Acerto de rua vs acerto de pista
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ai é que tá
o torque maximo vem a 4234322452rpm.. mas a 3000rpm ele ja tem 80% desse torque disponivel
ai que ta a magica do vtec
o meu por exemplo tem torque maximo a 6000rpm, mas a 3300 rpm ja tenho quase 90% desse torque
[snapback]251352[/snapback]
pois é, um ap 2.0 tem torque total la nos 2500/2750 rpm
cada um cada um. e nem por isso o honda é um carro que não proporciona prazer ao dirigir.
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nada que 15:1 de taxa não compense hehehe
[snapback]251380[/snapback]
co motor frio sem afogador e sem os espinhos fica dando uns buracos animal… fora q nao para na lenta nem com reza brava...
oops tou disvirtuando o topic
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ai é que tá
o torque maximo vem a 4234322452rpm.. mas a 3000rpm ele ja tem 80% desse torque disponivel
ai que ta a magica do vtec
o meu por exemplo tem torque maximo a 6000rpm, mas a 3300 rpm ja tenho quase 90% desse torque
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grato pela complementação …
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bem, a questão é mais simples do que todo mundo tá respondendo, e não é porque houve confusão entre acerto e configuração:
em ambas vc precisa levar em conta qual o uso do equipamento (veículo), primeiro vc faz a configuração e depois vc prioriza as caracter?sitcas que quer com o acerto… por exemplo:
1- carro de rua
pressupoe-se que a pessoa vai usar no seu dia a dia pegando transito (na pior hipotese pesado), para isso o que ela mais vai precisar é de melhorias de médias e altas rotações, como ganhar em alta é facil podemos no concentrar em ganhar o máximo possível em médias rotações que na realidade constituem 90% do uso de um motor (considerando que ele vai brincar em algum lugfar permitido qdo puder)
ou seja especifica-se um comando que não atrapalhe marcha lenta, uma turbina que pegue cedo o bastante pra melhorar retomadas no uso m?dio
a? entra o acerto.... de acordo com o que vc projetou de uso vc acerta ele mais pra economia, mais pra potência ou mais pra segurança pois o resultado fica dentro desse tri?ngulo sendo impossível se ter os 3 ao mesmo tempo...qto mais potência na mesma configuração menor a economia e menor a segurança (ou porque não dizer confiabilidade ou mesmo durabilidade) podendo escolher inclusive ficar no meio termo dos 3 com a máxima confiabilidade e economia que se possa ter com a potência projetada
2- acerto de pista
a? vc precisa saber que pista... se é pra pista:
a- prova de arrancada
vc usa apenas por pouco tempo, não precisa de nada de média, e precisa do máximo de potência possível, de preferência com o motor mais elastico que se puder ter, a confiabilidade e economia é 2? plano então vc usa um acerto que lhe proporcione isso... mesmo que arrisque uma quebra (nem comento economia)
b- circuito
vc precisa de muito torque em médias rotações pra poder fazer as sa?das de curva adequadamente e tbm precisa de potência em alta (mas é mais importante ter um carro coeso)...só que como vc fica muito tempo como motor em cargas máxima precisa pensar primeiro em confiabilidade (afinal pra ganhar é preciso primeiro chegar ) por isso vc geralmente faz o acerto pensando primeiro em confiabilidade, depois em consumo (afinal em algumas provas de longa duração realmente ganha quem parar menos pra abastecer) e por ultimo potência.
se alguem assistiu ao vivo as antigas stockcar de opala pode dizer o que os opalas vem falhando na reta de tão gordo que andam...vc escuta eles vindo no miolo e qdo entra na reta percebe claramente que todos andam com misfiring bravo justamente pro combustivel ajudar a abixar a temperatura da c?mara de cmobustão evitando quebra e assim poer cruzar a linha final.
c- trilhas
se o veículo é pra trilha vc vai precisar do máximo de linearidade pra poder sair de atoleiros, muito torque em média rotação pra retomadas e a potência não interessa tanto em primeiro lugar vem confiabilidade....consumo e potência vem por ultimo porque geralmente os trechos são mais curtos e vc pode abastecer entre eles.
agora vamos ao que todo mundo quer saber e no meu carro turbo ?
bem...depende.... como disse acima o motor fica num tri?ngulo entre economia - potência - confiabilidade, mas podemos acrescentar tbm um segundo par?metro que é subjetivo, o prazer em dirigir.... e vc as vezes precisa trocar prazer em dirigir por alguma coisa...seja economia, seja potência seja confiabildiade... mas é bom lembrar que nada no mundo é perfeito e une os 3 (ou melhor 4) elementos
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quero ver alguém ag?entar bancar um carro que faz 2 litros por km na rua…
[snapback]252039[/snapback]
olha essa parada de consumo acho q meio confusa. eu tenho no mew gol uma carburação td arrombada, com gicle de lenta 150 ( ), gicles principais de 190 e 250 e mew carro nunca fez abaixo de 6km/l. mas tb nunca andei com ponto inicial abaixo de 18?, nem com o final abaixo de 30?.
tinha levantado esse topic não como uma pergunta mas pra discutirmos diferenças entre acertos para os dois mas depois da aula q o over deu .
o negocio q me fez levantar a questão foi o seguinte: como jah tinha mencionado no forum uma vez, mew irmão esta montando um 6cc turbo e vai andar de weber. o preparador dele ( oficina della rosa ) perguntou para ele se ele que tipo de acerto ele qr. pode-se deixar o carro lisinho em baixa porem mais lento ou gordão e mais rapido. sei que isso é influenciado por acerto do ponto inicial e curva de avanço, tb pela mistura de lenta e progressividade da mistura, etc
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honda civic vti mesmo? hehehehe original (exceto a marcha lenta) é assim né? e muita gente gosta, tanto que esse carro foi bem comercializado mesmo custando bastante dinheiro =)
[snapback]251243[/snapback]
marcha lenta 750 +- 50rpm,faixa de torque total 6.800rpm,corte de ignição a 8100rpm.
mesmo na sexta-feira na marginal com ar ligado,corre o sório risco de fazer 9km/l.