.: bateria indo pro saco…54, 65 ou 70 amperes?
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tenho uma moura 70ah c/ prata . posso te dizer o seguinte: durante os 2 anos e meio q o passat ficou parado, ela ficou guardada num canto. pode duvidar, mas qdo fomos montar tudo de novo, a desgranhenta tinha carga ainda montamos no carro e é a mesma até agora. fica 10, 12 dias desligado, virou na partida com taxa monstro e tudo pega na boa.
uso um alternador de 90 tb.
abraço.
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bom, vamos por muitas partes…
no sistema eletrico de um automóvel nés temos 2 fontes de energia, a prim?ria (alternador) e a secund?ria (bateria)
qdo vc dá a partida vc usa a secund?ria até que o motor tenha energia suficiente pra girar o alternador e gerar energia (transfomar na verdade)
os alternadores são especificados em voltagem/corrente, isso singifica que um alternador de por exemplo 14v/90a consegue fornecer até 90a mantendo a tensão nominal de 14v, a partir disto a tensão começa a cair (p = u x i) porque a potência dele se mantem constante.
a partir deste momento em que a tensão cai até a nominal da bateria em cerca de 12,5v (por isso é secund?ria) ela passa a colaborar com a corrente pro consumo do automóvel.
disto tiramos o seguinte, se vc tem muitos equipamentos eletricos e usa-os constantemente ( ac, som, desemba?ador, etc) vc passa a usar sempre uma parcela da bateria.
só que a bateria tem 2 grandes especificações:
1- a capacidade em ah denominada c20 (que em automotiva é sempre em 20 horas até 1,75vpe)
2- a corrente em cca (corrente de partida a frio)
uma bateria de 70ah, significa que ela consegue fornecer até 70/20 = 3,5a constantes até que sua tensão chegue a 1,75 x 6 = 10,5v (6 elementos em cada bateria de 12 volts).
por definição a corrente de carga de uma bateria pra máxima durabilidade deve ser limitada a no máximo 20% de c20 (ou seja 0,2 x 70 = 14a) com o ideal de 10% de c20
como o alternador não controla esta corrente porque está mais preocupado em manter o sistema funcionando a corrente será maior que isso no inicio se a bateria estiver totalmente descarregada porque a sua resist?ncia interna será maior (qto mais descarregada maior a resist?ncia interna) a partir do momento em que começa a se recarregar a corrente vai baixando naturalmente e a tensão na baterua começa a subir (seguindo lá a potência do alternador).
por isso o que acontece de colocar uma bateria de digamos 70ah num alternador de 36a ?... o tempo de recarga da bateria totalmente descarregada será maior, mas a baterua se descarrega totalmente ?...não... se o alternador é dimensionado pra essa carga existente (o que é o caso) ela nunca se descarrega totalmente e terá até vida util maior pois a profundidade de descarga será menor do que numa baterua de 36ah.
agora se o sistema alternador é insuficiente (digamos que vc tenha um trio eletrico montado, um ac instalado fora da fabrica e use-o constantemente) a baterua sempre estará sendo descarregada e nunca o alternador conseguira recarrega-la suficientemente (causa sulfatação, e posteriormente hidratação com formação de cristal que é praticamente irreversável).
no caso especifico dele uma bateria maior pode ser usada sem maiores problemas, só se ele por exemplo usar a bateria até o seu final é que demorar? muito mais tempo pra que ela se recarregue, mas como sempre digo...bateria não é feita pra ser usada, é secund?ria...se vc quer deixar o som ligado, deixe o motor ligado pro alternador manter a corrente e tensão pro equipamento de som.
a segunda coisa é a tal cca, qto maior mais facilidade a bateria tem em virar o motor num dia frio... só que tem que tomar cuidado, a fiação do motor de arranque tem uma determinada bitola, se vc coloca um bateria de cca muito maior e digamos tem um problema no alarme, aí fica insistindo na partida (como um monte de gente faz) segurando por segundos a chave virada vc pode derreter a fiação (já aconteceu com um amigo meu..dei uma bateria de no break pra ele usar na pick-up dele e ele ficou segurando na partida bebado uahuahu... derreteu fiação do motor de arranque e o rel?).
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esqueci de comentar…
a mesma fabrica faz heliar, delphi, bosch, marelli e mais um monte de marcas sob consignação... o principal ao comprar uma bateria ?:
1- comprar a mais nova possível, jamais com mais de 6 meses de fabricação (o ideal é menos de 3 meses)
2- qdo for começar a usar mandar dar uma carga lenta por 24 horas com 10% de c20 antes
3- revisar o sistema eletrico, se o alternador está mantendo tensão correta, o ideal é manter nos 13,8v com a bateria ligada... mais que isso ela seca mais rápido (hidrolise, com perda de solução por arrasto tbm), menos que isso antes a bateria começa a descarregar no caso de consumo, além de não carrega-la suficientemente qdo ela é usada.
4- não é compra, mas uso... percursos curtos matam rapidinho uma bateria porque vc demora cerca de 30 minutos com o alternador funcionando pra que a bateria carregue a energia usada normalmetne na partida.
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não adianta colocar bateria mais forte do q seu alternador. a primeira coisa é saber qual a capacidade dele, pra só depois pensar em colocar uma bateria maior.
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ia falar exatamente isso.
olha geralmente esses ap2.0 completo, a/c etc… o alternador é de 95amperes, então uma bateria de 95a seria ideal.
o meu golito po de boi troquei mes passado tbm, bateria ja itnha ido pro saco depois de 4 anos. meu alternador é de 65a, então coloquei outra de 65a, e foi caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara pqp bateria tá cara d+, paguei r$190 numa moura dando a minha velha, isso em loja de bateria q o preão é bem mais barato, pq em carrefour da vida joga 100 conto a mais tranquilo.
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atualizando…boas ou mês not?cias. o cara veio aqui com uma moura 75, mas antes de trocar fizemos dois testes...
carro desligado, teste da bateria...não deu carga máxima, mas tb não tava zerada. (o carro pegou na segunda batida na chave hoje cedo).
carro ligado, teste do alternador...pelo equipamento do cara lá, o alternador não tava cumprindo seu trabalho ...de acordo com a escala (amarelo = baixo, verde = normal, vermelho = acima do ideal), tava zerado. e ae?
se for/fosse alternador, não deveria acusar no painel, por exemplo? após ligar, a luz não ficaria acesa ou piscaria?
não troquei...ficamos de checar o alternador, mas tá com os 4 pos atrás...
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o corsa de la de casa baixou corrente do alternador tava dando avho que 10 volts… e nao acendeu luz nenhuma...
luz de painel é pra quando der a merda vc ver...
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luz no painel não significa que vai dar merda…
significa que já deu merda...
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hahaha…vou é curtir o carnaval...depois da ressaca me preocupo com isso então...
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luz no painel não significa que vai dar merda…
significa que já deu merda...
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isso se depois da merda ele ainda acusar algo.
não confio nessas luzes de painel de jeito nenhum. ja rodei sem água + aditivo no radiador e não acendeu luzinha nenhuma.
o único q acende a luz e dá problema mesmo é o corsa da minha m?e, sempre q a luz da ie acende acontece algo hehehe, acontecia, arrumou. mas no gol, viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixi, so serve de enfeite.
ja retifiquei meu alternador não sei quantas mil vezes, e nunca acendeu nada no painel quando ele dava problema, e eu ainda acho q ele tá com problema aiaiaiai, 10 anos de uso, to querendo um de 90 ou 95a
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luz no painel não significa que vai dar merda…
significa que já deu merda...
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o ideal é ter um voltimetro montado no carro
qdo a tensao começa a cair de leve, é o alternador dizendo vo te foder fica esperto
agora, qdo vc só fica sabendo do problema pq a luzinha do painel acendeu, ai quer dizer se fodeu
abraço.
martin
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falaram que a ac delco é só embalada.mas qual a marca dela então?
eu uso a moura com prata de 56 a.nunca tive problemas com ela.
outra marca muito boa são as bosch.