Sonda x interfer?ncias
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carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.
a malha vc aterra la na frente do carro.
normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.
quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa
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felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.
ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…
um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?
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+- 1000 reais.
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=32538
carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.
a malha vc aterra la na frente do carro.
normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.
quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa
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a coisa ta complicada aqui, to quase desistindo e abrindo mão de vez do tal instrumento
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pode ter certeza que o problema não é da sonda… não duvide que o hallmeter seja o responsavel por estar recebendo interfer?ncia de outra coisa...
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ja foram 3 hal + 2 multimetros + 2 sondas ali em testes. sera q o tal campo magn?tico esta melando a leitura desse jeito a ponto de nada conseguir ler a voltagem direito?
vou ter q isolar tb o fio q sai de dentro sonda, entre a sonda e o plug? existe a possibilidade de q os bicos estejam causando isso? lembro q é justamente qdo vem pressão e o atrasador de ponto + os bicos são acionados (via his) é q a leitura despenca.
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vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...
quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...
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vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...
quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...
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nossa que complicado
a ligação do meu hall é relativamente simples:
negativo do hall: aterrado na lata dentro do carro.
positivo do hall: ligado no pos chave.
sinal do hall: ligado diretamente no sinal da sonda
negativo da sonda: ligado no (-) da bateria
resist?ncia e positivo da sonda: ligado no (+) da bateria
sinal da sonda: ligado diretamente no sinal do hall
e não tenho problemas com leitura… certo que só uso o hall para desencargo de consci?ncia, sei que não é confiável, mas quando ta tudo vermelho ou amarelo no hall nem piso no acelerador... certo que tem o feeling da coisa tbm, como a carol comentou...
olhar a temperatura do motor quando se está com o po no por?o de 5a a mais de 5000rpm é bom tbm...
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nao é tao complicado assim… resumindo, basta trocar o fio comum do sinal da sonda, por um com 2 vias, blindado, continuar ligando o fio de sinal normal, e ligar o terra da sonda junto do terra do hall. o resto continua igual, pos chave, terra na carca?a, etc... o resumo eh trazer o negativo da sonda e aterrar junto do negativo do hall... só isso...
nossa que complicado
a ligação do meu hall é relativamente simples:
negativo do hall: aterrado na lata dentro do carro.
positivo do hall: ligado no pos chave.
sinal do hall: ligado diretamente no sinal da sonda
negativo da sonda: ligado no (-) da bateria
resist?ncia e positivo da sonda: ligado no (+) da bateria
sinal da sonda: ligado diretamente no sinal do hall
e não tenho problemas com leitura… certo que só uso o hall para desencargo de consci?ncia, sei que não é confiável, mas quando ta tudo vermelho ou amarelo no hall nem piso no acelerador... certo que tem o feeling da coisa tbm, como a carol comentou...
olhar a temperatura do motor quando se está com o po no por?o de 5a a mais de 5000rpm é bom tbm...
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lost, liguei sim como vc indicou. só o q ainda não fiz foi passar o negativo da sonda usando o cabo blindado q sobrou.
daniel: tem como isso ser feito sim.
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lost, liguei sim como vc indicou. só o q ainda não fiz foi passar o negativo da sonda usando o cabo blindado q sobrou.
daniel: tem como isso ser feito sim.
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quando não se pode chamar o padre quevedo, o negócio é ir fazendo por eliminação
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hj coloquei devolta a sonda nova (ntk) e liguei o positivo do aquecimento direto na bateria…e nada de vir voltagem bonita
ai desencanei, desliguei o fio positivo e voltando pra casa reparei no medidor: 1040 mv
acelerando forte fica entre 950 e 970mv.
tem alguma explicação para isso? a sonda estava ficando quente demais por causa do aquecimento interno dela?
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hum… tinha que ver em um carro com a i.e. original, se o aquecimento fica ligado o tempo todo mesmo... desconfio que a i.e. tenha algum parametro pra desligar o aquecimento, seja quando a leitura atingir determinado sinal, por exemplo, sonda atingiu 800mv, desliga o aquecimento... ou pela temp da agua mesmo, sei la...
e o positivo / negativo da sonda? como estao ligadosó ligou o negativo da sonda usando o fio branco do fiozinho blindado dentro do carro?
mas agora sim deve ta lendo direito hein...
proxima vez que eu for la no barco que ta com a minha i.e. vou testar desligar o aquecimento da sonda quando o motor tiver quente... se tiver que desligar o aquecimento quando o motor tiver quente, ou deixar uma saida no modulo novo pra controlar isso... valeu pela info ae carol
ah, poe um interruptor pra ligar/desligar o aquecimento, ou deixa desligado mesmo... deve demorar um tempo pra esquentar soh.... mas funciona... as primeiras i.e. nem tinham aquecimento... como a sua eh soh pra ler no hallmeter, deixa desligado...
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hum… tinha que ver em um carro com a i.e. original, se o aquecimento fica ligado o tempo todo mesmo... desconfio que a i.e. tenha algum parametro pra desligar o aquecimento, seja quando a leitura atingir determinado sinal, por exemplo, sonda atingiu 800mv, desliga o aquecimento... ou pela temp da agua mesmo, sei la...
e o positivo / negativo da sonda? como estao ligadosó ligou o negativo da sonda usando o fio branco do fiozinho blindado dentro do carro?
mas agora sim deve ta lendo direito hein...
proxima vez que eu for la no barco que ta com a minha i.e. vou testar desligar o aquecimento da sonda quando o motor tiver quente... se tiver que desligar o aquecimento quando o motor tiver quente, ou deixar uma saida no modulo novo pra controlar isso... valeu pela info ae carol
ah, poe um interruptor pra ligar/desligar o aquecimento, ou deixa desligado mesmo... deve demorar um tempo pra esquentar soh.... mas funciona... as primeiras i.e. nem tinham aquecimento... como a sua eh soh pra ler no hallmeter, deixa desligado...
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pelo q sei, a ie desliga o aquecimento após um certo tempo msm
o positivo (sinal) está no cabo blindado e passando por fora do painel - ta meio feio, mas por enquanto vai ficar assim. inclusive fiz um furo na lataria só pra passar ele longe dos outros cabos. o negativo está aterrado no paralama (junto com a malha do cabo blindado) e tb sendo o terra do halmeter. não cheguei a ligar esse terra no fio extra do cabo blindado. estava ja desanimada com essas coisas de rraum?ter , tanto q esse desligamento do aquecimento foi feito num momento de revolta , qdo arranquei o fio positivo antes de voltar pra casa
sim, agora siiim está mostrando uma voltagem coerente com a alimentação do motor. sexta feira limpei as velas com uma dremel pra tirar a carbonização craquenta q o tiner não foi capaz. a abertura está em 1 mm. achei estranho q uma vela tem 19.7 ohm, outra tem 66, outra 45 e a ultima mostrou 8.8 ohm sendo q elas são diretas (ngk b9egv). é normal?
?, vou deixar assim msm. lembra q comentei q essa sonda ntk dava um pico de voltagem logo q eu ligava o motor ainda frio e depois ia caindo? a impressão é q essa sonda é mais sensável ao calor do motor e acaba ficando quente demais caso o aquecimento interno não seja desativado logo.
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tinta verde
tinta verde
tinta verde
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acabei de falar algo sobre isso n topico do astra chipado, conforme vc aquece a sonda ela passa a amrcar valores diferentes em lambda diferente de 1… normalmente num faz mal o aquecimento ficar ligado direto...
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jr, essa sonda (ntk 906 262) de tempra 16v ficou ok qdo desliguei o aquecimento, sei la, a impressão é q ela é mto sensável ao calor e com isso só a temp dos gases ja é suficiente pra ela trabalhar, inclusive com o aquecimento ligado a voltagem gerada é hiper baixa. a tal voltagem (com o aquecimento ligado) só ia la em cima por alguns segundos qdo ligo o motor ainda frio.
uma coisa q notei hj é q ela não aceita trabalhar com 2 halmeter?s ao mesmo tempo. a voltagem não sobe com os 2 ligados (o do monitorador + o de leds) juntos
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se ela num consegue trabalhar com 2 hallmeter tem 2 opções, ou ela está fraca (entenda que ela é muito similar a uma bateria, só que o eletr?lito é a mistura queimada, conforme ele muda de densidade muda o qto ela gera de tensão) ou a imped?ncia dos hallmeter é muito baixa, ao ligar 2 deles na sonda vc divide a impend?ncia ao meio, por isso a corrente que a sonda tem que gerar pra que os cis sejam alimentados como entrada tem que dobrar…se ela num tem essa capacidade a tensão automaticamente cai
u=ri
se vc vai manter u para uma resist?ncia da metade do valor inicial (2 hallmeters iguais em paralelo tem sua resist?ncia diminuida a metade)
u1=r1xi1
u2=0,5r1xi2
u1/u2 = i1/0,5i2 como u1 = u2 (pra manter a mesma tensão)
i2 = 2xi1 correto ?
só que é uma característica da sonda que consiga gerar uma tensão até determinada corrente (semelhante a uma bateria, só que bateria vai diminuindo a tensão ao longo do tempo conforme a bateria se descarrega, a sonda naum)
se vc dobra a corrente a tensão acaba caindo porque a sonda num consegue gerar tanta potência, vamos simplificar mas usar apenas uma formula pra dar noção...
p =u x i, ou seja a sonda gera uma potência fixa (num ?, mas vamos considerar pra efeito de calculo demonstrativo)
p1=u1 x i1
p2 =u2 x i2
só que a potência é a mesma, substituindo i2 = 2i1 como vimos acima
u1 x i1 = u2 x 2i1
u1 = 2 u2
ou seja a tensão lida será metade
(obs: na verdade entra nessa conta a imped?ncia do hallmeter e mais uma porrada de coisa, ou seja serve apenas pra teorizar que a tensão vai ser menor conforme vc ir colocando hallmeters em paralelo na mesma sonda)
se os hall fossem de altissima imped?ncia isso não aconteceria...
qto ao aquecimento...bem... nunca pesquisei a fundo isso, mas pelo que sei tem central que o aquecimento é realmente temporizado, ou controlado apenas até a sonda ir de um valor minimo até máximo dentro de um intervalo de tempo pré-definido..tipo atinge 150mv...a? atinge 750mv...o tempo que leva pra ir de 150 pra 750 é menor que o tempo limite = usa a sonda e desliga o aquecimento e passa a considerar o valor da sonda.
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pior q o segundo halmeter esta com defeito, ja q mesmo ligando só ele na sonda não vem a leitura normal. fica sempre la em baixo.