Ajuda com carta de comando
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puxa tem todos os dados que vc precisa… o de cima é seat to seat, o de baixo é com 0,050
seat to seat é um 268 x 260 (tá escrito)
do lado esquerdo estão o qto abre antes do pms (em cima) e qdo fecha depois do pmi (em baixo), do lado direito a mesma coisa pro escape
se vc soma 180 aos dados de admissão ou escape vc tem a perman?ncia do comando.
o overlap tá lá marcado direto tbm na carta
lift idem:
lift = 0,441 (de polegada) x 0,254 = 11,20mm admissão
lift = 0,448 (de polegada) x 0,254 = 11,38mm escape
pode fazer a mesma coisa pra 0,050
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valew cara, mas então eh q eu sou meio burro
tem como me explicar melhor como q eu vou enquadrar esse comando com base nesses dadosó e o q muda com o 0,050 ?
a regulagem de folga tb me parece meio pequena… 0,20 a 0,25 na adm e no scap...
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quanto a ser parecido sei não heim esse meu eh assimetrico com 268? na adm e 260? no scap, o seu (c for esse da assinatura) eh so 276? bem maior q o meu…
queria entender melhor essa carta pra saber tb como regular a polia... e enquadrar ele certo...
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esse meu da assinatura é um da spa hidr?ukico q tá vendendo… o q tá usando é um crower 7013 com 11,7mm de levante
valew cara, mas então eh q eu sou meio burro
tem como me explicar melhor como q eu vou enquadrar esse comando com base nesses dadosó e o q muda com o 0,050 ?
a regulagem de folga tb me parece meio pequena… 0,20 a 0,25 na adm e no scap...
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20 a 25 é a folga original do ap recomendada pela vw
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já usei um comando desses.
mesmo tendo mais duração de admissão que de escape, é um comando muito bom em alta. girava 8.000 rpm facil no 1.9 e parecia que o comando não acabava nunca….hehehee......
use a folga que o fabricante recomenda.............sempre
na adm. use o limite minimo de folga e no esc. o limite maximo ou até 0,05mm a mais............... mas teste pra ver.
e pra enquadrar, infelizmente só levando pra quem sabe trabalhar com um disco de grau pra deixar como a fabrica manda. e acredite: essa sempre (ou 99% das vezes) é a melhor opção.............
abraço.
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esse meu da assinatura é um da spa hidr?ukico q tá vendendo… o q tá usando é um crower 7013 com 11,7mm de levante
20 a 25 é a folga original do ap recomendada pela vw
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ahn me cafundi esse 7013 ja vi falarem bastante aqui no forum, mas num lembro as specs dele…
quanto a folga 20 a 25 eh o normal pra adm, mas ele pede o mesmo pro scap, q a vw pede mais c não me engao eh 35 a 45. por isso estranhei.
tenho medo de enforcar as valvulas de scap quando tiver quente com uma folga pequena... mas c o fabricante fala q eh pra usar...
já usei um comando desses.
mesmo tendo mais duração de admissão que de escape, é um comando muito bom em alta. girava 8.000 rpm facil no 1.9 e parecia que o comando não acabava nunca….hehehee......
use a folga que o fabricante recomenda.............sempre
na adm. use o limite minimo de folga e no esc. o limite maximo ou até 0,05mm a mais............... mas teste pra ver.
e pra enquadrar, infelizmente só levando pra quem sabe trabalhar com um disco de grau pra deixar como a fabrica manda. e acredite: essa sempre (ou 99% das vezes) é a melhor opção.............
abraço.
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cara quero ver o potencial desse comando, na verdade eh o primeiro comando importado q uso
então quanto a enquadrar tem os metodos caseiros a carol sabe um bom, mas eu não aprendi ainda
o q eu quero eh saber quanto q precisa pra começar, mesmo sem disco de grau, e ai depois puxo na polia até o certo… mas queria saber como le isso na carta...
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as polias servem pra dar uma reguladinha acho q até uns 3 a 4 graus chega, mas pra enquadrar tem q saber fazer… ai puxa o grau certo na polia...
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e aquelas polias regul?veis graduadas, não funcionam não?
ali?s, alguém sabe me dizer onde vende aquilo? tá precisando comprar uma.
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venden na spa ricardo, modelo snme 013
quanto a funcionar, pelo menos a minha, ao montar no comando original e deixando ela no zero o comando ficou zerado. ou seja, ta exata, e dai dá pra usar o valor informado pra avan?ar e atrazar, assim que sobrar grana vou comprar un disco de grau ai quero ver si atrazando por ej 2 graus marcados na polia são realmente 2 graus no enquadramento.
alhn, un metodo que sei, pra zerar comando é o seguinte, coloca o primeiro pistão no ponto morto superior verifica si ta marcando ot no volante, acerta o eixo secundario e ai vc gira o comando até q as valvulas do quarto cilindro fiquem em balanão, ou seja as duas fechadas e pra ter certeza que ta certinho pode se usar un relogio comparador pra medir o levantamento de cada tucho ou até mesmo un paquimetro, medindo do cabeçote até a borda do tucho, pois un pouquinho avan?ado ou atrazado a olho né é dificil ver. apos verificado isso é só colocar a correio, no teu caso q ja vai estar montado e vai tá acertando a polia, apertar os parafusos da mesma.
pelo que lembro é isso, vamos esperar a carol passar pra confirmar.
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e aquelas polias regul?veis graduadas, não funcionam não?
ali?s, alguém sabe me dizer onde vende aquilo? tá precisando comprar uma.
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não são em todos os comando que o centro da polia representam o 0?, pior ainda se o motor tiver cabeçote/bloco rebaixado ou até mesmo com uma junta de cabeçote diferente.
vc tem q zerar o comando em relação ao vb e só ai partir p/ o enquadramento recomendado pelo fabricante. a erson tem uma tabela mostrando q alguns comandos deles trabalham (por ex.) @ -1?, outros trabalham a 0? e tal.
e ainda assim tem que busque seu próprio enquadramento tentando modificar alguma característica do motor da forma q melhor lhe agrade.
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oi carol td bem? vc tava meio sumida…
então quanto a isso ja sabia, c basear pela marquinha da polia eu não faão mesmo
queria saber como vc faz aquele esquema de parquimetro e regua... pra achar o enquadramento, e ai sim partir pro enquadramento correto do comando...
outra coisa na carta q eu tenho (foto la em cima) fala qual eh o enquadramento certo pro meu?
valew
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tá tudo confuso aqui: vamos tentar esclarecer…....
primeiro: na segunda foto, tá dizendo que com 0,50? de levante ( 1,27mm) a valvula de escape está fechada e zerada (em 0 grau mesmo) então, vc tem que colocar o 1? cilindro em pms, colocar o relógio comparador pra verificar o exato fechamento da valv. esc. e ver quantos graus o disco está marcando.
neste comando tem que ser zero, mas o fabricante poderia determinar qualquer graduação que funcionasse melhor........por isso dizemos que na maioria dos casos o enquadramento de fabrica é o melhor, pois eles já testaram de quase todos os jeitos e etc....
depois vc dá uma volta no motor e vê se a admissão tá abrindo realmente com 4? antes do pms como tá marcado também na carta desse comando. se tiver, ?timo
o ideal é fazer a medição nos 4 cilindros, mas num comando do nipe de um crower, erson, engle ou schrik acho desnecessário.....heheheee.......
num comando nacional, eixo bruto da vida, copia, etc.....tem que medir e com as diferenças que com certeza (infelizmente) vc vai achar, é melhor ir compensando e tentando equalizar tudo pelas folgas de valvulas. aperta aqui, solta dal?.......mas tudo dentro do limite dado pelos fabricantes.
? um trabalho do caramba, que quase ninguém faz. a maioria pq não sabe e quem sabe só faz pra clientes exclusivos ou carros de competição sórios, pq se vc cobrar o que vale um servião desses, o playboy ainda vai te chamar de ladr?o..........
lembrando que em ap e demais motores sohc dá pra fazer uns esquemas:caseiros como já citaram e etc......
mas é aquela: vc consegue montar centralizado mas nunca vai conseguir deixar zerado (que é como eu chamo o enquadramento original de fabrica) principalmente com cabeçotes que já foram rebaixados e etc.....
depois é aquela sequencia de anda-testa-atrasa-testa-anda-adianta-testa pra ver como o carro se comporta melhor.......mas dificilment vc acha aquele ponto exato.......principalmente sem um dino ou a carta do comando e etc...... pros nossos apzinhos d vida vai bem andando e testando..........mas tenta isso num motor com 2 comandos que a brincadeira ja fica diferente um pouco............
finalizando: essas polias de virabrequim graduadas se forem exatas mesmo dá até pra se usar, mas acho dificeis de se ler...........e as da spa do comando são o seguinte:
vc zera o comando enquadrando como a fabrica manda ou até em 0? mesmo, e os furos até 3 são a quantidade de avanço ou retardo a partir do ponto inicial (zerado) e se forem bem precisos, as vezes dá pra tentar colocor no enquadramento de fabrica.......considerando um cabeçote original e comando confiavel .........maaaaassssssssssss......................
bom........acho que mais compliquei que ajudei, mas qualquer duvida.........tamo aí
abraço.
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ai thiago valew, ja ajudo a ler mais um pouco da carta dele…
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ai thiago valew, ja ajudo a ler mais um pouco da carta dele…
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adriano, esse método q o thiago citou é o mais preciso de todos. o único mal é que nem sempre da pra fzr com o motor montado no carro.
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adriano, esse método q o thiago citou é o mais preciso de todos. o único mal é que nem sempre da pra fzr com o motor montado no carro.
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bem lembrado…....
esse procedimento se faz geralmente com o motor fora do carro, preso em um bom cavalete e com muuuuita paciencia de quem tá fazendo.....heheheee.........
coisa chata mesmo............
abraços.
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então thiago vc não sabe um metodo caseiro ? pra me passar? ai eu so ajusto o inicio, e depois fico no anda para muda, testa, muda….
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notei que esses comandos para turbo sao assim?tricos. faz sentido, pois na admissao nao precisa de muito levante, mas no escape sim.
mas tem algum problema em utilizar um sim?trico de graducao baixa com turbo?[snapback]597867[/snapback]
problema nenhum…......pelo contrario.......tem até um crower 272?x272? que é famoz?ssimo por aí................ fora um 256? e etc............
então thiago vc não sabe um metodo caseiro ? pra me passar? ai eu so ajusto o inicio, e depois fico no anda para muda, testa, muda….
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tem um topico falando disso. dá uma usada na busca ou mp pra carol…....
abraço.
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adriano, vi sua mp mas não respondi pq talvez no fds eu consiga tirar uma foto pra vc que ira tirar suas dúvidas de como realizar o procedimento.
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brigadu