Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Notícias
  4. Paradigma do pneu largo.

Paradigma do pneu largo.

Agendado Fixado Trancado Movido Notícias
51 Posts 24 Posters 5.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • * Offline
    * Offline
    *Felipe*
    escreveu em última edição por
    #11

    quem muito estuda, nada faz.

    [snapback]642672[/snapback]

    juro que tava pensando agora em abrir um tópico pra falar mal da minha facul de engenharia…

    muito animador vc fluff... :todoido:

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fluff
      escreveu em última edição por
      #12

      hehehehehehehe

      mas é real. o melhor estudo é a prática.

      base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

      não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

      a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

      1 Resposta Última resposta
      • * Offline
        * Offline
        *Felipe*
        escreveu em última edição por
        #13

        nunca

        rs

        esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :todoido:

        o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

        o assunto? força centr?peta. :todoido: bora fazer curva? rs

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          Sixspeed
          escreveu em última edição por
          #14

          eu ainda sou um dos que acredita no mito do pneu largo.

          esse teste não me convenceu em nada.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #15

            hehehehehehehe

            mas é real. o melhor estudo é a prática.

            base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

            não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

            a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

            [snapback]642707[/snapback]

            teoria não aperta parafuso….. por isso q estou montando meu motor com as próprias mãos. ja me surgiram situações e dúvidas que por mais q eu estudasse nunca acharia nos livros.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Anderson Torres
              escreveu em última edição por
              #16

              discussão para engenheiro maluco mesmo viu…

              agora só falta falarem que não faz diferença ter uma perna 15 cm menor que a outra

              faz o teste porra, mete um pneu 145 e depois um pneu 195 no carro e sai para dar uma volta

              precisa ser tão estudioso para achar o resultado? acho que mesmo sem ter a pratica e sem saber de matem?tica, o resultado final vai estar claro para qualquer um.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                guabiroba
                escreveu em última edição por
                #17

                hehehehehehehe

                mas é real. o melhor estudo é a prática.

                base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                [snapback]642707[/snapback]

                o problema não é nem esse. o problema é que nem a base te?rica o cara tem.

                realmente o atrito não depende da área… para matériais não deform?veis. por isso não existe trem com roda tala larga, num faz diferença pois o atrito é metal/metal.

                já no caso dos pneus o papo é outro, como explicou o zoega

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Feind
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  não h? relação da força de atrito com a área de contato e sim com a composição da borracha

                  parei de ler aqui.

                  se o autor da frase em questão mudou as le?s da f?sica em alguma passagem posterior do texto, me avisem.

                  caso contrário, acredito ter tomado a decisão certa.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Z Offline
                    Z Offline
                    ZOEGA
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    eu não expliquei nada não, hehehe só transcrevi o texto…

                    mas é questão de lágica, qquer criança de 5 anos sabe que se colocar um pneu de carriola em um dragster vai patinar...

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      skazi
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      ummm

                      qr dizer entao que um dragster de 1500cv com pneu 175/70r13 remould tem tanta tração como um com pneus tala larga de competição???

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        Joel_RS
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        resumindo: a banda de rodagem é usada para transmitir o torque do motor ao solo (e não a potência). a banda é mais larga para reduzir a pressão sobre a borracha mais mole (esta sim, responsável pelo maior atrito), permitir que o pneu tenha uma durabilidade maior por ter mais borracha (borracha mole que se desgasta mais depressa) e propiciar tacos mais largos e menos profundos garantindo bom desempenho nas curvas.

                        ah tá, quem transmite a potência, o farol??? pqp, cada coisa…

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          PrEsA
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          putz… ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                          qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                          e quanto a corpo rigido ou não... basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                          testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças... eu testei e não dá... logo, a teoria está correta... mas... quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            WEST
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

                            embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

                            [snapback]642455[/snapback]

                            esse guri me dá orgulho :copa:

                            para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                            o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                            ///////////////\ superf?cie 1

                            ///////////////\superf?cie 2

                            obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem... ou melhor, vejam:

                            quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                            e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                            agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                            e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              putz…  ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                              qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                              e quanto a corpo rigido ou não...  basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                              testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças...  eu testei e não dá...  logo, a teoria está correta...  mas...  quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                              [snapback]643047[/snapback]

                              poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                              ser???

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
                                W Offline
                                WEST
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                nunca

                                rs

                                esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :copa:

                                o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

                                o assunto? força centr?peta. :ppteam: bora fazer curva? rs

                                [snapback]642708[/snapback]

                                já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  guabiroba
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  esse guri me dá orgulho :copa:

                                  para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                  o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                  ///////////////\ superf?cie 1

                                  ///////////////\superf?cie 2

                                  obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem...  ou melhor, vejam:

                                  quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                  e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                  agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                  e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                  []s

                                  [snapback]643049[/snapback]

                                  ae, um cara que não teve preguiça de explicar, ao contrário de minha pessoa. :copa:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
                                    * Offline
                                    *Felipe*
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                    [snapback]643051[/snapback]

                                    n?s tinhamos o mesmo referencial, porém, ele com a teoria e eu com a prática.. rs

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
                                      C Offline
                                      Cleber T.
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      quem faz magica é pneu de moto

                                      tem umas coisas legal nesse doc

                                      http://mc.bridgestone.co.jp/pdf/mcintroe.pdf

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        PrEsA
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                                        ser???

                                        [snapback]643050[/snapback]

                                        mas e o desgaste?? nos primeiros 10 metros haviam acabado os pneus….

                                        e em dragster temos o fator altura do ombro, que serve como um amortecedor e ajuda na tração.... e se não tiver largura o pneu não consegue estabilidade...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
                                          B Offline
                                          beazenha
                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          vim pra dizer que ninguém tá errado, ou que ninguém tá certo.

                                          a escolha é de vocês :afe:

                                          ficou grande, mas eu não escrevi nem a metade do que pretendia, então não reclame :hauhau:

                                          aulinha de engenharia aplicada da tia bea:

                                          para que um pneu possa transmitir a força longitudinal atravṍs da superf?cie de contato (atente para: superf?cie de contato ), é necessário que aconte?a um certo movimento relativo entre o pneu e a pista (l?gico, a pista tá parada, e o carro se movendo - mas pense na interface borracha-asfalto), assim, a velocidade do pneu tracionante é maior que a velocidade do próprio veículo (e isso vocês podem ver facilmente na prática), e por causa desses movimentos relativos que alguns pneus transmitem mais carga que outros.

                                          tem uma relaçãozinha matem?tica que ilustra bem a força de aceleração (an?loga a frenagem) :

                                          (força no eixo dianteiro) = (coef. de aderencia) x [ (peso no eixo dianteiro) - (transfer?ncia de cargas entre os eixos durante a aceleração) ]

                                          _a transfer?ncia de carga é teu squat, ou dive ..

                                          o coeficiente de ader?ncia é obtido em função do escorregamento, que é dado em função da superf?cie de contato borracha-piso, como explicado logo abaixo. a ader?ncia mede o quanto o pneu gruda no ch?o._

                                          agora vamos a relação de f?sica b?sica, que na verdade é a que dá origem a essa acima:

                                          (força de atrito) = (coef. de atrito) x (normal)

                                          _normal = peso do carro como um todo

                                          coeficiente de atrito = estático ou din?mico, depende da avaliação que se está fazendo_

                                          veja que as duas são bem semelhantes, diferindo apenas na transfer?ncia de carga, que é só o aumento no peso que o squat causa.

                                          e a normal, realmente nao depende da area de contato ..

                                          mas, o coeficiente de ader?ncia depende sim da área de contato ..

                                          a transmissão das forças de frenagem ou aceleração depende do atrito de contato disponível (atenção para a palavra contato ).

                                          a ader?ncia pode ser atribuida a duas formas de interação entre a borracha e o piso: 1) adesão molecular - que depende dos materiais em contato, e 2) a deformação da borracha em contato com as irregularidades do solo - que propicia uma interpenetração, e uma consequente transmissão por forma (ou deformação).

                                          o que eu quero dizer com isso ?

                                          que depende da borracha - dura, macia, resistente a ruptura, a abrasão, aquecimento, etc.

                                          que depende da interação entre o piso e a borracha - as diferenças entre piso seco, molhado, sujo, de terra, asfalto, cimento.

                                          mas e onde entra a área ?

                                          entra na interação entre o piso e a borracha.

                                          pneu macio (tanto em pressão como na borracha) serve pra quê é aumentar a área de contato entre a borracha e o piso para diminuir o escorregamento; e (pasmem - ou não) aumentar o laão de histerese, ou seja, ao mesmo tempo que tu gruda mais o pneu, tu perde mair energia e conseq?entemente realiza menos trabalho na transfer?ncia das cargas ao solo. energia essa que vira calor, e que vocês podem perceber clara e facilmente.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários