3? cilindro denovo…
-
vou por bielas forjadas nao… alem de ser muito dificil de achar e muito caras, por enquanto nao sao o gargalo.... eh soh nao ter pre-ignicao que nao quebra... as outras nao tiveram problema algum. ja aguentou 33k de torque a 4200 rpm, hj, sao 26 a 4600... bem mais tranquilo pra elas... antes das bielas, colocaria pistoes forjados... elas nao sao tao frageis assim, pelo menos empenou e nao quebrou né?
depois posto video dele funcionando pra vcs ouvirem a lenta dele
[snapback]599749[/snapback]
essas bielas não sao frageis???
o meu deu tanta pre-ignição que partiu o pistao ao meio, moeu o vira ao ponto de pegar passe 0,75mm
e a biela susse… vantagen de motor de baixa r/l, alias qual a r/l desse motor hein?
ps: eu que to pensando em arrumar pista forjados, ps agora ta com biela copa de marcas 76 (valeu alrn, amanha nois se acerta )
-
essas bielas não sao frageis???
o meu deu tanta pre-ignição que partiu o pistao ao meio, moeu o vira ao ponto de pegar passe 0,75mm
e a biela susse… vantagen de motor de baixa r/l, alias qual a r/l desse motor hein?
ps: eu que to pensando em arrumar pista forjados, ps agora ta com biela copa de marcas 76 (valeu alrn, amanha nois se acerta )
[snapback]599765[/snapback]
na verdade, pra mim ta bom… deu tanta pre-ignicao que derreteu valvula, mas nao furou pistao... porque? pq tem resfriamento por baixo. nao moeu nada, pra mim isso ta muito bom. tb nao ferrou o vira pq a lubrificacao é muito boa. só deu uma riscadinha na bronzina... ta valendo.. se tivesse um pouco menos lubrificacao, tinha agarrado as bronzinas no vira, ai ia torcer e quebrar a biela... ai a coisa ia ficar feia...
a r/l dele é 0,30
-
lóke sou eu hahahah
-
tem muita gente q sai da oficina com pressao pra amaciar o brinquedo ja….
sera meu caso
-
desde a semana passada, quando montei o motor na quarta feira, ja rodei 1000 km…
sera que ja ta a pampa pra voltar a acelerar? tipo, acho que os aneis ja tao acostumados no lugar deles né? to andando soh de boa por enquanto...
[snapback]600980[/snapback]
existe um esqueminha pra assentar os anéis de forma a evitar que eles girem com o tempo de uso, mas tem q ser feito logo de in?cio após a montagem.
-
-
existe um esqueminha pra assentar os anéis de forma a evitar que eles girem com o tempo de uso, mas tem q ser feito logo de in?cio após a montagem.
[snapback]600995[/snapback]
legal qnd vc le isso e lembra q tem preparador q enche o motor com oleo mais vagabundo q tiver(normalmente oleo reciclado ) .. decha funcionar meia hr na lenta .. da uns 2 ou 3 pegoes com turbina virando manometro .. esgota o oleo troca o filtro poe oleo bom e diz q ta amaciado
-
[snapback]600995[/snapback]
e como ??
o que eu sempre fiz, é depois de montar o motor, eu nao ponho as velas e desligo o chicote dos bicos pra nao injetar combustive e nao lavar o motor. ai viro no motor de arranque até apagar a luz de oleo, o que significa que o oleo chegou ao cabecote e ao virabrequim. ai ponho as velas, ligo os bicos e dou a partida. mas isso eh pra nao riscar bronzina nem nada… ja os aneis... sei la o que fazer...
-
carol poe esse esquema ninja pq eu vou abrir o meu
-
acho q li uma vez sobre isso… amaciamento sob carga? vou esperar a carol nos contar...
sei q o meu liguei, deixei mais de 1 hora funcionando em lenta e mais 600km sem passar dos + - 3500 rpm
-
acho q li uma vez sobre isso… amaciamento sob carga? vou esperar a carol nos contar...
sei q o meu liguei, deixei mais de 1 hora funcionando em lenta e mais 600km sem passar dos + - 3500 rpm
[snapback]601111[/snapback]
eu tb… quando troquei o motor, deixei o motor novo (que era novinho mesmo,nao eh novo soh no modo de falar) funcionando por 3 horas em marcha lenta. liguei, sem acelerar e ali ele ficou por 3 horas, sem 1 aceleradinha sequer...
agora como troquei soh os aneis, tb deixei por mais ou menos 1 hora e meia em marcha lenta logo depois de ligar. e rodei 1000 km na manha, ateh passando de 3500, mas com certeza sem passar de 4500 e sem deixar a turbina passar de 0.2 (tem hora em subida que nao tem jeito de nao dar uma pressaozinha, o motor eh muito fraquinho)
sera que fizemos certo? ou o lance eh esmirilhar? hehehehe eu acho que o mais prejudicial eh a carga + giro. carga em giro baixo e giro sem carga acho que nao faz virar os aneis nao... sei la... vamo esperar a carol ensinar nois ae... tomara...
-
isso de deixar o motor em marcha lenta pensando que esta amaciando por horas, nao faz bem. eu li isso no livro da cofap que fala de todos tipos de aneis, montagem e amaciamento, so que nao lembro o porque agora… nao estou com o livro em maos. cuidado com isso
-
sera q é o amaciamento estilo emerson fittipalti fazia (nao sei escrever o nome do sujeito) colocava o motor na kombosa, tome tudo q é peso do mundo nela e vamos q vamos pra cima e pra baixo, depois jogava no carro q ele ia usar, isso no tempo de 1300 coisas assim, motores comuns
-
um sistema usado por preparadores de pista/da antiga era +- assim, resumindo:
-
monta-se o motor normalmente, com as pontas dos anéis 120? longe uma das outras
-
leva-se o carro p/ uma estrada plana e livre
-
vc usa uma marcha que não obrigue a acelerar muito para manter motor na rotação de torque máximo
-
usa-se o giro entre cerca de 500 rpm abaixo da rot. de torque e a 500 rpm acima dessa rotação. faz isso de forma intermitente (subindo o giro e deixando descer como freio motor) por +- 100 quilometros.
segundo os experts, isso assentava os anéis nos pistões de forma que eles não girariam mais ao redor do pistão garantindo uma melhor vedação e consequentemente toda a compressão.
a primeira troca de óleo + filtro seria feita aos 500kms, e a segunda troca aos 1000kms.
dai em diante as trocas são feitas a no máximo 3500 kms (alguns recomendavam 2500 kms), sempre trocando oleo + filtro.
somente em motores injetados é que se aconselhavam usar óleo sint?tico e esticar um pouco mais o prazo de troca. isso pq a mistura nesses motores (depois de tudo ajustado) é mais constante e a contaminação do óleo por causa de excesso de combustivel (como acontece mto em motores carburados) é muito baixa. e isso faz o óleo durar mais.
tinha isso descrito numa reportagem feita com alguns dos mais renomados prepadores de sp, incluindo ricardo mansur (bmws), juntamente com flavio ancona e vin?cius lossaco - esses dois ultimos eu conheão pessoalmente e sei q a reportagem descreveu o q eles recomendavam p/ clientes deles.
obs: isso q o fittipaldi dizia fzr nos motores a ar era o mesmo que envelhecer um motor ainda muito justinho. o mais ideal seria ja trabalhar as folgas na montagem do motor…
-