.: bateria indo pro saco…54, 65 ou 70 amperes?
-
blza…e agora? moura, heliar, prestolite (heliar tb), ac delco? todas de 70...e preços parecidos (entre 210 e 220).
-
as que já usei e sei que prestam é heliar e ac delco. a ac delco de 55a que veio no corsa durou quase 5 anos. moura uma vez comigo durou menos de 2 anos num carro 1.0, não sei se é boa ou se foi defeito, não recomendo. meu carro não tem opcionais e usa uma de 45a, no seu carro acho que uma de 55 ou 60a dá conta tranquilamente.
-
moura maior que couber
-
nao é regra, mas é bom seguir….
alternador 20% maior q a bateria e ponto final
-
só uso moura, elliar ou delphi, o resto é ate piada uma vez fiquei sem bateria e como era final de semana tive q comprar a primeira q encontrei, tratava-se de uma durex, que durou exatos 6 meses e depois morreu
-
moura é 65 ampere…vem em casa, testa o resto e custa 220. heliar é 211, mas tenho que ir lá. a tal prestolite (existe nos states tb e aqui tem algo a ver com a heliar) é de 70 ampere, custa 220.
-
moura é 65 ampere…vem em casa, testa o resto e custa 220. heliar é 211, mas tenho que ir lá. a tal prestolite (existe nos states tb e aqui tem algo a ver com a heliar) é de 70 ampere, custa 220.
[snapback]592114[/snapback]
meu irmão usou essa prestolite por muito tempo….acho q vendeu o carro com ela ainda...eu uso uma crall e já ta a mais de um ano e meio e ta firme e forte
-
nao é regra, mas é bom seguir….
alternador 20% maior q a bateria e ponto final
tecnicamente falando, a bateria (como o próprio nome diz), nada mais é do que um acumulador.
o tamanho do alternador não tem a ver com o tamanho da bateria, mas sim com a corrente consumida pela parafern?lia elétrica instalada no carro.
o único problema (entre par?nteses pq, na maioria dos casos, não incomoda em nada) de instalar uma bateria maior é que ela levaria um tempo maior para acumular 100% da carga nominal dela do que se tivesse uma de capacidade original.
eu sempre usei bateria maior que a original. a original da minha saveiro é de 36a, a que está instalada nela hoje é de 54a. nunca me incomodou em nada.
o único caso que acho que considero como necessário a troca do alternador também, é qdo tem muito som instalado.
-
ou se o carro ta cheio de bomba elétrica pendurada…
[snapback]592137[/snapback]
pois é.
tb se está sendo usado a/c + som durante grande parte do tempo…e juntando tudo isso ainda for durante a noite, onde se usa os farois baixos...ai que a bateria não da conta mesmo caso o alternador não esteja em equilibrio com ela...
vai trabalhar sempre la em baixo e nunca vai estar carregada direito...ai nem vale a pena gastar $$$ com bateria grande e cara...
-
pois é.
tb se está sendo usado a/c + som durante grande parte do tempo…e juntando tudo isso ainda for durante a noite, onde se usa os farois baixos...ai que a bateria não da conta mesmo caso o alternador não esteja em equilibrio com ela...
vai trabalhar sempre la em baixo e nunca vai estar carregada direito...ai nem vale a pena gastar $$$ com bateria grande e cara...
[snapback]592152[/snapback]
sim sim.
na real mesmo, bateria só serve pra ligar o carro. depois fica tudo por conta do alternador.
porém, claro que, se estiver na hora de trocar a bateria, e no lugar destinado é ela couber uma de maior carga, melhor.
e para testar o alternador, o melhor a fazer é pegar um desses multiteste e medir a tensão entre os polos da bateria. se ficar acima de 12v tá beleza.
-
tenho uma moura 70ah c/ prata . posso te dizer o seguinte: durante os 2 anos e meio q o passat ficou parado, ela ficou guardada num canto. pode duvidar, mas qdo fomos montar tudo de novo, a desgranhenta tinha carga ainda montamos no carro e é a mesma até agora. fica 10, 12 dias desligado, virou na partida com taxa monstro e tudo pega na boa.
uso um alternador de 90 tb.
abraço.
-
bom, vamos por muitas partes…
no sistema eletrico de um automóvel nés temos 2 fontes de energia, a prim?ria (alternador) e a secund?ria (bateria)
qdo vc dá a partida vc usa a secund?ria até que o motor tenha energia suficiente pra girar o alternador e gerar energia (transfomar na verdade)
os alternadores são especificados em voltagem/corrente, isso singifica que um alternador de por exemplo 14v/90a consegue fornecer até 90a mantendo a tensão nominal de 14v, a partir disto a tensão começa a cair (p = u x i) porque a potência dele se mantem constante.
a partir deste momento em que a tensão cai até a nominal da bateria em cerca de 12,5v (por isso é secund?ria) ela passa a colaborar com a corrente pro consumo do automóvel.
disto tiramos o seguinte, se vc tem muitos equipamentos eletricos e usa-os constantemente ( ac, som, desemba?ador, etc) vc passa a usar sempre uma parcela da bateria.
só que a bateria tem 2 grandes especificações:
1- a capacidade em ah denominada c20 (que em automotiva é sempre em 20 horas até 1,75vpe)
2- a corrente em cca (corrente de partida a frio)
uma bateria de 70ah, significa que ela consegue fornecer até 70/20 = 3,5a constantes até que sua tensão chegue a 1,75 x 6 = 10,5v (6 elementos em cada bateria de 12 volts).
por definição a corrente de carga de uma bateria pra máxima durabilidade deve ser limitada a no máximo 20% de c20 (ou seja 0,2 x 70 = 14a) com o ideal de 10% de c20
como o alternador não controla esta corrente porque está mais preocupado em manter o sistema funcionando a corrente será maior que isso no inicio se a bateria estiver totalmente descarregada porque a sua resist?ncia interna será maior (qto mais descarregada maior a resist?ncia interna) a partir do momento em que começa a se recarregar a corrente vai baixando naturalmente e a tensão na baterua começa a subir (seguindo lá a potência do alternador).
por isso o que acontece de colocar uma bateria de digamos 70ah num alternador de 36a ?... o tempo de recarga da bateria totalmente descarregada será maior, mas a baterua se descarrega totalmente ?...não... se o alternador é dimensionado pra essa carga existente (o que é o caso) ela nunca se descarrega totalmente e terá até vida util maior pois a profundidade de descarga será menor do que numa baterua de 36ah.
agora se o sistema alternador é insuficiente (digamos que vc tenha um trio eletrico montado, um ac instalado fora da fabrica e use-o constantemente) a baterua sempre estará sendo descarregada e nunca o alternador conseguira recarrega-la suficientemente (causa sulfatação, e posteriormente hidratação com formação de cristal que é praticamente irreversável).
no caso especifico dele uma bateria maior pode ser usada sem maiores problemas, só se ele por exemplo usar a bateria até o seu final é que demorar? muito mais tempo pra que ela se recarregue, mas como sempre digo...bateria não é feita pra ser usada, é secund?ria...se vc quer deixar o som ligado, deixe o motor ligado pro alternador manter a corrente e tensão pro equipamento de som.
a segunda coisa é a tal cca, qto maior mais facilidade a bateria tem em virar o motor num dia frio... só que tem que tomar cuidado, a fiação do motor de arranque tem uma determinada bitola, se vc coloca um bateria de cca muito maior e digamos tem um problema no alarme, aí fica insistindo na partida (como um monte de gente faz) segurando por segundos a chave virada vc pode derreter a fiação (já aconteceu com um amigo meu..dei uma bateria de no break pra ele usar na pick-up dele e ele ficou segurando na partida bebado uahuahu... derreteu fiação do motor de arranque e o rel?).
-
esqueci de comentar…
a mesma fabrica faz heliar, delphi, bosch, marelli e mais um monte de marcas sob consignação... o principal ao comprar uma bateria ?:
1- comprar a mais nova possível, jamais com mais de 6 meses de fabricação (o ideal é menos de 3 meses)
2- qdo for começar a usar mandar dar uma carga lenta por 24 horas com 10% de c20 antes
3- revisar o sistema eletrico, se o alternador está mantendo tensão correta, o ideal é manter nos 13,8v com a bateria ligada... mais que isso ela seca mais rápido (hidrolise, com perda de solução por arrasto tbm), menos que isso antes a bateria começa a descarregar no caso de consumo, além de não carrega-la suficientemente qdo ela é usada.
4- não é compra, mas uso... percursos curtos matam rapidinho uma bateria porque vc demora cerca de 30 minutos com o alternador funcionando pra que a bateria carregue a energia usada normalmetne na partida.
-
não adianta colocar bateria mais forte do q seu alternador. a primeira coisa é saber qual a capacidade dele, pra só depois pensar em colocar uma bateria maior.
[snapback]592085[/snapback]
ia falar exatamente isso.
olha geralmente esses ap2.0 completo, a/c etc… o alternador é de 95amperes, então uma bateria de 95a seria ideal.
o meu golito po de boi troquei mes passado tbm, bateria ja itnha ido pro saco depois de 4 anos. meu alternador é de 65a, então coloquei outra de 65a, e foi caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara pqp bateria tá cara d+, paguei r$190 numa moura dando a minha velha, isso em loja de bateria q o preão é bem mais barato, pq em carrefour da vida joga 100 conto a mais tranquilo.