Grilando em alta ou batendo saia?
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no mexe de lá, mexe de ca no mew motor, que por sinal estava mto morto em baixa, liguei o avanço a vacuo… pow outro carro... mas ai começou um negocio q nao tinha antes. mew motor esta com uma folga a mais nos cilindros ( os mancal nao bate nada ) q jah eh perceptivel ao ligar o motor frio, fica canecando, mas depois de quente para. o negocio é o seguinte, acima de 6000 rpm ele faz um barulho baixo meio metalico, tipo motor batendo saia em alta, agora não sei c realmente esse barulho vem da folga dos pistao, do ponto adiantado ( deveria estar o avanço a vacuo atuando em alta? o barulho nao tem nada a ver com as batidas de pino q jah ouvi @ 4500 rpm ) ou se eh normal em motores assim, no limite. só estou conseguindo ouvir esse barulho pq hj mew escape, mesmo com 4x1, eh mto silencioso. tirei a vela do 3? cilindro e a cor da cer?mica proxima ao eletrodo esta marron chocolate, mais para baixo a cer?mica esta clara e não constou ponto metalicos na vela q indicariam detonação, mto menos derretimento dos eletrodos... to encucado com esse barulho...
edit: o carro não esta amarrando em alta e esta rendendo mto bem.
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ve só: o fato de ligar o avanço a vacuo só altera o ponto em giro bem baixo, com pouca abertura da borboleta.
qdo vc acelera um pouco mais, esse vacuo some (ali no ponto de captação) e o avanço passa a ser somente centrífugo.
em aspirado realmente o avanço a vacuo da uma animadinha a mais em baixa, bom pra andar no transito.
quanto ao ruido, vc tem algum estetosc?pio de motor? se não tive, improvise, usando uma chave de fenda grande. ai vc encosta a ponta dela no motor e o cabo vc encaixa na orelha. assim vc escuta o motor funcionando por dentro.
ontem mesmo fiz isso, meu motor tava com um barulho muito assustador, ai olhei e não vi nada solto. fiz o teste com a chave e a batida do motor tava normal.
qdo fui ver, a central do turbo tinha soltado e a vibração vinha da turbina.
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o barulho só aparece acima de 6000rpm com o carro andando e o motor sob plena carga… só aliviar o po q para...
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putz, complicado assim é dist?ncia.
pode ser até mesmo copinho, aneis ou pinos com folga.
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vai reparando durante a semana se o barulho vai aumentando, pq no meu antigo carro foi começando um barulho assim e depois parecia que o motor tava batendo, qnd fui ver os parafusos do escapamento 4x1 estavam frouxos.
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motor bate saia quando voce acelera parado e na caida da rotação é que ele bate.
mas também tudo é muito relativo, o negócio é levar num cara que manje bem e em outro para tirar a duvida.
ha isso não quer dizer que não bata saia na aceleração, mas quando bate na desaceleração é saia na certa.
se for saia ai voce deixa ele só de car?a
abs
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saia eu sei q mew motor bate mesmo… qdo troquei os pistao pra alcool tinha um desgaste razoavel nas camisas ( inclusive cheguei a quebrar um dos aneis antigos ao tirar os pistões do cilindro no degrau q tem ali na camisa ) isso 7 meses atras... um tempo atras o motor começou com esse barulho, mas ai mexendo aki e ali do nada ele sumiu. agora liguei o avanço a vacuo e o barulho d novo. o que faz esses ruidos apareceram é alta carga + alto giro pq qdo tah assim vc alivia um pouco o po e o ruido para. o que me intriga é que já andei com ponto mto mais adiantado a ponto de chegar a grilar em baixa e amarrar em alta e não fazia o tal ruido. a mistura de alta esta levemente gorda. agora pergunto: alguem q jah ouviu o motor grilar em alta pode me dizer se o ruido das griladas é similar ao que se ouve em medio giro??? ou ruido é mais ou menos assim trrrrrrrrr... parecido com batida de saia mas num ritmo mto acelerado. e não é mancal nao. é mais agudo.
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em alta ou em baixa, a grilada é a mesma, fininha e aguda.
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meu motor tb começou a bater saia esses tempos, frio bate bastante…
fui numa oficina aqui, e o cara disse isso ae é barulho de saia, larga isso aí, num compensa mexer não, pode andar que não dá nada...
fiquei meio cabrero, ainda mais pq o barulho incomoda um pouco...
num dá nda mesmo? pode rodar tanquilo?
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po…. vai desgastar o cilindro não???
pode até não ter problemas maiores.... mas vai desgastar sim....
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de ouvido é dificil prever o que pode acontecer. o mais certo é medir a folga/ovalização dos pistões.
dependendo do oleo que vc usa, o barulho pode ser maior ou menor, e com isso, deixa sem noção da folga que tem ali.
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de ouvido é dificil prever o que pode acontecer. o mais certo é medir a folga/ovalização dos pistões.
dependendo do oleo que vc usa, o barulho pode ser maior ou menor, e com isso, deixa sem noção da folga que tem ali.
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mas o que pode acontecer no máximo a longo prazo? perder compresão, fumar, canaleta ?
ah, eu uso brsj 20w50
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depende do caso zoega.
pode desde desgastar pistão/bloco, até mesmo quebrar a saia. e tb pode não acontecer nada. o certo é medir a tal folga.
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hum… intendi, valeu ka
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não compensa mexer, mas essa manha de engrossar o óleo não ajuda muito. a contaminação do óleo vai acontecer muito rapidamente, devido é folga, e se você passar muito tempo sem trocar vai acabar ficando na mão sem aviso prévio, pois o óleo vai virar água (álcool) ou graxa (gasolina) e o motor vai bater.
nego diz que não vale é pena mexer pq é muito barato conseguir um motor ap. já que é mais barato conseguir um bloco novo do que mandar consertar o teu, o certo seria começar a procurar um bloco em bom estado, se bobear um motor inteiro. vc ainda poderia vender o teu depois para alguém. de qualquer forma, fique preparado. ;-)
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?…meu motor com 85.000 km e batendo saia, turbinei com 60.000km...
mas é como diz o ditado:
h? males que vem para o bem
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não compensa mexer, mas essa manha de engrossar o óleo não ajuda muito. a contaminação do óleo vai acontecer muito rapidamente, devido é folga, e se você passar muito tempo sem trocar vai acabar ficando na mão sem aviso prévio, pois o óleo vai virar água (álcool) ou graxa (gasolina) e o motor vai bater.[snapback]258095[/snapback]
quem faz a vedação são os anéis e não os pistões.
todo tipo de pistão trabalha com folga em relação ao cilindro, entre 0,03 mm até 0,06 mm nos pistões originais em alumínio fundido com pino descentrado, ja os anéis trabalham justos, sem folga alguma entre o cilindro.
a única folga deles é entre as pontas e mesmo assim são descentradas @ 120? entre só.
anéis raspadores de óleo (esses sim, respons?veis pela vedação entre c?mara e carter/lubrificação) trabalham sem folga tolerante entres as pontas.
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quem faz a vedação são os anéis e não os pistões.
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então os anéis vão se abrir mantendo a vedação indefinidamente?
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então os anéis vão se abrir mantendo a vedação indefinidamente?
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desde que estejam ainda dentro da toler?ncia de desgaste, sim.
tudo tem uma vida útil e com o tempo precisa de substituição.
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quem faz a vedação são os anéis e não os pistões.
todo tipo de pistão trabalha com folga em relação ao cilindro, entre 0,03 mm até 0,06 mm nos pistões originais em alumínio fundido com pino descentrado, ja os anéis trabalham justos, sem folga alguma entre o cilindro.
a única folga deles é entre as pontas e mesmo assim são descentradas @ 120? entre só.
anéis raspadores de óleo (esses sim, respons?veis pela vedação entre c?mara e carter/lubrificação) trabalham sem folga tolerante entres as pontas.
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edit.