Excesso de ponto de ignição x bronzinas
-
a formula era x+1.t=y
onde:
x = pressão do turbo
t = taxa estatica
y = taxa dinamica
[snapback]576189[/snapback]
meu caso teriamos
1,2+1*10,3=y
11,5 acho q entendi errado e grandao, o ponto é x mesmo? tem conversao de unidade?
-
opa esqueci dum parenteses ali:
(x+1).t=y
no caso vc teria 22,66:1 de taxa
-
entao eu tenho
(1,9+1)*8,5= 24,65…..
achei alto...hehe
agora por exemplo, se trocasse minha turbina por uma k14 com pressao de 1,5kg teria mais que 50cvs a mais que meu carro tem agora e a taxa dinamica seria menor. isso significa o que? com a k14 tenho menos riscos de quebra? acho que não, ja que vem mais potencia.
-
45? é mto hem
tipo… com 14,5 de taxa eu rodava com proximo de 29 de ponto final.
eu acho q nao dá pra comprar as duas coisas, pq em turbo geralmente nunca se esta no limite de ponto, pelomenos eu nao gosto dessa historia de rodar no limite... ai vc pode dar a ignição um pouco mais tarde e empurrar um pouco mais de pressão pra compensar isso, pelomenos penso eu q reduze o pmax tal procedimento.
[snapback]575647[/snapback]
mas ai q esta, num ap turbo de uns 300cv por exemplo, as bronzinas nao sofrem um esforão muito maior do que num aspro com uns 13 de taxa e 45 de ponto final??
-
isso se o ponto estiver correto né?
ainda acho que um turbo de 300cv acertadinho força menos as bronzinas do q um aspro q esteja com mto ponto demais, queimando ainda com pistao subindo. prova disso é que 300cv as vezes quebram as canaletas de um pistao original, ao passo q um motor a alcool taxado grilando arrebenta sem dá.
-
isso se o ponto estiver correto né?
ainda acho que um turbo de 300cv acertadinho força menos as bronzinas do q um aspro q esteja com mto ponto demais, queimando ainda com pistao subindo. prova disso é que 300cv as vezes quebram as canaletas de um pistao original, ao passo q um motor a alcool taxado grilando arrebenta sem dá.
[snapback]576732[/snapback]
concordo, e lembrando que ele terá 300cv quando estiver de po en baixo, e geralmente por pouco tempo por que 300cv cola ponteiro rapidinho hehe. enquanto o aspro vai ter a taxa alta sempre, o q força o motor desde q é ligado correto????
-
entao eu tenho
(1,9+1)*8,5= 24,65…..
achei alto...hehe
agora por exemplo, se trocasse minha turbina por uma k14 com pressao de 1,5kg teria mais que 50cvs a mais que meu carro tem agora e a taxa dinamica seria menor. isso significa o que? com a k14 tenho menos riscos de quebra? acho que não, ja que vem mais potencia.
[snapback]576264[/snapback]
bom galera, revivendo o topico pq queria esclarecer melhor esta duvida.
seguinda a formula que fabio lima colocou acima eu teria hj 24,65 de taxa dinamica com minha turbina pequenina e original.
se colocasse uma k14 e usando 1,5kg teria uma taxa de 21,25.
o que significaria isto? meu motor sofrer? menosó sendo que terei mais de 50cvs a maisó
abraços
-
a unica maneira q entra na minha cabeça ter mais massa com a mesma pressão é o ar estar numa temperatura menor.
se for isso msm seu motor sofrer? menos com o calor, mas não tem geito, o stress mecanico produzido pelo aumento de potencia sera maior.
-
nada a ver cálculo de taxa din?mica… monta um ap 8v c/ 1.5 bar de pressão e 8:1 de taxa de compressão com miolo original, depois monta um 20v c/ cabe?otão e 1.5 bar e os mesmos 8:1 de taxa pra ver o que acontece
o que vale mesmo é a pme (pressão média efetiva), que envolve cálculos que eu desconhe?o...
-
fluxo, ai tá a questáo
-
o que vale mesmo é a pme (pressão média efetiva), que envolve cálculos que eu desconhe?o…
[snapback]585316[/snapback]
taxa din?mica. vc conhe?e sobre cobol?
-
um cálculo preciso da taxa din?mica envolve efici?ncia volum?trica entre outras coisas, as mesmas necessárias, segundo vc, para utilizar um mapa de um compressor…
eu sei o que é cobol sim, uma linguagem de programação simples até...
[snapback]586395[/snapback]
as mesmas vari?veis de mapa de compressor? não não…na formula do mapa tem vari?veis diferentes, é algo muito mais complexo do q o calculo de taxa din?mica.
sobre cobol, vc sabe programar nessa linguagem a ponto de pelo menos passar um programa no compilador e extrair uma certa formula?
-
as mesmas vari?veis de mapa de compressor? não não…na formula do mapa tem vari?veis diferentes, é algo muito mais complexo do q o calculo de taxa din?mica.
sobre cobol, vc sabe programar nessa linguagem a ponto de pelo menos passar um programa no compilador e extrair uma certa formula?
[snapback]586410[/snapback]
nunca me interessei nem corri atrás sobre programação desse tipo…
de qq forma, eu naum acredito que a taxa din?mica seja tão somente dada em função da pressão utilizada...
-
nunca me interessei nem corri atrás sobre programação desse tipo…
de qq forma, eu naum acredito que a taxa din?mica seja tão somente dada em função da pressão utilizada...
[snapback]586424[/snapback]
se vc souber de alguem q conhe?a sobre cobol, me avise e ai te envio um programa por email.
sobre a taxa dinamica, é bom vc começar a acreditar, pois é mais simples do q se imagina e mais complexo do q se pensa com essas formulinhas postadas por ai (e aqui tb) pq logo de cara ja calculam errado a taxa estatica…
-
carol o pix não mexe com cobol?
-
não é mais simples pegar um programa tipo dino2003 que calcula a pressão a cada rotação ?
mas vc precisa de muitos dados pra tirar isso… alias todos os dados do motor
[snapback]586522[/snapback]
precisa saber o volume de tudo, mas isso faz parte.
carol o pix não mexe com cobol?
[snapback]586527[/snapback]
não sei se ele esta disposto…alias só descobri q ele meche com cobol nessa semana, outras vzs ja pedi help sobre isso e ng se manifestou.
alias o help nem é pra mim, pq eu tenho o programa aqui desbloqueado e uso qdo eu quiser, a ajuda seria pra vcs, pq ai eu passo o programa pra quem pedir e todos poderão ter acesso aos calculos...