Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. .: molas (fabrini) da gti - k, rate/carga…

.: molas (fabrini) da gti - k, rate/carga…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
28 Posts 7 Posters 4.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • T Offline
    T Offline
    TuningBrasil
    escreveu em última edição por
    #1

    tá pesquisando pra finalizar o setup de suspensão da parati…atualmente roda com monroe gas premium gold da gti na frente e molas da gls mesmo, cortadas uma merreca. atrás, koni regul?veis (vermelho) com molas da gls, tb cortadas uma mixaria.

    o carro ainda não tem a estabilidade que merece/precisa. não quero/preciso dum carro duro/desconfortável, mas sim firme e com algum conforto, já que não vai ser socado ou usado em corrida.

    liguei no suporte da fabrini e obtive os seguintes números:

    dianteira gls = ivw0311

    • espiras = 7,1

    • k = 1.62

    • carga = 280 a 302kg

    dianteira gti = ivw0325-m

    • espiras = 7,1

    • k = 2.04

    • carga = 313 a 339kg

    traseira gls = ivw0385

    • espiras = 10,55

    • k = não informado

    • carga = não informado

    traseira gti = ivw0383

    • espiras = 10,80

    • k = não informado

    • carga = não informado

    com este dados na mão, é certo que as molas da gti são (principalmente na dianteira) mais firmes/parrudas/adequadas prum setup como eu preciso?

    e se quiser o carro numa altura mais baixa q a original…como o rebaixamento muda/afeta o rate/k das molas?

    vamos lá...ajudem :(

    andr

    1 Resposta Última resposta
    • B Offline
      B Offline
      Bruno
      escreveu em última edição por
      #2

      só uma duvida, o k seria a constante elastica da mola?

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Paulo Marcelo
        escreveu em última edição por
        #3

        num sei quais molas sao mais adequadas…

        depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          Vicente Sprint
          escreveu em última edição por
          #4

          num sei quais molas sao mais adequadas…

          depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.

          [snapback]246881[/snapback]

          paulo, o rate de uma mola é dado pelo número de espiras ativas, di?metro da barra da mola e di?metro da mola.

          quando vc comprime uma mola, vc diminui um pouquinho o número de espiras ativas. assim funcionam as molas progressivas que tem barra de di?metro linear e ficam mais duras conforme o carro vai comprimindo.

          numa mola comum totalmente linear, não é a mesma intensidade do efeito, mas ainda h? o efeito

          abraço

          1 Resposta Última resposta
          • V Offline
            V Offline
            Vicente Sprint
            escreveu em última edição por
            #5

            tá pesquisando pra finalizar o setup de suspensão da parati…atualmente roda com monroe gas premium gold da gti na frente e molas da gls mesmo, cortadas uma merreca. atrás, koni regul?veis (vermelho) com molas da gls, tb cortadas uma mixaria.

            o carro ainda não tem a estabilidade que merece/precisa. não quero/preciso dum carro duro/desconfortável, mas sim firme e com algum conforto, já que não vai ser socado ou usado em corrida.

            liguei no suporte da fabrini e obtive os seguintes números:

            dianteira gls = ivw0311

            • espiras = 7,1

            • k = 1.62

            • carga = 280 a 302kg

            dianteira gti = ivw0325-m

            • espiras = 7,1

            • k = 2.04

            • carga = 313 a 339kg

            traseira gls = ivw0385

            • espiras = 10,55

            • k = não informado

            • carga = não informado

            traseira gti = ivw0383

            • espiras = 10,80

            • k = não informado

            • carga = não informado

            com este dados na mão, é certo que as molas da gti são (principalmente na dianteira) mais firmes/parrudas/adequadas prum setup como eu preciso?

            e se quiser o carro numa altura mais baixa q a original…como o rebaixamento muda/afeta o rate/k das molas?

            vamos lá...ajudem :(

            andré

            [snapback]246799[/snapback]

            faltou um dado crucial na sua pesquisa:

            altura livre

            sem saber isso, não h? como saber que altura ir? resultar da mola montada no carro. sendo as características idênticas, com excessão do rate, o carro ir? ficar mais alto com a mola da gti.

            a minha primeira inven?ao em carros rebaixados, era justamente isso: um voyage 82 md com molas de gol gti cortadas e amortecedores retrabalhados.

            funcionava

            provavelmente no teu caso, teria de ser uma de gti cortada tb.

            ab?

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TuningBrasil
              escreveu em última edição por
              #6

              então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?

              1 Resposta Última resposta
              • V Offline
                V Offline
                Vicente Sprint
                escreveu em última edição por
                #7

                então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?

                [snapback]246971[/snapback]

                vc tem esses dados?

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  TuningBrasil
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  ? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro. :(

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    Vicente Sprint
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    ? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro. :(

                    [snapback]247011[/snapback]

                    ah, pois é… e se isso não ficar satisfatério deoisó se tiver de cortar mola demais, aumentando mt o rate? (? improvóvel, mas...)

                    consulta a fabrini novamente... eles frnecem esses dados. se possível, pergunta tb; di?metro da mola, di?metro da barra.

                    ab?

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      TuningBrasil
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      pois é…comprar pra depois não dar certo é brabo. :(

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gustavo
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..

                        c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                        1 Resposta Última resposta
                        • V Offline
                          V Offline
                          Vicente Sprint
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..

                          c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                          [snapback]247683[/snapback]

                          todos os amortecedores de carro tem ação dupla.

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            TuningBrasil
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..

                            onde achar molas tão espef?cificas (mais baixas, para parati g2 97)? aí é q tá… :(

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              caferninha
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              topico altamente util.

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                TuningBrasil
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                boa novas…o suporte da fabrini/rassini me ligou ( ) com novos dados:

                                dianteira gti = ivw0325-m

                                • espiras = 7,1

                                • k = 2.04

                                • carga = 313 a 339kg

                                • di?metro da barra = 12,90

                                • di?metro da mola (ext.) = 144,1

                                traseira gti = ivw0383

                                • espiras = 10,80

                                • k = não informado

                                • carga = não informado

                                • di?metro da barra = depois do almoão me ligam :(

                                • di?metro da mola (ext.) = depois do almoão me ligam :lol:

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Luizinho
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  andre,

                                  não esque?a que a coluna que esta no seu carro esta com o prato 2,0 ou 2,5cm mais baixa.

                                  talvez uma opção seja as molas tipo red-coil, ag, etc, com a coluna original.

                                  em outro topico que não me lembro, diz que o carro do glock tem as red-coil.

                                  ja serve de parametro para altura e comportamento ainda mais se o carro dele estiver com os amortecedores originais.

                                  em um dos time-trail que estivemos tinha uma gti com as eibach e achei a altura ideal.

                                  abraço.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    TuningBrasil
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    eibach pra g2 é gambiarra/adaptada, não? de qq maneira, não posso gastar com eibach.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
                                      T Offline
                                      TuningBrasil
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      u?…a coluna com prato mais baixo vai pedir molas tão mais baixas assim?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
                                        Luizinho
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        não mane,

                                        se colocar molas mais baixas use a coluna original.

                                        so comentei das eibach como referencia, sei que o porquinho ta vazio.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
                                          T Offline
                                          TuningBrasil
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          me respeita, é man?…são 1.91m contra pouco mais de 1.60m. se liga... :(

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários