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    .: molas (fabrini) da gti - k, rate/carga…

    Mecânica e Preparação
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    • T
      TuningBrasil última edição por

      tá pesquisando pra finalizar o setup de suspensão da parati…atualmente roda com monroe gas premium gold da gti na frente e molas da gls mesmo, cortadas uma merreca. atrás, koni regul?veis (vermelho) com molas da gls, tb cortadas uma mixaria.

      o carro ainda não tem a estabilidade que merece/precisa. não quero/preciso dum carro duro/desconfortável, mas sim firme e com algum conforto, já que não vai ser socado ou usado em corrida.

      liguei no suporte da fabrini e obtive os seguintes números:

      dianteira gls = ivw0311

      • espiras = 7,1

      • k = 1.62

      • carga = 280 a 302kg

      dianteira gti = ivw0325-m

      • espiras = 7,1

      • k = 2.04

      • carga = 313 a 339kg

      traseira gls = ivw0385

      • espiras = 10,55

      • k = não informado

      • carga = não informado

      traseira gti = ivw0383

      • espiras = 10,80

      • k = não informado

      • carga = não informado

      com este dados na mão, é certo que as molas da gti são (principalmente na dianteira) mais firmes/parrudas/adequadas prum setup como eu preciso?

      e se quiser o carro numa altura mais baixa q a original…como o rebaixamento muda/afeta o rate/k das molas?

      vamos lá...ajudem :(

      andr

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • B
        Bruno última edição por

        só uma duvida, o k seria a constante elastica da mola?

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • P
          Paulo Marcelo última edição por

          num sei quais molas sao mais adequadas…

          depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • V
            Vicente Sprint última edição por

            num sei quais molas sao mais adequadas…

            depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.

            [snapback]246881[/snapback]

            paulo, o rate de uma mola é dado pelo número de espiras ativas, di?metro da barra da mola e di?metro da mola.

            quando vc comprime uma mola, vc diminui um pouquinho o número de espiras ativas. assim funcionam as molas progressivas que tem barra de di?metro linear e ficam mais duras conforme o carro vai comprimindo.

            numa mola comum totalmente linear, não é a mesma intensidade do efeito, mas ainda h? o efeito

            abraço

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • V
              Vicente Sprint última edição por

              tá pesquisando pra finalizar o setup de suspensão da parati…atualmente roda com monroe gas premium gold da gti na frente e molas da gls mesmo, cortadas uma merreca. atrás, koni regul?veis (vermelho) com molas da gls, tb cortadas uma mixaria.

              o carro ainda não tem a estabilidade que merece/precisa. não quero/preciso dum carro duro/desconfortável, mas sim firme e com algum conforto, já que não vai ser socado ou usado em corrida.

              liguei no suporte da fabrini e obtive os seguintes números:

              dianteira gls = ivw0311

              • espiras = 7,1

              • k = 1.62

              • carga = 280 a 302kg

              dianteira gti = ivw0325-m

              • espiras = 7,1

              • k = 2.04

              • carga = 313 a 339kg

              traseira gls = ivw0385

              • espiras = 10,55

              • k = não informado

              • carga = não informado

              traseira gti = ivw0383

              • espiras = 10,80

              • k = não informado

              • carga = não informado

              com este dados na mão, é certo que as molas da gti são (principalmente na dianteira) mais firmes/parrudas/adequadas prum setup como eu preciso?

              e se quiser o carro numa altura mais baixa q a original…como o rebaixamento muda/afeta o rate/k das molas?

              vamos lá...ajudem :(

              andré

              [snapback]246799[/snapback]

              faltou um dado crucial na sua pesquisa:

              altura livre

              sem saber isso, não h? como saber que altura ir? resultar da mola montada no carro. sendo as características idênticas, com excessão do rate, o carro ir? ficar mais alto com a mola da gti.

              a minha primeira inven?ao em carros rebaixados, era justamente isso: um voyage 82 md com molas de gol gti cortadas e amortecedores retrabalhados.

              funcionava

              provavelmente no teu caso, teria de ser uma de gti cortada tb.

              ab?

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • T
                TuningBrasil última edição por

                então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • V
                  Vicente Sprint última edição por

                  então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?

                  [snapback]246971[/snapback]

                  vc tem esses dados?

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • T
                    TuningBrasil última edição por

                    ? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro. :(

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • V
                      Vicente Sprint última edição por

                      ? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro. :(

                      [snapback]247011[/snapback]

                      ah, pois é… e se isso não ficar satisfatério deoisó se tiver de cortar mola demais, aumentando mt o rate? (? improvóvel, mas...)

                      consulta a fabrini novamente... eles frnecem esses dados. se possível, pergunta tb; di?metro da mola, di?metro da barra.

                      ab?

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • T
                        TuningBrasil última edição por

                        pois é…comprar pra depois não dar certo é brabo. :(

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • G
                          Gustavo última edição por

                          nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..

                          c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • V
                            Vicente Sprint última edição por

                            nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..

                            c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                            [snapback]247683[/snapback]

                            todos os amortecedores de carro tem ação dupla.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • T
                              TuningBrasil última edição por

                              c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                              onde achar molas tão espef?cificas (mais baixas, para parati g2 97)? aí é q tá… :(

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • C
                                caferninha última edição por

                                topico altamente util.

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • T
                                  TuningBrasil última edição por

                                  boa novas…o suporte da fabrini/rassini me ligou ( ) com novos dados:

                                  dianteira gti = ivw0325-m

                                  • espiras = 7,1

                                  • k = 2.04

                                  • carga = 313 a 339kg

                                  • di?metro da barra = 12,90

                                  • di?metro da mola (ext.) = 144,1

                                  traseira gti = ivw0383

                                  • espiras = 10,80

                                  • k = não informado

                                  • carga = não informado

                                  • di?metro da barra = depois do almoão me ligam :(

                                  • di?metro da mola (ext.) = depois do almoão me ligam :lol:

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • L
                                    Luizinho última edição por

                                    andre,

                                    não esque?a que a coluna que esta no seu carro esta com o prato 2,0 ou 2,5cm mais baixa.

                                    talvez uma opção seja as molas tipo red-coil, ag, etc, com a coluna original.

                                    em outro topico que não me lembro, diz que o carro do glock tem as red-coil.

                                    ja serve de parametro para altura e comportamento ainda mais se o carro dele estiver com os amortecedores originais.

                                    em um dos time-trail que estivemos tinha uma gti com as eibach e achei a altura ideal.

                                    abraço.

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • T
                                      TuningBrasil última edição por

                                      eibach pra g2 é gambiarra/adaptada, não? de qq maneira, não posso gastar com eibach.

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • T
                                        TuningBrasil última edição por

                                        u?…a coluna com prato mais baixo vai pedir molas tão mais baixas assim?

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • L
                                          Luizinho última edição por

                                          não mane,

                                          se colocar molas mais baixas use a coluna original.

                                          so comentei das eibach como referencia, sei que o porquinho ta vazio.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • T
                                            TuningBrasil última edição por

                                            me respeita, é man?…são 1.91m contra pouco mais de 1.60m. se liga... :(

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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