Dúvida sobre fa?scas
-
o duro é segurar tudo isso viu. to achando q os problemas de faiadeira do meu motor é por causa dessa potencia toda. afinal eu nao segui a risca a instalação, tipo colocando mangueiras nocs cabos de vela, isolando o terminal da vela com aquela fita tipo isolante , e com tmepo humido, chuvoso, é quase certeza q tá escapando coisa ali.
[snapback]597181[/snapback]
vc não imagina o nivel da minha curiosidade em ver esse aparelho montado na saveiro.
logo de cara iria montar sem isolação nenhuma (caso isso não for danificar o aparelho) e ver pular faisca de tudo qto é lado.
e ai sim fzr o servião de isolamento. tipo se o manual manda por 2 camadas de fita nas velas, eu iria por quatro camadas. algo bem sovi?tico mesmo.
só queria saber como testar meu módulo de ignição, de forma a não comprar outro sem necessidade.
-
uma dica, a limpeza de tudo é crucial, o isolamento da ceramica da vela tb… a mangueira ate hoje eu tb nao instalei... tres voltas de fita de alta tensao já resolvem.... e um capricho nas chupetas onde vai na bobina e no distribuidor... limpeza, fita e aperto ok...
[snapback]597188[/snapback]
no meu carro as chupetas são da accell e os cabos são os que o wagner vende. as chupetas encobrem toda a cer?mica da vela até em baixo, e não só a pontinha como a maioria por ai deixa.
-
por isso q digo é mais interessante buscar um amplificador de corrente + a um de tensao, a corrente é quem realmente manda no tranco
-
sem querer atrapalhar, mas o modulo do cm nao é uma ignicao capacitiva, é indutiva… como fica isso em giros bem altos?
[snapback]597199[/snapback]
outro ponto q quero saber por causa das falhadas em alto giro no meu motor, tipo 6.000rpm pra mais, nao sei se é a ignição, se outra coisa, ou fuga de faisca memso.
tem q ir ca?ando e eliminando um por um.
mas eu vi nns anuncios do cm, acho q foi no ml, e tinha modulos pra até 7.500rpm, modulos pra até 9.000rpm ou mais.
ai ja nao sei se essa diferença é da ignição normal dele pra plus ou se mesmo a plus teria um q a mais pra aguentar giro alto.
-
vc não imagina o nivel da minha curiosidade em ver esse aparelho montado na saveiro.
logo de cara iria montar sem isolação nenhuma (caso isso não for danificar o aparelho) e ver pular faisca de tudo qto é lado.
e ai sim fzr o servião de isolamento. tipo se o manual manda por 2 camadas de fita nas velas, eu iria por quatro camadas. algo bem sovi?tico mesmo.
só queria saber como testar meu módulo de ignição, de forma a não comprar outro sem necessidade.
[snapback]597189[/snapback]
se chegar a pular faisca então já eram seus cabos… basta um furinho pra inutilizar... nem com dez camadas de fita vai prestar mais... sem falar que pode sim queimar algo... um contagiros, um halmeter etc... o modulo nao...
a forma mais simples (e burra) de testar seu modulo seria troca-lo temporariamente por um igual emprestado, e testar os sintomas nas mesmas situacoes... depois trocar de volta o seu e testar os mesmos sintomas... fora isso... so com osciloscopio mesmo com e sem carga, ensaios etc... coisa complicada pra nés mortais...
no meu carro as chupetas são da accell e os cabos são os que o wagner vende. as chupetas encobrem toda a cer?mica da vela até em baixo, e não só a pontinha como a maioria por ai deixa.
[snapback]597190[/snapback]
o meu do tempra tb vai ate o final… no caso mesmo assim tem que passar uma camadinha pelo menos na ceramica da vela... a fita se funde, aumenta a espessura do isolante e de quebra ainda solda na chupeta por dentro... evitando entrar umidade, poeira etc... pra tirar quase que vem o cabeçote junto
por isso q digo é mais interessante buscar um amplificador de corrente + a um de tensao, a corrente é quem realmente manda no tranco
[snapback]597195[/snapback]
mas não tem um separado do outro… corrente, tensão e carga se relacionam, o importante é o circuito ser capaz de entregar a potencia pedida... e numa tensão que facilite o centelhamento em qualquer situação
uma dica... veja a corrente nominal consumida pelos modulos em questáo... quantos amperes e em qual rpm
sem querer atrapalhar, mas o modulo do cm nao é uma ignicao capacitiva, é indutiva… como fica isso em giros bem altos?
[snapback]597199[/snapback]
o modulo cm plus é capacitivo sim… tem pra varios rpm... quanto mais rpm, mais caro...
-
o modulo cm plus é capacitivo sim… tem pra varios rpm... quanto mais rpm, mais caro...
[snapback]597215[/snapback]
então o meu é o plus, so q na época q comprei nao tinha esse papo de quantos rpm eu queria girar. no meu caso nem sei quanto o meu modulo aguenta
-
então o meu é o plus, so q na época q comprei nao tinha esse papo de quantos rpm eu queria girar. no meu caso nem sei quanto o meu modulo aguenta
[snapback]597235[/snapback]
desses mais novos (de 90 pra c?) são praticamente todos no mínimo 7000 rpm em 4 cilindros… mas dependendo do lote de circuitos usados, ate guenta mais...
o meu, que comprei do pix, eu vê lá com ele... é um desses de 7000 rpm simplezinho... insistimos em instalar outro dia um desses num omega (6 cil) era batata... chegava em 5500 rpm comecava a falhar, por causa dos 6 cilindros, ele so chegava nisso... o dono vai trocar num pra 7000 em 6 cilindros... que chega aos 9 mil em 4
foda mas foda meeeeeesmo é modulo cm desses que roda num ac cobra v8 de joao pessoa, o dono pediu um pra girar 7000 num v8 e o motor dele chega perto viu... vc não imagina o quanto o modulo esquenta é o atual recordista da sstd aqui, 300m... aspro segue os tempos so pra comparar com os outros...
-
carol, tá fazendo esses testes com o cabo da vela ou o cabo que sai da bobina?
posso testar o meu pra comparar.
eu to usando 0,85 mm de gap e 1 bar… não falha nada, e não testei aumentar mais pra ver como fica
abraços
[snapback]597272[/snapback]
com cabo de vela.
-
levando em considera?ao meus conhecimentos de eletrica (que se resumem ao colegial e mais algumas coisas q descobri fu?ano/lendo)…
o teste que vc tao fazendo não tem propriedade cientifica nenhuma.
só que eu lembro agora, as coisas que influenciam e que vcs nao tao levando em conta:
-cabos de vela (nao só diametro mas tbm marca, material, qualidade, cachimbos)
-umidade do ar e salinidade
-superficie pra onde a faisca ta pulando. em uma ponta, pula mais, no plano, menos. por isso que quando vc abre o chuveiro c/ a ponta dos dedos, leva choque e com a palma da mão, não.
-material de que é feito essa superficie (cabeçote é diferente de lataria, por exemplo) e revestimento da mesma (lataria tem pelo menos verniz em cima)
-qualidade e nivel de oxidação do aterramento e distancia do ponto de teste pro aterramento
o unico jeito de comparar adequadamente a potencia do sistema de igni?ao é em uma bancada com bateria, bobina e distribuidor estaticos e osciloscopio, pelo menos.
? assim que o pessoal testa distribuidor recondicionado.
abraço
martin
-
martin … voce esta certo .. soh acho q o unico local que voce pecou foi no exemplo .. pois no chuveiro ha contato com a mao e ai a coisa funciona diferente ... o que acontece ali eh uma diferença na area de contato da mao com a torneira .. e nao tem mto haver com as pontas ... principio das pontas eh só quando nao ha contato ..
-
levando em considera?ao meus conhecimentos de eletrica (que se resumem ao colegial e mais algumas coisas q descobri fu?ano/lendo)…
o teste que vc tao fazendo não tem propriedade cientifica nenhuma.
só que eu lembro agora, as coisas que influenciam e que vcs nao tao levando em conta:
-cabos de vela (nao só diametro mas tbm marca, material, qualidade, cachimbos)
-umidade do ar e salinidade
-superficie pra onde a faisca ta pulando. em uma ponta, pula mais, no plano, menos. por isso que quando vc abre o chuveiro c/ a ponta dos dedos, leva choque e com a palma da mão, não.
-material de que é feito essa superficie (cabeçote é diferente de lataria, por exemplo) e revestimento da mesma (lataria tem pelo menos verniz em cima)
-qualidade e nivel de oxidação do aterramento e distancia do ponto de teste pro aterramento
o unico jeito de comparar adequadamente a potencia do sistema de igni?ao é em uma bancada com bateria, bobina e distribuidor estaticos e osciloscopio, pelo menos.
? assim que o pessoal testa distribuidor recondicionado.
abraço
martin
[snapback]597283[/snapback]
vamos la:
-
certo, bem observado. ainda mais que no site do cm se fala pra usar cabos diretos , e pelo q ele diz, cabos em espiral roubam corrente. e meus cabos são em espiral.
-
umidade aqui é alt?ssima, e salinidade idem, moro a 2 quarteirões da praia.
3 e 4) superficie aterrada e bem lixada.
- dist?ncia citada no comeão do tópico, a nivel de comparação.
entendo que a forma mais segura e precisa seja com aparelhagem específica, porém como isso é impossível, fazemos de um jeito que pelo menos nos de uma noção superficial. o é ja melhor que nada.
**uma outra pergunta: o módulo de ignição do carro (a tal caixinha ) pode influenciar na potência final das fa?scasó tipo em caso de terminal oxidado ou algo assim. sei que no chicote desse módulo existem emendas que não foram soldadas. tudo na parte de ignição eu emendo com solda, mas bem essa parte não foi eu quem fez e lembro que não soldaram nada ali.
?**
-
-
só cuidado se vc usar qqr tipo de eletronica no gerenciamento do seu motor… cabos diretos, ainda mais com mais potencia na faisca, vao deixar qqr dispositivo digital maluco... gerenciadores, modulo de injecao e tudo mais... a radiofrequencia gerada pelo sistema de ignicao é grande, por isso em carros com injecao eletronica se usa cabos resistivos + supressivos e velas resistivas. vc tira tudo isso e ainda poe um sistema com maior potencia, imagina a rf que vai gerar...
-
desses mais novos (de 90 pra c?) são praticamente todos no mínimo 7000 rpm em 4 cilindros… mas dependendo do lote de circuitos usados, ate guenta mais...
o meu, que comprei do pix, eu vê lá com ele... é um desses de 7000 rpm simplezinho... insistimos em instalar outro dia um desses num omega (6 cil) era batata... chegava em 5500 rpm comecava a falhar, por causa dos 6 cilindros, ele so chegava nisso... o dono vai trocar num pra 7000 em 6 cilindros... que chega aos 9 mil em 4
foda mas foda meeeeeesmo é modulo cm desses que roda num ac cobra v8 de joao pessoa, o dono pediu um pra girar 7000 num v8 e o motor dele chega perto viu... vc não imagina o quanto o modulo esquenta é o atual recordista da sstd aqui, 300m... aspro segue os tempos so pra comparar com os outros...
http://www.proracingpe.com.br/index.phpoarea=recordes
[snapback]597248[/snapback]
nossa senhora, maria de nazar? tenha poder hehehe.
então o meu modulo eu comprei em 2005, então ele deve aguentar os 7.000rpm, pq andei conversando com o preparador e estamos pensando em girar alto, agora sim eu fiquei mais feliz ainda , coisa de 7500 pra 8.000rpm
-
bom, na dúvida fui la e soldei todas as emendas do chicote do módulo original.
aproveitei e medi alguns cabos e tenho maaais uma dúvida:
qto significa 4.70 na escala de 20k ohm? e qto significa 0.68 tb na escala de 20k ohm?
-
respectivamente 4,7 k ohms e 680 ohms
[snapback]597323[/snapback]
ambos são cabos supressivos em espiral. esses números estão dentro dos padrõesó estão altos p/ performance? estão baixosó no limite?
-
só cuidado se vc usar qqr tipo de eletronica no gerenciamento do seu motor… cabos diretos, ainda mais com mais potencia na faisca, vao deixar qqr dispositivo digital maluco... gerenciadores, modulo de injecao e tudo mais... a radiofrequencia gerada pelo sistema de ignicao é grande, por isso em carros com injecao eletronica se usa cabos resistivos + supressivos e velas resistivas. vc tira tudo isso e ainda poe um sistema com maior potencia, imagina a rf que vai gerar...
[snapback]597304[/snapback]
com a ignição cm, a capacitiva, pode usar cabo direto, vela direta, rotor direto e o escambau… não sei o que ?, mas funciona... mesmo o meu carro que é conhecido por não gostar de vela direta, e o cm dizendo que no fiat é mais arriscado, funciona sem um único problema eletrico... até o r?dio am não tem ru?do...
mas instalar uma ignição cm junto com uma fueltech, um his ou um hardware desses é pedir pra não funcionar... a interferencia é enorme... sabe deus como é que a i.e. original aguenta e ainda consegue usar velas e cabos diretos...
-
com a ignição cm, a capacitiva, pode usar cabo direto, vela direta, rotor direto e o escambau… não sei o que ?, mas funciona... mesmo o meu carro que é conhecido por não gostar de vela direta, e o cm dizendo que no fiat é mais arriscado, funciona sem um único problema eletrico... até o r?dio am não tem ru?do...
mas instalar uma ignição cm junto com uma fueltech, um his ou um hardware desses é pedir pra não funcionar… a interferencia é enorme... sabe deus como é que a i.e. original aguenta e ainda consegue usar velas e cabos diretos...
[snapback]597325[/snapback]
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiixi, será q terei problemas quando for instalar? quando comprei falei com o cm se o modulo dele era compativel com a ft, além dele desprezar a ft e falar q eu iria jogar dindim no lixo e blablabla, no final ele disse e funcionava perfeitamente.
agora nao tenho sequer uma interferencia no carro, acho muito bom, mesmo pq tenho som e geralmente a galera tem problema de interferencia do barulho sair pelos altofalantes.
mas agora to com a pulga atras da orelha com o modulo dele + ft