Carro fervendo ??
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meu carro, toda vez que puxo mais ele, quando paro fica aquele barulho de bolhas de fervura na tampa, soh que nao passa dos 90? nem a pau, a ventoinha funciona certinho, mas mesmo assim ele ferve.
porque sera ????
tem a ver com a tampa do reservatorio ?????
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se tem bolhas de fervura, é pq esta fervendo a agua.
ou fervendo ou indo pressão dos cilindros pra dentro do circuito de refrigeração.
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faz sentido sim, tampa q não veda costuma causar esse tipo de sintoma tb…
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se a tampa nao veda, a pressao no sistema cai, ai a agua ferve.
(pi vi) / ti = (pf vf) /tf
se a pressao cai, a temperatura de fervura da agua tambem cai pra manter a igualdade.
? que nem panela de pressao.
dentro da panela de pressao, a 1,2 atm, a agua ferve a mais ou menos 120 graus. numa panela aberta, a agua ferve a poco menos de 100 graus (ou 100 graus, caso vc esteja a nivel do mar).
a temperatura da agua mostrada no ponteiro é a da saida do radiador, no caso dos ap, o sensor costuma ficar na flange por onde a agua entra no bloco.
a agua dentro do bloco do motor bate muito mais de 100 graus.
deixando de lado o pormenor tecnico a ajudando nosso amigo…
com o motor frio, solte a mangueira inferior do radiador. esvazie todo o sistema. jogue mta agua da torneira pra dentro, pra tirar toda sujeira. nao economize, pode lavar tudo. enfia agua pelas mangueiras, pelo vaso de expensao, pra dentro do radiador... a vontade.
depois, prenda novamente a mangueira. vire totalmente a chave do ar quente (só não ligue o ventilador hehehehe). ligue o motor. comece a enxer de agua até transbordar varias vezes, pra tirar todas as bolhas que vao ficar. observe que enquanto a valula termostafica nao abrir, vc nunca vai conseguir enxer o sistema. pode deixar esquentar. quando vc tiver convencido que nao tenha mais bolha (= nivel no vaso nao desce mais), fecha a tampa e da uma boa volta so com agua. se ela ficar muito suja novamente, repita todo procedimento. se nao, esvazie o vazo de expansao com uma mangueira e enxa de fluido de radiador, vai dar mais ou menos a propor?ao certa. veja no manual do carro qual a propor?ao e quanta agua vai no sistema, ai vc faz a conta.
nao esque?a de trocar a maldita tampa.
abraço.
martin
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realmente vou trocar a tampa, deve ser ela
mas no esquema de tirar as bolhas, tenho 2 problemas, nao tenho ar quente nem valvula termostatica (tirei fora)
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o loco, vc anda sem a valvula termostatica ?
? mal isso, o motor roda muito frio e demora pra cacete pra esquentar…
se nao tem ar quente, melhor ainda.
normalmente, junta bolha justamente por causa do sistema de ar quente.
só veja como que ta isolado, o certo é tampar aquele pinto que tem logo abaixo do cabeçote do lado oposto ao da polia da correia dentada e na lateral do bloco, proximo da flange que sai do motor e leva uma mangueira até o radiador.
abraço.
martin
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o loco, vc anda sem a valvula termostatica ?
? mal isso, o motor roda muito frio e demora pra cacete pra esquentar…
se nao tem ar quente, melhor ainda.
normalmente, junta bolha justamente por causa do sistema de ar quente.
só veja como que ta isolado, o certo é tampar aquele pinto que tem logo abaixo do cabeçote do lado oposto ao da polia da correia dentada e na lateral do bloco, proximo da flange que sai do motor e leva uma mangueira até o radiador.
abraço.
martin
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ando sem valvula, da um pouquinho de chatisse no inicio da manhã ate esquentar eh foda, demora um pouco mais, mas a vantagem eh que nao trabalha nem nos 90? sempre nos 80~85
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ando sem valvula, da um pouquinho de chatisse no inicio da manhã ate esquentar eh foda, demora um pouco mais, mas a vantagem eh que nao trabalha nem nos 90? sempre nos 80~85
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vou trocar o reservatorio todo, o meu ja ta muito amarelado e velho, vou colocar um mais novo com tampa nova e tudo
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s?bia decisao =)
compre em autopeça boa, nao inventa de comprar o gambitron que custa metade do preço, pq vai te dar dor de cabeça depois. um original com tampa nao sai mais do que 70 reais.
sobre a vantagem de ficar em 80~85 ao inves de 90, saiba que não é vantagem.
o oleo trabalha mais frio e o motor acaba gastando mais do que deveria.
o motor do seu carro é uma maquina térmica - quanto mais calor, mais energia é produzida, e com maior eficiencia. sem a valvula, vc ta jogando energia fora pelo radiador. poe uma valvula nova de volta no lugar, e deixa o motor quietinho la nos 90 graus, nao frita nada nao
isso se aplica tanto a motor original quanto preparado.
abraão
martin
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meu santana tava baixando uma agua danada, até reapertei a mangueira, coloquei mais uma abra?adeira e nada.
ai começou a sair pela tampa do reservatorio de expansão, comprei uma nova da fl?rio e zaloom, problem solved
faz 3 meses que num coloco uma gota dáagua l
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meu santana tava baixando uma agua danada, até reapertei a mangueira, coloquei mais uma abra?adeira e nada.
ai começou a sair pela tampa do reservatorio de expansão, comprei uma nova da fl?rio e zaloom, problem solved
faz 3 meses que num coloco uma gota dáagua lá.
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mesma coisa niex…... nao coloco bardhal mais por causa disso, nao vencia colocar e secar, to colocando somente agua mesmo, ate arrumar essa porcaria
vlw
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ando sem valvula, da um pouquinho de chatisse no inicio da manhã ate esquentar eh foda, demora um pouco mais, mas a vantagem eh que nao trabalha nem nos 90? sempre nos 80~85
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qto menor a temperatura…....mais energia vc perde para o sistema.
energia = potencia.
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só pra ter dar uma idéia…...para meu maverick estou trazendo valvula termost?tica de 180?f e 195?f.
a termost?tica de 160?f original eu ja estou descartando a possibilidade de usar.........