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Ligando o motor no controle remoto

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • K Offline
    K Offline
    Ktulu
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    #1

    fiz aqui em casa de ontem pra hoje, mas a ideia eu to mastigando a um tempão já.

    pra isso eu usei a sa?da auxiliar do alarme ( de abrir mala, descer vidro, portao eletronico).

    como eu usei um microcontrolador, então não tem esquemas pra eu dar pra vocês, mas o princ?pio é o seguinte:

    ao ser ativada a funcão auxiliar, um rel? é ativado. esse rele é ligado nos fios que são acionados na primeira posição da chave, ativando o sistema eletrico todo do carro.

    depois de um breve período (menos de 1 segundo) pra pressurizar o combustável e energizar a bobina, um segundo rel? é ativado por apenas 1 segundo. esse segundo rel? é ligado nos fios que fazem contato na segunda posição da chave (ignicao). acionando o motor de arranque.

    feito isso o carro liga. se voce não entrar no carro em 1 minuto e colocar a chave na ignição o carro morre.

    pressionando novamente a funcao auxiliar do controle sem a chave na ignição o carro desliga, pra se voce desistir de sair com o carro ou se ele por ventura estiver engrenado e sair andando…?

    nesse projeto só tá faltando algum sensor que detecte o ponto morto, pra somente dar a partida com o cambio no neutro. mas isso fica pra depois.

    ainda tá só no prototipo, vou fazer uma caixinha com o circuito, led pra indicar o funcionamento e uma chave pra desligar. assim que eu fizer isso eu coloco aqui.

    por enquanto só fotos da gambiarra e vêdeos do funcionamento.

    vódeo 1vódeo 2

    um probleminha que tive e qua já resolvi é que a saida auxiliar não funciona com o carro ligado, então ele não tava desligando pelo controle. pra resolver isso eu conectei o fio que avisa que o carro tá ligado no contato do chave da ignição que só liga com a chave, que é responsável por um rele pra ligar o farol.

    agora tá tudo 100%

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    • I Offline
      I Offline
      Inssurection
      escreveu em última edição por
      #2

      orra fileh veio agora lah vai o problema :humpft: e os carros q n ligam na primeira?

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      • K Offline
        K Offline
        Ktulu
        escreveu em última edição por
        #3

        simples, aperte o botao denovo…

        1 Resposta Última resposta
        • * Offline
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          *Felipe*
          escreveu em última edição por
          #4

          se esse fosse o maior dos problemas… huahuahuhua

          mas acho q nem tem mais nenhum

          1 Resposta Última resposta
          • K Offline
            K Offline
            Ktulu
            escreveu em última edição por
            #5

            eu nao considero isso problema, eu posso fazer pra ficar tentando até pegar.

            o unico problema que eu vejo é o fato de ele tentar ligar o carro quando engatado… isso pode causar um acidente.

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              transeunte
              escreveu em última edição por
              #6

              já que é pra dar uma idéia… lá vai:

              acho que a solução mais interessante seriam duas c?lulas fotoelétricas instaladas por dentro do câmbio, que fossem acionadas pela posição da alavanca.

              uma ficaria alinhada na fileira das marchas ?mpares e outra alinhada na fileira das marchas pares .

              mais ou menos assim:

              (celula) . 1 . 3 . 5 . (refletor)
              
               ?. . . . . . . * . . . . . . . . 
              
              (celula) . 2 . 4 . r . (refletor)
              

              (onde * é a manopla do câmbio, na posição de ponto-morto)

              assim, sempre que o câmbio estivesse pra frente ou pra tr?s (situação onde alguma marcha está engatada) uma das 2 c?lulas fotoelétricas seria bloqueada .

              combinando os 2 sensores, você poderia fazer um circuito que só liberasse o comando de partida quando ambos estivessem desobstru?dos (manopla no meio do câmbio).

              e aí, será que dá pra fazer? :ppg:

              tambem pensei na utilização de botões que fossem pressionados de acordo com a posição da alavanca, mas aí a coisa complica, pq além do problema do desgaste mecânico você ainda precisaria de 6 interruptores diferentes (um para cada posição).

              ps: pra quem não sabe, c?lula fotoelétrica é aquele dispositivo que abre as portas do shopping quando você fica perto… que abre as torneiras dos restaurantes quando você passa a mão junto, ou o que segura a porta do elevador quando você coloca a mão na frente :d

              sou completamente leigo no assunto, por favor me corrijam se eu estiver equivocado :humpft: :(

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              • S Offline
                S Offline
                Stefan
                escreveu em última edição por
                #7

                isso só funciona em carros sem code né ?

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  Ktulu
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  em carro com code o carro pega mas morre em seguida. o sistema vai procurar o trasponder da chave, como não vai encontrar ele vai cortar o sistema…

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    Ktulu
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    e aí, será que dá pra fazer? :humpft:

                    esses sensores fotoeletricos até funcionariam, mas dentro da coifa do cambio não tem espaço pra colocar eles…

                    interruptores tambem eu nao saberia onde colocar... tirando a coifa do cambio voce ve uma esfera, não tem nenhum ponto onde tenha um fim de curso pra colocar um interruptor.

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      tive uma ideia pro sensor de neutro, já testeu e funciona.

                      vou usar um sensor magn?tico, usado em alarmes residenciais. custa 3 reais um desses. é um sensor que deixa passar corrente pelos terminais quando próximo a um ima.

                      o sensor eu coloco fixo perto da barra do cambio e o ima eu prendo na barra. o ima só fica em cima do sensor quando está no neutro.

                      fotos pra explicar:

                      o sensor:

                      cambio no neutro. a fita isolante marca a posicao do ima.

                      cambio com qualquer marcha a frente engatada (1?, 3? ou 5?)

                      da pra ver que o ima fica longe do sensor.

                      cambio com qualquer marcha a tras engatada (2?, 4? ou r??)

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        coisa_triste
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        putz..pena q soh funciona pro neutro…

                        acho q teria ser um sistema muito sensivel pra poder colocar todas as marchas...

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          caferninha
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          ah bem desenvovlvi um modulo pros alarmes kaori.

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            transeunte
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            perfeito então :humpft:

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              gardenal
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              eu faão isso com um ax1010 da positron …... sem modulos a parte... :humpft:

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
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                                Ktulu
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                pronto

                                hoje acabei de fazer a placa e a caixa com o circuito.

                                não tá a coisa mais bonita do mundo, mas pelo menos ficou o mais compacto possível e fácil de se mecher.

                                tem um interruptor pra ligar e desligar o circuito todo

                                um botao que faz a mesma coisa que o controle, liga e desliga o motor

                                e 2 leds, o verde acende junto com a bateria e o amarelo junto com o motor de arranque.

                                o controle ali é pra ter ideia do tamanho que ficou.

                                dentro da caixinha

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  esse gol sofre…. :humpft:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • K Offline
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                                    Ktulu
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    esse gol sofre…. :ppg:

                                    é minha cobaia….

                                    ja que nem vira mecher nesse motorzinho, vamo inventando moda... :humpft:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      fiquei embasbacado com o chiquê da plaquinha de circuito impresso do ktulu

                                      tem até o desenho e código no lado dos componentes

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • K Offline
                                        K Offline
                                        Ktulu
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        ?… to aprendendo a fazer plaquinha.

                                        pior é que é simples, é só tirar um xerox na transparencia, colocar em cima da placa e passar o ferro de passar roupa por cima.

                                        ficou mais bonito que o ., não ficou?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          ou entao, vc pode desenhar a placa no autocad, imprime na impressora laser (ou jato de tinta e depois faz xerox), coloca a folha com o lado impresso para baixo e passa ferro quente na folha.

                                          parte do toner vai descolar da folha e grudar na placa. ai é só fazer um reforcinho com canetinha retroprojetor e esta pronta a placa.

                                          fica servico de primeira qualidade.

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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