Sonda x interfer?ncias
-
então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.
-
então, ontem passei o cabo. inclusive foi por fora do painel pra não cruzar com nenhum fio. ainda não sai com o carro (ta mto aqui), só notei q a leitura do pirometro é q pirou hehehe mas isso depois eu vejo.
[snapback]627744[/snapback]
ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…
e qnto ao frio, tem + q aproveitar
intercooler de pobre é acelerar no frio
-
ambos são sinais sujeitos a interfer?ncia pq usam tensão muuuito baixa…
e qnto ao frio, tem + q aproveitar
intercooler de pobre é acelerar no frio
[snapback]627793[/snapback]
putz, só falta agora a sonda de temp dar pitá
sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe
obs: néiz é simplis mais teim intercooli
obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.
apelação staile .
-
putz, só falta agora a sonda de temp dar pit?
sem condições de sair nesse frio só pra testar hehehe
obs: néiz é simplis mais teim intercooli
obs2: to quase passando fita de auto-fusão no cabinho da sonda, no cabo q sai da bobina e tb nos cabos q saem do amplificador de fa?sca.
apelação staile .
[snapback]627795[/snapback]
borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…
certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?
-
borracha isola corrente elétrica, mas campo eletromagn?tico eu acho que não…
certeza que seu problema é interfer?ncia... vc aterra tudo no - da bateria?
[snapback]627801[/snapback]
então, era td aterrado na bateria sim, ai li alguns conselhos p/ diversificar os aterramentos, e assim o fiz.
o q isola eletromagnetismo? chumbo?
cm racing staile
[snapback]627802[/snapback]
? algo sovi?tico (super-dimensionado), mas isola mesmo qto a fugas de corrente
-
nossa.. nunca me preocupei com isso…
o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…
para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha
mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...
pir?metro é mto melhor que hall?
qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?
obrigado.
-
nossa.. nunca me preocupei com isso…
o fio que vem da sonda para o hallmeter tem 2 emendas (porém foram mto bem feitas, soldadas com estanho e isoladas com um espaguete térmico que comprime com o calor [para isolar] ) e passa perto de muitos fios, e um deles é de alimentação e passa perto de reles tbm…
para ter idéia, quando liga a seta, o hallmeter tbm fica piscando ahuahauhauhauhauhauha
mas funciona legalzinho... quando ocarro esquenta bem ele marca certinho ... ainda bem que o preparador não acerta o carro com ele...
pir?metro é mto melhor que hall?
qual instrumento de medição de relação de ar/comb. que podemos confiar?
obrigado.
[snapback]627814[/snapback]
p
pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei
o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .
-
pois é, comigo é tudo emendado com solda (isso qdo tem alguma emenda), isolado certinho e mesmo assim acontece dessas coisas. ja até me acostumei
o instrumento relativamente confiável p/ acerto é a sonda wide. isso, claro, sem esquecer o indispensável feeling de quem está a cargo do acerto do motor. preparador de verdade é aquele que não se limita a somente voar por instrumentos .
[snapback]627818[/snapback]
felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.
ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…
um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?
-
carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.
a malha vc aterra la na frente do carro.
normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.
quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa
-
felizmente eu posso esperar isso do atual preparador do carro.
ele ja me falou que não acerta o carro usando o hall…
um sonda wide custa na faixa de quanto? e qual marca é melhor.... inovatte?
[snapback]627823[/snapback]
+- 1000 reais.
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=32538
carol, 1 dos 2 fios vc usa pro sinal da sonda, o outro usa pro negativo da sonda.
a malha vc aterra la na frente do carro.
normalmente esse fiozinho eh 1 branco e 1 vermelho, use o vermelho pro sinal e o branco pro terra da sonda. esse branco, ligue junto com o terra do hallmeter dentro do carro.
quer dizer que na loja chamaram de fio de microfone ?? que coisa
[snapback]627952[/snapback]
a coisa ta complicada aqui, to quase desistindo e abrindo mão de vez do tal instrumento
-
pode ter certeza que o problema não é da sonda… não duvide que o hallmeter seja o responsavel por estar recebendo interfer?ncia de outra coisa...
[snapback]628255[/snapback]
ja foram 3 hal + 2 multimetros + 2 sondas ali em testes. sera q o tal campo magn?tico esta melando a leitura desse jeito a ponto de nada conseguir ler a voltagem direito?
vou ter q isolar tb o fio q sai de dentro sonda, entre a sonda e o plug? existe a possibilidade de q os bicos estejam causando isso? lembro q é justamente qdo vem pressão e o atrasador de ponto + os bicos são acionados (via his) é q a leitura despenca.
-
vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...
quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...
-
vc testeou pelo menos 1x como eu falei carol, se bem que qqr ruido, adicionaria alguns mv na medicao, mas nao seria tanto nao… tem coisa estranha ai...
quanto a ligacao, o ruido nao vem pelo negativo. se ele vier pelo negativo e pelo sinal ao mesmo tempo, vc anularia o ruido, o que seria otimo e acabaria com o problema, se o problema fosse ruido. passando aquele cabo blindado com o positivo + negativo da sonda pelo cofre nao trara ruido no sinal, pois o cabo tem a malha, que isola muito bem o ruido dos 2 fios. como eu disse, usar o terra tanto do hall quanto da sonda na lata do carro causa uma diferenca na medicao do hall, por causa da concorrencia no terra. quando pensar no hall, pense em 2 circuitos distintos onde passa corrente, um eh o circuito de alimentacao do hall, que seria negativo do hall > positivo do hall... imagine a corrente entrando em um fio e saindo no outro... outra coisa eh o circuito de medicao do sinal da sonda, que é negativo do hall > sinal do hall, no primeiro caso, negativo do hall eh ligado no negativo da bateria, e positivo do hall ligado no positivo da bateria. no caso do circuito de sinal do hall, esse que mede o sinal da sonda, o negativo do hall deve ser ligado no negativo da sonda, e fio do sinal, ligado no sinal da sonda, entao a tensao medida eh a que vem pelo negativo e sai pelo sinal. sao 2 circuitos diferentes, e o terra comum entre alimentacao e medicao nao interfere no sinal medido. o que interfere eh que se a alimentacao variar (12v), a referencia de tensao do hallmeter varia tb, entao vc tem uma pequena variacao na medicao, mas eh pequena. com o multimetro, nao tem problema nenhum, pois a alimentacao do multimetro eh feita pela bateria interna, que eh estavel...
[snapback]628476[/snapback]
nossa que complicado
a ligação do meu hall é relativamente simples:
negativo do hall: aterrado na lata dentro do carro.
positivo do hall: ligado no pos chave.
sinal do hall: ligado diretamente no sinal da sonda
negativo da sonda: ligado no (-) da bateria
resist?ncia e positivo da sonda: ligado no (+) da bateria
sinal da sonda: ligado diretamente no sinal do hall
e não tenho problemas com leitura… certo que só uso o hall para desencargo de consci?ncia, sei que não é confiável, mas quando ta tudo vermelho ou amarelo no hall nem piso no acelerador... certo que tem o feeling da coisa tbm, como a carol comentou...
olhar a temperatura do motor quando se está com o po no por?o de 5a a mais de 5000rpm é bom tbm...
-
nao é tao complicado assim… resumindo, basta trocar o fio comum do sinal da sonda, por um com 2 vias, blindado, continuar ligando o fio de sinal normal, e ligar o terra da sonda junto do terra do hall. o resto continua igual, pos chave, terra na carca?a, etc... o resumo eh trazer o negativo da sonda e aterrar junto do negativo do hall... só isso...
nossa que complicado
a ligação do meu hall é relativamente simples:
negativo do hall: aterrado na lata dentro do carro.
positivo do hall: ligado no pos chave.
sinal do hall: ligado diretamente no sinal da sonda
negativo da sonda: ligado no (-) da bateria
resist?ncia e positivo da sonda: ligado no (+) da bateria
sinal da sonda: ligado diretamente no sinal do hall
e não tenho problemas com leitura… certo que só uso o hall para desencargo de consci?ncia, sei que não é confiável, mas quando ta tudo vermelho ou amarelo no hall nem piso no acelerador... certo que tem o feeling da coisa tbm, como a carol comentou...
olhar a temperatura do motor quando se está com o po no por?o de 5a a mais de 5000rpm é bom tbm...
[snapback]628489[/snapback]
-
lost, liguei sim como vc indicou. só o q ainda não fiz foi passar o negativo da sonda usando o cabo blindado q sobrou.
daniel: tem como isso ser feito sim.
-
lost, liguei sim como vc indicou. só o q ainda não fiz foi passar o negativo da sonda usando o cabo blindado q sobrou.
daniel: tem como isso ser feito sim.
[snapback]628562[/snapback]
quando não se pode chamar o padre quevedo, o negócio é ir fazendo por eliminação