Ap 1.8t…....
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eu estou montando um ap 1.6 miolo original std c/ cabeçote de 2.0 trabalhadinho, dutos polidos e tal… simplizinho. mas bem feito... turbina biaggio .50/.48... 2e... essa eh a primeira fase do projeto... rodando com 1.5 bar será que chego proximo aos 250 pocotos?
vlws...
semana que vem encosto pra começar a montagem...
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vicente, voce , o over, anderson , e muitos preparadores e entusiastas, profissionais de primeira mão, fiseram deste topico algo realmente com o po no chão e construtivo, mas gostaria ainda de , se me permitem, colocar um ou dois pontos não mencionados aqui, que aprendi sentindo na pele , e fazem parte da experiencia de nosso projeto ( projeto do celta cadeira eletrica hehehe), porque meu carro é um aglomerado do conhecimento de voces e de muitos amigos forences ou não.
hoje vivemos no mundo, que começam a ser extrair niveis de peso x potencia reais , que muitos poucos seres humanos puderam pilotar, e principalmente niveis de perfomance global estupidos.
quando comecamos o projeto de meu carro , o motor faze i rendia 330 hp, ainda era prazeroso acelerar o carro, a performace era muito boa , longe de ser o que é hoje , mas a relação peso potencia era agradavel , na verdade no limite do agradavel de se acelerar. mas estava lonje da perfomace global que desejava, apenas um motor de testes, feito para evoluir.
o faze ii é um motor muito bem comportado para uso no dia a dia (sem pressurizar) , tem uma performance nos 402 metros que nenhum, ou muito poucos xxx no brasil possuem.
bom, vamos aonde quero chegar…....
quantos de voces ja pilotou um carro com relação peso potencia de menos de 2kg por hp é voces tem ideia da brutalidade que um carro desses acelera, da força g , do limite de erros que podem ser cometidos ( nenhum) , das checagem semanais de toda suspenção e estrutura, da manutenção, e da racionalização de uso desta potencia, para que ela esteja presente quando for preciso ?
muito cuidado do que desejam, se fala de potencias de 400, 500 hp, até 600 hp num carro de rua, eu tenho um carro desses, e falo sem constrangimento , era mais prazeroso acelerar o motor antigo, com seus 330 hp, que o motor faze 2, hoje ja provavelmente beirando os 600 hp. no motor antigo existia o prazer de acelerar , avia tempo para pensar, eu conseguia sentir o carro , era mais dificil errar , hoje , com nivel de potencia plena , não a mais prazer de acelerar, o prazer vem quando a coisa acaba , a brutalidade do carro me tirou o prazer de acelerar , ficou apenas o prazer de ser o mais rapido, a estupida força ao qual corpo e estrutura do carro sofre com tamanha potencia vs peso não perdoa erros , a força g , a tremenda aceleração não dão tempo para pensar, cada arrancada exige alguns minutos de consentração antes, e muita conversa com o travesseiro antes de dormir para se condicionar.
nesse nivel de potencia , poupo meu carro ao maximo , para poder ter uma certa confian?a quando for preciso dele axigir , meu carro acelera forte uma vez, no maximo duas por semana, checo absolutamente tudo antes, porque não a o minimo tempo de reação possivel para corrigir uma falha.
neste nivel de potencia, fazendo tudo com absoluta perfeiçao ( 100% correto ) ainda a ( 50% de chance de algo sair errado) ultrapassamos em muito o limite do motor , estrutura, e de nossa capacidade de ter o carro com controle satisfatorio.
quanto a durabilidade, o uso racional de um carros dese manda direto em sua durabilidade , um motor com essa potencia duara alguns minutos somente acima dos 500 hp , se falarmos em potencia continua , não creio ele ser capaz de manter esta potencia por mais de pouco mais de 1 minuto constante , nem é possivel acelerar um carro desses em wot por um minuto , pois em 13 segundos ja se foram a muito os 200 km\h, eu ja brinquei bastante com o faze 2, e garanto que não chequein ainda a usar o carro mais que o total de 2 a 3 minutos a potencia plena , espero que ele dure cerca de 30 mil km antes da primeira revisão , porem não creio que ele aguente mais que 50 puxadas , ou 15 minuotos a 20 minutos , em puxadas individuais de menos de 20 segundos cada a potencia plena.
tudo tem um preço, como eu sempre digo
no pain no gain
espero ter ajudado.
forte abraço
ivo guilhon
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ultimamente nos posts do ivo eu tenho me sentido como chefe de repartição poblica….. só assino embaixo....e num precisaria nem ler tudo (embora o faça porque dá gosto ver alguem que olha pra mesma direção que eu) pra assinar hehehehehe.
? isso aí... tração dianteira com mais de 300cv começa a ficar chato de usar no dia a dia.... experimenta viajar com 350cv fwd num dia de chuva pra vc ver...deu meio acelerador já destraciona mesmo de quarta marcha... acaba que vc fica extremamente estressado de fazer uma viajemzinha nessas condições...sem contar o desgaste do carro como um todo.
como o ivo disse vc precisa verificar tudo antes de dar uma aceleradinha qualquer... acaba ficando chato
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? isso aí… tração dianteira com mais de 300cv começa a ficar chato de usar no dia a dia.... experimenta viajar com 350cv fwd num dia de chuva pra vc ver...deu meio acelerador já destraciona mesmo de quarta marcha... acaba que vc fica extremamente estressado de fazer uma viajemzinha nessas condições...sem contar o desgaste do carro como um todo.[snapback]247275[/snapback]
350 cvs direto num carro turbo como esse (leve e com tração dianteira) é doideira. booster é item obrigatério. nem q se use dois ou tr?s boosters de forma a usar pouca pressão (e potência) inicial. se fzr isso, não vai passar por sustos como esses.
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ultimamente nos posts do ivo eu tenho me sentido como chefe de repartição poblica….. só assino embaixo....e num precisaria nem ler tudo (embora o faça porque dá gosto ver alguem que olha pra mesma direção que eu) pra assinar hehehehehe.
? isso aí... tração dianteira com mais de 300cv começa a ficar chato de usar no dia a dia.... experimenta viajar com 350cv fwd num dia de chuva pra vc ver...deu meio acelerador já destraciona mesmo de quarta marcha... acaba que vc fica extremamente estressado de fazer uma viajemzinha nessas condições...sem contar o desgaste do carro como um todo.
como o ivo disse vc precisa verificar tudo antes de dar uma aceleradinha qualquer... acaba ficando chato
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o booster elimina isso… na chuva realmente é chato, ainda mais quanto é aquela chuva.
to pensando em deixar mais 1 booster no carro... minha irm? dirige de vez em quando... imagina ela com 250 pocot?s na mão. alto pdm
over, por favor, me mande uma mp com algum número para entrar em contato e um horario bom para ligar. preciso falar contigo. tks
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350 cvs direto num carro turbo como esse (leve e com tração dianteira) é doideira. booster é item obrigatério. nem q se use dois ou tr?s boosters de forma a usar pouca pressão (e potência) inicial. se fzr isso, não vai passar por sustos como esses.
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a? é que tá…a molekada quer é no po mesmo.... a alguns dias atrás veio um corsa com miolo original e 2 kg no po ... simplesmente não tinha valvula...o dono falou que ele controlava a pressão no po...eu é que não arrisquei dar uma volta com ele ou no carro....
ou pior.... o cara esquece de desligar o booster e rola um sustinho
bem..de toda forma eu concordo com vc o correto é usar de artificios...msa desde que o dono use eles e não fique de enfeite uahuhauahua...um cliente meu ficou de voltar pra colocar um booster e só voltou quase um ano depois...e pra fazer revisão... qdo eu perguntei ele disse que num tava fazendo falta o booster que nem ia usar...tudo bem que não eram 300cv....mas é o mesmo princ?pio
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a? é que tá…a molekada quer é no po mesmo.... a alguns dias atrás veio um corsa com miolo original e 2 kg no po ... simplesmente não tinha valvula...o dono falou que ele controlava a pressão no po...eu é que não arrisquei dar uma volta com ele ou no carro....
ou pior.... o cara esquece de desligar o booster e rola um sustinho
bem..de toda forma eu concordo com vc o correto é usar de artificios...msa desde que o dono use eles e não fique de enfeite uahuhauahua...um cliente meu ficou de voltar pra colocar um booster e só voltou quase um ano depois...e pra fazer revisão... qdo eu perguntei ele disse que num tava fazendo falta o booster que nem ia usar...tudo bem que não eram 300cv....mas é o mesmo princ?pio
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hehehe esse é o caso de cliente joselito sem noção ( ). mas em carros pra gente que tenha cabeça, booster é a solução. a pessoa tem que ter em mente o poder que possui no po direito.
esse papo de controlar a pressão no po é furada e os caras não acreditam, pois se vc dosar a pressão no acelerador, nunca vai estar usando a potência total mesmo daquela pressão po-controlada , pois a borboleta não vai estar toda aberta e nisso o motor não vai desenvolver o q podia se tivesse usando uma pressão fixa ajustada na válvula de al?vio
sempre usei booster no carro desde q era ainda um 1.6 cht, e sempre com luz de aviso. o melhor que tive foi o booster sequencial com 3 pressões diferentes + a pressão constante. pena q deu conflito com o módulo de ignição e tive que tirar ele (o controlador de pressão eletronico).
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hehehe esse é o caso de cliente joselito sem noção ( ). mas em carros pra gente que tenha cabeça, booster é a solução. a pessoa tem que ter em mente o poder que possui no po direito.
esse papo de controlar a pressão no po é furada e os caras não acreditam, pois se vc dosar a pressão no acelerador, nunca vai estar usando a potência total mesmo daquela pressão po-controlada , pois a borboleta não vai estar toda aberta e nisso o motor não vai desenvolver o q podia se tivesse usando uma pressão fixa ajustada na válvula de al?vio
sempre usei booster no carro desde q era ainda um 1.6 cht, e sempre com luz de aviso. o melhor que tive foi o booster sequencial com 3 pressões diferentes + a pressão constante. pena q deu conflito com o módulo de ignição e tive que tirar ele (o controlador de pressão eletronico).
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esse booster que vc usava era o da autometer?será que nao da pra fazer com duas ou mais solenoides
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esse booster que vc usava era o da autometer?será que nao da pra fazer com duas ou mais solenoides
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era um aparelho feito por um amigo meu daqui da cidade mesmo. cada toque no botão ia desarmando um solenoide e armando o solenoide seguinte.
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ou eu, ou alguém (ka) mudou
ultimamente tenho notado que não tem mais pol?mica aqui no pp (huaehuhaeuhaeuhauheuahueah ), e o bom senso tem prevalecido legal assim dá até tesão de poder participar
o mais legal de tudo é que aqui tem gente que pensa + / - igual em termos de desempenho, coisa que muuuuita gente daqui (não do fórum) não entende …
o post do vicente e do ivo me deixaram sem sem nenhuma possibilidade de acrescentar algo, show de bola e o legal é que o bom senso daqui mostra que um xxx de verdade, e fwd pra ter 550 hp é complicado, e caro, e muitas vezes quase que impossível.
conheão um povo que acha que 500 cavalo é coisa fácil de se alcançar e de dirigir. nunca passei de uns 320 cv num fwd, de carona, e dá pra sentir que mesmo com vêrias melhorias não é fácil de domar a cavalaria, e mais legal ainda é numa avenida qndo vc liga o booster no meio da terceira, parece até que o final da avenida estreita . talvez pra esse povo, o prazer de dirigir esteja em colocar toda a cavalaria no ch?o, mas é algo mtoooo fora do que agente pode considerar por normal ...
eu espero que o amadurecimento não pare só aqui no preparados, mas que se expanada pra fora dele também, e que quem é entusiasta possa perceber que 300 cv é potência de muito esportivo por ae agente ve os vêdeos dos caras dirigindo os skylines, supras, porsches, e acha lindo tudo aquilo, mas ao se pegar uns vêdeos mais amadores de carros mais fracos na pistas que são dirigidos diariamente e que vão pra pista na mão de um 1/2 motorista 1/2 piloto, ae o caldo engrossa, o cara roda uma porsche 944 turbo, e nem é por cagada, é pq pra segurar no braão os 200 e tantos cavalos é complicado ... ou ainda ver o ruf ctr yellowbird na pista, e o nego andando de lado direto, coisa de deixar qualquer um ... porra, o carro tem potencia máxima de quase 600 cv a menos de 6000 rpm e um torque generoso por volta de 5000, é o motor que acorda derrepente he he he, e é o custo que vc paga pra render tudo isso (como a máxima estrangeira no pain, no gain. ou ainda, frase do jr que eu acho massa, there s no free lunch ).
talvez eu tenha sido um pouco redundante, mas tá ae o que eu penso / acho ...
[]?s
xucrute
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ou eu, ou alguém (ka) mudou
ultimamente tenho notado que não tem mais pol?mica aqui no pp (huaehuhaeuhaeuhauheuahueah ), e o bom senso tem prevalecido legal assim dá até tesão de poder participar
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sempre fui assim daniel, é que dentro de certas polemizações nem sempre necessárias, algumas coisas passavam desapercebidas ou até mesmo mal interpretadas.
ah, pol?mica é vida, como ja dizia o pix (pietro).
um lugar onde não exista discord?ncia, onde não exista opniões diferentes é um lugar sem sal nem pimenta .
sempre em alguma coisa ou outra vai existir diverg?ncia de ponto de vista. fato comum onde se pratica a sinceridade e claridade na hora de expor uma opnião pessoal.
uma coisa que pode ter dado certo pra mim e pra meus amigos, pode ter dado errado pra vc e seus amigos. e nem por isso tal coisa pode ser julgada subjetivamente. podia ter sido ao contrario e daria rolo do mesmo jeito
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ou eu, ou alguém (ka) mudou
ultimamente tenho notado que não tem mais pol?mica aqui no pp (huaehuhaeuhaeuhauheuahueah ), e o bom senso tem prevalecido legal assim dá até tesão de poder participar
o mais legal de tudo é que aqui tem gente que pensa + / - igual em termos de desempenho, coisa que muuuuita gente daqui (não do fórum) não entende …
o post do vicente e do ivo me deixaram sem sem nenhuma possibilidade de acrescentar algo, show de bola e o legal é que o bom senso daqui mostra que um xxx de verdade, e fwd pra ter 550 hp é complicado, e caro, e muitas vezes quase que impossível.
conheão um povo que acha que 500 cavalo é coisa fácil de se alcançar e de dirigir. nunca passei de uns 320 cv num fwd, de carona, e dá pra sentir que mesmo com vêrias melhorias não é fácil de domar a cavalaria, e mais legal ainda é numa avenida qndo vc liga o booster no meio da terceira, parece até que o final da avenida estreita . talvez pra esse povo, o prazer de dirigir esteja em colocar toda a cavalaria no ch?o, mas é algo mtoooo fora do que agente pode considerar por normal ...
eu espero que o amadurecimento não pare só aqui no preparados, mas que se expanada pra fora dele também, e que quem é entusiasta possa perceber que 300 cv é potência de muito esportivo por ae agente ve os vêdeos dos caras dirigindo os skylines, supras, porsches, e acha lindo tudo aquilo, mas ao se pegar uns vêdeos mais amadores de carros mais fracos na pistas que são dirigidos diariamente e que vão pra pista na mão de um 1/2 motorista 1/2 piloto, ae o caldo engrossa, o cara roda uma porsche 944 turbo, e nem é por cagada, é pq pra segurar no braão os 200 e tantos cavalos é complicado ... ou ainda ver o ruf ctr yellowbird na pista, e o nego andando de lado direto, coisa de deixar qualquer um ... porra, o carro tem potencia máxima de quase 600 cv a menos de 6000 rpm e um torque generoso por volta de 5000, é o motor que acorda derrepente he he he, e é o custo que vc paga pra render tudo isso (como a máxima estrangeira no pain, no gain. ou ainda, frase do jr que eu acho massa, there s no free lunch ).
talvez eu tenha sido um pouco redundante, mas tá ae o que eu penso / acho ...
[]?s
xucrute
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stefan sideways .
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tecla sap por favor
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? o nome do cara.
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por que motor em linha é mais complicado?
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acho que ele quiz dizer longitudinal…
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acho que ele se referia a longitudinal, se for este o caso reacende uma velha discussão… transversal vc tem melhor efici?ncia na transmissão (pelo menos na teoria) e ainda por cima concentra o peso do motor em cima do eixo, tendendo a ficar central qdo acelera forte o que melhoraria a tração...msa em contrapartida tem os eixos com tamanhos diferentes o que tende a aparecer um fen?meno chamado de torque steer que é o caror puxar para um lado (do eixo menor) coisa que não acontece num motor longitudinal porque os eixos são iguais (na verdade tbm ocorre, mas por outros fatores)
agora se ele disse em relação a ser boxer, v ou em linha a concepção do motor aí pega um pouco... que me lembre de cabeça a maior vantagem do boxer é baixar o centro de gravidade...não lembro de nada mais que diferencia na tração... sei lá...
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acho que ele se referia a longitudinal, se for este o caso reacende uma velha discussão… transversal vc tem melhor efici?ncia na transmissão (pelo menos na teoria) e ainda por cima concentra o peso do motor em cima do eixo, tendendo a ficar central qdo acelera forte o que melhoraria a tração...msa em contrapartida tem os eixos com tamanhos diferentes o que tende a aparecer um fen?meno chamado de torque steer que é o caror puxar para um lado (do eixo menor) coisa que não acontece num motor longitudinal porque os eixos são iguais (na verdade tbm ocorre, mas por outros fatores)
agora se ele disse em relação a ser boxer, v ou em linha a concepção do motor aí pega um pouco... que me lembre de cabeça a maior vantagem do boxer é baixar o centro de gravidade...não lembro de nada mais que diferencia na tração... sei lá...
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por quais fatores também acontecem em longitudinais?