Polemica: mode on
-
minha opinião a maioria aqui do fórum já conhece…
complementando o que o miozao falou:
pra ter ganho, alterando sensores apenas (que é o que o unixip faz), só se já tiver algum defeito no carro... ou então ?s custas de alguma coisa que vai fazer o motor funcionar errado (ou muito ponto, ou mistura um pouco mais rica, lavando cilindro, etc.)
gente, acordem, não tem milagre e quanto tem podem desconfiar do santo (no caso a revista, o dino, o vendedor ou coisa parecida)
nego picha o cm pq diz que ele é arrogante, mas arrogante é quem faz o que faz apenas pra vender o produto... o que não é o caso do cm, pois com o que ele faz, ele até perde cliente e perde a venda
ps. dá pra ver que liguei o modo pol?mica tb né é
-
então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?
dai tem a questão que já vi comentarem:
mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia
tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.
-- então não é só jogando mais combustivel...
se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
[snapback]660992[/snapback]
uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como
-
uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como
[snapback]661029[/snapback]
não acredite muito nisso leonardo… montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...
exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...
na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...
a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...
-
… chips seja qual for ... só substitui a ótima programação de fábrica visando economia de combusitivel e baixa emissão de co2 em detrimento de tirar o máximo que o motor tem a oferecer (10-15%) desprezando economia e emissão de co2.... se vale o que pedem....fica a crit?rio de cada um....eu prefiro partir para algo mais pp....
-
então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?
….
se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
isso eh conversa do cezar marques…
se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...
ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.
-
se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...
ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.
[snapback]661108[/snapback]
não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)
mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.
digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...
eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...
-
não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)
mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.
digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...
eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente…
[snapback]661114[/snapback]
dai que citei o palio 1.8r…
o motor da versão recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e uma central eletrúnica nova…
[…] outras modificações são: coletor de admissão com design novo e feito de pl?stico, sensores de temperatura e pressão de ar, eletrovólvula c?nister, injetores e sistema de partida a frio. ficou mais leve e tem melhor rendimento volum?trico. h? também uma geometria nova da c?mara de combust?o. o comando de válvulas também é uma novidade. ele reduz o atrito direto entre eixo-comando e balancim, o que diminui o ru?do gerado pelo sistema e também o gasto de energia para mover o trem de válvulas. isso melhora a performance e o consumo. o eixo-comando de válvulas exigiu alterações para se adaptar ao seu novo sistema de acionamento e também a fim de melhorar o desempenho em altas rotações e a regularidade da marcha lenta. o virabrequim foi modificado para reduzir os néveis de ru?do e de vibrações.
mudaram tudo isso pra ganhar o q? 3? 5 cvó
pq não colocaram logo um chip pra ganhar 11,5 cvó
-
já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
[snapback]660877[/snapback]
mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.
obviamente que da conseguir isso.
-
nao to defendendo a caixinha magica, tb duvido e muito de alguns resultados… porem o negocio da cavalaria de fabrica existe sim uma margem a ser explorada nas centrais ... tanto é que as fabricas priorizam durabilidade economia de combustivel e emissoes de poluentes... se fosse assim gol turbo podia ter saido com 146cv na gasolina de fabrica... nao, limitou em 1,5 bar de pico e deixou com 112cv ... eu acho que é bem por ai que essa caixinha entra, ela explora justamente esses fatores ...
a sim ... o 1.8r lutou pra ganhar alguns cvós sim ... essa luta se reflete na qualidade da motorização que é um lixo... na gm anda, mas bebe, fiat adotou uma calibração mais precisa aliando alguns poucos cvs a mais e consumo de combustivel... poderia nao ter tirado 2, mas 5, porem tendo um consumo exagerado... só sei que os fatores atuais é durabilidade economia de combustivel e emissão de co2 ... falei que duvidava da caixinha justamente por tratar de 15 a 20cv e ainda frisar economia de combustivel aliada a emissao de co2 reduzida... po, meio complicado ...
-
mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.
obviamente que da conseguir isso.
[snapback]661134[/snapback]
herbinho… dá uma lida nisso...
tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.
-- então não é só jogando mais combustivel...
… montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...
exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...
na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...
a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...
[snapback]661088[/snapback]
… faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...
[snapback]661114[/snapback]
-
dá pra ver os dois lados da moeda…
enquanto tentam ganhar potencia...
tentam não abrir mao de durabilidade, consumo e resistencia... fica claro isso ali .
-
já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
[snapback]660877[/snapback]
falo tudo miozao, unichip, ai ai ai, 3000 mil, so rindo mesmo, uma coisa posso garantir fabrica de automoveis não é brincadeira.
-
[snapback]661108[/snapback]
concordo plenamente.
existe uma grande quantidade de excelentes trabalhos e estudos sobre calibração e desenvolvimento de i.e s, mesmo no meio acad?mico.
fora toda uma enorme massa de engenheiros/tuners, nacionais e internacionais, dedicados a criação, ao estudo e ao aprimoramento desses sistemas, nas suas mais diversas formas e finalidades.
não vou me ater a números e a casos específicos, mas a realidade é que existe uma margem muito grande para desenvolvimento mesmo em sistemas relativamente simples e com acerto já pré definido.
e isso de maneira nenhuma invalida ou poe em cheque o trabalho da equipe de engenheiros que efetuaram este acerto inicial.
num trabalho de calibração como este, ou seja, para as massas, a grande questão é compromisso.
eu não tenho a menor dúvida de que ninguém tem capacidade de fazer um acerto superior ao da fábrica, pelo menos quando utilizado o sistema nativo do veículo.
mas nem sempre o que eles julgam o melhor acerto é de fato para a utilização que cada um vai fazer do veículo.
como disse anteriormente, é sempre uma questão de compromisso.
-
acredito no unichip para fazer a tropicalização de veiculos importados ou para alterações em carros amarrados de fabrica por motivos de impostos/faixa de mercado e tudo mais…
tb pode ser usado para centrais q chipeiros nao manjam ainda..
de resto nao acredito muito...
-
bem farkatt,
muita gente sai da unicamp pra trabalhar c/ calibracao na delphi, bosch, e marelli que sao empresas daqui de perto que trabalham com calibracao.
evidentemente eu troco ideia c/ alguns deles e afirmo pra vc que em alguns casos a mistura eh bem rica dependendo da condicao do motor, ou seja, da pra tirar mais potencia, sim.
em determinados casos o fator lambda fica abaixo de 0.8, eh bem rico. isso eh informacao que provem de dentro da bosch … vou ver se consigo andar no carro e filmar o lambdameter p/ mostrar pra vcs que nao acreditam que montadora nao deixa margem.
e mais uma coisa pra botar a mao na consciencia, numa faixa de motor de 1.8l por exemplo, aspirado, 8v, fica dificil fugir muito da faixa dos 110cv para todas as montadoras. eh uma limitacao da cilindrada em si. da pra melhorar c/ componentes mais nobres é claro que da, mas isso tem um custo a ser repassado ao consumidor final que nao vai pagar uma fabula por 10cv a mais que vao durar os mesmos 200 ou 300 mil km para os quais o motor foi projetado...
potencia vende carros é sim, claro que vende... mas potencia custa, e custa caro tanto no processo de projetar, construir, testar, validar ate ir pro carro...
o buraco no meio da industria eh bem mais embaixo... sei que vc trabalha com publicidade, o trabalho da fabrica eh fazer um carro que de lucro, o de vcs eh convencer o consumidor de que aquele carro eh o melhor pra ele...
-
bem farkatt,
muita gente sai da unicamp pra trabalhar c/ calibracao na delphi, bosch, e marelli que sao empresas daqui de perto que trabalham com calibracao.
evidentemente eu troco ideia c/ alguns deles e afirmo pra vc que em alguns casos a mistura eh bem rica dependendo da condicao do motor, ou seja, da pra tirar mais potencia, sim.
em determinados casos o fator lambda fica abaixo de 0.8, eh bem rico. isso eh informacao que provem de dentro da bosch … vou ver se consigo andar no carro e filmar o lambdameter p/ mostrar pra vcs que nao acreditam que montadora nao deixa margem.
e mais uma coisa pra botar a mao na consciencia, numa faixa de motor de 1.8l por exemplo, aspirado, 8v, fica dificil fugir muito da faixa dos 110cv para todas as montadoras. eh uma limitacao da cilindrada em si. da pra melhorar c/ componentes mais nobres é claro que da, mas isso tem um custo a ser repassado ao consumidor final que nao vai pagar uma fabula por 10cv a mais que vao durar os mesmos 200 ou 300 mil km para os quais o motor foi projetado...
potencia vende carros é sim, claro que vende... mas potencia custa, e custa caro tanto no processo de projetar, construir, testar, validar ate ir pro carro...
o buraco no meio da industria eh bem mais embaixo... sei que vc trabalha com publicidade, o trabalho da fabrica eh fazer um carro que de lucro, o de vcs eh convencer o consumidor de que aquele carro eh o melhor pra ele...
[snapback]661202[/snapback]
falou tudo campeao … tem o fator custo ... o pessoal acha que a briga é somente por cavalaria em um ambiente cada vez mais dificil pra potencia... custos, custo final do veiculo, polui?ao durabilidade e etc ... sem contar impostos encima de potencia ... apesar disso, eu acreditaria vendo isso em um dinamometro serio, e vendo essa calibração em tempo real, comeão a abrir mais a mente, tem muita gente competente no mercado, associado a margem que as montadoras deixam... a briga atual é mais encima de lucros, imagem, consumo poluição doq velocidade, velocidade essa que nunca pode ser usada como marketing do contrario de polui?ao e consumo...
-
bem farkatt,
[snapback]661202[/snapback]
concordo em genero numero e grau .. e alem disso tudo as montadoras fazem carros pra um ze-ruela qualquer que ande igual a um tarado nao se importando com qualquer sintoma do carro … ateh para um tiozinho que ande a 2000 rpm fazendo media de km na cidade ...
carros oiriginais de fabrica sao veiculos projetados para um consumidor burro .. que utilize o carro por 200 ... 300 mil kms nas condi?oes mais avessas as condi?oes otimas de funcionamento ..
grandes exemplos de que os motores sao feitos para durar nas condi?oes mais estupidas possiveis , sao pessoas que sabem utilizar os regimes de rota?ao e de torque , trocam o oleo como indicado , fazem uma manuten?ao meia boca só e conseguem extrair enormes quilometragens finais de um carro ... por exemplo um clio 1.6 8v que temos aki com 280 mil kms rodados , sem nunca ter sido aberto e nao bater um nadinha e consumir 250ml de oleo a cada 5 mil kms
alem destes fatores , existem limita?oes grandes na performance do carro tendo como outro lado da moeda o conforto e suavidade do motor .
emissoes de poluentes eu julgo um assunto muito complicado de se discutir , mesmo porque estes testes de orgaos brasileiros sao uma merda ... alem de no brasil ainda existir o jeitinho ...
creio que 10% até 15% sejam mudanças até de certa forma aceitaveis , mas isto depende de como foi feito o acerto de cada carro pela montadora ..
e é obvio ... 10% a que rotação? isto foi obtido deslocando toda a curva para cima? ou foi só em um pontinho de pico??
nao sei ... acredito na melhora com o unichip .. e isso funciona para usuarios de carros nao leigos como nés .. e nao para carros de qualquer um .
-
acho que tirar cavalos com durabilidade e bem mais dificil do que tirar cavalos as cuias. se nao como disse o camarada leandro gol turbo saia de fabrica com 146cv marea turbo com 220 entre outros.
[snapback]661226[/snapback]
seu eu pegar esse gol turbo, encher de coisa na mala, 5 no carro, descer e subir da praia soldando mesmo ( no limite do limite ) será que ele aguenta o pau?
carro original tem que aguentar… alias a unica recomendação de fabrica quando a isso ?, se o marcador de temperatura adentrar o vermelho, aliviar um pouco, se bem que nem marcador os carros de hj tem...
-
seu eu pegar esse gol turbo, encher de coisa na mala, 5 no carro, descer e subir da praia soldando mesmo ( no limite do limite ) será que ele aguenta o pau?
carro original tem que aguentar… alias a unica recomendação de fabrica quando a isso ?, se o marcador de temperatura adentrar o vermelho, aliviar um pouco, se bem que nem marcador os carros de hj tem...
[snapback]661228[/snapback]
esse motor com 112cv anda junto com um astra flex 2.0 100% no alcool … torque absurdo, é arisco e assusta quem nao é acostumado ... chipado pra 146 muda muita coisa... e esse motor aguenta pau d+ da conta, tem gente ai com 200cv turbina trocada e motor original ... é tudo questao de cuidado ... pode por 5 + bagagem e afundar o po... a durabilidade em cheque nao é do motor, mas sim da turbina, a vw preocupou-se tanto nesse quesito que apos 180km\h a pressao vai caindo caindo pra poupar o turbo compressor, que entra em overspeed pos 1,5 bar a mais de 250 mil rpm, ai os elma chips da vida como o de 146cv na gasolina atinge picos de até 1,7 ... o 155 no alcool 1,9 e o 163 2,0 bar ... e o motor ta la firme... e a turbina só moendo ...