A real necessidade de uma sonda wide
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wb vc pode usar ate as de audi, como o anderson da ft ja indica no manual do leitor deles.
a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.
pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.
[snapback]615702[/snapback]valeu
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estou abrindo esse tópico porque estou com uma dúvida.
eu vou usar 4 pir?metros no meu próximo projeto, a dúvida é se realmente é bom usar uma sonda wide p/ acerto ou se nesse caso uma narrow da conta do recado.
lembrando que será carburado.
valeu
[snapback]615586[/snapback]pix, a vantagem da wide é a precisão e velocidade da resposta da razão ar/combustivel. um hallmeter comum com uma sonda comum é incapaz de responder rápidamente e com precisão necessária a um motor de competição, a razão estequiom?trica correta, ainda mais com as diferentes temperaturas de escapamento.
de motor para motor existe uma diferença gritante de rendimento x relação estequiometrica, que podem ser diferente em dois motores perfeitamente iguais, um anda melhor mais gordinho outro não. em um motor preparado a diferença e necessidade é ainda maior.
eu, particularmente vejo como um equipamento obrigatério. o equipamento pode preservar a durabilidade do motor e principalmente render alguns cavalos extras. em um motor naturalmente aspirado eu já tirei mais de 30hp regulando um carro com wide, em turbo + de 80 tranquilos, enquanto o hall comum não se alterava, isto ?, não sabia se estava com falta ou sobrando combustivel (ajuste fino).
fique atento também que seu motor pode apresentar maior potencia com razão superior (gordo) a tabela normal de razão estequiometrica, ou vice-versa. só em um dinamometro, com a wide ligada e com a gravação de dados (se possivel) voce pode extrair o maximo de potencia, e saber se seu motor rende mais gordo ou mais proximo a tabela comum. use com bom senso, a leitura da sonda é uma ferramenta importante, mas nada substitui o talento e a experiencia.
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a leitura e feita por um dispositivo diferente dos leitores de sonda narrow. tem q ser um especifico para wide.
pra comprar um por aqui, sou mais trazer um kit da innovate.
[snapback]615702[/snapback]fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil
não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
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na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).
nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
o maior custo mesmo seria com a sondana verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb
mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb
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fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil
não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
[snapback]615709[/snapback]pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
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inovacao no mercado. enquanto nao houver concorrencia, o fornecedor tora no preco e ganha $. nao sei se é o caso.
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na verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda.
199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…
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199, pra ser mais exato - foi o q paguei da minha lc1. dá pra ler no mult?metro sim, mas nao tem porque, pois o software q vem com ela já tem reloginho , e inclusive faz datalog…
[snapback]615715[/snapback]so lembrando que ai ja precisa de um notebook pra acompanhar de perto
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pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
[snapback]615711[/snapback]mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
to falando bestera?
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valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.
depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.
na verdade ja temos o da ft pronto (mas salgado) e o mauro da beastracing fez um pro sergio bernardinetti aqui do forum sob encomenda (nao sei qto foi).
nao é algo de outro mundo pra se fazer nem que demande um gasto astronomico e tem projeto disso ja na web.
o maior custo mesmo seria com a sondana verdade, se vc comprar a sonda wide + data cable da innovate (100 e poucos dolares) voce pode ate usar um multimetro pra ler da saida analogica. ai é usar uma tabelinha padrao pra converter os mv pra lambda. provavelmente de pra fazer essa leitura direto de uma sonda de audi tb
mas eu optaria pela innovate por conta de poder fazer log das puxadas, etc, etc. ah nao ser que uma boa alma faca um dispositivo de log pra gente tb
[snapback]615710[/snapback]
esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
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esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
[snapback]615760[/snapback]nope.
o meu tem umas coisas a maisai vc tem uma pancada de modelos. vou colocar 3 aqui que sao os mais comuns de se ver:
pra usar so com o notebook (iguual do ricardo e do west):
199.95
http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=skuja com display,log basico, etc sem precisar necessariamente de um notebook. nesse caso vc pode acertar so com o display e depois pegar os logs e passar pro pc do seu quarto mesmo pra fazer uma analise melhor e mais fina e voltar pra mexer:
349.95
http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=skue kit (igual o meu) que é o lm1 (ai de cima) + lm3 (vejam aqui) pra gravar ate 5 canais de sensores simultaneos (tps, pressao, giro, temperatura escape, tempo de injecao, etc, etc…)
589.95
http://store.summitracing.com/partdetail.a…15&autoview=sku -
mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
to falando bestera?
[snapback]615745[/snapback]agora que vi sua msg
até onde sei, não que ele funcione somente nessa faixa, mas se ele funcionar acima de uma determinada temperatura (ai entra o modulo de controle de aquecimento que geralmente esta junto com o display) a sonda é danificada rapidamente.
partindo disso, eu que falei merda ali em cima qdo falei sem pensar sobre a possibilidade te tentar ler diretamente da sonda dos audi com um multimetro
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fluff, +- em 1997/1998, halmeter era só o af 30 da twm induction e custava seus ardidos 400 dálares. mas alguem aqui ( ) nessa mesma época conseguiu o esquema todo (todo meeesmo) desse aparelho e mandou fzr um clone, q me custou +- 100 reais. não duvido nada que esse tenha sido o primeiro halmeter made in brasil
não daria pra fzr um leitor de sonda wide por aqui tb? ai bastaria comprar uma sonda de audi.
[snapback]615709[/snapback]pelo q eu entendi, um leitor de wb só pega a voltagem da sonda e converte p/ o fator lambda. é isso mesmo? parece ser algo tão simples pra custar tanto….
[snapback]615711[/snapback]mas controla o aquecimento .. sonda wide soh funciona em uma faixa restrita de temperaturas …
to falando bestera?
[snapback]615745[/snapback]ruiak, é bem por aí mesmo…e além disso o sensor precisa de calibragem direto
e isso responde pq os controladores de sonda wide até nos eua tám preão bem salgado...conversando com o ronin, ele me falou q é necessário um chip da bosch pra controlar e monitorar a sonda, com isso ele faz o controle de temperatura e as calibragens, fora a tradução do sinal da sonda...
eu confesso que estou a um bom tempo amadurecendo a idéia de desenvolver um aparelho desse, só q junto eu colocaria algumas outras entradas extra (egt, knock, rpm), um display pra mostrar o que está sendo lido e memória pra fazer datalog, fora um software pra ler os logs e tra?ar gr?ficos...acho q dá pra fazer algo de boa qualidade a um preão razoável (? um troão que naturalmente sai caro, mas daria pra vender pelo mesmo preão do controlador da ft, por exemplo)
valeu a todos pelos comentários. vou optar pela wide então.
depois desses relatos é meio dificil continuar com a narrow.?
esse equipamento da innovate é o mesmo que voce pegou agora?
[snapback]615760[/snapback]pipix, olha esse site:
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o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem -
o lance é ter a porca soldada no escapamento, fzr o acerto fino com a sonda wide e talves colocar a sonda narrow só pra servir como ponto de refer?ncia.
? assim q faão o ajuste no meu carro, só q sem sonda wide, e sim, com o feeling mesmo. ai sei qtos milivolts resultou o ajuste q fiz.
a maioria absoluta da galera mais nova acha q basta pendurar um halmeter no painel e fzr chegar a tal led/voltagem
[snapback]615814[/snapback]bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.
no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
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bom mesmo é andar com a sonda wide full time ate conseguir fazer todos os parametros de correção por temperatura (fueltech). aqui eu acertei o carro com tempo quente, no ultimo track day que andei tive q dar mais combustivel pq o tempo tava frio e ficou pobre a mistura (0,93 de lambda). ainda não tive tempo para fazer as correções como eu quero, mas sei q é possivel.
no seu caso seria ainda mais importante ter uma sonda wide full time no carro, já que é um motor carburado que vai sempre sofrer mais com mudanças climaticas.
[snapback]615845[/snapback]sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
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sim sim, legal mesmo seria ter ela o tempo todo. pensei em colocar só p/ ajustes pq disseram q a wide não suporta mto tempo/temperatura alta.
[snapback]615853[/snapback]depende de qual modelo vc for usar
as q vêm nos golfs/audis/etc. garanto pra vc que duram bastante
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esse assunto mto me interessa, ja q não confio mais a teeeeempos em sonda narrow (mesmo tendo dois halmeters no carro) e minha sonda foi-se.
temos q pensar num jeito de converter o sinal da sonda de audi.