Meu câmbio moeu….
-
mais tem uma coisa q me deixa grilado ai, por ej meu carro corta en 6500rpm, ou seja, tenho q trocar a 6400rpm si eu por un ps e puxar até o corte e trocar, o giro vai cair abaixo de 4000rpm nas 3 primeiras marchas e com isso vou ter un puta buraco na subida de giro certo? no meu caso eu teria q girar mais pra na troca ficar acima de 4000rpm ou então usar uma caixa mais curta pra que nas trocas fique acima de 4000rpm e usar un diferencial mais longo pra ter mais velocidade e tracionar melhor.
o que me dizen sobre isso?
-
em nenhum momento falei q é facil z? ruela
só falei que é uma opção a ser considerada, ué
não tem aos montes pq além de não ser tão simples (tinha esquecido do detalhe da embreagem hidraulica), caixa ps, pv e px vc acha no aíogue e na padaria. agora, vai procurar uma cnx pra vender, vai. dificil achar, e qdo acha, ou ja tava montada em carro turbo ou então o nego quer o z?io da cara.
tinha uma por 950 conto no ml, dizia o cara q era nova, mas nao parecia. nao durou 1 semana anunciado…
abraço,
martin
[snapback]600581[/snapback]
entao vc não é parametro nenhum vc so fala
-
mais tem uma coisa q me deixa grilado ai, por ej meu carro corta en 6500rpm, ou seja, tenho q trocar a 6400rpm si eu por un ps e puxar até o corte e trocar, o giro vai cair abaixo de 4000rpm nas 3 primeiras marchas e com isso vou ter un puta buraco na subida de giro certo? no meu caso eu teria q girar mais pra na troca ficar acima de 4000rpm ou então usar uma caixa mais curta pra que nas trocas fique acima de 4000rpm e usar un diferencial mais longo pra ter mais velocidade e tracionar melhor.
o que me dizen sobre isso?
[snapback]600631[/snapback]
se nao deixar cortar e trocar rapidao, so q ai tome porrada na embreagem
-
sem controle, essa não eh a solução não cara… pq mesmo trocando rapido o giro vai cair, pq o q faz ele cair eh o peso da engrenagem mais longa...
então na hora q a embreagem cola, o motor vai sentir, e vai cair giro...
acho q a solução pro marcio eh fazer um cambio com q case com o motor dele...
-
sem controle, essa não eh a solução não cara… pq mesmo trocando rapido o giro vai cair, pq o q faz ele cair eh o peso da engrenagem mais longa...
[snapback]600680[/snapback]
olha.. cambio mais longo tende a lixar menos… lixando menos toda a força gerada pelo motor é passada ao solo, ou pelo menos grande parte dela... acredito ser mais facil de moer o longo... mesma coisa que colocar blocante em cambio original... o perigo de quebra é maior
-
se nao deixar cortar e trocar rapidao, so q ai tome porrada na embreagem
[snapback]600662[/snapback]
não cara, por que o problema como ja foi falado não é o giro cair pelo tempo da traca e sim pela relação da engrenagen que faz o giro cair ao soltar a embreagen.
[snapback]600680[/snapback]
solução carinha essa hehe. o que será que é mais viavel, cambio curto e dif. longo pra ter a mesma velocidade que un cambio longo e dif. curto, ou botar o milioito pra girar mais, tendo q mexer na ie dai?
olha.. cambio mais longo tende a lixar menos… lixando menos toda a força gerada pelo motor é passada ao solo, ou pelo menos grande parte dela... acredito ser mais facil de moer o longo... mesma coisa que colocar blocante em cambio original... o perigo de quebra é maior
[snapback]600693[/snapback]
eu tamben acho que un cambio longo força mais que un curto, só que é a tal coisa, quem quer andar rapido não pode se importar com quebrar cambio, ele sim é mais exigido pelo fato de tracionar melhor e fazer as rodas girar mais que o curto fazendo deslocar mais rapido a massa de peso do vehiculo.
sobre o blocante eu discordo en partes. ele sim força mais o cambio por que en vez de patinar ele ta puxando o carro, mais a vantagen é q não fica dando tranco no cambio por uma roda patinar depois a outra e assim vai, sem contar q lixar força mais que tracionar ao meu ver.
to seriamente pensando num jauda?a de primeira a quarta, quinta px com dif. 3.889
-
não cara, por que o problema como ja foi falado não é o giro cair pelo tempo da traca e sim pela relação da engrenagen que faz o giro cair ao soltar a embreagen.
solução carinha essa hehe. o que será que é mais viavel, cambio curto e dif. longo pra ter a mesma velocidade que un cambio longo e dif. curto, ou botar o milioito pra girar mais, tendo q mexer na ie dai?
[snapback]600697[/snapback]
vc me pareceu meio confuso nessa de caixa curta e diferencial longo e vice-versa…
o que vai determinar a queda de giro nas trocas de marcha eh a combinacao de ambos, ou seja, a relacao final em cada marcha...
agora, falando em mileoito turbo, eu tinha antes um 1.8mi com meg, a ie era uma de 1.6 gasolina e misteriosamente não cortava... eu trocava as marchas em 7500rpm de 2a, e 7000 daih pra frente... tucho hidraulico e tudo..
[]s
-
isso q o west falo, eh o q eu ia falar marcio, aliaz acho q ja falaram no topico…
tanto faz cambio curto com dif longo, ou o contrario... a relação final eh q manda.
gosto pessoal curto carro turbo de verdade com cambio longo. o risco de quebra de cambio eh maior, mas fica mt bom. lixa menos e da mais final...
quem sabe um dia coloco um diferencial 3,89 no meu ps
-
vc me pareceu meio confuso nessa de caixa curta e diferencial longo e vice-versa…
o que vai determinar a queda de giro nas trocas de marcha eh a combinacao de ambos, ou seja, a relacao final em cada marcha...
agora, falando em mileoito turbo, eu tinha antes um 1.8mi com meg, a ie era uma de 1.6 gasolina e misteriosamente não cortava... eu trocava as marchas em 7500rpm de 2a, e 7000 daih pra frente... tucho hidraulico e tudo..
[]s
[snapback]600698[/snapback]
seguinte, digamos q eu tenho 2 cambios com as seguintes relações ambos en quinta marcha
a) 0.80 e diferencial 3.889 = 230km/h a 6500rpm com pneu aro 15 e 195/55
0.75 e diferencial 4.111 = 232km/h a 6500rpm com pneu aro 15 e 195/55
ou seja, mesma velocidade pra mesma rotação poren un com engrenagen de rela?ao mais longa e diferencial mais curto e outra de engrenagen mais curta e diferencil mais longo. neste caso, qual roubaria mais potencia do motor, ou seja, qual faria o motor sofrer mais pra subir de giro???
e si neste caso, a opção:
a) tivese uma quarta 0.97 que é a do pv ao trocar pra quinta en 6500rpm o giro cairia pra 5.361@190km/h
tivese uma quarta 0.91 que é do px e ao trocar a 6500rpm cairia pra 5.357@191km/h
ou seja, rela?ao diferente mais que dão a mesma velocidade devido ao diferencial, qual peça mais pro motor? a opção a onde a relação de engrenagens é mais curta mais o diferencial mais longo, ou a opção b onde a engrenagen tem relação mais longa e o diferencial é mais curto lembrando q a opção b o giro cai mais que na opção a só que neste caso é insignificante este valor pois é pouca diferença.
já sobre o assunto quente do tópico… quanto mais curto o câmbio, maior a multiplicação do torque que sai no motor (potência constante, menos rotação = mais torque)...
[snapback]600700[/snapback]
e no quê isso resulta? o que ganho ou perco com uma maior multiplicação de torque?
-
no meu ver ia dar quase na mesma pq como vc mesmo falou a diferença eh insignificante… mas a b ia pesar um pouco mais... pq a relação final eh maior...
o q eu entendi sobre o q o west falo, (vou esperar ele explicar melhor...) eh q quanto mais curto o cambio maior eh a sensação de força, e sendo assim mais vai lixa
-
o q eu entendi sobre o q o west falo, (vou esperar ele explicar melhor…) eh q quanto mais curto o cambio maior eh a sensação de força, e sendo assim mais vai lixa
[snapback]600727[/snapback]
e mais facil ir? quebrar.
-
no meu ver ia dar quase na mesma pq como vc mesmo falou a diferença eh insignificante… mas a b ia pesar um pouco mais... pq a relação final eh maior...
o q eu entendi sobre o q o west falo, (vou esperar ele explicar melhor...) eh q quanto mais curto o cambio maior eh a sensação de força, e sendo assim mais vai lixa
[snapback]600727[/snapback]
não é só a sensação, a força é maior mesmo… vamos imaginar um mundo ideal no qual não existam perdas de energia (por atrito, etc etc etc), então a potência entregue pelo motor ao eixo prim?rio do câmbio é 100% entregue nas rodas... essa potência depende do ar e do combustável que estão entrando no motor, e nada mais...
aquela famosa equação potência = torque * rotação será sempre respeitada, independentemente da relação de marchas... assim sendo, quanto mais curta a relação, temos menos rotação e mais torque , pois a potência permaneceu constante...
e assim, quanto mais curta a marcha, maior a grudada no banco, até destracionar..
-
justifique sua resposta
mas não vem falar que vc foi abduzida e te explicaram. hehehehehe
fala ai quem explicou e como explicou pra todo mundo entender também
[snapback]600746[/snapback]
o west ja justificou
-
o west ja justificou
[snapback]600748[/snapback]
sim, mas não necessariamente justificou o pq de uma caixa curta quebrar menos ou mais que uma longa.
ele justificou a entrega de potencia, o que não significa que vai fazer quebrar.
na minha concepção ainda fica o conceito de que se vc der um soco de força no meio da marcha ela tem mais chance de quebrar que se vc der la no fim dela.
sim. sou teimoso mas tenho fundamento pratico pq nunca quebrei um cambio enquanto via nego com carro com menos força que o meu quebrando cambio igual bebia agua.
-
sim, mas não necessariamente justificou o pq de uma caixa curta quebrar menos ou mais que uma longa.
ele justificou a entrega de potencia, o que não significa que vai fazer quebrar.
na minha concepção ainda fica o conceito de que se vc der um soco de força no meio da marcha ela tem mais chance de quebrar que se vc der la no fim dela.
sim. sou teimoso mas tenho fundamento pratico pq nunca quebrei um cambio enquanto via nego com carro com menos força que o meu quebrando cambio igual bebia agua.
[snapback]600749[/snapback]
vou fzr uma pegunta que te servirá de resposta direta:
o que vc ve quebrar direto? segunda e terceira, ou quinta marcha?
entendeu?
qto mais multiplicada a força, mais força as engrenagens.
eu tb não entendo mto o pq disso, mas sei q é assim que funciona na prática.