Excesso de ponto de ignição x bronzinas
-
alguem sabe me dizer se muito ponto de ignição pode detonar as bronzinas de biela?? algumas pessoas me disseram isso a um tempo, nunca achei que tivesse alguma ligação, mas to achando que tem sim.
-
não é o ponto em só… mas o esforão extra nas bronzinas devido é combustão com o pistão subindo ainda... que é maior quanto mais avan?ado for o ponto...
na verdade, qualquer coisa que aumente esse esfor?o, aumenta o desgaste da bronzina... taxa, turbo, nitro, ponto etc...
no caso, o ponto ainda faz o motor ter mais risco de pre-detonacao... que gera esforão tremendo no colo de biela, biela, pino de pistão etc...
-
não é o ponto em só… mas o esforão extra nas bronzinas devido é combustão com o pistão subindo ainda... que é maior quanto mais avan?ado for o ponto...
na verdade, qualquer coisa que aumente esse esfor?o, aumenta o desgaste da bronzina... taxa, turbo, nitro, ponto etc...
no caso, o ponto ainda faz o motor ter mais risco de pre-detonacao... que gera esforão tremendo no colo de biela, biela, pino de pistão etc...
[snapback]575573[/snapback]
ta dito e explicado.
-
[snapback]575573[/snapback]
concordo plenamente, o que nao consigo entender é se tipo, um motor aspirado, como no meu caso, ap 1.8, tem uns 13 de taxa e dá uns 45 graus de ponto final (18 de inicial), se o pistão nesse motor sofre mais força pra baixo do que no caso de um motor turbo, onde o pistão recebe menos ponto mas pressão na cabeça que vem da turbina, não sei se dá pra comparar um coisa com a outra.
-
fernando na minha ignorancia no caso de ponto sim, pq qnd ele ta subindo ainda, ja ta vindo toda akela forca da explosao contra ele, enquanto no turbo é uma massa maior pra explodir, se dentro do tempo correto, se expande sem trazer esse contra fluxo pro pistao
-
concordo plenamente, o que nao consigo entender é se tipo, um motor aspirado, como no meu caso, ap 1.8, tem uns 13 de taxa e dá uns 45 graus de ponto final (18 de inicial), se o pistão nesse motor sofre mais força pra baixo do que no caso de um motor turbo, onde o pistão recebe menos ponto mas pressão na cabeça que vem da turbina, não sei se dá pra comparar um coisa com a outra.
[snapback]575577[/snapback]
45? é mto hem
tipo… com 14,5 de taxa eu rodava com proximo de 29 de ponto final.
eu acho q nao dá pra comprar as duas coisas, pq em turbo geralmente nunca se esta no limite de ponto, pelomenos eu nao gosto dessa historia de rodar no limite... ai vc pode dar a ignição um pouco mais tarde e empurrar um pouco mais de pressão pra compensar isso, pelomenos penso eu q reduze o pmax tal procedimento.
-
45? é mto hem
eu acho q nao dá pra comprar as duas coisas, pq em turbo geralmente nunca se esta no limite de ponto, pelomenos eu nao gosto dessa historia de rodar no limite... ai vc pode dar a ignição um pouco mais tarde e empurrar um pouco mais de pressão pra compensar isso, pelomenos penso eu q reduze o pmax tal procedimento.
[snapback]575647[/snapback]
o que mais determina a falta de ponto em carro turbinado é a temperatura da camara de combustao que é mt maior.
-
o que mais determina a falta de ponto em carro turbinado é a temperatura da camara de combustao que é mt maior.
[snapback]575650[/snapback]
depende tb né:
os mesmos 14,5 de taxa q tinha antes, hj alcanão com a taxa q tenho ( ~ 9,1 ) + 0,6 de pressão. se hipoteticamente o ar entrasse frio para o motor, teria algum motivo pra ele aquecer mais q no aspro ( pergunta ) ?
-
depende tb né:
os mesmos 14,5 de taxa q tinha antes, hj alcanão com a taxa q tenho ( ~ 9,1 ) + 0,6 de pressão. se hipoteticamente o ar entrasse frio para o motor, teria algum motivo pra ele aquecer mais q no aspro ( pergunta ) ?
[snapback]575658[/snapback]
o problema é q vc vai queimar uma quantidade de mistura muito maior no turbo nessa config do q no aspro…da? a temp fica maior pq o mecanismo de dissipar esse calor não muda...isso se ambos os carros estiverem com acerto no fio da navalha
-
o ar comprimido do compressor é mt mais quente do que o ar aspirado pelo filtro.
tanto que se usa intercooler pra resfriar o ar ja comprimido, evitando risco de detonação.
e como dito pelo amigo ai em cima, no turbo ainda se tem mais mistura o que produz mais calor.
-
alguem tem akela formula pra ver a taxa de compressao dinamica e estatica em cima da pressao do turbo?
e onde seria o limite de taxa de compressao em ambos os casos?
-
muito ponto final
-
a formula era x+1.t=y
onde:
x = pressão do turbo
t = taxa estatica
y = taxa dinamica
-
a formula era x+1.t=y
onde:
x = pressão do turbo
t = taxa estatica
y = taxa dinamica
[snapback]576189[/snapback]
meu caso teriamos
1,2+1*10,3=y
11,5 acho q entendi errado e grandao, o ponto é x mesmo? tem conversao de unidade?
-
opa esqueci dum parenteses ali:
(x+1).t=y
no caso vc teria 22,66:1 de taxa
-
entao eu tenho
(1,9+1)*8,5= 24,65…..
achei alto...hehe
agora por exemplo, se trocasse minha turbina por uma k14 com pressao de 1,5kg teria mais que 50cvs a mais que meu carro tem agora e a taxa dinamica seria menor. isso significa o que? com a k14 tenho menos riscos de quebra? acho que não, ja que vem mais potencia.
-
45? é mto hem
[snapback]575647[/snapback]
mas ai q esta, num ap turbo de uns 300cv por exemplo, as bronzinas nao sofrem um esforão muito maior do que num aspro com uns 13 de taxa e 45 de ponto final??
-
isso se o ponto estiver correto né?
ainda acho que um turbo de 300cv acertadinho força menos as bronzinas do q um aspro q esteja com mto ponto demais, queimando ainda com pistao subindo. prova disso é que 300cv as vezes quebram as canaletas de um pistao original, ao passo q um motor a alcool taxado grilando arrebenta sem dá.
-
isso se o ponto estiver correto né?
ainda acho que um turbo de 300cv acertadinho força menos as bronzinas do q um aspro q esteja com mto ponto demais, queimando ainda com pistao subindo. prova disso é que 300cv as vezes quebram as canaletas de um pistao original, ao passo q um motor a alcool taxado grilando arrebenta sem dá.
[snapback]576732[/snapback]
concordo, e lembrando que ele terá 300cv quando estiver de po en baixo, e geralmente por pouco tempo por que 300cv cola ponteiro rapidinho hehe. enquanto o aspro vai ter a taxa alta sempre, o q força o motor desde q é ligado correto????