Turbinando em casa
-
-
eu uso 51mm/52mm na .50/.58bi
se tiver cambio longo, qualquer coisa maior que isso no 1.6 vai gerar buracos nas passagens de marchas…
a nao ser que tenha um bom controle de ponto e cabeçote...
[snapback]665757[/snapback]
quanto se usa de pressaum???
e a turba acorda em quantos rpm???
-
poe uma k24 q tá valendo…
na dnt tem... na minha paguei 1200 (acho)
[snapback]665782[/snapback]
+1
tbm colocaria uma k24
-
entaum galera… trokei minha turbina.. hj... lá na t.a.
agora estou com um masterpower .50f/.58q com eixo 52.2mm e rotor 52.2
o codigo dela é 802230
[snapback]666106[/snapback]
igual a que usava no bora, só que a minha mandei vir da fabrica com .70bi na quente. rodei 1 ano e pouco com ela @ 1.1/1.2bar. nada de fumar, estou passando ela pro gts que estou reformando.
no 2.0 8v comando+cabeçote stock, enchia os 1.1bar com 4.5k.
peguei a turbina hoje la na oficina, e olha o estado, nao sei como que entrou alguma coisa ali, usava filtro original do bora.
abs
-
vcs exageram as veses no tamanho de turbina um compressor .70 se fosse colocado em um ap 1.6 original iria é ficar um lixo dando mais potencia que o meu por exemplo porém seria pico e em baixas e médias afffff 1.6 tem dificultade para encher .60/.48 enchia lá pra 4.000 rpm ficou uma emrda ele fez um rolo lá com a turbo anhanguera por uma .50 46mm/.48 de 49,5mm
-
eu também estou achando que pra 1.6 as sugestoes nao estão muito boas nao… as turbinas que o pessoal citou ai acima é pra motor 1.8 pra cima.
pessoal nao pode esquecer que 1.6 nao tem muito torque, demora mais pra subir giro principalmente com turbina grande e cambio longo...
minha sugestao seria uma apl240 e ou uma k16 usando até no máximo 1,5kg isso bem feitinho iria te render bastante
o pessoal apela pra tamanho da turbina pra tentar ganhar cavalos ( que só vem no pico) e se esquecem de usar um bom intercooler que em conjunto com uma turbina bem dimensionada, (l?-se nao turbina grande) renderia tanto quanto uma turbina grande e com uma curva de torque potência bem bem bem melhor
na minha opiniao, num motor que girar? até uns 7000rpm a 7.500rpm nao vale a pena colocar turbina grande é ilusao
pense bem
obs: usarei k16 no meu 1.6 totalflex com um intercooler bem dimensionado, e aposto contra qualquer carro com a mesma pressao e usando turbina grande ...
reparem nos comentários de nossos amigos gili e o esmerilhador (logo acima). no caso do gili, com um puta motor 2.0 do bora, a turbina só enchia 1,1 acima dos 4.500rpm.
tai minha contribuição.
-
tamanho de turbina depende também do objetivo do dono do carro.
sempre fui fã de turbina grande, pois desde o primeiro turbinado usei turbinas fora do padr?o.
no primeiro 2.0 usei uma .60/.70 mono e eixo 64mm, que depois virou uma .50/.70 mono. 1kg em 2? só perto dos 6000 rpm. na sa?da perdia bastante, mas depois da 3? atropelava. só que a tocada era quase de aspirado, tinha que ter giro pro motor render.
depois quando eu falava que o cabeçote era original com 49g com 1kg ninguem acreditava.
mas se fosse um tiro curto o pessoal que usava apl 240 levava vantagem
infelizmente com turbo não tem m?gica (se tratando dos convencionais), se a pegada for boa em baixa, alguma coisa se perde na alta e vice-versa.
por isso o dono do carro tem que decidir o que quer. melhor rendimento na baixa, na média ou em alta.
-
desculpem aos que gostam de turbina de enxer bexiga, mas quem tem turbo de verdade sabe o que ele faz.
e quem aqui falou em compressor 70 para um 1.6? pelo que eu vi é apenas a carca?a quente .70 para o caso de usar cabeçote preparado e comando alto, o que já até ficaria um pouco ruim pelo eixo não tão pesado.
mais enfim, com a carol diz e fez se virem nos seus mitos que eu prefiro quebrar os paradigmas.
-
obs: usarei k16 no meu 1.6 totalflex com um intercooler bem dimensionado, e aposto contra qualquer carro com a mesma pressao e usando turbina grande …
pena que to longe… pq no dia que uma .50/.58bi render com a msm pressao menos que uma k16zinha, eu desisto...
-
tenho certeza que as turbinas .50 que indiquei para ele vão funcionar muito bem no 1.6 preparado e com bastante pressão que ele está montando.
minha convicção não vem do que eu pretendo fazer, ou do que vi um conhecido fazendo, mas sim do que tenho e do que já usei no meu carro 1.6
abraço,
-
fl?vio, le direito la que eu falei k16 com intercooler ( dimensionado)
eu ja tive um bola 1.8mi com uma 50.58bi era uma biagio com refluxo eixo 52mm e rotor 53.5mm com motor destaxado e de resto tudo original pra 1.8 essa turbina fica bom, agora pra 1.6 meu amigo, com cabecote original, corte original, tudo original sem intercooler, pode esquecer que voce nao busca
sua turbina demora pra entrar, e quando entra voce muda a marcha isso considerando voce que nao usa cabecote preparado e tem corte de giro original
obs: to com preguica de procurar o post que voce mesmo escreveu falando do rpm que batia 1kg… que era la pros 4 mil e muito rpm... quase 5 mil... ai chega nos 6.800 a 7.000 voce troca a marcha...
a aposta tá de po
-
vale na sua aposta um 1.9 com hx 40?
-
1.9 é bem diferente de 1.6 né
-
ele tinha falado bem claramente…
obs: usarei k16 no meu 1.6 totalflex com um intercooler bem dimensionado, e aposto contra qualquer carro com a mesma pressao e usando turbina grande ...
mas vamos deixar claro q essa aposta so vai poder ser executada em pista propria pra isso, e não em vias publicas