Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Notícias
  4. Gol rallye

Gol rallye

Agendado Fixado Trancado Movido Notícias
23 Posts 15 Posters 2.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    escreveu em última edição por
    #1

    cr?ditos: site vrum (estado de minas)

    vw gol rallye 1.6 - levantando poeira

    enio greco - estado de minas

    hatchback compacto ganha adere?os e suspensão elevada, que proporciona mais agilidade e robustez em pisos irregulares. mas suspensão é ?spera e os pneus, inadequados

    marlos ney vidal/em

    o velho volkswagen gol, que disputa a lideran?a de mercado com o fiat palio, ganhou nova versão rallye. na verdade, segundo a montadora, trata-se de uma série especial, que vem para reforçar a imagem de durabilidade e robustez atribu?da ao modelo. a f?rmula é a mesma usada por outros fabricantes: aplicam-se alguns adere?os no estilo fora-de-estrada, como far?is auxiliares e faixas adesivas, e pronto. a volkswagen optou por elevar a suspensão do gol, para torn?-lo mais ?gil em pisos irregulares, mas usou pneus de perfil baixo, pouco adequados para essa situação.

    estilo

    o novo gol rallye tem a mesma carroceria da quarta geração do modelo, lançada em 2005. as diferenças estão nos detalhes. os far?is tám mêscara negra e h? uma moldura na cor cinza na base da grade dianteira e na parte inferior do pora-choque. para compor o visual fora-de-estrada, far?is de longa dist?ncia (ou de milha) estão integrados ao pora-choque, onde também estão os de neblina. nas laterais, molduras de pl?stico nas caixas de rodas e adesivos com a inscrição rallye. na traseira, as lanternas tám lentes fum?.

    interior

    por dentro, o gol rallye também foi personalizado. o painel é o mesmo das outras versões, feito em pl?stico mais duro, mesmo material usado nos painéis de portas. não transmite a sensação de qualidade. os instrumentos do painel tám grafismo pequeno, que dificulta um pouco a leitura. a vw optou por usar volante com estilo retr?, de tr?s raios duplos e aro fino, mas o estilo não combina muito com o desenho do painel. os bancos são do tipo esportivo revestidos com tecido de tear cinza e amarelo, com a inscrição rallye no encosto e redes porta-mapas nas laterais dos encostos. o pomo da alavanca de marchas também tem desenho esportivo.

    espaço

    o espaço interno nunca foi atrativo do vw gol. na frente, a posição de dirigir é prejudicada pelo volante baixo e descentralizado em relação é pedaleira. no banco traseiro, h? espaço com relativo conforto para apenas duas pessoas. ali só existem dois encostos de cabeça nas laterais e o cinto de segurança central é abdominal. o porta-malas é suficiente, mas não é dos maiores do segmento.

    desempenho

    a série especial rallye é vendida apenas com motor 1.6 flex. quando o carro está abastecido com gasolina, o desempenho é apenas razoável, perdendo para concorrentes como renault clio 1.6 e ford fiesta 1.6. já com álcool, o gol ganha mais agilidade, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. as relações da transmissão também contribuem, aproveitando melhor a força do motor. o câmbio tem engates macios, mas não tão precisos. o que agrada é o curso curto da alavanca.

    curvas

    as suspensões do gol foram elevadas em 27 mm, aumentando a altura em relação ao solo. isso deixou o carro mais eficiente sobre pisos irregulares, pois dificilmente raspa o fundo e supera pequenos obst?culos sem problemas. o erro da vw foi equipar o modelo com pneus 195/55, próprios para o asfalto. em uso mais estusiasmado no fora-de-estrada, os pneus podem se rasgar com facilidade. o ideal seriam os de uso misto. apesar disso, as suspensões proporcionam boa estabilidade em curva, mas transferem as irregularidades do solo para dentro do carro, causando desconforto. o modelo tem direção hidr?ulica de série, que foi bem calibrada e facilita as ações do motorista em manobras. o sistema de freios, mesmo sem abs, mostrou-se eficiente.

    bom

    vão do motor

    favorecido pela ultrapassada montagem longitudinal do grupo motopropulsor, o acesso é manutenção é muito bom. a sistematização dos vêrios componentes é bem-feita, simples e funcional. a insonorização do vão (somente parte do painel de fogo) é limitada em relação ao habit?culo, mas aceitável para o seu segmento de mercado.

    altura do solo

    não tem de série proteção inferior para o c?rter e suspensão dianteira. a elevação das suspensões favorece muito o vão livre em relação ao solo. com 400kg de carga útil, não ocorreram interfer?ncias com o solo no percurso misto de provas.

    freios

    apresentaram bom comportamento din?mico no uso misto (cidade, estrada, asfalto e terra). o pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações homog?neas nos dois eixos. a desaceleração é satisfatéria sobre piso de asfalto seco e terra batida, apesar de não ter abs.

    motor

    a performance é normal, sem muito brilho. as retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis e com o veículo carregado com 400kg de carga útil e ar-condicionado ligado ocorre queda no rendimento, mas em nível aceitável.

    vedação

    boa contra poeira e água.

    limpador de pora-brisa

    os esguichos do pora-brisa são do tipo spray em v, com boa vazão e abertura e, quando acionados, o sistema de varredura entra em funcionamento automaticamente. no vidro traseiro, o sistema é também eficiente e de fácil identificação e manuseio do reservatério de água dentro do vão do motor.

    alarme

    o sistema é completo com proteção volum?trica no habit?culo e perim?trica das partes m?veis, além de chave de ignição codificada. ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funciona bem.

    regular

    volante retr? é descentralizado em relação aos pedais

    acabamento da carroceria

    a qualidade final da pintura não é boa, pois tem alguns pontos com impurezas. as partes m?veis tám montagem satisfatéria em centralização e nivelamento.

    climatização

    as teclas do ar-condicionado e rec?rculo interno de ar, quando acionadas, tám luz-espia indicadora de baixa luminosidade/intensidade, não sendo vis?veis durante o dia e muito pouco é noite. o sistema não está bem vedado é admissão de gases/fuma?a. a vazão de ar pelos difusores do painel, que tám formato circular e giram 360 graus, é boa e com rumorosidade de funcionamento aceitável na velocidade máxima.

    câmbio

    o novo pomo da alavanca é um pouco flexível, o que implica maior força no trambulador e eventual falta de precisão na primeira marcha e r?. as relações de marchas/diferencial estão adequadas é massa do veículo e rendimento do motor.

    suspensão

    o conforto de marcha é razoável, quando com o condutor, mas perde bem quando está carregado. apresentou boa estabilidade em curvas de raios variados, mas, nas de raio curto/m?dio, feitas no limite de ader?ncia lateral, a inclinação da carroceria é acentuada.

    iluminação

    os far?is de longo alcance embutidos na zona central do pora-choque são muito vulner?veis a pedras e poderiam ter tela pl?stica protetora compatével com o estilo dessa versão. o farol tem par?bola simples e apresentou boa efici?ncia no baixo e no alto (e atua junto com o de longo alcance), além do aux?lio de far?is de neblina inseridos nas laterais do pora-choque. não tem regulagem elétrica de altura. tem luz de cortesia somente nos pora-s?is. no teto h? uma lanterna bipartida na zona anterior com resultado razoável em iluminação.

    estepe/macaco

    o estepe tem a roda em aão e pneu (195/50-15v) diferentes dos de uso (195/55-15h). essa diferença altera completamente o comportamento din?mico do automóvel. o kit de troca está encaixado abaixo do aro em base pl?stica e a operação de troca é normal.

    ruim

    nível interno de ru?dos

    o efeito aerodin?mico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. ao trafegar sobre pisos irregulares, surgem vêrios ru?dos no habit?culo.

    direção

    para essa versão, os pneus homologados deveriam ser somente os da série 65, montados em aro de 14?, e não os da série 55, aro 15?, que são muito vulner?veis a cortes laterais, deformações e rompimento com empeno do aro de liga leve. a coluna de direção é fixa e descentralizada e, na altura estabelecida, prejudica bastante a dirigibilidade de condutores um pouco mais altos, mesmo com o banco do motorista na posição mais baixa.

    ferramentas

    não tem.

    extra

    volume do porta-malas

    o volume declarado pela fábrica é de 285 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

    avaliações do engenheiro daniel ribeiro filho, da tecnodan

    vw gol rallye 1.6 - ficha técnica e equipamentos

    veículos - estado de minas

    marlos ney vidal/em

    as rodas tám 15 polegas; os pneus são de perfil baixo

    ficha técnica

    motor

    dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, de 1.596cm? de cilindrada, oito válvulas, que desenvolve potências de 101cv (g)/103cv (a) a 5.750rpm e torques máximos de 14,2kgfm (g)/14,5kgfm (a) a 3.000rpm

    transmissão

    tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

    direção

    pinhão e cremalheira com assist?ncia hidr?ulica

    suspensões/rodas/pneus

    dianteira, independente, tipo mcpherson, com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braão longitudinal e mola helicoidal/ 6 x 15 polegadas / 195/55 r15

    freios

    discos dianteiros ventilados e tambores traseiros

    peso em ordem de marcha

    983 kg

    tanque de combustável

    51 litros

    equipamentos

    marlos ney vidal/em

    motor, de oito cilindros, desenvolve 101 cavalos de potência (gasolina) e 103 (álcool)

    de série

    aerof?lio traseiro, molduras das caixas de rodas, far?is mêscara negra, far?is de milha, far?is e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15 polegadas, suspensão elevada, vidros verdes, bancos dianteiros com rede porta-objetos, console central com prolongador, volante e pedaleira esportivos, revestimento dos bancos em tear, brake-light, cintos de segurança dianteiros regul?veis em altura, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidr?ulica, retrovisores externos com comando interno e lavador/limpador do vidro traseiro.

    opcionais

    retrovisores externos com comando eletrico, ar-condicionado, alarme, travamento eletrico das portas, vidros dianteiros com comando eletrico e cd player com função mp3.

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #2

      opinião pessoal: :ninja:

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #3

        eu fiquei louco ou li motor de oito ciindros?

        sei que são oito válvulas… :ninja:

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          Caracol
          escreveu em última edição por
          #4

          o gol tem 27 anos o povo ainda fica reclamando do volante deslocado…

          porra

          aprendam de uma vez por todas, todos os gols tem volante deslocado.

          ps: essa merda é rid?cula...

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            Bruno Ramos
            escreveu em última edição por
            #5

            vi um prata desse ai ontem mesmo na rua

            lamentavel

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              Steve McQueen
              escreveu em última edição por
              #6

              pneus série 50, molas esportivas e arrancar aquele adesivo escroto da lateral…

              a? ficaria até que legalzinho...

              1 Resposta Última resposta
              • H Offline
                H Offline
                Huguinhuw
                escreveu em última edição por
                #7

                ?timo carro… lindo lindo lindo lindo...

                só faltou 5kg s de dinamite dentro dele.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Garcia
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  levantar o centro de gravidade para ele ficar mais instável e capotar mais fácil pode…

                  agora, colocar molas esportivas, deixar o centro de gravidade mais baixo não pode...

                  cara, todo castigo pra corno ainda é pouco e, quem compra um carro desses, pra mim é corno

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    realz
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    por isso, que vejo parati quadrada gls a 15mil e não acho caro.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      eu fiquei louco ou li motor de oito ciindros?

                      sei que são oito válvulas… :o_o:

                      [snapback]656339[/snapback]

                      ficou louco mesmo…

                      ...quatro cilindros em linha, de 1.596cm? de cilindrada, oito válvulas...

                      :ninja:

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        realz
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        ficou louco mesmo…

                        ...quatro cilindros em linha, de 1.596cm? de cilindrada, oito válvulas...

                        :ninja:

                        [snapback]656448[/snapback]

                        logo abaixo da foto do motor:

                        motor, de oito cilindros, desenvolve 101 cavalos de potência (gasolina) e 103 (álcool)

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lee
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          vi um ontem saindo do sinal em plena pra?a, é lindo ver aquele carro acelerando, as rodas da frente batendo \ / e a frente subindo querendo pegar voo, com isso o bichinho conseguiu cantar pneu até de 3? hehehehehehehe e eu fiquei com medo pensando q ele iria capotar. sório.

                          ridiculo

                          1 Resposta Última resposta
                          • 0 Offline
                            0 Offline
                            036ullivan
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            nojento… credo...

                            prefiro meu gol caixa, que apesar de vêio, tem acabamentos bem superiores é essa jo?a aí...

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              logo abaixo da foto do motor:

                              motor, de oito cilindros, desenvolve 101 cavalos de potência (gasolina) e 103 (álcool)

                              [snapback]656450[/snapback]

                              verdade… :ninja: que gafe.

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                mostrei pra estagi?ria aqui e ela….

                                que massa

                                :ninja:

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  LeonardoZ
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  feio como todo g4 … porra como falaram ai ele mais baixo, sem adesivo e pneu perfil mais baixo ficaria legal... a boa noticia é o guerreiro ap 1.6 com 103cv ... esse fdp ta andando mais que o 1.8 e bebendo menos

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    Padula
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    **levantar o centro de gravidade para ele ficar mais instável e capotar mais fácil pode…

                                    agora, colocar molas esportivas, deixar o centro de gravidade mais baixo não pode...**

                                    cara, todo castigo pra corno ainda é pouco e, quem compra um carro desses, pra mim é corno

                                    [snapback]656389[/snapback]

                                    pqp, tava pensando nisso…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      esse painel rid?culo também mata essa carro. será que a volks vai manter isso até quando???

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        Pix
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        :hauhau:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
                                          C Offline
                                          Carbon
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          salva-se o volante.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários