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Excesso de ponto de ignição x bronzinas

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    Fabio Lima
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    #6

    concordo plenamente, o que nao consigo entender é se tipo, um motor aspirado, como no meu caso, ap 1.8, tem uns 13 de taxa e dá uns 45 graus de ponto final (18 de inicial), se o pistão nesse motor sofre mais força pra baixo do que no caso de um motor turbo, onde o pistão recebe menos ponto mas pressão na cabeça que vem da turbina, não sei se dá pra comparar um coisa com a outra.

    [snapback]575577[/snapback]

    45? é mto hem

    tipo… com 14,5 de taxa eu rodava com proximo de 29 de ponto final.

    eu acho q nao dá pra comprar as duas coisas, pq em turbo geralmente nunca se esta no limite de ponto, pelomenos eu nao gosto dessa historia de rodar no limite... ai vc pode dar a ignição um pouco mais tarde e empurrar um pouco mais de pressão pra compensar isso, pelomenos penso eu q reduze o pmax tal procedimento.

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    • R Offline
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      Raptor2k5
      escreveu em última edição por
      #7

      45? é mto hem

      tipo… com 14,5 de taxa eu rodava com proximo de 29 de ponto final.

      eu acho q nao dá pra comprar as duas coisas, pq em turbo geralmente nunca se esta no limite de ponto, pelomenos eu nao gosto dessa historia de rodar no limite... ai vc pode dar a ignição um pouco mais tarde e empurrar um pouco mais de pressão pra compensar isso, pelomenos penso eu q reduze o pmax tal procedimento.

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      o que mais determina a falta de ponto em carro turbinado é a temperatura da camara de combustao que é mt maior.

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      • F Offline
        F Offline
        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #8

        o que mais determina a falta de ponto em carro turbinado é a temperatura da camara de combustao que é mt maior.

        [snapback]575650[/snapback]

        depende tb né:

        os mesmos 14,5 de taxa q tinha antes, hj alcanão com a taxa q tenho ( ~ 9,1 ) + 0,6 de pressão. se hipoteticamente o ar entrasse frio para o motor, teria algum motivo pra ele aquecer mais q no aspro ( pergunta ) ?

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #9

          depende tb né:

          os mesmos 14,5 de taxa q tinha antes, hj alcanão com a taxa q tenho ( ~ 9,1 ) + 0,6 de pressão. se hipoteticamente o ar entrasse frio para o motor, teria algum motivo pra ele aquecer mais q no aspro ( pergunta ) ?

          [snapback]575658[/snapback]

          o problema é q vc vai queimar uma quantidade de mistura muito maior no turbo nessa config do q no aspro…da? a temp fica maior pq o mecanismo de dissipar esse calor não muda...isso se ambos os carros estiverem com acerto no fio da navalha

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Raptor2k5
            escreveu em última edição por
            #10

            o ar comprimido do compressor é mt mais quente do que o ar aspirado pelo filtro.

            tanto que se usa intercooler pra resfriar o ar ja comprimido, evitando risco de detonação.

            e como dito pelo amigo ai em cima, no turbo ainda se tem mais mistura o que produz mais calor.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SemControle
              escreveu em última edição por
              #11

              alguem tem akela formula pra ver a taxa de compressao dinamica e estatica em cima da pressao do turbo?

              e onde seria o limite de taxa de compressao em ambos os casos?

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                juliano lima
                escreveu em última edição por
                #12

                muito ponto final

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  a formula era x+1.t=y

                  onde:

                  x = pressão do turbo

                  t = taxa estatica

                  y = taxa dinamica

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    a formula era x+1.t=y

                    onde:

                    x = pressão do turbo

                    t = taxa estatica

                    y = taxa dinamica

                    [snapback]576189[/snapback]

                    meu caso teriamos

                    1,2+1*10,3=y

                    11,5 acho q entendi errado e grandao, o ponto é x mesmo? tem conversao de unidade?

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      opa esqueci dum parenteses ali:

                      (x+1).t=y

                      no caso vc teria 22,66:1 de taxa

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Raptor2k5
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        entao eu tenho

                        (1,9+1)*8,5= 24,65…..

                        achei alto...hehe

                        agora por exemplo, se trocasse minha turbina por uma k14 com pressao de 1,5kg teria mais que 50cvs a mais que meu carro tem agora e a taxa dinamica seria menor. isso significa o que? com a k14 tenho menos riscos de quebra? acho que não, ja que vem mais potencia.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fernando_221
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          45? é mto hem

                          tipo… com 14,5 de taxa eu rodava com proximo de 29 de ponto final.

                          eu acho q nao dá pra comprar as duas coisas, pq em turbo geralmente nunca se esta no limite de ponto, pelomenos eu nao gosto dessa historia de rodar no limite... ai vc pode dar a ignição um pouco mais tarde e empurrar um pouco mais de pressão pra compensar isso, pelomenos penso eu q reduze o pmax tal procedimento.

                          [snapback]575647[/snapback]

                          mas ai q esta, num ap turbo de uns 300cv por exemplo, as bronzinas nao sofrem um esforão muito maior do que num aspro com uns 13 de taxa e 45 de ponto final??

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            sofre pq o aspro vai gerar bem menos potência…

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              isso se o ponto estiver correto né?

                              ainda acho que um turbo de 300cv acertadinho força menos as bronzinas do q um aspro q esteja com mto ponto demais, queimando ainda com pistao subindo. prova disso é que 300cv as vezes quebram as canaletas de um pistao original, ao passo q um motor a alcool taxado grilando arrebenta sem dá.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                marcioap
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                isso se o ponto estiver correto né?

                                ainda acho que um turbo de 300cv acertadinho força menos as bronzinas do q um aspro q esteja com mto ponto demais, queimando ainda com pistao subindo. prova disso é que 300cv as vezes quebram as canaletas de um pistao original, ao passo q um motor a alcool taxado grilando arrebenta sem dá.

                                [snapback]576732[/snapback]

                                concordo, e lembrando que ele terá 300cv quando estiver de po en baixo, e geralmente por pouco tempo por que 300cv cola ponteiro rapidinho hehe. enquanto o aspro vai ter a taxa alta sempre, o q força o motor desde q é ligado correto????

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Raptor2k5
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  entao eu tenho

                                  (1,9+1)*8,5= 24,65…..

                                  achei alto...hehe

                                  agora por exemplo, se trocasse minha turbina por uma k14 com pressao de 1,5kg teria mais que 50cvs a mais que meu carro tem agora e a taxa dinamica seria menor. isso significa o que? com a k14 tenho menos riscos de quebra? acho que não, ja que vem mais potencia.

                                  [snapback]576264[/snapback]

                                  bom galera, revivendo o topico pq queria esclarecer melhor esta duvida.

                                  seguinda a formula que fabio lima colocou acima eu teria hj 24,65 de taxa dinamica com minha turbina pequenina e original.

                                  se colocasse uma k14 e usando 1,5kg teria uma taxa de 21,25.

                                  o que significaria isto? meu motor sofrer? menosó sendo que terei mais de 50cvs a maisó

                                  abraços

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    Raptor2k5
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    nobody?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      Fabio Lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      a unica maneira q entra na minha cabeça ter mais massa com a mesma pressão é o ar estar numa temperatura menor.

                                      se for isso msm seu motor sofrer? menos com o calor, mas não tem geito, o stress mecanico produzido pelo aumento de potencia sera maior.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • 1 Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        nada a ver cálculo de taxa din?mica… monta um ap 8v c/ 1.5 bar de pressão e 8:1 de taxa de compressão com miolo original, depois monta um 20v c/ cabe?otão e 1.5 bar e os mesmos 8:1 de taxa pra ver o que acontece :(

                                        o que vale mesmo é a pme (pressão média efetiva), que envolve cálculos que eu desconhe?o...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          fluxo, ai tá a questáo

                                          1 Resposta Última resposta

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