Sonda x interfer?ncias
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além de usar o cabo blindado (ou de microfone), é melhor mant?-lo o mais curto possível e tentar passar longe de fontes de interfer?ncia, especialmente de alta tensão como módulo amplificador de ignição, bobina, distribuidor, cabo de velas etc.
como a tensão gerada na sonda é muito baixa (menor que 1v), mesmo a resist?ncia baixa do cabo de cobre é suficiente para alterar o sinal se o comprimento for grande, especialmente se o multimetro utilizado for dos mais baratinhos.
da mesma forma fica fácil para fontes de interfer?ncia induzirem alguns mv no cabo, alterando bem a leitura. o cabo blindado (aterrado em um lado só) ajuda bastante nisso.
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de qualquer maneira que você ligar o hall e a sonda vc vai ser obrigado a puxar o terra da lata do veiculo. e não se esque?a que a bateria e todos equipamentos eletronicos de um veiculo são aterrados na lata então acaba se tornando um unico terra se tiver algum equipamento no caminho fazendo ruido no terra isso vai influenciar em tudo.
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? que qualquer tensao é medida entre um positivo e um negativo. no caso da sonda, o positivo eh o sinal da propria sonda, e o negativo é o negativo da sonda. se a ligacao do negativo da sonda e do hall forem juntas, proximo ao hall, dentro do carro, a tensao que circular? entre o fio do sinal do hall e o negativo dele proprio, será exatamente a tensao da sonda, pois a tensao passar? diretamente do negativo da sonda para o negativo do hall, passar? pelo circuito dentro do hall, e sair? pelo fio de sinal do hall. deve-se imaginar o circuito por onde a corrente passa.
com a ligacao do terra da sonda feita la na bateria, o circuito por onde o sinal passar? terá a lata do carro em comum com o resto, até chegar no negativo do hall. ligando o terra da sonda e hall juntos, isso nao acontece. o sinal passar? diretamente da sonda pro halll e nao concorrer? com o resto.
o fio nao é de microfone. mas em qualquer lugar que vc pedir um fio com 2 polos e malha, falarão ah, vc quer fio de microfone . falei assim pq as lojas chamam assim…
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o fio nao é de microfone. mas em qualquer lugar que vc pedir um fio com 2 polos e malha, falarão ah, vc quer fio de microfone . falei assim pq as lojas chamam assim…
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bem isso q aconteceu agora a pouco.
comprei mais do tal fio de microfone e tem dois polos dentro e uma malha por fora antes da capa emborrachada.
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alias, posso usar o polo q vai sobrar p/ passar (pro halmeter) o negativo q sai da sonda?
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alias, posso usar o polo q vai sobrar p/ passar (pro halmeter) o negativo q sai da sonda?
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não,
pq da? pode ocorrer interfer?ncias dentro da malha.
o que vc quer é blindar o sinal do positivo da sonda… pelo negativo pode vir interfer?ncias do sistema de ignição, etc...
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? que qualquer tensao é medida entre um positivo e um negativo. no caso da sonda, o positivo eh o sinal da propria sonda, e o negativo é o negativo da sonda. se a ligacao do negativo da sonda e do hall forem juntas, proximo ao hall, dentro do carro, a tensao que circular? entre o fio do sinal do hall e o negativo dele proprio, será exatamente a tensao da sonda, pois a tensao passar? diretamente do negativo da sonda para o negativo do hall, passar? pelo circuito dentro do hall, e sair? pelo fio de sinal do hall. deve-se imaginar o circuito por onde a corrente passa.
com a ligacao do terra da sonda feita la na bateria, o circuito por onde o sinal passar? terá a lata do carro em comum com o resto, até chegar no negativo do hall. ligando o terra da sonda e hall juntos, isso nao acontece. o sinal passar? diretamente da sonda pro halll e nao concorrer? com o resto.
o fio nao é de microfone. mas em qualquer lugar que vc pedir um fio com 2 polos e malha, falarão ah, vc quer fio de microfone . falei assim pq as lojas chamam assim…
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lost acho que estamos falando coisas diferentes. vc está falando que se a sonda estiver funcionando perfeitamente a ligação dever ser efetuada da maneira como vc falo, nisso eu concordo. agora o ponto que eu estou me referindo é que o amplificador de faisca pode estar poluindo o terra do carro e a sonda quando vai buscar o terra esta recebendo um ruido e passando esse ruido para a sua medição com isso não h? como ela funcionar perfeitamente pois vai estar sendo interferida no seu proprio funcionamento.
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não,
pq da? pode ocorrer interfer?ncias dentro da malha.
o que vc quer é blindar o sinal do positivo da sonda… pelo negativo pode vir interfer?ncias do sistema de ignição, etc...
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afff
certo, fiz um furinho pra passar o fio longe de tudo e até mesmo por fora do painel.
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então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.
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então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.
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ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…
e qnto ao frio, tem + q aproveitar
intercooler de pobre é acelerar no frio
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ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…
e qnto ao frio, tem + q aproveitar
intercooler de pobre é acelerar no frio
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putz, só falta agora a sonda de temp dar pitá
sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe
obs: néiz é simplis mais teim intercooli
obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.
apelação staile .
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putz, só falta agora a sonda de temp dar pit?
sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe
obs: néiz é simplis mais teim intercooli
obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.
apelação staile .
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borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…
certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?
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borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…
certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?
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então, era td aterrado na bateria sim, ai li alguns conselhos p/ diversificar os aterramentos, e assim o fiz.
o q isola eletromagnetismo? chumbo?
cm racing staile
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? algo sovi?tico (super-dimensionado), mas isola mesmo qto a fugas de corrente
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nossa.. nunca me preocupei com isso…
o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…
para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha
mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...
pir?metro é mto melhor que hall?
qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?
obrigado.
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nossa.. nunca me preocupei com isso…
o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…
para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha
mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...
pir?metro é mto melhor que hall?
qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?
obrigado.
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p
pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei
o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .
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pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei
o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .
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felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.
ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…
um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?
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carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.
a malha vc aterra la na frente do carro.
normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.
quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa
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felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.
ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…
um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?
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+- 1000 reais.
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=32538
carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.
a malha vc aterra la na frente do carro.
normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.
quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa
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a coisa ta complicada aqui, to quase desistindo e abrindo mão de vez do tal instrumento