Tutorial de preparação estagio i de cabeçotes apvw
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bom , obrigado pelo interesse, fico contente de ter interessados pelo assunto, agora preciso de ajuda aqui com uma coisa, o segundo capitulo esta pronto para ir , porem a inserção da imagem do cabeçote no primeiro post, ao final dele não aparece aqui para mim e creio que nem a voces, ontem não deu este erro mas hoje esta dando formato invalido, pergunto se o forum aceita arquivosó jpg ou somente gif
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bela iniciativa.
acompanharei atentamente.
usando o mozilla as fotos realmente aparecem. -
muito legal top-turbo,
acho que só o dono tem paciencia e cuidado pra fazer um projeto
que necessita de tanto trabalho. nao tenho experiencia vasta em
preparação mas resolvi eu mesmo fazer o meu cabeçote 16v com
base em experiencia adquirida ao mandar fazer um gm 8v.eu tambem ja estava buscando passar um pouco de experiencia
e na realidade já estava montando uma especie de tutorial com
algumas informações em que vêrias pessoas vinham me perguntar
sobre esse tema.como tenho apenas brincado com carros injetados e 4 bicos e sabemos
que existem diferenças se comparado aos carbuados e monopontos,
pois estes ultimos precisam de uma melhor emulsificação, o tutorial
seria apenas baseado nesse tipo de preparação, os carros mult-bicos,
onde colocaria os tipos de ponta da microretifica, tipos de lixa e massa
polidora, assim como a m?trica e gabarito que foi utilizado para fazer
o trabalho e dos dutos, mas agora vou até esperar o seu ficar pronto
pra gente ir trocando ideia, ver os erros que cometi e o que poderia ajudar.em conjunto iria colocar o polimento dos pistoes e do coletor de admissão
o cabeçote eu nao cheguei a passar pela bancada, mas a diferença de performance
no carro com a mesma taxa foi absurdamente superior no 8v, que passou a fazer
o 0-60mph em 8,7seg medidos no gtech enquanto original era 11segundos,
mas mesmo assim ainda quis partir para algo mais forte pois o carro era
ruim de alta e continuava amarrado depois de 5500rpm.adquiri um comando 280?/280?, o carro melhorou um pouco em alta, mas o
transtorno de ter um carro embolando e sem freio em baixa perdia todo o tesão,
parti logo pra um 16v.o cabeçote 16v foi comprado em junho de 2006 e somente finalizado em dez/2006,
pouco mais de 6 meses para conseguir terminar durante os tempos livres.o resultado nao poderia ser melhor em um carro leve com cambio curto,
passou a fazer 0-60mph em 7,2seg e a alta do carro era espetacular,
um aspro que brincava facilmente com os ursinhos turbos e xsaras vts
de inicio meio e fim.nao trabalhei angulo de valvulas no 16v, pois o 8v com pouco menos de 10mil km
ja nao tinha mais nada, ja estava tudo redondo quando abrimos. creio que
quem faça o carro pra pista e abre o motor a cada corrida deve valer a pena,
mas quem usa diariamente e nao pretende mais fazer o motor nao aconselho a
mexer com isso.micro-retifica
ponta da micro-retifica utilizada
processo
processo (o troão fica feio mesmo, mas depois da lixa melhora muito)
amostra das lixas utilizadas no processo de polimento dos dutos
dutos originais e feitos de admissão
dutos originais e feitos de escape
polimento das valvulas
depois eu posto como foi feito cada um dos itens acima nas fotos
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**materiais necessários
1 item \ categoria
?culos de proteção r$10,00**este é o item mais importante, vamos trabalhar com retifica a 30.000 rpm retirando material , não se liga nem a força uma retifica destas sem estar com ?culos de proteção , não us?-los não é questão de poder se machucar e sim de quão grave será , porque é certo que vai sofrer um acidente, o modelo abaixo é o melhor pois protege também da sujeira e poeira por fechar quase que completamente a região em volta dos olhos e é bem confortável .
**2 item \ categoria
mascara de proteção r$10,00**
a usada por dentistas, simples pratica e barata, saquinho com 3 por r$10,00 ajuda muito a não comer po de alumino principalmente para quem tem alergia, eu deveria por trabalhar muito mas infelizmente a mascara me da alergia na pele , não o po , por falar em alergia existe uma pomada chamada adantol muito boa para quem tem alergia na pele causada as vezes pelo po de alumino
**3 item \ categoria
luvas cir?rgicas pacote com 5 r$8,00**
trabalharemos muito montando lixas com super bond na dremel, invariavelmente se cola os dedos e superbond é terrável, junto com po do cabeçote formara lindas manchar ?speras de sujeira , se não quiser que sua namorada\esposa reclame ou procure outro use estas luvas. se por ventura ainda assim se sujar com superbond , após o banho utilize uma lixa de unha para remove-la , é a única maneira.**4 item \ categoria
mini retifica dremel e cabo flexível r$325,00**
podem ser adquiridos junto num único kit ou separado, o kit costuma sair mais barato, tem os 2 abaixo com algumas peças úteis hoje no mercado , a internet ajuda muito na compra e seleção de melhor preão , a media é de r$300,00 a r$350,00, existem outras marcas, porem a melhor em durabilidade é a dremel , a ultima que estou usando tem 6 anos de uso intenso sem manutenção , eu estou namorando um modelo profissional dremel e não compro porque esta não se entrega , já o cabo flexível dura 2 anos , porem falo de uso di?rio, 90% de todo o trabalho que realizo é feito com ela, é equipamento para a vida para quem não faz uso tão intenso, lágico que uma emprestada também serve , pode ser de outra marca também , o indispensável é o cabo flexível , diretamente com a dremel somente é impossível realizar o serviço, se conseguir uma emprestada e não tiver o cabo, tem que adquirir um.
modelo antigo kit com cabo flexível incluso
modelo antigo kit com cabo flexível incluso
não existe diferença de qualidade entre os modelos de 15 anos atrás ou atual, adquiram o que mais gostarem do visual ou tiverem melhor preço, as diferenças são somente estáticas.
**5 item \ categoria
ferramentas necessárias dremel**
estas duas vem em todos os kits dremel, não incluirei valor porque esta inclu?do em todos eles
se por acaso conseguiu uma dremel emprestada e foram perdidos estes dois acessórios, compre duas pedras qualquer, as mais baratas que encontrar com diametro parecido para dremel, servirão tão bem quanto estes acima para montar nossas lixas
bucha de polimento r$15,00
esta bucha da de fazer dois cabeçotes , as da dremel não resistem nem a meio duto , o valor de uma buchinha de polimento de feltro destas é r$15,00
se não conseguirem este modelinho, me mandem mp que ficarei feliz em lhe enviar pelo correio um a preão de custo, pois somente este modelo tem qualidade para dar conta de todo o trabalho somente com uma unidade, os outros tem péssima qualidade, inclusive os originais dremel .6 item \ categoria
trabalharemos com lixas somente , 90% do trabalho é feito somente usando lixas , usaremos folhas comuns que serão cortadas em tiras e colocadas na ferramenta de trabalho , usaremos vêrios grids diferentes , os mais grossos e intermedi?rios para retirada de material progressivamente , os mais finos para pré avaliação e acabamento, abaixo esta a lista com valor para fazer um cabeçote inteiro e sobrando material para um treino num cabeçote de testes que posteriormente ensinarei onde conseguir um sem custo nenhum, servira para se acostumar com os movimentos, aprender a montar as ferramentas e manusear a dremel, assim estará 100% seguro quando for trabalhar no seu cabeçote.
dependendo da região se encontra com maior facilidade discos de lixa para dremel como os da foto abaixo, se preferir adquiri eles nos grids abaixo especificados vão lhe servir no lugar das folhas, principalmente nos grids 80 e 120 inclusive facilita um pouco o trabalho , nos grids acima destes é indiferente , se não achar os discos prontos , adquira as folhas , far? tão bem quanto o trabalho, ensinarei como montar as ferramentas no próximo tópico.02 folhas lixa seco grid 80 - total r$ 1,80 ( ou um disco de lixa para dremel 3/8 grid 80)
02 folhas lixa seco grid 120 - total r$ 1,80 ( ou um disco de lixa para dremel 3/8 grid 120)
03 folhas lixa seco grid 220 - total r$ 2,00
03 folhas lixa seco grid 320 - total r$ 3,00
03 folhas lixa seco grid 500 ou 600 - total r$ 4,00
02 folhas lixa água grid 800 ou 1000 - total r$ 9,00
01 folhas lixa água grid 1500 - total r$ 6,00
01 folhas lixa água grid 2000 - total r$ 6,00
total: r$ 33,00
itens diversos
02 tubos de loctite\superbond 5 gramas total r$ 9,50
compre somente embalagem pl?stica rígida de 5 gramas como a abaixo, as em forma de bisnaga de 3 gramas se rompe a embalagem com muito manuseio antes de terminar todo o conte?do.
**01 saco de estopa branca r$2,00
01 lata de lubrificante spray r$5,00**
lubrificante spray comum de uso geral , adquira o mais barato que tiver, será usado nos dutos ao invós de água para as lixas de acabamento somente
itens diversos necessários não inclusos nos custos
os itens abaixo são tão comuns que não coloquei no or?amento, praticamente todos tem em casa ou podem conseguir emprestadofuradeira comum ? se você não tem, alguém próximo tem , sem necessidade de comprar uma
lumin?ria de cabeceira com haste flexível
massa de polir branca ( 5 gramas ) - esta quantidade equivale a metade de uma caixa de f?sforos pequena, peça um pouco naquela lavação perto de sua casa , sem necessidade de comprar uma lata de meio quilo.
aqui se encerra a parte de materiais, o total foi de r$417,00, sendo que 80% dos gastos foi em equipamento que permanecer? com você para outros cabeçotes , agora vamos aos custos de serviços terceirizados que serão necessários
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não entendi pq nao sairam as fotos ?
micro-retifica
http://img509.imageshack.us/img509/6607/processolr9.jpgpolimento das valvulas
http://img509.imageshack.us/img509/571/valvulas01js8.jpgprocesso
http://img509.imageshack.us/img509/6222/dutoadm2mh5.jpgprocesso (o troão fica feio mesmo, mas depois da lixa melhora muito)
http://img338.imageshack.us/img338/2981/dutoadm1vv6.jpgamostra das lixas utilizadas no processo de polimento dos dutos
http://img338.imageshack.us/img338/4691/camara2nb1.jpgdutos originais e feitos de admissão
http://img299.imageshack.us/img299/5118/comparaadmoq6.jpgdutos originais e feitos de escape
http://img296.imageshack.us/img296/5708/dutosskp03mb1.jpgponta da micro-retifica utilizada
http://img179.imageshack.us/img179/2980/pontawv8.jpg -
gente, todas as fotos estão aparecendo no firefox. só quem usa o navegador internet explorer é q não consegue ver.
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muito legal top-turbo,
acho que só o dono tem paciência e cuidado pra fazer um projeto
que necessita de tanto trabalho. não tenho experiencia vasta em
preparação mas resolvi eu mesmo fazer o meu cabeçote 16v com
base em experiencia adquirida ao mandar fazer um gm 8v.o cabeçote eu não cheguei a passar pela bancada, mas a diferença de performance
no carro com a mesma taxa foi absurdamente superior no 8v,bela iniciativa , parabéns , inclusive pelo resultado para um primeiro trabalho em cima de um cabeçote difácil de fazer pois a muita retirada de material , o forma do duto de admissão na porção inicial esta correta porem a bastante material ainda que necessita ser retirado das laterais do dutos visivelmente na porção media para sua atual config com válvulas originais , porem é praticamente impossível você ter advinhado isto sem desenvolvimento em bancada, se me permite aqui alguma critica construtiva quando envolver retirada de muito material deixe ao menos 2 mm de parede antes de passar da fresa para as lixas do limite do gabarito , produzira um duto mais uniforme quanto a superf?cie das paredes, seus dutos de admissão estão bastante irregulares ainda por retirar mais quantidade que deveria com a fresa e não com as lixas, ensinarei técnicas para após polimento parcial corrigir estas irregularidades que você poder? aproveitar, este cabeçote é muito difácil deixar os dutos sim?tricos em fluxo sem a bancada, quando estiver desmontado aconselho levar ele a uma e medir, creio que aqui não será o lugar correto mais me de o endereão de seu tópico que lhe mandarei algumas fotos e gabaritos dos dutos deste cabeçote para você fazer estas pequenas correções quando puder, os de escape você exagerou bastante, ali esta tendo perda violenta de velocidade, porem pode se quiser preencher e lhe ajudo com o gabarito correto para estas válvulas para o escape também.
adquiri um comando 280?/280?, o carro melhorou um pouco em alta, mas o
transtorno de ter um carro embolando e sem freio em baixa perdia todo o tesão,
parti logo pra um 16v.nao trabalhei angulo de valvulas no 16v, pois o 8v com pouco menos de 10mil km
ja nao tinha mais nada, ja estava tudo redondo quando abrimos. creio que
quem faça o carro pra pista e abre o motor a cada corrida deve valer a pena,
mas quem usa diariamente e nao pretende mais fazer o motor nao aconselho a
mexer com isso.na verdade ?ngulo de válvula não altera durabilidade da vedação do acento , se trabalhar somente pré e pos sede, as válvulas do cabeçote x20xev\x22xev já são altamente customizadas quanto ao ?ngulo de sede , di?metro de haste e forma do c?lice, na admissão praticamente não existe onde ganhar algo significativo no item válvula, porem em escape sim , e também em redesenho de c?mara que não sei se foi executado e de que forma foi executado no seu cabeçote , mas um redesenho das camaras corretamente executado praticamente dobra o fluxo de escape nos 3 primeiros mm e últimos de levante, a um ganho enorme de fluxo de inicio e final de lift na admissão com modificação da c?mara também.
mais uma vez parabéns pela vontade, iniciativa e pela qualidade mesmo tendo essas correções pequenas a serem feitas , pois você pegou um dos cabeçotes mais complexos e realmente difáceis para primeiro trabalho,
saudações -
carol, isso porque foi desabilitada as imagens no forum?
estão seguindo apenas os links?
[snapback]666422[/snapback]não mechemos em nada no forum, tanto q com o navegador fire fox as imagens aparecem diretamente.
esse lance está um tanto misterioso… -
baixei o firefox e está normal. vale mais a pena baixar o firefox do que ficar se retorcendo para ver as imagens hehehe
mesmo assim, fica minha sugestão de postar o link das fotos logo abaixo da foto (aparecendo ela ou não)
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acho que só o dono tem paciência e cuidado pra fazer um projeto
que necessita de tanto trabalho.para lhe mostrar, mesmo havendo correções a serem feitas , como realmente acho muito bom seu servião por ser o primeiro cabeçote que você fez e ainda agregado o peso de ser um dos mais difáceis , fui a oficina um instante tirar as fotos de um cabeçote igual ao seu que esta aqui para ser reconstru?do, foi gasto r$2.300,00 de mão de obra mais top nele no nome mais famosos do brasil em cabeçotes comerciais , levado a minha bancada em nenhum levante entre os 15 possíveis testados em 10?h2o e 28?h2o produziu um cfm a mais que um original, só perdas , apresentou diferencial de mais de 17% entre cilindros na admissão , em escape foi maior ainda o diferencial , o cabeçote da foto foi usado menos de 100km e retirado devido ao baix?ssimo rendimento e olhe o estado dos dutos , seria ebngra?ado não fosse tr?gico o fato de custar quase r$3000,00 todo o servião e ter vêrios mm de diferença de di?metro nos dutos de escape completamente fora de gabarito , nem retentores de válvula foram trocados ou guias, que são as originas e estão sobre folga tremenda , fazendo o nível de contaminação de borra nos dutos ser tão grande. a qualidade que provoca esta perda ao invós de prover ganho você pode ver nas fotos.
então parabéns pelo servião mais uma vez , e para que saiba como valeu a pena, mesmo precisando de alguns pontos ser revistos você foi feliz, e quem tiver a mesma vontade pode ser também.infelizmente na área o cabeçote abaixo não é pior que a maioria que não passa apenas de terr?veis profissionais, enquanto tiver quem pague este valor por 4 horas de mão de obra poucos vão gastar 70 horas para fazer corretamente, acho que este tutorial ajudara muito neste ponto, mesmo quem não o siga mas o leia terá noção de quando um servião é bem executa ou não exigindo mais qualidade na área.
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to de olho nesse tópico top turbo
valew pela iniciativa
sucesso
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bacana top, realmente ainda tem muito chão pela frente
esse cabeçote que postou não parece ser ruim, mas nesse proximo
terei uma bancada disponivel para aferição, poque o ultimo foi
apenas buretado com agua e deu uma pequena diferença,
mesmo com o gabarito feito de durepox do duto encaixar
como uma luva em todos eles, além do método:
faz em um, faz a mesma coisa no outro heheheheoutro problema é que de fábrica os dutos já tem muita diferença entre eles.
sei que provavelmente o seu tutorial dever? englobar apenas os cabeçotes
que se chamam de st?gio i , só o polimento, sem a retirada de mateiral
ou aumento das janelas, então se estou desvirtuando, peão desculpas.mas pelo menos todas as janelas tinham o mesmo diametro no meu hehehe
e lembre que as fotos que postei são do processo e não dele pronto.
e que a utilização do cabeçote foi pra um motor turbo e por isso a retirada
completa do calo de escape.estas aqui são dele pronto:
http://img295.imageshack.us/img295/3389/dutosadm01rf6.jpg
http://img183.imageshack.us/img183/1167/dutosadm03yg1.jpg
http://img181.imageshack.us/img181/8743/dutosadm04fu2.jpgas galerias de agua que passam logo abaixo dos dutos de escapamento
desse modelo de cabeçote, por isso o cuidado para a remoção do calo.
http://img177.imageshack.us/img177/1404/dutosskpkm2.jpgkra.. olha a bancada de trabalho feita para o tutorial hehehehe
agora estou com esse cabeçote que por incrivel que pareça é um
rarissimo x20xev coscast, nunca tinha visto outro ecotec
com forja da cosworth, só os c20xe, por isso o cuidado redobrado.
http://img299.imageshack.us/img299/5188/processo2qq5.jpgna realidade quando tive a intensão de fazer eu comprei um c20xe
queimado para treino e coloquei os dois do lado pra medir as janelas,
fora a diferença brutal de angulo dos dutos, não existe muita diferença
entre as janelas, o problema é que o x20xev tem muito mais material
até as sedes e por isso eu nao precisei aumenta-las, apenas tornar o
mais reto possivel o caminho até as valvulas, tirando até um pouco
da curvatura que o ar faz ao entrar na camara, mas basicamente
mantendo o diametro dos dutos do coletor de admissão, o que
faz que ganhar volume de ar sem perder a velocidade de fluxo.
acabei doando o c20xe pro matheusc20xe por ter me ajudado muito
e acabei não mexendo nele a pedido do proprio matheus.
http://img297.imageshack.us/img297/8272/di…naxexev3vl1.jpg
http://img155.imageshack.us/img155/2825/xevxexr3.jpgps.: kra, é muito foda tirar foto de duto, pqp heehheehhe
a micro-retifica que uso é essa profield, foi pago os r$65 do preão dela,
mas existe tambem a micro-retifica fort a venda no mercado livre
pela bagatela de r$80lascas, então se uma dremel custar muito caro
pode apelas para as gen?ricas, mas procure as que chegam em 33mil rpm
e tenham uma potencia igual ou maior que a da dremel.rotormagic não servem nem pra lixar unha, então nao tentem com ela.
cuidado tambem uma micro-retifica verde da china, nao presta,
? muito fraca e tem rotação maxima 14mil rpm. -
pior que essas xing ling do mercado livre duram pakaraio.
uma vez dei uma passada lah na terra do marcioap e trouxe-mos para alguns amigos umas ferramentas genericas e bem baratas, 2 anos depois o cara ainda me chega e diz, rapaz lembra akelas ferramentas eletricas q vcs trouxeram q eu pedi? entao, jah tentamo quebrar de tudo jeito e elas n kerem parar nao uhaihuhahua
e jah vi mtas makita ( dakela verde ) quebrar bem ali na pontinha onde tem uma capa cromada. e olha que elas tb nao sao mto baratinhas nao hein
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não sou mt de comentar neste forum fiko mais acompanhando as materia q acho bem top mais esta eu tiro o chapeu top-turbo mato a pau com este tutorial estou td dia de olho aki agora gostei demais da foto do cabeçote pronto valeu vou tentar fazer um aki em casa
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top-turbo, gostaria de recomendar que vc colocasse se possivel a diferença na pratica mesmo pois muitos aqui ainda ficam com o po atrás se um cabeçote realmente melhora e outra coisa que seria legal se possivel era mostrar que um cabeçote melhorado pode ajudar no desempenho e também reduzir o consumo de combustivel.
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muito de olho, vou pegar umas ferramentas dessas de menor porte q vou trabalhar em alguns polimentos e depois vejo o q mais posso fazer nos motores glow de rc, dei uma geral no meu motorzim hj