Defeito mesmo ou coisa pro padre quevedo?
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voces devem lembrar a um tempo atras que primeiro trincou canaleta do 3? cilindro do meu carro… depois derreteu o pistao do mesmo 3? cilindro... descobri que o bico daquele cilindro tava com 8% a menos de vazao e atribui a culpa ao bico. troquei o jogo de bicos... ja rodei sei la, acho que uns 30 mil km depois disse se nao to enganado...
ontem voltando do encontro do cpt, baixei a pressao pra 0.6 (nao costumo ficar mudando a pressao toda hora) sei la pra que... a mudanca de pressao é feita de dentro do carro, andando. dei uma pisada de quarta... beleza, 0.6 de pressao... baita diferenca na força do carro... pisei denovo e pronto... 1 cilindro parou de funcionar... pensei que fosse excesso do suplementar, que tava com excesso naquela pressao e que nao percebia antes pq ele nao estabiliza naquela pressao... a sonda tava em 900mv... ai continuei andando de boa pra ver se limpava... e nada... o cilindro falhava abaixo de 3000 rpm, mas acima limpava... ai ja tinha cara ou de ignicao ou bico ou ateh falta de compressao...
cheguei em casa e fui desplugando os bicos 1 por vez, pra encontrar em qual cilindro tava o problema... adivinhem? tava no 3? cilindro... dai ja pensei me ferrei denovo
hj de manha, acordei e fui tirar a vela do 3? cilindro...
po, derreteu o eletrodo da vela ele nao chegou a colar totalmente, por isso ainda funcionava, mas ficou com o gap tao pequeno, que soh funcionava em alta... como pode isso acontecer de noite(ar frio), com 0.6 de pressao... ah, ja troquei a vela e aparentemente nao fez nada no pistao, nao ta fumando nem nada. aparentemente.
como pode?
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calibrei as velas com 0.6(mesmo de sempre) semana passada tavam perfeitas e iguais. cor de tijolo mais claro, como sempre tiveram no meu carro (aparentemente a injecao nao deixa rodar muito rico)
mas po, ja tinha ouvido falar de fire 1.0 e 1.3 16v original, que ferra o 3? cilindro… e tudo no meu motor acontece com o 3? cilindro... nao eh possivel... nao pode ser mera coincidencia...
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certamente é uma defici?ncia do motor (todos tem)…se derreteu a vela é calor, não vejo como diminui a pressão e enriquecer mais ainda a mistura (se com 1,2 estava normal e depois com 0,6 vc disse que tava rico demais porque não estabilizava) aumenta a temperatura da c?mara... então sou levado a pensar que o defeito já tinha começado a ocorrer e vc só notou depois (coincidentemente qdo abaixou a pressão, mas sem ligação direta com o fato - exceto se vc deu umas assadas forte no carro pra acertar e tirar a gordura que estava).
igual a aquele tipo de cara que acelera (assa) o carro pacas ... qdo quebra alguns minutos depois e ele diz que quebrou com ele andando devagar... fragilizou a peça e depois mesmo em operação mais branda foi suficiente pra que o defeito acabasse de ocorrer...
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lost, use sempre velas ngk b9egv…
isso de ter derretido foi mto ponto (detonação) e/ou mistura pobre independente do q diz o halmeter. ja falei varias vzs q sonda lambda não serve pra isso q vcs querem...
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over, eu asso todo dia o carro com 1k de pressao, e trabalho a quase 50km de casa, entao sao 100km por dia pego transito e estrada (raposo) nessa hora que derreteu a vela, nao tinha assado antes nao sei la, muita coincidencia…
carol, se vc conhecer uma vela egv pro meu carro com certeza eu coloco, o problema é que nunca achei... a vela eh pequena, o sextavado eh de 16mm, e o tucho(rosca) sei la como chama, tem 12mm... eh uma vela fina, pequena... as unicas diferentes que achei eram as champion, que quebrou a ceramica dentro da camara... nunca achei uma vela parecida com as egv pra ele...
bom, a temp no pirometro tava em 720... normal... ja chegou a 800 e nao ferrou nada... a sonda eh soh um parametro pra perceber que nada mudou nos ultimos 10, 15 mil km rodados, e mesmo assim a vela derrete
mas tudo bem, agora, porque sempre o 3? cilindro? o que fiz agora foi calibrar a vela do 3? cilindro com 0,45, as outras estao com 0,60...
to vendo que soh vou resolver isso quando desligar essa maldita injecao... o que pode ter acontecido, foi vir pressao, os 0,6, e eu nao estar com o peh cravado. talvez a injecao use mais ponto nessa situacao... se bem que ela deveria se basear mais no map, mas vai saber... da pra sentir nesse carro que se eu afundo todo o peh no acelerador, o carro anda menos do que se voltar um pouco, pra uns 85%. isso era assim mesmo no carro original...
vim pro trabalho e nao ta fumando nada. acho que nao ferrou pistao... deus me livre abrir esse motor denovo...
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putz que zica heim…
ia falar do pirometro, mas vc ja respondeu...
a ancona não tem velas especiais pro seu motor? acho q eram eles q cortavam as velas egv, pra colocar em gol 1.0 16. da uma olhada la.
esse negocio de vir mais potencia com menos acelerador ja senti mt em carro original injetado. gostaria de saber o pq tb...
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putz que zica heim…
ia falar do pirometro, mas vc ja respondeu...
a ancona não tem velas especiais pro seu motor? acho q eram eles q cortavam as velas egv, pra colocar em gol 1.0 16. da uma olhada la.
esse negocio de vir mais potencia com menos acelerador ja senti mt em carro original injetado. gostaria de saber o pq tb…
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tb jah percebi isso…
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carol, se vc conhecer uma vela egv pro meu carro com certeza eu coloco, o problema é que nunca achei… a vela eh pequena, o sextavado eh de 16mm, e o tucho(rosca) sei la como chama, tem 12mm... eh uma vela fina, pequena... as unicas diferentes que achei eram as champion, que quebrou a ceramica dentro da camara... nunca achei uma vela parecida com as egv pra ele...
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a ancona não tem velas especiais pro seu motor? acho q eram eles q cortavam as velas egv, pra colocar em gol 1.0 16. da uma olhada la.
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vende pronta na ancona, e tb (o mais comum) é mandar reduzir o sextavado no torno.
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mas tem que ver que não é só o sextavado nao, a rosca eh de 12mm de diametro… a vela eh fininha... eu ja vi rosca de 14mm que tinha o sextavado de 18, diminur pra 16... mas dificil eh achar vela com rosca de 14mm...
qual o diametro da parte da rosca dos 1.0 16v vw?
pra mim o lance da potencia eh que em wot eles mapeiam bem rico com menos ponto...
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olha nos eua q eu acho q eles fazem vela com ese tamanho e com eletrodo de material nobre…esse tipo de coisa lá é tão barato q se bobear vc não paga nada de imposto e as velas, dependendo do caso, podem até sair mais baratas do q se compradas em concession?ria
http://www.ngk.com/results_cross.aspopid=b9egv
olha qto custa lá a b9egv… se bobear rola de trazer elas e se somar com o freter, dar menos de 50 dálares e entrar na cota isenta de imposto...
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tb jah percebi isso…
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provavelmente tps x map x temperatura do ar x ks
enfim, injeção eletrúnica
principalmente nos motores turbo adaptados, se o cara anda com pressão e menos po no acelerador, dependendo do mapa é capaz de vir mais ponto com acelerador menos aberto.
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? uma coisa natural… todo motor é assim.
qto menor o vêcuo => menor o ponto + combustável
qto mais aberto a borboleta => menos ponto + combustável
em algumas centrais enriquece com o tps (corrige qdo está em wot sobre o mapa principal), em outras ele é usado apenas pra estado (ou seja tem um mapa diferente de ponto e combustável pra wot)
a questão é que na fabrica vc trabalha por meta de temperatura no escape num determinado ponto de medição padr?o... ou seja vc tem que atingir aquela temperatura no escape no máximo... por isso em certas situações vc tira mais ponto ou coloca mais combustável dependendo de como está o mapeamento e como é a estratégia (correção ou estado)
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olha nos eua q eu acho q eles fazem vela com ese tamanho e com eletrodo de material nobre…esse tipo de coisa lá é tão barato q se bobear vc não paga nada de imposto e as velas, dependendo do caso, podem até sair mais baratas do q se compradas em concession?ria
http://www.ngk.com/results_cross.aspopid=b9egv
olha qto custa lá a b9egv… se bobear rola de trazer elas e se somar com o freter, dar menos de 50 dálares e entrar na cota isenta de imposto...
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essa ai a rosca eh de 14mm… nao serve... a minha tem 12mm...
eu tneho 1 b10egv, se quiser te dou ela, ja esta uzinada para 16mm, ou entao compra 4 velas novas com o trojillo
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entao, o problema nao eh a chave ser de 16mm (? um problema, pq precisa ser de 16mm pq 18 nao entra no cabecote.) mas isso da pra resolver usinando… o problema eh que a rosca eh de 12mm... eh uma vela fininha...
? uma coisa natural… todo motor é assim.
qto menor o vêcuo => menor o ponto + combustável
qto mais aberto a borboleta => menos ponto + combustável
em algumas centrais enriquece com o tps (corrige qdo está em wot sobre o mapa principal), em outras ele é usado apenas pra estado (ou seja tem um mapa diferente de ponto e combustável pra wot)
a questão é que na fabrica vc trabalha por meta de temperatura no escape num determinado ponto de medição padr?o... ou seja vc tem que atingir aquela temperatura no escape no máximo... por isso em certas situações vc tira mais ponto ou coloca mais combustável dependendo de como está o mapeamento e como é a estratégia (correção ou estado)
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entao, nesse caso, só pode ser correcao por tps sobre o mapa original, pois em meio po ou peh embaixo, com turbo, o map ou carga que chega pra sentral é 0, entao se vc sente mudanca pela posicao do pedal, sendo que o map continua em 0, soh pode ser correcao por tps.
liguei na ancona e nao tem a vela nao… o que eles tem eh rosca de 14mm e sextavado usinado pra 16mm... essa é a do gol t...
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a vela do meu carro eh quase essa aqui
http://www.ngk.com/results_cross.aspopid=dcpr8e
soh que a do meu carro eh dcpr8e-n… soh que com o n nao existe no catalogo. acho que a diferenca eh o sextavado que na minha eh 16mm e nessa ai ta em polegada... deve ser soh isso a diferenca.
pode ver que a rosca eh de 12mm...
reparem soh na lista de aplicacoes...
lamborghini diablo (1990) 5.7lv12 hauauauauahauauaha
puxando pela lista de velas que se aplica a lamborghini, tem essa aqui
http://www.ngk.com/results_cross.aspopid=dcpr8eix
ja seria uma opcao hein…
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essa ai a rosca eh de 14mm… nao serve... a minha tem 12mm...
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eu sei… só fiz a sugestão pra vc procurar pelo site...
ah, vou dar uma dica...procure por velas do golf 1.8 20v turbo, q são de rosca fina tb (não sei o di?metro, mas são bem mais finas q as convencionais)