior (apms)

qto mais adiantado o ponto, maior é a pressão dentro da c?mara (pme)...se o ponto tiver adiantado demais a pressão é tamanha que as canaletas dão :lol:

dependendo do q vier como original, adiantar o ponto é uma boa solução pra conseguir um teco a mais de potência, mas isso deve ser estudado mais cuidadosamente, ainda mais se o carro já tiver no limite...

o avanço do ponto de ignição se dá pq a mistura tem um determinado tempo pra queimar (como eu disse antes) e o ideal é que ela termine a queima exatamente no pms...por isso q o ponto de ignição (?ngulo do virabrequim que a vela dispara a centelha antes do ponto morto superior) em marcha-lenta (motor em baixa velocidade) é menor do q com o motor a 5000 rpm (motor em alta velocidade)...então a mistura começa a queimar alguns graus antes pra q dá tempo dela queimar e acontecer o q eu disse aí acima...

no caso de carro turbo, se atrasa o ponto de ignição é medida que a rotação do motor aumenta pq a pressão dentro dos cilindros aumenta tb, então existe essa necessidade de atraso pra não mandar as canaletas embora... e tb não é ? toa q pistões forjados suportam curvas de ponto mais agressivas do q originais, considerando ambos é mesma pressão...

se a mistura começa a queimar atrasado demais, a energia gerada pela queima não será aproveitada da melhor maneira possível, e a temperatura das c?maras aumentar? (a grosso modo: queima mais tardia, ciclo do escape com mais temperatura, a mistura q entra entre a fase de escape e a de admissão - cruzamento do comando - não vai dar conta de esfriar suficientemente a c?mara, que vai receber mistura, queimar atrasado, vai ficar mais quente que antes e assim sucessivamente.)....? claro q isso tem como ser resolvido e tem outras variantes aí, mas é algo que deve ser considerado

fora q o avanço varia de acordo com a altitude (inclusive em carros turbo...quem já desceu de bsb pra praia com carro turbo - ainda mais adaptado - sabe q qdo chega no nível do mar a mistura está mais magra do que deve, ou seja, precisa de correção de ponto e alimentação), umidade do ar, temperatura da água do motor, tipo de combustável, temperatura do ar, etc.

resumo da ?pera: esse trem de ponto é mais complicado do que parece, mas com um pouco de prática e conhecimento na hora de acertar o motor, dá pra deixar o carro com bom acerto e durável...e não existe receita pronta...cada carro é um carro e cada local é um local...

p.s.1: essas correções são o que fazem um carro com ie ser mais econômico do que um com carburador, já q ele prevó todo esse tipo de correção

p.s.2: um carro turbinado com carburador e avanço mecânico (vócuo / centrífugo) acaba ficando mais fácil de acertar o ponto do q um com ie, ainda mais se não tiver como ver o ponto facilmente (caso de carros com roda fúnica q não tem nenhuma marcação em volante ou polia pra ver isso, etc.)

se eu falei alguma besteira, me corrijam, mas eu acho q é bem por aí q a coisa funciona...

• E Offline
                          E Offline
                          epinheirojr

mo?ada eh o seguinte:

sempre ouão falar em ponto e avanço centrifugo em carro turbo, mas nao sei no que influencia.

tem algum topico didatico pra aprender sobre estes conceitos ???

como se faz ????? e

pergunta:

como deve ser num ap 1.8, tucho hidraulico, gasolina e com carburador 2e ??????????????????????

[snapback]572956[/snapback]

tow vendo que vc tem tucho hidr?ulico com carburador. o motor era injetado e vc trocou pelo 2e? ou era carburado mesmo e vc trocou o cabeçote?

pq o meu era injeção monoponto e uma época andei com 3e, mas ai o ponto tive que deixar travado, porque minha injeção levaria o ponto lá pra cima, e meu distribuidor é fixo, num dá pra trabalhar (foi o que o preparador me disse, eu num manjo nada de distribuidor). queria saber se num é o seu caso.

seja lá que caso for, se tiver uma graninha sobrando, compra um gerenciador que atrase o ponto. é melhor que andar travado.

• E Offline
                            E Offline
                            epinheirojr

poderiam fixar esse post do quarteto ou lembrem de salvar esse link. essas perguntas de ponto sempre rolam, e essa explicação ai tá show.

• S Offline
                              S Offline
                              SemControle

nao é tao avan?ado assim nao. 15? é o ponto inicial original de alguns ap 1.8 carburados.

[snapback]573118[/snapback]

ao mesmo passo q seria caro seria facil eu montar o turbo na gasolina…..

so q é akilo nao sei qnt tem de ponto original e ja tenho bastante taxa....sem ic seria suicidio....

mas ta tudo acertado vou montar direto no alcool mesmo :lol: so vou demorar mais...

• F Offline
                                F Offline
                                Fabio Lima

um dos motivos de eu ter travado o ponto do meu carro foi pq o avanço estava mto pequeno, os batente mto fechados e tava enroscando adiantado o ponto. blz.

teve uma hora que acertei o ponto pra 9, prevendo os 14 finais, so que nessa hora o ponto tava adiantado. resultado, destravou e ficou com 4 graus iniciais.

o carro parecia um audi t original, com pouquissimo giro, mesmo com a caixa .63 já chorava a turbina. ficou mto fraco, mas era pesar o po q entrava na fase turbo imediatamente mas tb nao rendia pela falta de ponto. e o consumo ficou um horror. por isso ponto influencia inclusive no pega do turbo, como o quarteto disse, joga mais calor pro escape, esse calor vira energia cinetica na turbina.

• L Offline
                                  L Offline
                                  Le

tow vendo que vc tem tucho hidr?ulico com carburador. o motor era injetado e vc trocou pelo 2e? ou era carburado mesmo e vc trocou o cabeçote?

pq o meu era injeção monoponto e uma época andei com 3e, mas ai o ponto tive que deixar travado, porque minha injeção levaria o ponto lá pra cima, e meu distribuidor é fixo, num dá pra trabalhar (foi o que o preparador me disse, eu num manjo nada de distribuidor). queria saber se num é o seu caso.

seja lá que caso for, se tiver uma graninha sobrando, compra um gerenciador que atrase o ponto. é melhor que andar travado.

[snapback]573120[/snapback]

? exatamente isso, meu carro era injetado monoponto, comprei um bura 2e novo e montei o kit, quase tudo eh std no meu cofre , mas nao sei esse negocio de distribuidor fixo.

o meu problema sempre foi, e sempre será que desde que instalei o meu kit a 2 anos venho numa batalha nervosa com acerto no meu carro, por falta de preparador na minha cidade, (nao tem nenhum em 150.000 habitantes). o mais proximo fica a 100 km, hehehe…..olha a chance em galera :ops: , qdo falo de ponto, travar distribuidor....etc, o cara fica com cara de :) :ohoh: :ops:

porisso queria entender, e queria tbm essa receita pra falar pro cara

meu, faz assim cacete .

:lol:

• E Offline
                                    E Offline
                                    el.rafar

no caso de carro turbo, se atrasa o ponto de ignição é medida que a rotação do motor aumenta pq a pressão dentro dos cilindros aumenta tb, então existe essa necessidade de atraso pra não mandar as canaletas embora… e tb não é ? toa q pistões forjados suportam curvas de ponto mais agressivas do q originais, considerando ambos é mesma pressão…

p.s.1: essas correções são o que fazem um carro com ie ser mais econômico do que um com carburador, já q ele prevó todo esse tipo de correção

[snapback]573119[/snapback]

depende so do conhecimento do preparador saber esse limite quanto estiver ajustando o carro??

oq seria mais agressivo ?

ps1- os controladores suplementar com atrazo matam esse ponto flutuante procurando potencia?

• Q Offline
                                      Q Offline
                                      quarteto

depende so do conhecimento do preparador saber esse limite quanto estiver ajustando o carro??

oq seria mais agressivo ?

ps1- os controladores suplementar com atrazo matam esse ponto flutuante procurando potencia?

[snapback]573159[/snapback]

isso da? varia….cada caso é um caso, não tem como afirmar vai até x e pronto ...e mais agressivo eu expliquei lá...mais ponto mesmo usando mesma taxa e pressão do q um com pistões normais....ou seja, os pistões suportam mais pme...

• Q Offline
                                        Q Offline
                                        quarteto

? exatamente isso, meu carro era injetado monoponto, comprei um bura 2e novo e montei o kit, quase tudo eh std no meu cofre , mas nao sei esse negocio de distribuidor fixo.

o meu problema sempre foi, e sempre será que desde que instalei o meu kit a 2 anos venho numa batalha nervosa com acerto no meu carro, por falta de preparador na minha cidade, (nao tem nenhum em 150.000 habitantes). o mais proximo fica a 100 km, hehehe…..olha a chance em galera :ops: , qdo falo de ponto, travar distribuidor....etc, o cara fica com cara de  :)  :ohoh:  :ops:

**porisso queria entender, e queria tbm essa receita pra falar pro cara

meu, faz assim cacete .**

:lol:

[snapback]573157[/snapback]

não entendi? vc quer q a gente fale: inicial em 15, final em 25 a 6000 rpm pra vc falar pro seu mecânico, é isso?

a coisa é mais complicada do q um chute desses

• F Offline
                                          F Offline
                                          Fabio Lima

manda ele deixar com 500 de mistura, 45 de ponto final, 2mm de taxa no cabeçote, coloca os pistoes de alcool e colocar pressao total :lol:

to brincando hem nao vai fazer isso q vai cair os caco, ponto acho q é uma coisa que o preparador deve definir em função do uso q se faz do carro, do equipamento, do acerto q ele vai fzer…

Responder
                                          • Responder como tópico
                                          Entre para responder
                                          • Mais Antigo para Mais Recente
                                          • Mais Recente para Mais Antigo
                                          • Mais Votados

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0