Ajuda dos universitarios eheheh
-
sem dar o peixe, mas ajudando a pescar…
porque a turbina gira ?...porque sai mais energia pelo escape... e qdo um motor ciclo otto joga mais energia no escape é
qdo ele gera mais torque, isso se traduz em aquecer mais os gases de escape (maior velocidade e maior energia sendo lançada pelo escape)
o que deve ser feito pra aumentar o torque e aquecer o gas de escape ?
ponto do comando => atrase, pra dar mais torque em baixa, mesmo em detrimento de potência em alta...afinal turbina grande serve pra isso já...
ponto de ignição=> via de regra, qto mais ponto mais quente fica a mistura, como num existe gerenciador ou nenhum tipo de controle por carga (leia avanço a vêcuo). se bem que ja fiz acerto de carro que tirando ponto veio mais pressão, mas em giro alto... em giro baixo a coisa muda de figura... uma questão de din?mica dos gases, depois que tem a pegada ai tem que vir tirando ponto
mistura=> se pobre demais aquece o gas de escape, porém naum gera torque (num serve pro que vc quer)... se rica demais abaixa a temperatura de escape...entaum o segredo está em alimentar adequadamente (nem de mais nem de menos) ... se fosse pra ser técnico ao extremo... com uma wide band e fator lambda 0,85~0,86
nesta rotação aonde a turbina tem que acordar antes... pois em giro mais alto tem que ir enriquecendo mesmo...pra evitar quebras
[snapback]653116[/snapback]
over, vc tem idéia de qtos graus seria p atrasar? nunca mexi com polia regulável e tá com um problemão do mesmo naipe ou maior que o do adriano.. minha antiga turbina quebrou e a ta me fez uma com 67mm de eixo e 64mm de rotor frio tá cabe?otão top, motor 2.0 com uns 10 de taxa, comando 7013, mas já tá prevendo um certo trabalho pra eu fazer essa turbina encher razoavelmente cedo.. é carro p pista, quero potência em alta mesmo, mas acho q meu carro não aguenta girar 9k não =/
valeu
abra?ao
-
com essa taxa não é la mto simples fzr a pegada da turbina (com uma dessa q vc tem) vir cedo.
-
over, vc tem idéia de qtos graus seria p atrasar? nunca mexi com polia regulável e tá com um problemão do mesmo naipe ou maior que o do adriano.. minha antiga turbina quebrou e a ta me fez uma com 67mm de eixo e 64mm de rotor frio tá cabe?otão top, motor 2.0 com uns 10 de taxa, comando 7013, mas já tá prevendo um certo trabalho pra eu fazer essa turbina encher razoavelmente cedo.. é carro p pista, quero potência em alta mesmo, mas acho q meu carro não aguenta girar 9k não =/
valeu
abra?ao
[snapback]655589[/snapback]
sem idéia naum… depende de tudo combustivel, ponto... desenho do coletor, num dá nem rpa ter idéia hehehe
-
bom acho que vou dar meus miseros saberes a vc s acho que 10 cetavos
não sou muito a fovor e muiiita taxa (9,5) e não sou a fovor também de poca taxa (6,0)
no casso meu carro anda com8 de taxa e acho ele muito bom tanto em pegada como de final.
enfim
acho que no seu caso vc teria que dar uma abusadinha no ponto desse motor e fazer um novo renquadro no comando, falo por que depois que mudei de preparador e ele fez um novo setup de acerto nossa o carro fico bem melhorrr.
no caso do meu carro uso 16 de ponto inicial de 30 de final num mille 8 com 8 de txa e 1,5 de pressão com comando atrasado.
fiquei curioso em saber como seu carro se comporta com 6 de taxa nossa nunca vi um carro turbo que tão pouca taxa hehehe
e maninhoooo vc agora ta com um pulmão gigante no seu motorrrrrr então pode correr atraz de uma bomba pp style pra dar conta desse recado ne
1kg de pressão de combustivel com uma hx40 pqp e de judiar ne kkkkkk
espero ter ajudado mais e confudido menos kkkkkk
-
então daniel, o carro mesmo com pouca taxa se comporta mt bem.
deixei ele com 20? de ponto inicial, e ja deu pra ver q está com mt ponto em baixa, vou baixar pra 18…
final está em 30 e vai de boa tb...
ainda não mexi no comando pq tava brigando com a base do carbura, e com o carbura... agora ja resolvi as tretas com eles, e vou partir pro acerto de verdade...
valew
-
então daniel, o carro mesmo com pouca taxa se comporta mt bem.
deixei ele com 20? de ponto inicial, e ja deu pra ver q está com mt ponto em baixa, vou baixar pra 18…
final está em 30 e vai de boa tb...
ainda não mexi no comando pq tava brigando com a base do carbura, e com o carbura... agora ja resolvi as tretas com eles, e vou partir pro acerto de verdade...
valew
[snapback]660806[/snapback]
oloko…
eu to andando com 22 e poco inicial e avanço a vacuo emcima ainda... isso pq tenho mais de 3 pontos de taxa a mais q vc...
-
pois eh fabio, o meu ta com mt ponto em baixa, chega até a dar tranco no motor quando vai ligar, manja?
e ainda por cima não uso avanço a vacuo, a preguiça não deixou eu ligar ele ahahaha….
e pra quem acha q não ta forte em baixa, eh so ver como sai de lombada em 3? ps, ou retomadas na estrada, 40 km/h em quinta ps, ele nem chia...
-
usando polia regulavel e se mexer so la em cima no comando não.
repara q quando vc regula ela, so o miolo gira, então não mexe em mais nada…
-
usando polia regulavel e se mexer so la em cima no comando não.
repara q quando vc regula ela, so o miolo gira, então não mexe em mais nada…
[snapback]661791[/snapback]
tendi
to pensando em dar uma brincada com isso no fds pra ver se melhoro a pegada da monstra sem deixar o carro muito xoxo em baixa…
queria fazer isso antes de trocar a carca?a quente
-
pois eh fabio, o meu ta com mt ponto em baixa, chega até a dar tranco no motor quando vai ligar, manja?
e ainda por cima não uso avanço a vacuo, a preguiça não deixou eu ligar ele ahahaha….
e pra quem acha q não ta forte em baixa, eh so ver como sai de lombada em 3? ps, ou retomadas na estrada, 40 km/h em quinta ps, ele nem chia...
[snapback]661271[/snapback]
? complicado isso… no meu carro vejo claramente a pegada vindo mais cedo com menos ponto, mas vai perdendo a fase aspro e deixando o motor super dependente do turbo, e eu não gosto disso. prefiro socar ponto a rodo, deixar o motor mais independente.
na gasolina, em razão de usar menos ponto, o turbo vinha muuuuuito mais rápido que no alcool. também acho que a gasolina, além da queima ser mais quente, ainda joga gases em maior volume pro escape.
-
bom com 18 de ponto inicial agora, ficou melhor mesmo pra turbina, e ainda o carro ta com obesidade morbida chega a pipocar de excesso hehehhe, mas esta acordando a turbina bem mais cedo… mas o carro ficou mt manco em baixa, ta com o motor pesado de tanto excesso...
hj vou mexer nisso...
-
vai arrumar briga eu concordo contigo….o meu tá c 11:1 de taxa
[snapback]653275[/snapback]
o meu ap dois zero tem exatos 10:1 de taxa, 21? de ponto fixo e vindo de?po na bota a man?metro começa a se mexer com 3500 rpm e se vier de po na casca do acelerador só começa a mexer aos 4000 rpm…
quero destravar o ponto e atrasar o ponto inicial para ver se a turbina começa e se manifestar mais cedo e não usar mais essa gambiarra de ponto travado que deixa a fase aspro meio xoxa.
config da turbina;
.70 quente e .50 fria com eixos e rotores de apl240
no g-tech bateu 292cv com 1,1kg de press
-
o meu ap dois zero tem exatos 10:1 de taxa, 21? de ponto fixo e vindo de?po na bota a man?metro começa a se mexer com 3500 rpm e se vier de po na casca do acelerador só começa a mexer aos 4000 rpm…
quero destravar o ponto e atrasar o ponto inicial para ver se a turbina começa e se manifestar mais cedo e não usar mais essa gambiarra de ponto travado que deixa a fase aspro meio xoxa.
config da turbina;
.70 quente e .50 fria com eixos e rotores de apl240
no g-tech bateu 292cv com 1,1kg de pressão
[snapback]662400[/snapback]
eu tb estou usando distribuidor sem avanço centrifugo, só por vacuo ( ficou do turbo a gasolina ). sabe o que eu percebo? que o motor depois de certo giro teria muito mais folego se o ponto tivesse avan?ando. em baixa, até 4000 rpm é um trator, depois percebo ele perder um pouco o folego ( nao que esteja manco, mas parece que o giro sobe e a potencia nao ).
-
eu tb estou usando distribuidor sem avanço centrifugo, só por vacuo ( ficou do turbo a gasolina ). sabe o que eu percebo? que o motor depois de certo giro teria muito mais folego se o ponto tivesse avan?ando. em baixa, até 4000 rpm é um trator, depois percebo ele perder um pouco o folego ( nao que esteja manco, mas parece que o giro sobe e a potencia nao ).
[snapback]662415[/snapback]
como ficou só com avanço a vêcuo ?
varia quanto o ponto ?
-
como ficou só com avanço a vêcuo ?
varia quanto o ponto ?
[snapback]662435[/snapback]
com muito vacuo ( seringa ) chega a 5 a 6 graus… tem de um amigo meu que chega a 10.
pior que os distribuidores hall, dependendo do modelo, ainda atrasam o ponto em altos rpm... o meu volta de 2 a 3 graus o ponto... com ponto fixo entre 22 e 23, em alta chega a baixar de 20... ou seja, meu carro joga energia ( que poderia estar impulsionado o carro ) embora pelo escape... isso é uma coisa que ainda preciso rever. não esta xoxo, mas está estranho. o motor não explode o giro, se é que me entendem...
-
tb to sentindo isso agora…
não ta vindo aquela explosão em alta... da pra sentir o carro bem forte, mas não ta como queria... vou ter q dar uma trabalhada em ponto de novo, vou ligar o avanço a vacuo... apesar q tenho visto q quase não uso vacuo no motor... pelo manometro quase sempre estou com mt pouco vacuo no coletor, ou pressão positiva...
e tb tenho q brincar com o comando pra ver se melhoro algo tb...
-
no meu caso uso hall e na ml fica em 22? e a mínima acelerada cai para 21?, inclusive em plena carga…
-
com ponto baixo assim o motor só vai se enrolar na pressão, mas enrolar mesmo, coisa de 2kg, ai fica forte pq o ponto fica digamos assim correto pra compressão que vai ter no cilindro, do contrario…