Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Notícias
  4. Variant v6

Variant v6

Agendado Fixado Trancado Movido Notícias
18 Posts 12 Posters 1.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    escreveu em última edição por
    #1

    variant v6 fsi - ela nada tem de comportada

    eduardo aquino - estado de minas

    linha passat passou recentemente por reestilização. o design foi atualizado e a variant, por fora, parece carro sóbrio, pacato e familiar. mas não é bem assim…

    fotos: marlos ney vidal/em - 16/10/07

    a volkswagen já comercializa a fam?lia alem? do passat h? muitos anos no brasil. ali?s, tanto o sedá quanto a perua são sucesso de venda: já foram vendidas mais de 6 milhões de unidades em todo o mundo, das seis gerações, em 32 anos de história dos modelos. depois que a linha passou por uma reestilização, em 2005, a montadora importava a variant apenas nas versões com motor 2.0: fsi, de 150 cv; e turbo, de 200 cv. agora, está trazendo a versão topo de linha, com motor mais potente, muito conforto e tecnologia.

    clique aqui e assista ao teste da variant

    estilo

    as linhas da perua seguem a mesma filosofia de design dos carros da marca. a frente tem o tradicional v, que começa com os dois fortes vincos no capo do motor, atravessa a grade dianteira (que na fam?lia passat tem moldura e quatro barras horizontais cromadas) e invade o pora-choque. os far?is são bonitos e muito eficientes, em qualquer circunst?ncia, pois tám luzes de xen?nio, sensor crepuscular (que acende os far?is automaticamente, dependendo da luz externa), lavadores e sistema direcional, que ilumina o lado de dentro da curva. de perfil, as rodas de liga tám desenho esportivo e destoam um pouco do visual comportado. na traseira, o visual é sóbrio, com as lanternas com elementos circulares (característica dos modelos da marca), mas a sa?da dupla do escapamento e o sómbolo do sistema de tração integral (4motion) denunciam a intenção esportiva.

    por dentro

    o design interno não segue a mesma filosofia das linhas externas, sugerindo um pouco mais de esportividade. o acabamento, de excelente qualidade, mistura couro preto (nos bancos, volante, base da alavanca de marchas, painéis de porta e console) e detalhes em metal (no painel, aros dos instrumentos, console central, base da alavanca de marchas, tampa do porta-treco no console, painéis de porta e alavanca de destravamento das portas). destaque para os bancos, principalmente os dianteiros, que são bem anatémicos e prendem bem os corpos de motorista e passageiro, o que é fundamental num modelo com desempenho esportivo.

    lanternas tám elementos circulares e sa?da dupla do escape denuncia esportividade

    conforto

    uma das prioridades da variant é o conforto. encontrar uma boa posição de dirigir é tarefa fácil na perua, que tem coluna de direção com ajuste em altura e banco do motorista com todas as regulagens elétricas e memória (incluindo os espelhos retrovisores). o volante tem boa pega e permite fácil visualização dos instrumentos. a lista de equipamentos de conforto é bem completa e inclui desde ar-condicionado com duas regulagens individuais até bancos com aquecimento, passando por freio de estacionamento com acionamento eletrico, porta-guarda-chuvas e equipamento de som (com mp3) de alt?ssima qualidade.

    espaço

    o espaço interno também oferece conforto, mas apenas para quatro pessoas, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pela parte final do console, pelo tánel central e pelo apoio-de-bra?o, embutido no encosto, e não tem proteção total do apoio de cabeça, cuja altura é limitada, principalmente para pessoas de maior estatura. o porta-malas também tem espaço de sobra (513 litros) para as bagagens, além de seis ganchos (para fixação de carga), boa iluminação e tomada de força. falta apenas rede para pequenos objetos. o pacote de segurança também é completo, incluindo, além de freios abs e muitos airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade (esp) e de pressão dos pneus, que funcionam de forma muito eficiente.

    desempenho

    basta pressionar mais forte o pedal da direita para descobrir que a variant tem um lado mais nervoso, bem diferente da apar?ncia familiar. a perua tem vêrias armas para o bom desepenho: o vigor fantástico do motor v6 (de 250 cv); a agilidade excepcional do câmbio automatizado (dsg) de seis velocidades, que, por meio de teclas no volante e sistema de embreagem dupla, permite trocas muito rápidas; a tração integral (nas quatro rodas), que garante perfeito equil?brio nas curvas e acelerações; e a suspensão que, embora transfira bastante as imperfeições do piso para o habit?culo, garante uma estabilidade incrável. os pneus de perfil baixo não são adequados para as nossas condições de estrada.

    enquadrando o modelo - avaliação técnica

    veículos - estado de minas

    saiba como a variant se saiu nos testes

    arte de henrique lima/uai sobre arte/em

    análise feita pela fisioterapeuta danielle pongellupe

    bom

    vão do motor

    motor preenche bem o vêo, mas o acesso é manutenção é aceitável. o isolamento termo-ac?stico está bem feito e proporciona conforto ao habit?culo. sustentação do capo é feito, por meio de mola a g?s, com ?timo curso de extensão. os itens de verificação constante tám fácil identificação e manuseio.

    climatização

    a vazão de ar pelos difusores do painel e final do console central (para os passageiros de tr?s), proporcionou ambiente climatizado em tempo satisfatério, depois que o veículo ficou trancado, sob o sol, por meia hora. o nível de ru?dos de funcionamento é baixo. sistema está bem vedado, contra admissão de gases/fuma?a, vindos de fora.

    freios

    apresentaram um ?timo comportamento din?mico no uso misto, com sistema muito bem dimensionado e calibrado. o pedal de freio tem boa sensibilidade. em frenagens de emerg?ncia, a desaceleração foi boa, em relação é velocidade imposta, sem alterar a trajet?ria.

    câmbio

    transmissão é automatizada, com sistema de dupla embreagem proporcionando troca bem rápidas. tem relações muito bem definidas. numa condução bem esportiva (no modo s), ao atingir a rotação máxima pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrúnico do câmbio, as trocas são autom?ticas, mas, na redução, por meio das aletas ou alavanca (modo seq?encial), a função punta-taco é autom?tica e eficiente. modelo tem display, no quadro de instrumentos, informando o tipo de condução.

    motor

    a sua performance é brilhante. a aceleração é ótima, assim como as retomadas de velocidade. a curva de torque é plana, de 2.750 rpm a 3.750 rpm. o seu funcionamento é el?stico e silencioso. proporciona uma dirigibilidade muito prazerosa e segura na cidade e na estrada. com carga útil de cinco adultos, bagagem e ar-condicionado ligado, a queda no rendimento é mínima.

    vedação

    boa contra água e poeira.

    iluminação

    os far?is dianteiros são muito eficientes. o quadro de instrumentos, console central e comandos eletricos nos painéis de porta tám fácil identificação noturna. no teto, a iluminação é dividida em tr?s seções, com plafoni? e duplo spot fixo, integrado na dianteira e no centro, e uma lanterna, em cima, no porta-malas.

    marlos ney vidal/em - 16/10/07

    falta conforto para o passageiro do meio do banco traseiro. porta-malas permite acomodar 513 litros

    estepe/macaco

    o estepe tem roda e pneu iguais aos de uso, e está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, encoberto por tampa carpetada. ao seu lado, está o kit de troca (macaco, chave de rodas e um parafuso auto-adaptador antifurto). a operação de troca é normal, sendo necessário retirar os acabamentos pl?sticos da cabeça dos parafusos, com ferramenta que vem no kit.

    limpador de pora-brisa

    o sistema é eficiente no pora-brisa e no vidro traseiro, com boa área varrida, palhetas de qualidade e esguichos com boa vaz?o. é fácil a identificação e manuseio do reservatério de água, dentro do vão do motor.

    ferramentas

    tem chave de fenda, com philips.

    alarme

    o sistema é completo, com proteção volum?trica dentro de habit?culo, perim?trica das partes m?veis, chave de ignição codificada, contra elevação do veículo e desligamento da bateria. ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, se continuar pressionando a tecla.

    iluminação

    os far?is dianteiros são muito eficientes. o quadro de instrumentos, console central e comandos eletricos nos painéis de porta tám fácil identificação noturna. no teto, a iluminação é dividida em tr?s seções, com plafoni? e duplo spot fixo, integrado na dianteira e no centro, e uma lanterna, em cima, no porta-malas.

    estepe/macaco

    o estepe tem roda e pneu iguais aos de uso, e está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, encoberto por tampa carpetada. ao seu lado, está o kit de troca (macaco, chave de rodas e um parafuso auto-adaptador antifurto). a operação de troca é normal, sendo necessário retirar os acabamentos pl?sticos da cabeça dos parafusos, com ferramenta que vem no kit.

    limpador de pora-brisa

    o sistema é eficiente no pora-brisa e no vidro traseiro, com boa área varrida, palhetas de qualidade e esguichos com boa vaz?o. é fácil a identificação e manuseio do reservatério de água, dentro do vão do motor.

    ferramentas

    tem chave de fenda, com philips.

    alarme

    o sistema é completo, com proteção volum?trica dentro de habit?culo, perim?trica das partes m?veis, chave de ignição codificada, contra elevação do veículo e desligamento da bateria. ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, se continuar pressionando a tecla.

    regular

    acabamento da carroceria

    a qualidade final da pintura é boa. as quatro portas estão desniveladas e a tampa traseira e o capo, descentralizados.

    altura do solo

    com carga útil simulada de 400 kg ocorreram leves raspadas nas partes da frente e central do chassi, quando o carro roda sobre piso irregular de terra e ao transpor quebra-molas salientes, de perfil curto. modelo tem chapa, em aío, para proteger c?rter e caixa de marchas.

    nível interno de ru?dos

    surgem pequenos ru?dos no habit?culo, quando o carro está sobre piso de paralelepopedo, terra irregular e asfalto ruim. o efeito aerodin?mico é contido, inclusive em alta velocidade.

    suspensão

    o conforto de marcha é razoável, mas a transfer?ncia das imperfeições do solo são not?rias, ao trafegar sobre piso irregular (cidade/estrada). a suspensão dianteira apresentou-se barulhenta, na absorção de impactos mais acentuados e ca?da de roda, ao passar por desnível. a estabilidade é muito boa, favorecida pelos pneus de alta performance (asfalto liso) e o sistema de tração integral.

    direção

    a engenharia da vw deveria ter homologado para uso no brasil, devido é baixa qualidade das nossas estradas e algumas ruas da cidade, um pneu da série 55 ou 60, que são menos vulner?veis a buracos, mais confort?veis e mais baratos. a assist?ncia elétrica tem cargas muito bem definidas, para uso urbano e em rodovias. apresentou boa precisão em reta e curvas, com reações homog?neas. a velocidade do efeito retorno é boa, e o di?metro de giro satisfaz.

    extra

    volume do porta-malas

    o declarado pela fábrica é 605 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a cortina superior fechada.

    equipamentos, preão e ficha técnica da variant v6 fsi

    veículos - estado de minas

    fotos: marlos ney vidal/em - 16/10/07

    acabamento mistura couro preto com detalhes em metal

    caixa automatizada permite trocas no volante. a perua tem detalhes interessantes, como o porta-guarda-chuvas na porta

    equipamentos

    de série

    airbags frontais, laterais e de cortina; ajuste autom?tico da luz do farol; alarme antifurto, com chave com controle remoto; ar-condicionado eletrúnico, com duas regulagens individuais; sensores de estacionamento (frente e traseira); sistema auto-hold, para segurar o carro em subidas; bagageiro de teto; bancos dianteiros, com aquecimento, regulagens elétricas e memória (para o do motorista); cd player com mp3 e disqueteira integrada; computador de bordo; controle de estabilidade (esp), que inclui freios abs, eds e asr (antipatinagem); câmbio tiptronic; far?is de xenon; espelhos retrovisores externos com aquecimento e antiofuscamento; controle autom?tico de velocidade; direção hidr?ulica; regulagem autom?tica de altura dos fachos dos far?is; revestimento interno em couro; rodas de liga de 17 polegadas; sensor de chuva; sistema de controle de pressão dos pneus; e sistema de tração integral.

    opcionais

    bagageiro de teto (com barras transversais); pacote de som digital; teto solar com c?lulas solares; e teto solar eletrico.

    quanto custa? (27/10/2007)

    a perua passat variant 3.2 v6 tem preão b?sico sugerido de r$ 174.010. o modelo também é vendido nas versões 2.0 (turbo) highline, por r$ 153.550; e 2.0 (fsi) comfortline, por r$ 126.950.

    ficha técnica

    características

    motor

    tipo seis cilindros em v, 3.2 24v, com injeção direta de combustável

    posição dianteiro, transversal

    cilindrada (cm3) 3.168

    vólvulas 24

    di?metro/curso (mm) -

    taxa de compressão -

    potência (cv/rpm) 250 a 6.250

    torque (mkgf/rpm) 33,7 a 2.750

    combustável gasolina

    transmissão

    câmbio seq?encial autom?tico, do tipo tiptronic (que permite trocas manuais), de seis velocidades; tração permanente nas quatro rodas

    suspensão

    dianteira independente, do tipo mcpherson, com barra estabilizadora

    traseira independente, com braão transversal e longitudinal

    direção

    tipo pinhão e cremalheira, com assist?ncia elétrica

    freios

    dianteiro discos ventilados, com abs (antibloqueio) e ebd (distribuição eletrúnica da força de frenagem)

    traseiro discos ventilados, com abs (antibloqueio) e ebd (distribuição eletrúnica da força de frenagem)

    rodas/pneus

    liga leve, 7,5 x 17 polegadas / 235/45 r17

    dimensões e capacidades

    comprimento (m) 4,77

    largura (m) 1,82

    altura (m) 1,50

    entre-eixos (m) 2,70

    porta-malas (l) 513

    tanque de combustável (l) 70

    peso em ordem de marcha (kg) 1.715

    desempenho

    0 a 100 km/h (s) 7,2

    velocidade máxima (km/h) 243

    consumo

    cidade (km/l) 6,5

    estrada (km/l) 13

    média (km/l) 9,7

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      El_Charrua
      escreveu em última edição por
      #2

      sou fanatico por peruas…e essa simplesmente é de babar

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        realz
        escreveu em última edição por
        #3

        me lembrou, exteriormente, a spacefox.

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          Caracol
          escreveu em última edição por
          #4

          dream car…

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            Joel_RS
            escreveu em última edição por
            #5

            babo nessa variant. e ainda por cima é 4x4.

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              LeonardoZ
              escreveu em última edição por
              #6

              :hauhau: :hauhau: :hauhau:

              linda … e agora seis bocas 3.2l :hauhau:

              1 Resposta Última resposta
              • X Offline
                X Offline
                Xev
                escreveu em última edição por
                #7

                linda

                alguem sabe se o 4motion é 4x4 permanente, ou aquele q so tem tra?ao atras quando a frente desgarra?

                1 Resposta Última resposta
                • V Offline
                  V Offline
                  vwfan
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  me lembrou, exteriormente, a spacefox.

                  [snapback]658950[/snapback]

                  ?… soh que sem os defeitos.. rs

                  eu queria uma...

                  linda

                  alguem sabe se o 4motion é 4x4 permanente, ou aquele q so tem tra?ao atras quando a frente desgarra?

                  [snapback]659171[/snapback]

                  deve ser o maldito haldex :hauhau:

                  a volks podia lançar um meio termo.. algo como o jetta soh que perua…

                  e cobrar um preão q eu pudesse pagar :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    Edu4rdoBR
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    ?… soh que sem os defeitos.. rs

                    eu queria uma...

                    deve ser o maldito haldex  :hauhau:

                    a volks podia lançar um meio termo.. algo como o jetta soh que perua...

                    e cobrar um preão q eu pudesse pagar  :hauhau:

                    [snapback]659178[/snapback]

                    podia ser uma parati 4wd mt turbo

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      excelente motorização .

                      1 Resposta Última resposta
                      • V Offline
                        V Offline
                        vwfan
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        podia ser uma parati 4wd mt turbo

                        [snapback]659271[/snapback]

                        o principal eh que, além disso, eu possa pagar :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          M5_E34
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          realmente essa eh show, vejo aos montes todos os dias aqui em uk.

                          mas todas a diesel…

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            realmente essa eh show, vejo aos montes todos os dias aqui em uk.

                            mas todas a diesel…

                            [snapback]660074[/snapback]

                            :sppt:

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              m4c4c0
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              :o_o:  :sppt:  :(

                              linda … e agora seis bocas 3.2l  :d

                              [snapback]659143[/snapback]

                              e na europa já tem 3.6…

                              linda

                              alguem sabe se o 4motion é 4x4 permanente, ou aquele q so tem tra?ao atras quando a frente desgarra?

                              [snapback]659171[/snapback]

                              permanente, 30/70

                              deve ser o maldito haldex  :pix:

                              [snapback]659178[/snapback]

                              ele mesmo.

                              a eletrúnica desse carro é impressionante, e o câmbio dsg o ponto forte do trem. a reportagem só erra no 2.0 fsi aspirado, que não vem mais. tanto comfortline como highline são 2.0 tfsi.

                              temos 2 clientes aguardando desses v6… vou tentar fazer a entrega... :pix:

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
                                J Offline
                                Joel_RS
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                nem tava sabendo que não vinha a 2.0 fsi.

                                será que a r36 vem?

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  m4c4c0
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  será que a r36 vem?

                                  [snapback]660206[/snapback]

                                  só se fizerem uma festa a base de cogumelos alucin?genos na matriz… hehehe...

                                  :sppt:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    m4c4c0
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    :sppt:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      :sppt:

                                      [snapback]660219[/snapback]

                                      nossa… dirigir olhando pra isso tudo e esse contagiros subindo mais rapido que os olhos devem ser sensações impressionantes

                                      1 Resposta Última resposta

                                      • Login

                                      • Não tem uma conta? Cadastrar

                                      • Primeiro post
                                        Último post
                                      0
                                      • Recente
                                      • Usuários