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Dúvidas de leigo sobre turbinas

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  • J Offline
    J Offline
    Joel_RS
    escreveu em última edição por
    #1

    aquele tópico no geral sobre o nível técnico me encorajou a pesquisar e perguntar…

    o que vem a ser turbina grande e turbina pequena?

    o que significa dizer turbina .42 gt12, gt25, t3, t4? o que são exatamente esses números?

    vou usar um exemplo:

    digamos que eu tenha uma parati 1.8 mi e queira chegar a uns 250cv.

    o que seria uma turbina pequena e uma grande pra essa configuração lembrando que seria algo pro dia-a-dia?

    era isso.

    valeu.

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    • G Offline
      G Offline
      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #2

      na realidade acho q até quem trabalha c turbinas se atrapalha.

      tem fabricantes q não divulgam o a/r :teteto:

      tem outros q divulgam 1 a/r p cada fam?lia de turbinas…....só como ex.

      a gt 25 q é da fam?lia t2 tem modelos c a/r maior q a apl 240 q é da fam?lia t3

      e aos olhos e medindo c água o volume do caracol das t3 são maiores ;)

      o caracol quente 47 das t2 é menor q o 36 das t3.

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #3

        isso é verdade…

        fora que de fabricante pra fabricante então aí é uma salada q dá arrepios...

        mas esse lance de turbina grande e pequena se resume a uma outra questáo: qual o melhor turbo pra um determinado motor levando em consideração a potência pretendida e o que já tem de equipamento nele, qto vai girar, etc.?

        ou seja, é um treco bem complicado...

        agora, uma coisa é certa...o que o pessoal recomenda como default aqui, em muitos lugares é considerada grande, mesmo o recomendado aqui tendo pegada parecida e estrangulando menos de final de giro..

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          milTT
          escreveu em última edição por
          #4

          pra saber se uma turbina é grande/pequena proseu motor, você tem que levar em consideração mais o tamanho do eixo (o rotor quente vai pregado nele) e o rotor frio.. só subsidiariamente você escolhe as carca?as.. se sua relação eixo/rotor estiver adequada, dá até pra abusar de uma carca?a quente maior (a/r) que não vai encher tão tarde

          turbo grande é o que o pessoal considera que só enche pressão mesmo numa rotação alta, deixando o carro com pouca pegada em baixa e mais forte em alta.. pequeno é o contrário.. ctucou o acelerador, já vem força, mas em alta estrangula

          isso são só linhas gerais, pra saber se é grande/pequeno, entram vêrios outros fatores.. comando, acerto, materiais da turbina

          pra uma parati 1.8 std, uma turbina adequada (tem gente que já acharia meio pequena) seria uma apl240.. grande seria uma .70 com mais de 60mm de eixo.. julgaria adequada pra esse caso uma .50 51mm/51mm

          1 Resposta Última resposta
          • X Offline
            X Offline
            xtreme
            escreveu em última edição por
            #5

            to pensando numa com 53/54.4mm para um ap 1.6

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              Joel_RS
              escreveu em última edição por
              #6

              interessante, agora comeão a entender o porque de uma turbina de gol turbo ficar limão pra 1.6.

              agora (imagino eu) uma certa viagem, e se colocar uma .42 junto com uma .70 no mesmo ap 1.8 dá pra controlar quando entra uma e quando entra a outra, assim como o porsche 959?

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #7

                interessante, agora comeão a entender o porque de uma turbina de gol turbo ficar limão pra 1.6.

                agora (imagino eu) uma certa viagem, e se colocar uma .42 junto com uma .70 no mesmo ap 1.8 dá pra controlar quando entra uma e quando entra a outra, assim como o porsche 959?

                [snapback]633935[/snapback]

                ?

                a? tem q ser um esquema computadorizado , com algum controlador eletrúnico fazendo esse papel

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  milTT
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  interessante, agora comeão a entender o porque de uma turbina de gol turbo ficar limão pra 1.6.

                  agora (imagino eu) uma certa viagem, e se colocar uma .42 junto com uma .70 no mesmo ap 1.8 dá pra controlar quando entra uma e quando entra a outra, assim como o porsche 959?

                  [snapback]633935[/snapback]

                  turnina de gt é .33x.33 e tem umas que a parte quente chega a ser .43

                  mas tem rotor/eixo min?sculos.. é turbina pra colocar na bicicleta

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    danielparati
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    na minha humilde opinião, :hauhau: eu acho que o que manda na turbina e o eixo e rotor.

                    ja muitos casos de gente falar que esta de .70 com caixa quente 1.00 ai quando vc vai ver o eixo e rotor ;) pqp e de dar risada usa um eixo apl de49,5 e rotor de 51. :teteto:

                    ai não adianta nada meter caixa quente gigante se o conjuto movel e minusculo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      Joel_RS
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      ?

                      a? tem q ser um esquema computadorizado , com algum controlador eletrúnico fazendo esse papel

                      [snapback]633938[/snapback]

                      qualquer dia ainda é capaz de algum :teteto: aprontar uma dessas.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        realz
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        ?

                        a? tem q ser um esquema computadorizado , com algum controlador eletrúnico fazendo esse papel

                        [snapback]633938[/snapback]

                        eu até já pensei num esquema… porem, nao sei se daria certo..vou ilustrar e posto aqui..

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          realz
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          algo assim:

                          o quadrado é o coletor de scap.. ai, nele teria uma bifurcação, pra cima uma turbina grande e pra baixo, uma turbina pequena …

                          o risco vermelho seria uma valvula/portinhola , controlada eletronicamente, por exemplo, a hora que a turbina pequena desse pico de 1,5kg, ela direcionaria os gases para a turbina grande... o risco azul seria o eixo da valvula

                          espero que entendam.hauhaua

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            digamos que eu tenha uma parati 1.8 mi e queira chegar a uns 250cv.

                            acho q uma apl 525 (quente 48 c eixo 49,5 e frio 42 c rotor 46)

                            essa turbina c 1,2 kg sendo bem generoso no ponto chega nos 250 cvs.

                            se o motor tiver c saúde é claro.

                            1 Resposta Última resposta

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