Navegação

Preparados

• Cadastrar
    • Login
    • Categorias
    • Recente
    • Usuários

Ligando o motor no controle remoto

Mecânica e Preparação
    27
    51
    7870
    Carregando Mais Posts
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
    Responder
    • Responder como tópico
    Entre para responder
    Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    • K
      Ktulu última edição por

fiz aqui em casa de ontem pra hoje, mas a ideia eu to mastigando a um tempão já.

pra isso eu usei a sa?da auxiliar do alarme ( de abrir mala, descer vidro, portao eletronico).

como eu usei um microcontrolador, então não tem esquemas pra eu dar pra vocês, mas o princ?pio é o seguinte:

ao ser ativada a funcão auxiliar, um rel? é ativado. esse rele é ligado nos fios que são acionados na primeira posição da chave, ativando o sistema eletrico todo do carro.

depois de um breve período (menos de 1 segundo) pra pressurizar o combustável e energizar a bobina, um segundo rel? é ativado por apenas 1 segundo. esse segundo rel? é ligado nos fios que fazem contato na segunda posição da chave (ignicao). acionando o motor de arranque.

feito isso o carro liga. se voce não entrar no carro em 1 minuto e colocar a chave na ignição o carro morre.

pressionando novamente a funcao auxiliar do controle sem a chave na ignição o carro desliga, pra se voce desistir de sair com o carro ou se ele por ventura estiver engrenado e sair andando…?

nesse projeto só tá faltando algum sensor que detecte o ponto morto, pra somente dar a partida com o cambio no neutro. mas isso fica pra depois.

ainda tá só no prototipo, vou fazer uma caixinha com o circuito, led pra indicar o funcionamento e uma chave pra desligar. assim que eu fizer isso eu coloco aqui.

por enquanto só fotos da gambiarra e vêdeos do funcionamento.

vódeo 1vódeo 2

um probleminha que tive e qua já resolvi é que a saida auxiliar não funciona com o carro ligado, então ele não tava desligando pelo controle. pra resolver isso eu conectei o fio que avisa que o carro tá ligado no contato do chave da ignição que só liga com a chave, que é responsável por um rele pra ligar o farol.

agora tá tudo 100%

1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • I
        Inssurection última edição por

orra fileh veio agora lah vai o problema :humpft: e os carros q n ligam na primeira?

• K
          Ktulu última edição por

simples, aperte o botao denovo…

• *
            *Felipe* última edição por

se esse fosse o maior dos problemas… huahuahuhua

mas acho q nem tem mais nenhum

• K
              Ktulu última edição por

eu nao considero isso problema, eu posso fazer pra ficar tentando até pegar.

o unico problema que eu vejo é o fato de ele tentar ligar o carro quando engatado… isso pode causar um acidente.

• T
                transeunte última edição por

já que é pra dar uma idéia… lá vai:

acho que a solução mais interessante seriam duas c?lulas fotoelétricas instaladas por dentro do câmbio, que fossem acionadas pela posição da alavanca.

uma ficaria alinhada na fileira das marchas ?mpares e outra alinhada na fileira das marchas pares .

mais ou menos assim:

(celula) . 1 . 3 . 5 . (refletor)

?. . . . . . . * . . . . . . . . 

(celula) . 2 . 4 . r . (refletor)

(onde * é a manopla do câmbio, na posição de ponto-morto)

assim, sempre que o câmbio estivesse pra frente ou pra tr?s (situação onde alguma marcha está engatada) uma das 2 c?lulas fotoelétricas seria bloqueada .

combinando os 2 sensores, você poderia fazer um circuito que só liberasse o comando de partida quando ambos estivessem desobstru?dos (manopla no meio do câmbio).

e aí, será que dá pra fazer? :ppg:

tambem pensei na utilização de botões que fossem pressionados de acordo com a posição da alavanca, mas aí a coisa complica, pq além do problema do desgaste mecânico você ainda precisaria de 6 interruptores diferentes (um para cada posição).

ps: pra quem não sabe, c?lula fotoelétrica é aquele dispositivo que abre as portas do shopping quando você fica perto… que abre as torneiras dos restaurantes quando você passa a mão junto, ou o que segura a porta do elevador quando você coloca a mão na frente :d

sou completamente leigo no assunto, por favor me corrijam se eu estiver equivocado :humpft: :(

• S
                  Stefan última edição por

isso só funciona em carros sem code né ?

• K
                    Ktulu última edição por

em carro com code o carro pega mas morre em seguida. o sistema vai procurar o trasponder da chave, como não vai encontrar ele vai cortar o sistema…

• K
                      Ktulu última edição por

e aí, será que dá pra fazer? :humpft:

esses sensores fotoeletricos até funcionariam, mas dentro da coifa do cambio não tem espaço pra colocar eles…

interruptores tambem eu nao saberia onde colocar... tirando a coifa do cambio voce ve uma esfera, não tem nenhum ponto onde tenha um fim de curso pra colocar um interruptor.

• K
                        Ktulu última edição por

tive uma ideia pro sensor de neutro, já testeu e funciona.

vou usar um sensor magn?tico, usado em alarmes residenciais. custa 3 reais um desses. é um sensor que deixa passar corrente pelos terminais quando próximo a um ima.

o sensor eu coloco fixo perto da barra do cambio e o ima eu prendo na barra. o ima só fica em cima do sensor quando está no neutro.

fotos pra explicar:

o sensor:

cambio no neutro. a fita isolante marca a posicao do ima.

cambio com qualquer marcha a frente engatada (1?, 3? ou 5?)

da pra ver que o ima fica longe do sensor.

cambio com qualquer marcha a tras engatada (2?, 4? ou r??)

• C
                          coisa_triste última edição por

putz..pena q soh funciona pro neutro…

acho q teria ser um sistema muito sensivel pra poder colocar todas as marchas...

• C
                            caferninha última edição por

ah bem desenvovlvi um modulo pros alarmes kaori.

• T
                              transeunte última edição por

perfeito então :humpft:

• G
                                gardenal última edição por

eu faão isso com um ax1010 da positron …... sem modulos a parte... :humpft:

• K
                                  Ktulu última edição por

pronto

hoje acabei de fazer a placa e a caixa com o circuito.

não tá a coisa mais bonita do mundo, mas pelo menos ficou o mais compacto possível e fácil de se mecher.

tem um interruptor pra ligar e desligar o circuito todo

um botao que faz a mesma coisa que o controle, liga e desliga o motor

e 2 leds, o verde acende junto com a bateria e o amarelo junto com o motor de arranque.

o controle ali é pra ter ideia do tamanho que ficou.

dentro da caixinha

• F
                                    fusca84 última edição por

esse gol sofre…. :humpft:

• K
                                      Ktulu última edição por

esse gol sofre…. :ppg:

é minha cobaia….

ja que nem vira mecher nesse motorzinho, vamo inventando moda... :humpft:

• S
                                        stefano última edição por

fiquei embasbacado com o chiquê da plaquinha de circuito impresso do ktulu

tem até o desenho e código no lado dos componentes

• K
                                          Ktulu última edição por

?… to aprendendo a fazer plaquinha.

pior é que é simples, é só tirar um xerox na transparencia, colocar em cima da placa e passar o ferro de passar roupa por cima.

ficou mais bonito que o ., não ficou?

• F
                                            fusca84 última edição por

ou entao, vc pode desenhar a placa no autocad, imprime na impressora laser (ou jato de tinta e depois faz xerox), coloca a folha com o lado impresso para baixo e passa ferro quente na folha.

parte do toner vai descolar da folha e grudar na placa. ai é só fazer um reforcinho com canetinha retroprojetor e esta pronta a placa.

fica servico de primeira qualidade.

[]s

• First post
                                              Last post