Ligando um dosador turbo
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pois bem pessoal, acabo de receber esse dosador ai do el.rafar, (chegou beleza, e o kit de oleo serviu perfeito na turbina) pois bem, o carro ainda esta aspro, mas estou precisando por esse dosador pra dar pressao na linha, enquanto nao pego os bicos de astra, os meus nao estao dando conta
entao queria q alguem me desse uma luz sobre as areas q marquei pra saber o q vai ligado e o q regula, ok..
1-seria apenas para fixacao, ou regula algo?
2-??
3-o q regula e o q entra ou sai ali?
4-??
5-nao sei qual é desse parafuso com uma ruelinha de pressao
6-??
teria como alguem me dar uma luz, so sei q esse dosador é oq ja tem regulagem e nao precisa colocar a torneirinha ou gicle
precisava dessa ajuda com certa urgencia pq estaria montando amanha o bixim
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1 - pressao inicial…. o tanto de pressao que dá sem a tomada de pressao conectada
2 e 3 - regulagem da variação do delta, ou seja,... o quanto vai subir conforme a pressao de turbo chega nele
nipple no 3 - tomada de ar da pressurizacao
4 - onde originalmente era o retorno da flauta pro tanque vc liga aqui
5 - tenho a menor ideia do que seja aquele parafusinho
6 - dai que vai voltar pro retorno e pro tanque de volta...
mais ou menos como tá ligado na foto que postei com a flauta e regulador do tempra... só que com mais regulagens e com delta de hpi...
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valeu fahrell, mas 4 e 6 nao ficaram a mesma coisa?
4 seria a entrada vindo das bombas e 6 o retorno pro tanque?
vou tirar o dosador original e colocar a tampa, e ai vou montar esse ai, so q pelo q entendi, nao tem como regular pressao final sem pressao do turbo, apenas com a tomada de vacuo do coletor
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pensei pensei e entendi
esta instalado so q agora vem uma coisa….no 6 esta ligado a saida da flauta e no 4 o retorno q vai pro tanque, pq logo q montei nao dava pressao qnd ligava as bombas, pensei ta ao contrario, ai inverti, e continuava nao dando pressao, ai consegui descolar o parafuso central q tinha colado, e ai comecei a dar pressao na linha
o niple do 3 ta a tomada de vacuo pro coletor, o parafuso regula nao sei bem, pq totalmente fechado da pressao maxima, totalmente aberto da pressao maxima, como é aspro ainda, no meio termo em qq lugar nao muda nada, nem na subida da pressao....
o 2 eu mechia e so mudava q a pressao em lenta ia chegando mais perto da final, so isso....dexei todo fechado, a subida parece ser mais suave
complicado mecher pq varia muito no manometro, pode ser pq esta invertido, agora q acertei a pressao, sera q muda se eu colocar certo, 4 indo pro tanque e 6 saida da flauta
ah outra coisa....
como a tampinha do dosador q veio, estava dando uma leve vazadinha (tmb trabalhando pra la de 7 bar), eu tirei e deixei meu dosador original no lugar nao vazou e nao alterou nada no comportamento....
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so explicando, notei um vazamento nas mangueiras, ja q tinha q desmontar, pensei em ligar certo, e nao funcionou, o certo no meu é como esta ligado mesmo….vem da flauta e entra por baixo, a saida pro tanque é na lateral....
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tem algo errado na ligação, porque eh certeza, todo dosador entra pelo lado e sai por baixo q marca eh seu dosador?
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foi o que eu falei… sai da flauta, entra do lado e sai por baixo para o tanque...
funcionar, funciona das duas formas... mas a lateral aguenta melhor a pressao do sistema que a parte de baixo...
? que nem valvula de prioridade original sem espirro, aquelas de plastico... funciona dos dois jeitos, mas a lateral da membrana aguenta muito mais pressao que a parte de baixo...
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entrando por baixo, da 6 de pressao, qnd montei entrando pelo lado ficou em 2 de pressao e nao variava, e o parafuso da pressao inicial ta quase todo pra dentro do dosador, vou tentar no final de semana q vem montar certo ligar o carro e acertar entao pra ver o q vai mudando com o parafuso
qnt a marca nao sei, comprei do el.rafar
tava pensando pra determinar direito a pressao final, seria interessante ligar as mangueiras de combustivel apenas e deixar a bomba ligada, sem ligar vacuo nem nada? no meu caso é so acertando aspirado ainda nao tem pressao positiva no coletor
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tu vai regular teu carro só no dosador ou vai usar suplementar???
se for usar suplementar, tira o 2 e 3, tampa com parafuso que dai funciona como dosador normal e de boua
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abre o dosador e ve se tem algo de errado na membrana dele…. ele tem q funfar do jeito certo ele aspro, nao vai dar um delta grande, pois nao tem a pressao de turbo pra variar a press. de comb...
qto a deixar o vacuo desligado, eskece, pq msm com ele aspro, vai ficar gordo em baixa e o carro vai ficar mais lento
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tu vai regular teu carro só no dosador ou vai usar suplementar???
se for usar suplementar, tira o 2 e 3, tampa com parafuso que dai funciona como dosador normal e de boua
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vai ter suplementar, so q estou usando o hpi como dosador agora pra subir a pressao na linha e conseguir alimentar no alcool até 6k rpms
como ja disse antes misturado alcool e gasolina no dosador original nao passava de 4k rpms eu vou fechar um dos parafusos entao pra fazer o teste, nao vou fechar o do vacuo senao ele fica travado la em cima a pressao…...e eu quero na verdade o mais perto dos 2,4 em lanta e indo até 6 em wot, sei q nao vai dar tanto delta pq nao tem pressao positiva pra empurrar.....
abre o dosador e ve se tem algo de errado na membrana dele…. ele tem q funfar do jeito certo ele aspro, nao vai dar um delta grande, pois nao tem a pressao de turbo pra variar a press. de comb...
qto a deixar o vacuo desligado, eskece, pq msm com ele aspro, vai ficar gordo em baixa e o carro vai ficar mais lento
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vou ligar certo e mecher, agora q to me familiarizando com seu funcionamento…..
agora q ja consigo ligar o carro com ele certo e mudando no parafuso a pressao....
como o lucas disse, vou fechar apenas 1 dos parafusos na regulagem pra ver se melhora pra mim, o do vacuo nao pq quero q varie o maximo possivel mesmo sendo aspro
qnd a membrana acho q nao tem nada errado, senao daria problema ao contrario tmb, pode ter sido as regulagens externas q deixaram ele parado em 2 bar e pouco do jeito certo....inicialmente até vou regular travado pra acertar mais preciso a pressao final, depois deixo vacuo pra criar a variacao
valeu pessoal as dicas estao sendo valiosas
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com um hpi e sem turbo vc nao vai conseguir fazer o que quer…
assim que vc pisa no acelerador o vacuo some imediatamente... entao essa vai ser a sua variação ...
esque?a... no maximo vc vai subir a pressao inicial e só...
e outra... pra aumentar o suficiente de um carro a gasolina rodando com alcool, vc precisa pelo menos dos famosos 30% a mais de mistura... e isso tudo, só aumentando a pressao da linha, mesmo pra seus 6 bar, é impossível de fazer... vai ser a famosa meia-sola
conselho de amigo, não invente... encoste esse hpi no canto até seu carro ser turbo, ter bicos novos, extra ou o que quer que vc esteja planejando... é pra isso que ele serve dependendo da preparação... rodar no álcool em carro a gasolina é tarefa pra outros artificios
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mas ele ja deu ajuste varia de 4 a 6 sei q nao é o certo, mas sem o hpi eu nao posso passar de 4k rpms alem de ter q colocar alcool e gasolina….
do jeito q esta ja me possibilita rodar com alcool 100% e sem falta.....
vou manter assim por enquanto....
estou vendo bicos do astra flex por um preco razoavel pra por na linha com o dosador original ja sera o bastante pro meu caso, ai penso no suplementar, e no hpi certinho.....