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Paradigma do pneu largo.

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  • R Offline
    R Offline
    RS2
    escreveu em última edição por
    #4

    o dalton já havia me explicado isso uma vez. mas gostei muito, excelente tópico.

    parabens

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    • 1 Offline
      1 Offline
      16volts
      escreveu em última edição por
      #5

      detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

      embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

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      • G Offline
        G Offline
        Garcia
        escreveu em última edição por
        #6

        detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

        embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

        [snapback]642455[/snapback]

        exatamente

        e outra, é totalmente diferente comparar o atrito de um bloco de madeira (tijolo, sei lá o que) sobre uma mesa, em laboratério, e, na vida real, de um pneu, que está em movimento circular sobre um asfalto de superf?cie irregular (ondulações, os vincos inerentes ao asfalto, etc).

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #7

          não sei pq esse 1o engenheiro me lembrou o vicente sprint :todoido:

          gerador de blablabla detected

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Garcia
            escreveu em última edição por
            #8

            não sei pq esse 1o engenheiro me lembrou o vicente sprint :todoido:

            gerador de blablabla detected

            [snapback]642630[/snapback]

            desenterrando falecidos das profundezas do titanic detected

            :todoido:

            esse cara ainda é vivo??

            1 Resposta Última resposta
            • 1 Offline
              1 Offline
              16volts
              escreveu em última edição por
              #9

              desenterrando falecidos das profundezas do titanic detected

              :todoido:

              esse cara ainda é vivo??

              [snapback]642649[/snapback]

              por aqui é morto…

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #10

                quem muito estuda, nada faz.

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
                  * Offline
                  *Felipe*
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  quem muito estuda, nada faz.

                  [snapback]642672[/snapback]

                  juro que tava pensando agora em abrir um tópico pra falar mal da minha facul de engenharia…

                  muito animador vc fluff... :todoido:

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    hehehehehehehe

                    mas é real. o melhor estudo é a prática.

                    base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                    não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                    a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
                      * Offline
                      *Felipe*
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      nunca

                      rs

                      esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :todoido:

                      o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

                      o assunto? força centr?peta. :todoido: bora fazer curva? rs

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        Sixspeed
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        eu ainda sou um dos que acredita no mito do pneu largo.

                        esse teste não me convenceu em nada.

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          hehehehehehehe

                          mas é real. o melhor estudo é a prática.

                          base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                          não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                          a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                          [snapback]642707[/snapback]

                          teoria não aperta parafuso….. por isso q estou montando meu motor com as próprias mãos. ja me surgiram situações e dúvidas que por mais q eu estudasse nunca acharia nos livros.

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Anderson Torres
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            discussão para engenheiro maluco mesmo viu…

                            agora só falta falarem que não faz diferença ter uma perna 15 cm menor que a outra

                            faz o teste porra, mete um pneu 145 e depois um pneu 195 no carro e sai para dar uma volta

                            precisa ser tão estudioso para achar o resultado? acho que mesmo sem ter a pratica e sem saber de matem?tica, o resultado final vai estar claro para qualquer um.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              guabiroba
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              hehehehehehehe

                              mas é real. o melhor estudo é a prática.

                              base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                              não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                              a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                              [snapback]642707[/snapback]

                              o problema não é nem esse. o problema é que nem a base te?rica o cara tem.

                              realmente o atrito não depende da área… para matériais não deform?veis. por isso não existe trem com roda tala larga, num faz diferença pois o atrito é metal/metal.

                              já no caso dos pneus o papo é outro, como explicou o zoega

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Feind
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                não h? relação da força de atrito com a área de contato e sim com a composição da borracha

                                parei de ler aqui.

                                se o autor da frase em questão mudou as le?s da f?sica em alguma passagem posterior do texto, me avisem.

                                caso contrário, acredito ter tomado a decisão certa.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Z Offline
                                  Z Offline
                                  ZOEGA
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  eu não expliquei nada não, hehehe só transcrevi o texto…

                                  mas é questão de lágica, qquer criança de 5 anos sabe que se colocar um pneu de carriola em um dragster vai patinar...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    skazi
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    ummm

                                    qr dizer entao que um dragster de 1500cv com pneu 175/70r13 remould tem tanta tração como um com pneus tala larga de competição???

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      Joel_RS
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      resumindo: a banda de rodagem é usada para transmitir o torque do motor ao solo (e não a potência). a banda é mais larga para reduzir a pressão sobre a borracha mais mole (esta sim, responsável pelo maior atrito), permitir que o pneu tenha uma durabilidade maior por ter mais borracha (borracha mole que se desgasta mais depressa) e propiciar tacos mais largos e menos profundos garantindo bom desempenho nas curvas.

                                      ah tá, quem transmite a potência, o farol??? pqp, cada coisa…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        PrEsA
                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        putz… ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                                        qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                                        e quanto a corpo rigido ou não... basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                                        testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças... eu testei e não dá... logo, a teoria está correta... mas... quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
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                                          WEST
                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

                                          embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

                                          [snapback]642455[/snapback]

                                          esse guri me dá orgulho :copa:

                                          para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                          o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                          ///////////////\ superf?cie 1

                                          ///////////////\superf?cie 2

                                          obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem... ou melhor, vejam:

                                          quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                          e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                          agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                          e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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